Bravely Default 2 – Todos os Jobs (Classes) e como desbloqueá-los

Em Bravely Default 2, as classes do jogo são chamadas de Jobs, e cada uma delas conta com diferentes habilidades, além de pontos fortes e fracos.

No post de hoje, trazemos cada um dos 24 Jobs de Bravely Default 2 e como desbloqueá-los dentro do jogo.

Vale ressaltar, entretanto, que o último dos jobs de Bravely Default 2 conta com spoilers da história.

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1 Todos os Jobs (Classes) de Bravely Default 2

Todos os Jobs (Classes) de Bravely Default 2

Freelancer

O Job Freelancer é obtido no começo de Bravely Default 2. Ele não faz nada bem, mas também não faz nada mal.

Como desbloquear o Job Freelancer em Bravely Default 2

Você desbloqueia o Freelancer logo no começo do jogo.

Habilidades do Freelancer

  1. Examine: revela o HP do inimigo, suas fraquezas e família
  2. Treat: Recupera 20% do HP do alvo e 10% do MP. Custa 20 de MP.
  3. Divining Rod: Mostra o número de baús não abertos do local em que você se encontra (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  4. Forage: Procura por itens. Quanto mais alto o nível do seu Job, melhores serão os itens.
  5. Dungeon Master: Ignora todo dano causado por terreno (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. Lucky Charm: Aumenta o atributo Luck (Sorte) do alvo por 5 turnos. Custa 15 de MP.
  7. Self-Healing: cura poison (veneno), blindness (cegueira, diminui a precisão de ataques) e silence (silêncio, não pode usar magias) quando a batalha acaba (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  8. Purge: remove berserk (ataca com golpes físicos automaticamente), confusão (usa uma habilidade ou ataque aleatório num alvo aleatório incluindo aliados), dread (não pode usar Brave ou Default), charm (o personagem ataca aliados) e drown de um alvo. Custa 20 de MP.
  9. JP Up: O JP ganho após as batalhas aumenta em 1.2 vezes (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Square One: Remove diversos status de um alvo. Custa 28 de MP.
  11. Body Slam: causa dano físico num alvo e atrasa o próximo turno dele. Custa 1 de BP.
  12. JP Up and Up: O JP ganho após as batalhas aumenta em 1.5 vezes. Caso você combine com JP Up, o total ganho a mais é de 1.7 vezes. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  13. Wish Upon a Star: Aumenta o Luck (sorte) do seu grupo por 5 turnos. Funciona melhor ainda à noite. Custa 42 de MP.
  14. Limit Breaker: Dobra o efeito de todos os status recebidos. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Mimic: Repete a ação do último personagem do seu grupo (aliado ou membro) sem gastar HP, MP, BP ou itens.

Black Mage

O clássico Mago Negro é um dos Jobs de Bravely Default que aparece logo no começo do jogo. Ele usa magias elementais devastadoras para causar dano nos inimigos.

Como desbloquear o Job Black Mage em Bravely Default 2

Você recebe o asterisk de Black Mage ainda no prólogo progredindo na história.

Habilidades do Black Mage

  1. Fire: Magia de fogo em um ou em todos os alvos. Custa 15 de MP.
  2. Blizzard: Magia de água em um ou em todos os alvos. Custa 15 de MP.
  3. Thunder: Magia de eletricidade em um ou em todos os alvos. Custa 15 de MP.
  4. Poison: envenena o alvo. Pode não funcionar. Custa 18 de MP.
  5. Lunar-Powered: Durante a noite, magias ofensivas, evasão e sorte aumentam em 4%. Recupera 4% do MP por turno. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. Fira: Magia de fogo nível 2 em um ou todos os alvos. Custa 38 de MP.
  7. Blizzara: Magia de água nível 2 em um ou todos os alvos. Custa 38 de MP.
  8. Thundara: Magia de eletricidade nível 2 em um ou todos os alvos. Custa 38 de MP.
  9. Aspir Attack: Recupera uma certa quantidade de MP ao usar o seu ataque normal em um alvo. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Firaga: Magia de fogo nível 3 em um ou todos os alvos. Custa 66 de MP.
  11. Blizzaga: Magia de água nível 3 em um ou todos os alvos. Custa 66 de MP.
  12. Thundaga: Magia de eletricidade nível 3 em um ou todos os alvos. Custa 66 de MP.
  13. Flare: Magia de fogo nível 4 em um alvo. Custa 80 de MP.
  14. Freeze: Magia de água nível 4 em um alvo. Custa 80 de MP.
  15. Burst: Magia de eletricidade nível 4 em um alvo. Custa 80 de MP.

