Estamos passando por uma geração na indústria dos games em que remakes e remasters são extremamente comuns. Afinal, com pelo menos três décadas de grandes jogos já lançados, é de se imaginar que as publishers olhem para seus masterpieces do passado e considerem a possibilidade de relançá-los com melhorias, atualizações e algumas mudanças.
Com Resident Evil não é diferente. Na verdade, a Capcom meio que “lançou” a moda dos Remakes em 2002, quando lançou Resident Evil Remake para Nintendo GameCube, pegando o primeiro jogo da franquia e dando um tratamento todo especial de gráficos, jogabilidade, e adicionando alguns novos elementos.
Com o Remake de Resident Evil 2 (que a Capcom não trata como um Remake e sim uma reimaginação) à caminho, a empresa agora pode ser a primeira a fazer um Remake de um Remake. Ao menos é isso o que deixa em aberto as declarações de Kazunori Kadoi, diretor de Resident Evil 2 Remake.
Durante a Gamescon 2018, o diretor foi perguntado se a empresa tem planos para novos remakes, e ele respondeu que muitas pessoas tem questionado a empresa se seus jogos preferidos irão ganhar um remake, e que a Capcom tem mantido as possibilidades em aberto para o futuro com relação a isto.
Indo mais além, a Game Informer perguntou se a Capcom considera a hipótese de fazer um remake de Resident Evil Remake, e obteve a seguinte resposta:
“Certamente passou tempo suficiente (desde o lançamento de RE: Remake), e não seria ridículo fazer um remake do remake. Eu pessoalmente acredito que seria algo interessante a fazer.”
Kadoi também foi questionado sobre Sweet Home, jogo que serviu como forte fonte de inspiração para a criação de Resident Evil, e disse que a Capcom não tem mais os direitos sobre o jogo, e por isso a empresa não lançou novos jogos ou até mesmo um remake deste título.
A Game Informer também apurou que a Capcom não tem nenhuma DLC de história planejada para Resident Evil 2 Remake. Cruzando essa apuração com a informação de que o modo Tofu estará presente no jogo, temos a quase confirmação de que este modo estará presente no jogo de forma gratuita, bem como o The 4th Survivor, modo extra do jogo original que conta com Hunk como protagonista e mostra seu caminho dos esgotos até escapar da cidade com uma amostra do G-Vírus. Porém, não se sabe se o 4th Survivor será um modo extra ou se estará inserido na campanha principal de alguma forma.
Recentemente nós jogamos a nova demo de Resident Evil 2 Remake, com Claire Redfield. Você pode conferir o gameplay com comentários abaixo:
Resident Evil 2 Remake chega em 25 de janeiro de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC.