PRAGMATA é um dos jogos mais comentados da Capcom nos últimos anos e chamou bastante atenção durante a Gamescom 2025. Desde que foi anunciado, parte do público acreditava que ele poderia estar ligado de alguma forma à franquia Mega Man, mas a empresa decidiu esclarecer o assunto para não deixar dúvidas entre os fãs.
PRAGMATA e a confusão com Mega Man
Durante a demonstração jogável do evento, o sistema de combate de PRAGMATA surpreendeu pela originalidade. O protagonista Hugh só pode causar dano real nos inimigos depois que Dana, sua parceira, consegue invadir seus sistemas e desativar as defesas. Esse processo acontece por meio de minijogos de quebra-cabeça que exigem atenção tanto na resolução quanto em evitar ataques. Conforme novas habilidades são desbloqueadas, esses desafios se tornam mais complexos e até permitem aplicar efeitos negativos nos inimigos.
Essas mecânicas, somadas à estética futurista, fizeram muitos fãs de Mega Man levantarem teorias de que PRAGMATA poderia ser um projeto secreto da franquia. No entanto, a Capcom tratou de encerrar os rumores.
Declaração oficial da Capcom
Naoto Oyama, produtor do jogo, afirmou em entrevista ao portal VideoGamesChronicle que PRAGMATA não tem nenhuma relação com Mega Man. Segundo ele, trata-se de uma nova propriedade intelectual da Capcom. Oyama destacou ainda que trabalhou como produtor em Mega Man Battle Network Legacy Collection e entende a paixão dos fãs pela série, mas reforçou que PRAGMATA é uma experiência inédita.
Essa declaração foi suficiente para colocar fim às especulações, ainda que a comparação mostre como a comunidade de Mega Man continua engajada em buscar conexões com novos projetos da Capcom.
PRAGMATA enfrentou uma longa sequência de adiamentos desde o seu anúncio inicial em 2020. Originalmente previsto para 2022, o jogo foi reagendado para 2023 e depois adiado indefinidamente. Agora, a Capcom confirmou que ele chegará em 2026 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X.