White Mage

O também clássico Mago Branco é um dos primeiros Jobs que você desbloqueia em Bravely Default. Especialista em curar os seus aliados, seja no HP, seja em status, é uma classe fundamental.

Como desbloquear o Job White Mage em Bravely Default 2

Você recebe o asterisk do Job de White Mage ainda no prólogo progredindo na história de Bravely Default 2

Habilidades do White Mage

  1. Cure: Recupera a vida de um ou mais alvos. Custa 15 de MP.
  2. Protect: Aumenta a defesa a ataques físicos em 15% por 3 turnos. Não pode ser aumentada em mais de 200% do valor base. Custa 11 de MP.
  3. Shell: umenta a defesa a ataques mágicos em 15% por 3 turnos. Não pode ser aumentada em mais de 200% do valor base. Custa 11 de MP.
  4. Raise: Revive um alvo nocauteado e recupera um pouco da vida dele. Custa 25 de MP.
  5. Solar-Powered: Durante o dia, o poder de cura, precisão e sorte aumentam 4%. 4% de MP é recuperado por turno. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. Cura: Recupera mais a vida de um ou mais alvos. Custa 28 de MP.
  7. Benediction: Aumenta a habilidade de recuperação de um alvo em 30% por 3 turnos. Os status não podem ser aumentados em mais de 200% do valor base. Custa 15% do HP do usuário.
  8. Basuna: Cura um alvo dos status poison (veneno), blindness (cegueira, diminui a precisão dos ataques físicos), silent (silêncio, impede o alvo de usar magias), sleep (dormir), contagion (o alvo perde MP a cada turno), freezing (o alvo não pode atacar por alguns turnos e perde um pouco de vida a cada turno) e daub (diminuir a resistência física e elemental do alvo). Custa 22 de MP.
  9. Drain Attack: Faz o seu ataque recuperar um pouco da vida do personagem. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Arise: Revive um alvo nocauteado com toda a vida dele ou dela. Custa 95 de MP.
  11. Better than Ever: Quando o usuário recebe uma cura maior do que o HP dele ou dela, esse HP a mais é aumentado temporariamente. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  12. Curaga: Recupera muito a vida de um ou mais alvos. Custa 60 de MP.
  13. Esuna: Cura a maioria dos status negativos. Todos os da Basuna, mais dread, berserk, slow, stop, doom e reduções de resistências. Custa 45 de MP.
  14. Above and Beyond: Quando você recupera a vida de um alvo com mais HP do que ele tem, esse valor em excesso é acrescido no HP do alvo temporariamente. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  15. Raise All: Revive todos os alvos com todo o HP deles. Custa 110 de MP.

Vanguard

O Vanguard é o Job equivalente ao Knight em Bravely Default. Ele é focado em causar dano físico, além de usar algumas habilidades elementais.

Como desbloquear o Job Vanguard em Bravely Default 2

Você recebe o asterisk de Vanguard ainda no prólogo progredindo na história.

