Em comemoração ao lançamento do SNES Mini, que está se envolvendo em muitas notícias ultimamente, a Nintendo liberou algumas entrevistas com os desenvolvedores de seus jogos clássicos.
Em uma delas, com Kazunobu Shimizu, Yasunari Nishida e Takaya Imamura, eles falaram um pouco sobre o desenvolvimento de F-Zero, um jogo de corrida futurista que só nasceu quando a Nintendo da América recusou um jogo de corrida normal quando o filme do Batman foi lançado.
Doido? Eu sei, mas trouxe uma parte da entrevista para vocês:
Entrevistador: Quantas pessoas trabalharam nele?
Nishida: Incluindo a mim, haviam três programadores.
Shimizu: Haviam alguns outros que renderizavam os planos de fundo, então, no total, foi feito por oito pessoas.
Imamura: Mais o produtor, Miyamoto-san, são nove.
E: O que deu início ao desenvolvimento de F-Zero?
Shimizu: A inspiração foi o Famicon Grand Prix: F1 Race para o Famicom, um jogo de corrida com ponto de vista de cima para baixo. Nós fizemos uma continuação para ele e mostramos para o pessoal da Nintendo da América, mas eles desconsideraram a ideia completamente.
E: Você se dedicou muito, mas eles não gostaram.
Shimizu: Eles disseram “Isso não é um jogo de corrida! Carros de corrida deviam ser mais legais!”. Eles até disseram que não venderia, e isso me deixou louco!
E: Então isso despertou o lutador em você? (Risos)
Shimizu: É. (Risos). Eu pensei: “Bem, se é isso que você acha, então eu vou fazer algo realmente legal!”. E, enquanto eu estava na América, o filme do Batman era um grande hit.
Imamura: O filme do Batman dirigido por Tim Burton. Foi lançado no ano em que eu me juntei à Nintendo.
Shimizu: Durante minha estadia na América, eu comprei um monte de quadrinhos do Batman, e então voltei para o Japão. E isso aconteceu quando Nishida estava fazendo experimentos com um jogo de corrida.
E: Nem o Captain Falcon nem outros personagens aparecem durante o gameplay, então qual é a história com eles?
Imamura: Eu me lembro que começamos a pensar sobre muitas coisas depois que o jogo estava terminado.
E: Então vocês sequer pensaram nos personagens durante o desenvolvimento?
Imamura: Não. Captain Falcon era originalmente o mascote do SNES.
E: O quê?!
Shimizu: É um pouco chocante, não é? (Risos)
E: Sim! (Risos) Eu nunca ouvi falar de que o Captain Falcon era o mascote do SNES.
Imamura: Mesmo a maioria das pessoas na Nintendo não sabem disso. Quando o desenvolvimento de F-Zero estava quase completo, eu estava fazendo um monte de ilustrações a alguém disse que queria fazer um mascote para o SNES, com um nome como Captain Alguma Coisa.
E: Captain Alguma Coisa? (Risos)
Imamura: Então eu comecei a pensar em um personagem que combinaria com as cores do controle do Super Famicom, com um pouco de vermelho, azul e amarelo.
E: Como é que o Captain Alguma Coisa, símbolo do SNES, se tornou o Captain Falcon ou F-Zero?
Imamura: Eu não me lembro.
—
A entrevista completa você pode ler aqui, em inglês.