O caso de plágio envolvendo o jogo Marathon, da Bungie, foi oficialmente resolvido após quase sete meses de silêncio. O artista Antireal anunciou em 2 de dezembro, via Twitter, que chegou a um acordo com a desenvolvedora e a Sony Interactive Entertainment, controladora do estúdio desde 2022. O impasse teve início em maio, quando o artista acusou a Bungie de utilizar artes de sua autoria, criadas em 2017, no novo jogo de tiro em primeira pessoa.
Na época da denúncia, Antireal compartilhou evidências de que artes de pôsteres de sua autoria foram copiadas e aplicadas em texturas no jogo. A Bungie confirmou rapidamente que os arquivos foram incluídos por um ex-funcionário, e se comprometeu a investigar o caso e tomar as medidas necessárias. O estúdio entrou em contato com o artista, agradeceu à comunidade por ter exposto o problema e afirmou que leva esse tipo de situação com seriedade.
Jogo ainda enfrenta incertezas e não tem data de lançamento
Apesar da resolução do caso com Antireal, Marathon continua cercado de problemas. A Bungie havia programado o lançamento do jogo para 23 de setembro, mas o título foi adiado por tempo indeterminado. O motivo foi o feedback negativo durante testes técnicos fechados, o que levou o estúdio a repensar diversas áreas do projeto.
Entre as mudanças previstas, a Bungie trabalha em melhorias na inteligência artificial dos inimigos, no sistema de combate e em eventos dinâmicos que tornem as partidas mais recompensadoras. Além disso, a narrativa e a ambientação estão sendo retrabalhadas para oferecer uma experiência mais envolvente. Mesmo sob o controle da Sony, Marathon permanece como um lançamento multiplataforma, previsto para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, mas ainda sem nova previsão de estreia.