Habilidades do Vanguard

  1. Cross Cut: Ataca duas vezes um alvo. Custa 18 de MP.
  2. Shield Bash: Caso o seu personagem esteja equipado com um escudo, usa ele para atingir o inimigo e atrasar um pouco o próximo turno dele. Custa 10% do HP.
  3. Defang: Causa um ataque físico no alvo e reduz o poder de ataque dele em 7% por 5 turnos. O máximo de diminuição é de 65% do valor base. Custa 12 de MP.
  4. Skull Bash: Causa um ataque físico no alvo e reduz o poder mágico dele em 7% por 5 turnos. O máximo de diminuição é de 65% do valor base. Custa 12 de MP.
  5. Pain into Gain: Ao receber dano, caso você não esteja usando Default, pode aumentar o seu poder de ataque em 1 a 3%. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. Aggravate: Aumenta a probabilidade de ser atacado por inimigos em 25%. Os status não podem ser aumentados em mais de 200% do valor base.
  7. Sword of Stone: Causa um ataque físico com o elemento Earth (Terra). Custa 26 de MP.
  8. Shield Stun: Usa o escudo equipado para causar dano e atrasar bastante o próximo turno do alvo. Custa 25% do HP.
  9. Defensive Offence: Usar um ataque com a arma equipada faz o dano recebido em 70% até o próximo turno. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Enrage: Garante que os próximos dois ataques do alvo vão ser no usuário da habilidade. Custa 24 de MP.
  11. The Gift of Courage: Concede ao alvo 1 BP do usuário.
  12. Neo Cross Slash: Causa dois ataques poderosos no alvo. Custa 54 de MP.
  13. Infuriate: Aumenta a probabilidade de ser o alvo dos ataques inimigos em 50%. Custa 40 de MP.
  14. Quake Blade: Causa um ataque físico poderoso do elemento Earth (Terra) num alvo. Custa 70 de MP.
  15. Ultimatum: Causa um ataque extremamente poderoso em todos os alvos. Após isso, dimiunui a probabilidade deste personagem ser atacado pelos inimigos até o próximo turno dele. Custa 1 de BP.

Monk

Monk é mais um dos jobs clássicos da Square Enix em Bravely Default 2. O personagem vira um especialista em ataques físicos.

Como desbloquear o Job Monk em Bravely Default 2

Para desbloquear o Monk, basta vencer o chefe do Prólogo.

Habilidades do Monk

  1. Strong Strike: Usa um poderoso ataque no inimigo, mas ele tem uma chance menor de acerto. Custa 18% do HP.
  2. Inner Alchemy: Recupera 20% do HP do usuário, além de curar poison, blindness e slow. Custa 20 de MP.
  3. Bare-Knuckle Brawler: Aumenta o poder de ataque do usuário em 80% e a precisão em 30% quando você não está equipando uma arma nas mãos. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  4. Firebird: Causa um ataque físico do elemento fire (fogo) num alvo. Este alvo fica mais fraco contra ataques de fogo por 2 turnos. Custa 15% do HP.
  5. Qigong Wave: Causa um ataque que atravessa a defesa do Default. Custa 20% do MP.
  6. Mindfulness: Recupera 15% do MP e cura silence, dread e contagion. Custa 1 BP.
  7. Flying Heel Drop: Causa um ataque físico poderoso no alvo. Custa 30% do HP.
  8. Invigorate: Aumenta o poder de ataque em 15% por três turnos. Custa 20 de MP.
  9. Tortoise Kick: Causa um ataque físico no alvo e atrasa o próximo turno dele. Custa 10% do HP.
  10. Flames of War: Causa um ataque extremamente poderoso de fogo no alvo. Custa 35% do HP.
  11. Pressure Point: Causa um ataque poderoso no alvo que atravessa a defesa do Default. Custa 20% de HP.
  12. Focal Blast: Causa um ataque incrivelmente poderoso no alvo que vai reduzir um status aleatório em 20%. Custa 99 de MP.
  13. Natural Talent: Aumenta o poder de ataque e a precisão em 200% quando nenhuma arma, armadura ou acessório está equipado. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  14. Phoenix Flight: Reduz o HP do usuário para 1 e então causa de dano em um alvo duas vezes a quantidade de HP perdido. Custa 2 BP.
  15. Maximise HP: Dobra o HP máximo. O HP pode exceder 9999. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)

Bard

O Bard é um dos jobs de suporte de Bravely Default 2 que serve para aumentar os status dos seus aliados.

Como desbloquear o Job Bard em Bravely Default 2

Durante o capítulo 1, você enfrentará um chefe com o asterisk de Bard.

