Bungie resolve polêmica de plágio em Marathon

O caso de plágio envolvendo o jogo Marathon, da Bungie, foi oficialmente resolvido após quase sete meses de silêncio. O artista Antireal anunciou em 2 de dezembro, via Twitter, que chegou a um acordo com a desenvolvedora e a Sony Interactive Entertainment, controladora do estúdio desde 2022. O impasse teve início em maio, quando o artista acusou a Bungie de utilizar artes de sua autoria, criadas em 2017, no novo jogo de tiro em primeira pessoa.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Na época da denúncia, Antireal compartilhou evidências de que artes de pôsteres de sua autoria foram copiadas e aplicadas em texturas no jogo. A Bungie confirmou rapidamente que os arquivos foram incluídos por um ex-funcionário, e se comprometeu a investigar o caso e tomar as medidas necessárias. O estúdio entrou em contato com o artista, agradeceu à comunidade por ter exposto o problema e afirmou que leva esse tipo de situação com seriedade.

Jogo ainda enfrenta incertezas e não tem data de lançamento

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Apesar da resolução do caso com Antireal, Marathon continua cercado de problemas. A Bungie havia programado o lançamento do jogo para 23 de setembro, mas o título foi adiado por tempo indeterminado. O motivo foi o feedback negativo durante testes técnicos fechados, o que levou o estúdio a repensar diversas áreas do projeto.

PUBLICIDADE

Entre as mudanças previstas, a Bungie trabalha em melhorias na inteligência artificial dos inimigos, no sistema de combate e em eventos dinâmicos que tornem as partidas mais recompensadoras. Além disso, a narrativa e a ambientação estão sendo retrabalhadas para oferecer uma experiência mais envolvente. Mesmo sob o controle da Sony, Marathon permanece como um lançamento multiplataforma, previsto para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, mas ainda sem nova previsão de estreia.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.