A Capcom retirou a tecnologia antipirataria Denuvo de Resident Evil Village na Steam. O DRM tem sido controverso para o jogo de terror de sobrevivência, já que as pessoas culparam sua inclusão por causar problemas de desempenho.
Para os que jogadores que não sabem, Denuvo é uma tecnologia anti-pirataria que foi usada em muitos jogos para evitar que cópias ilegais fossem distribuídas.
Resident Evil Village tem Denuvo DRM removido na Steam
Em 2021, os jogadores destacaram que as versões crackeadas de Resident Evil Village tinham melhor desempenho no PC do que a versão Steam com Denuvo. A ideia era que o DRM rodando em segundo plano prejudicava a taxa de quadros do jogo, algo que não ocorria nas versões crackeadas.
Por exemplo, o encontro inicial com as filhas de Lady Dimitrescu supostamente derrubou a taxa de quadros de 100 para 30. Denuvo também foi criticado por esse mesmo problema em muitos outros títulos.
A remoção da proteção Denuvo pode indicar que a Capcom está satisfeita com as vendas do jogo e não vê mais necessidade de mantê-la. No entanto, a remoção da proteção Denuvo pode aumentar o risco de pirataria do jogo e, portanto, reduzir as receitas da Capcom. Ainda assim, a Capcom não divulgou os motivos exatos para remover a proteção Denuvo.
Vale lembrar que o Resident Evil Village não foi o primeiro jogo da Capcom a ter o Denuvo removido, a empresa já havia eliminado a tecnologia das versões para PC de Resident Evil 2 Remake, Resident Evil 3 Remake, Devil May Cry 5 e Monster Hunter World.
Resident Evil 4 Remake também foi lançado com o Denuvo e alguns jogadores relatam problemas no jogo devido ao uso dessa tecnologia anti-pirataria. Ainda não se sabe se a Capcom tem planos para retirar o DMR do RE4 Remake em um futuro.
Confira também:
- Lady Dimitrescu de Resident Evil Village recebe estátua gigante e cara
- Resident Evil Village – Como encontrar todos os Tesouros Combináveis
- Resident Evil Village – Como equipar e remover amuletos