Habilidades do Bard

  1. Don’t Let ‘Em Get to You: Reduz o dano físico recebido por você e seus aliados em 15% por 3 turnos. Custa 20 de MP.
  2. Don’t Let ‘Em Trick You: Reduz o dano mágico recebido por você e seus aliados em 15% por 3 turnos. Custa 20 de MP.
  3. Step into the Spotlight: Aumenta a probabilidade do alvo ser o alvo de ataques inimigos por 20% por 3 turnos. Custa 20 de MP.
  4. Close Those Tired Eyes: Tenta colocar o status Sleep (dormir) em um alvo. Custa 12 de MP.
  5. Born Entertainer: Os efeitos de Singing (Habilidades do Bard) e Artistry (Habilidades do Pictomancer) são aumentados numa porcentagem do nível do usuário dividido por 15. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. (Won’t) Be Missing You: Aumenta a precisão de múltiplos alvos em 5% por 3 turnos. Custa 18 de MP.
  7. Right Through Your Fingers: Aumenta a evasão de múltiplos alvos em 5% por 3 turnos. Custa 18 de MP.
  8. Hurts So Bad: Aumenta o dano físico causado por múltiplos alvos em 15% por 2 turnos. Custa 38 de MP.
  9. Work Your Magic: Aumenta o dano mágico causado por múltiplos alvos em 15% por 2 turnos. Custa 38 de MP.
  10. All Killer No Filler: Aumenta a probabilidade de críticos causados por múltiplos alvos em 15% por 2 turnos. Custa 38 de MP.
  11. Screamin’ It Out: Magia extremamente poderosa de dano não elemental em múltiplos alvos. Custa 54 de MP.
  12. Shut Up and Dance: Concede o próximo turno ao alvo. Custa 194 de MP.
  13. Thank You, and Goodnight: Causa um poderoso ataque não elemental em todos os alvos que pode fazê-los dormir. Custa 66 de MP.
  14. Epic Group-Cast: Usar um ataque ou magia em todos os inimigos não diminui o dano causado. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. More! Mooore!: Estende o efeito de todas as habilidades do Bard por mais 3 turnos. Custa 1 de BP.

Beastmaster

Primeiro dos Jobs inéditos de Bravely Default 2 (pelo menos na franquia, quem jogou Final Fantasy V conhece ele), o Beastmaster é basicamente um Blue Mage, mas focado em ataques físicos.

Ele usa o comando Taming, que captura inimigos e então usa habilidades deles nos seus adversários. Além disso, ele também conta com diversas habilidades passivas que ajudam a aumentar o dano que você causa com ataques e magias e também conservar MP.

Como desbloquear o Job Beastmaster em Bravely Default 2

Você desbloqueia esta classe enfrentando o segundo chefe com um Asterisk no Capítulo 1.

Habilidades do Beastmaster

  1. Capture: Captura um monstro enfraquecido. A chance de sucesso é baseada no HP restante do inimigo. Quanto menos, melhor. Não funciona em humanos ou chefes que são monstros.
  2. Off the Leash: Faz um monstro capturado atacar um inimigo.
  3. Staggering Swipe: Ataca o alvo e atrasa significantemente o próximo turno dele. Custa 19 de MP.
  4. Muzzle: Usa Silence em múltiplos alvos. Custa 12 de MP.
  5. Mow Down: Usa um ataque físico em todos os alvos. Custa 21 de MP.
  6. Mercy Strike: Causa um ataque físico em um inimigo que, no máximo, tira todo o HP dele menos 1. Custa 11 de MP.
  7. Raw Power: Toda vez que você usar Brave, o seu ataque é aumentado em 10% até o fim do turno. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  8. Spearhead: O usuário ataca primeiro no turno caso esteja equipando uma Lança, a menos que o inimigo tenha a vantagem. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Mercy Smash: Causa um ataque poderoso no inimigo, mas que não deixa ele com menos de 1 de HP. Custa 35 de MP.
  10. MP Saver: Reduz o consumo de MP em 20%. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. Beast Whisperer: Concede cerca de 30% de chance de capturar um monstro derrotado. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  12. Off the Chain: Manda um monstro capturado causar um ataque poderoso no inimigo. Custa 2 de BP.
  13. Muzzling Maelstrom: Usa a lança equipada para causar 4 ataques poderosos em alvos aleatórios. Estes alvos também podem receber o status Silence. Custa 115 de MP.
  14. Brute Force: Aumenta o poder de ataque em 50% quando você gasta 3 BP no mesmo turno usando Brave. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Nature’s Blessing: Reduz o custo de MP do usuário em zero pelos próximos 2 turnos. Custa 1 de BP.

