A Bungie confirmou o adiamento de Marathon, seu próximo jogo de tiro com mecânicas de extração. Previsto originalmente para 23 de setembro, o título agora não tem nova data de lançamento definida. A decisão ocorre em meio a uma série de críticas da comunidade após o teste Alfa e, mais recentemente, a um episódio polêmico: a Bungie foi acusada de plagiar conceitos visuais de um artista independente.
No comunicado oficial divulgado no site do jogo, a equipe afirma ter levado o feedback da comunidade “a sério” e reconhece que os testes revelaram a necessidade de refinar a proposta central do game. “O teste Alfa criou uma oportunidade para calibrarmos o jogo em torno do que o torna único: sobrevivência sob pressão, mistério e ambientação narrativa, desafios finais ao estilo raide e o combate em primeira pessoa que define a Bungie”, diz o texto.
O estúdio também declarou estar usando esse tempo extra para criar uma experiência intensa e de alto risco, enquanto fortalece a relação com a comunidade. No entanto, a controvérsia recente envolvendo alegações de plágio trouxe desconfiança entre parte dos jogadores e da crítica. Imagens e ideias presentes em materiais promocionais de Marathon foram apontadas como semelhantes a conceitos já publicados por um artista independente, o que aumentou a pressão sobre a Bungie para revisar não só o gameplay, mas também os elementos criativos do projeto.
A Bungie ainda não se pronunciou diretamente sobre a acusação, mas o adiamento sugere uma tentativa de reposicionar o jogo e recuperar a confiança do público. Marathon continua em desenvolvimento, com a promessa de entregar uma experiência de tiro única, imersiva e repleta de tensão — mas agora sob a expectativa de maior responsabilidade criativa e transparência.
Marathon será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.