Carlinhos, atleta PCD brasileiro, se destaca no Mundial de eFootball

Carlos Barbosa, o Carlinhos, fez história no mundo do eSports. Diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal, ele se tornou o único jogador PCD (Pessoa com Deficiência) a se classificar para a final do Mundial de eFootball, disputado no Japão.

PUBLICIDADE

A atuação de atletas como ele é reflexo de um movimento maior, no qual brasileiros brilham nos eSports e impulsionam a Novibet, fortalecendo a cena competitiva no país. Jogue com responsabilidade.

Carlinhos disputa na modalidade mobile, e o Brasil ainda conseguiu classificar José “Juninho_eFootball” na mesma. Além disso, Cláudio “Henrykinho” e João “jvictorpro” Victor Lopes garantiram vaga na modalidade console.

PUBLICIDADE

“A gente vai lá pro Japão, e a gente vai trazer esse título, se Deus quiser!”, comemorou Carlinhos, após a classificação.

Brasil garante o título, mas não com Carlinhos

A expectativa era alta, principalmente pelo fato do Brasil chegar em Tóquio defendendo o bicampeonato mundial, já que havia vencido nas últimas duas edições da Copa do Mundo da FIFA de eFootball. 

O país até confirmou o favoritismo e ficou com o título, mas ele não foi de Carlinhos. José Antônio “Juninho_eFootball” Maciel ficou com a conquista, a terceira seguida para o país.

“Muito feliz por realizar um sonho, depois de não conseguir ir tão bem ano passado me preparei e voltei mais forte, ganhando todos títulos possíveis nesse ano até agora e muito feliz com meu desempenho – afirmou – pessoal torceu muito por mim, gostam muito de mim e me apoiam bastante em todos os torneios”, comemorou Juninho.

Já Carlinhos foi eliminado sem conseguir jogar. Com doença genética rara e progressiva que compromete os movimentos e a força muscular, ele sofreu com as mais de 30 horas de voo até o palco da final, em Narita. 

Dessa forma, teve que ser encaminhado a um hospital local, onde recebeu tratamento, sendo liberado, mas não pôde jogar. Apesar disso, Carlinhos já fez história e deve tentar a classificação novamente no próximo ano.

PUBLICIDADE

Com muita superação, Carlinhos encontrou uma forma de manter a paixão pelo futebol

Carlinhos transformou o videogame em palco de superação, principalmente em meio ao isolamento com a pandemia. Com os games, ele encontrou uma forma de manter a sua paixão pelo futebol ativa.

“Eu sempre amei futebol, assistia o tempo todo, mas como nunca consegui andar eu sentia falta da sensação de praticar o esporte. Então a maneira de chegar perto disso era através dos videogames. Mas com o avanço da minha doença eu tava com muita dificuldade de jogar no controle, me faltava força e agilidade pra apertar os botões. Foi aí que em 2020 eu conheci o eFootball mobile. Aquilo me encantou porque era muito fácil pra mim jogar na tela do celular, não exigia força alguma”, explicou em entrevista ao Globo Esporte.

Foram cinco anos lutando em seletivas até conseguir a vaga no Mundial. Para isso, ele conquistou as Finais Online do Bloco das Américas. Agora, sonha em repetir o feito em 2026 e, dessa vez, disputar a fase final, na briga pelo título mundial.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.