Thief

Quem jogou pelo menos um JRPG da Square Enix já viu um Thief na vida, e é claro que ele não poderia ficar de fora dos Jobs de Bravely Default 2. Focado em roubos e na velocidade, você certamente vai querer ter um no seu time pelo menos em algumas situações.

Como desbloquear o Job Thief em Bravely Default 2

Progredindo durante a história, você enfrentará o Asterisk do Thief ainda no Capítulo 1.

Habilidades do Thief

  1. Steal: Tenta roubar um item de um inimigo.
  2. Steal Breath: Causa um ataque rápido num alvo que recupera parte do dano no usuário. Custa 27 de MP.
  3. Flee: Escapa da batalha sem chance de erro. Não funciona em encontros obrigatórios. Custa 20 de MP.
  4. Steal Spirit: Causa dano no MP de um alvo e recupera o MP do usuário. Custa 15% do HP.
  5. Sky Slicer: Causa um ataque físico elemental de Wind (Vento) num alvo. Custa 1 de BP.
  6. Steal Courage: Tenta roubar 1 BP de um alvo. Impossível roubar BP de um alvo que tenha 0 ou menos BP. Custa 2 de BP.
  7. Attack Item Amp: Aumenta em 50% o dano causado por itens. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  8. Mug: Ao atacar, você tem uma chance de roubar um item. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Godspeed Strike: Causa um ataque que combina o poder do seu ataque normal mais a sua velocidade. Além disso, algum dano é causado após o tempo passar. Custa 95 de MP.
  10. Magpie: Cerca de 25% de conseguir itens raros ao roubar um alvo. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. You Snooze, You Lose: Causa um grande dano em inimigos que estiverem dormindo. Custa 2 de BP.
  12. Rob Blind: Quando você roubar um inimigo, você consegue dois ao invés de apenas um item. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Tornado’s Edge: Causa um ataque físico de Wind (Vento) extremamente poderoso. Custa 70 de MP.
  14. Dagger Lore: Aptidão para Dagger (Adagas) sobe para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Rest in Peace: Atacar um inimigo que está dormindo não o acorda. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)

Gambler (Opcional)

Uma classe extremamente interessante, que funciona baseada na sorte. Além de possuir uma boa quantidade de poder mágico, ela também serve bem para você ganhar dinheiro, com a habilidade More Money.

Como desbloquear o Job Gambler em Bravely Default 2

Após desbloquear o Job Beastmaster no Capítulo 1 de Bravely Default 2, você deve, na cidade de Savalon, ir até o Savalon Gaming Hall. Lá, converse com Shierley para ser apresentado ao cardgame Bind and Divide.

Derrote todos os NPCs do Savalon Gaming Hall e então salve o jogo antes de desafiar Shirley, pois se você perder dela, é Game Over. Desafie-a e derrote-a para enfrentá-la num combate. Após derrotá-la, você ganha o Job Gambler em Bravely Default 2.

Habilidades do Gambler

  1. Odds or Evens: Gira a roleta e então usa um ataque físico num alvo. Dependendo do resultado da roleta, pode causar o dobro do ano. Custa 200 pg (peças de ouro).
  2. Life or Death: Gira a roleta para reviver um aliado nocauteado. A quantidade de HP depende do número que você tirar na roleta. Custa 666 pg (peças de ouro)
  3. Flash the Cash: Gasta 50 pg (peças de ouro) multiplicado pelo nível do usuário e então causa 1.3 vezes a quantidade de dinheiro de dano no inimigo.
  4. More Money: Pg (peças de ouro) ganhas após a batalha aumenta 10% para cada membro do grupo com esta habilidade. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  5. Spin the Wheel: Gira a roleta e então recebe 77 vezes o número que você tirou em pg (peças de ouro). Custa 1 BP.
  6. Elemental Wheel: Gira a roleta dupla, uma com números e outra com elementos, e então causa dano em alvos aleatórios baseado no resultado que você tirou. Custa 300 pg (peças de ouro).
  7. Triples: Gira a roleta e então causa um ataque físico num alvo. Se você tirar um número de uma certa faixa, você causa o triplo de dano. Custa 500 pg (peças de ouro).
  8. Night Shift: Habilidades que não usam a roleta e que possuem uma certa chcance de cauarem um efeito funcionam melhor à noite. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Bold Gambit: Gira uma roleta com números de 1 a 10. Caso você tire 10, todos os aliados ou inimigos irão ganhar 3 BP. Custa 777 pg (peças de ouro)
  10. Rare Talent: A probabilidade dos inimigos entregarem itens raros aumenta em 10% para cada personagem do grupo com esta habilidade. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. High Roller: Gasta 10.000 pg (peças de ouro) para causar um dano gigantesco no inimigo.
  12. Dealer’s Choice: Causa status aleatórios que podem atingir tanto inimigos quanto aliados.
  13. Even More Money: O pg (peças de ouro) obtido durante a batalha aumenta em 20% para cada membro do grupo com esta habilidade. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  14. Real Elemental Wheel: Gira uma roleta dupla, com números e elementos e causa ataques poderosos a inimigos com o elemento sorteado. Custa 700 de pg (peças de ouro).
  15. Unlucky Eight: Gira uma roleta e então causa um ataque oito vezes mais podeorso se você tirar o número oito. Custa 800 de pg (peças de ouro.

Berserker

O berserker é um dos jobs ofensivos mais poderosos de Bravely Default 2, mas que conta com uma baixa precisão. Desta forma, este é um personagem de alto risco e alta recompensa.

Como desbloquear o Job Berserker de Bravely Default 2

Para desbloquear este Job, basta derrotar o chefe final do Capítulo 1 de Bravely Default 2. Vença-o e o Asterisk dele é seu.

  1. Crescent Moon: Causa um ataque físico em todos os alvos. Custa 1 de BP.
  2. Vent Fury: Fica com o status Berserk pelos próximos três turnos. Custa 18 de MP.
  3. Double Damage: Causa um ataque com o dobro de dano num alvo. Custa 55 de MP.
  4. Water Damage: Causa um ataque físico do elemento Water (água ou gelo, é a mesma coisa) num alvo. Custa 32 de MP.
  5. Bloody-Minded: Ataques físicos causados pelo usuário não podem ser evadidos, mas também causam dano nele. Este dano não pode reduzir o seu HP para menos de 1. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. Free-for-All: As habilidades de ataque usadas aleatoriamente enquanto você estiver com o status Berserk não custam nada. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  7. Shell Split: Causa um ataque físico rápido num alvo e então reduz a defesa física dele em 5% por 5 turnos. A defesa não pode cair mais de 65%. Custa 16 de MP.
  8. Scale Strip: Causa um ataque físico rápido num alvo e então reduz a defesa mágica dele em 5% por 5 turnos. A defesa não pode cair mais de 65%. Custa 16 de MP.
  9. Unshakeable Will: Previne todos os status que impeçam o seu personagem de usar ações (Sleep, paralysis, dread, berserk, confusion, charme e freezing). (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Level Slash: Causa um ataque poderoso em todos os alvos. Custa 30% do HP do usuário.
  11. Indiscriminate Rage: Permite que você ataque todos os alvos com o poder máximo, mas o seu próximo turno demora mais para chegar. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  12. Amped Strike: Causa um ataque extremamente podeorso no alvo. Custa 120 de MP.
  13. Flood Damage: Causa um poderoso ataque físico do elemento water (água ou gelo, é a mesma coisa) num alvo. Custa 80 de MP.
  14. Axe Lore: Aumenta a aptidão em Axe (Machados) para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Death’s Door: Causa um ataque poderoso em todos os alvos. Quanto menos HP você tem, mais dano você causa. Custa 200 de MP.

Red Mage

O Red Mage é um dos Jobs mais úteis de Bravely Default 2, já que consegue usar tanto magia ofensiva quanto magia de cura, além de ter acesso a elementos que o Black Mage não possui.

Como desbloquear o Job Red Mage em Bravely Default 2

Este Job é obtido no capítulo 2 de Bravely Default 2, em mais um chefe obrigatório. Você terá que escolher, entretanto, entre enfrentar o Red Mage ou o Ranger primeiro.

Habilidades do Red Mage

  1. Stone: Usa uma magia com o elemento Earth (Terra) em todos os alvos. Custa 15 de MP.
  2. Aero: Usa uma magia com o elemento Wind (Vento) em todos os alvos. Custa 15 de MP.
  3. Heal: Cura 1000 de HP num alvo. Custa 14 de MP.
  4. Stonera: Usa uma magia de nível 2 com o elemento Earth (Terra) em todos os alvos. Custa 38 de MP.
  5. Aerora: Usa uma magia de nível 2 com o elemento Wind (Vento) em todos os alvos. Custa 38 de MP.
  6. Healara: Cura 2000 de HP num alvo. Custa 36 de MP.
  7. Magic Critical: Permite que magias causem dano crítico. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  8. Revenge: Roughly 25% chance of the user’s BP increasing by one when attacked. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Healaga: Cura 3000 de HP num alvo. Custa 49 de MP.
  10. Stonega: Usa uma magia de nível 3 com o elemento Earth (Terra) em todos os alvos. Custa 66 de MP.
  11. Aeroga: Usa uma magia de nível 3 com o elemento Wind (Vento) em todos os alvos. Custa 66 de MP.
  12. Disaster: Usa uma poderosa magia que combina o poder de Earth (Terra) e Wind (Vento) em um alvo. Custa 100 de MP.
  13. Quake: Usa uma magia de nível 4 com o elemento Earth (Terra) em todos um alvo. Custa 80 de MP.
  14. Tornado: Usa uma magia de nível 4 com o elemento Wind (Vento) em todos um alvo. Custa 80 de MP.
  15. HP/MP Converter: Ao invés de gastar MP para usar magias, gasta HP, mas 10x mais o custo de MP. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)

Ranger

O único dos Jobs focado em arcos e flecha (Bows) em Bravely Default 2. Esta é uma classe que vai ficando mais forte conforme você evolui ela, pois cada inimigo do jogo tem um tipo (bug, plant etc), e esta classe tem as ferramentas para explorar estas fraquezas.

Como desbloquear o Job Ranger em Bravely Default 2

Um dos primeiros Jobs desbloqueados no Capítulo 2 de Bravely Default 2. Você precisará escolher entre desbloquear primeiro este ou o Job Red Mage, e então desbloquear o outro. Não se preocupe, você obtém os dois Asterisks durante o jogo.

Habilidades do Ranger

  1. Bug Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Bug (Insetos). Custa 28 de MP.
  2. Plant Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Plant (Plantas). Custa 28 de MP.
  3. Shadowbind: Tenta paralisar um alvo. Custa 14 de MP.
  4. Beast Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Beast (Bestas). Custa 28 de MP.
  5. Aquatic Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Aquatic (Aquáticos). Custa 28 de MP.
  6. Counter-Savvy: O personagem consegue evadir todo tipo de contra-ataque físico. Não funciona com magias e certos tipos de Habilidades. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  7. Quickfire Flurry: Causa de 5 a 8 ataques físicos em alvos aleatórios. Dano extra causado a alvos paralisados. Custa 7% do HP.
  8. Humanoid Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Humanoid (Humanóides). Custa 66 de MP.
  9. Who Dares Wins: O usuário tem mais chance de causar ataques críticos e fica imune a Blindness. Custa 1 BP.
  10. Sloth Hunter: Causa dois ataques extremamente poderosos contra alvos que receberam o status Slow. Custa 42 de MP.
  11. Undead Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Undead (Mortos Vivos). Custa 38 de MP.
  12. Demon Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Demon (Demônios). Custa 38 de MP.
  13. Spirit Slayer: Causa um ataque físico em um alvo. Particularmente poderoso contra monstros da Família Spirit (Espíritos). Custa 48 de MP.
  14. Bow Lore: Aumenta a aptidão para Bows (Arcos e Flecha) para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Grand Barrage: Causa de 5 a 8 ataques em todos os alvos. Dano extra causado a alvos paralisados. Custa 15% de HP.

Shieldmaster

Da lista de Jobs de Bravely Default 2, esta certamente entra na categoria “tanque” ou seja, o personagem que recebe as porradas do inimigo para evitar que os outros morram. Uma classe que se especializa em usar a habilidade “Default”.

Como desbloquear o Job Shieldmaster em Bravely Default 2

Derrote o chefe da Wiswald Tower durante o Capítulo 2.

Habilidades do Shieldmaster

  1. Bodyguard: O usuário irá receber o dano ao invés de um aliado, adotando automaticamente a posição defensiva de Default no processo.
  2. Dual Shields: Permite ao usuário equipar-se com dois escudos, aumentando assim a precisão dele em 100%. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  3. Blinding Flash: Usa Blind em todos os alvos. Pode ou não funcionar. Custa 14 de MP.
  4. The Courage to Resist: Usar Default não aumenta o seu BP, mas anula todos os status negativos, exceto slow, stop e doom. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  5. Crushed Ice: Usa um ataque físico extremamente podeorso em inimigos que estão congelados. Custa 44 de MP.
  6. Reprisal: Por 5 turnos, 50% do dano causado no persoangem reflete para quem o atacou. Custa 40 de MP.
  7. Defender of the People: Recebe até três ataques no lugar dos aliados até o próximo turno do usuário e assume a posição defensiva de Default. Não funciona com ataques que atinjam todos os alvos.
  8. Heavy Hitter: Usa um ataque que, quanto mais pesada a sua arma da mão esquerda, mais dano causa. Custa 1 de BP.
  9. Bumblewhacker: Usa um ataque físico extremamente poderoso em alvos que estão confusos. Custa 44 de MP.
  10. Fast Hands: Qualquer redução de velocidade causada pelo equipamento torna-se um bônus de velocidade. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. No Guts, No Glory: Defesa física e mágica aumenta conforme o seu BP aumenta, mas cai se o seu BP está abaixo de zero. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  12. The Gift of Wisdom: Doa 33% do seu MP a um alvo. Caso você tenha menos de 33%, doa todo o seu MP. Custa até 33% do MP.
  13. Super Heavy Hitter: Usa dois ataques físicos em um alvo. Quanto mais pesado o equipamento nas mãos do usuário, mais dano é causado. Custa 2 de BP.
  14. Firmly Grounded: Aumenta o MP e o poder mágico por 3 turnos. Quanto mais encumbrance, mais os status são aumentados. Qualquer status de estar acima do peso é anulado. Custa 20% do HP.
  15. Harsh Reprisal: Por 3 turnos, devolve 100% do dano sofrido pelo usuário em quem o atacou. Custa 68 de MP.

Pictomancer

Um dos novos Jobs de Bravely Default 2. Esta classe é focada em Debuffs, funcionando como uma espécie de Bard ao contrário.

Como desbloquear o Job Pictomancer em Bravely Default 2

Derrote o chefe final do Capítulo 2 e então obtenha o Asterisk que desbloqueia este Job.

Habilidades do Pictomancer

  1. Disarming Scarlet: Reduz o ataque físico do alvo em 10% por 3 turnos. O atributo não pode cair mais de 65% Custa 23 de MP.
  2. Splatter: Usa o status negativo Daub no alvo. Custa 45 de MP.
  3. Disenchanting Mauve: Reduz o ataque mágico do alvo em 10% por 3 turnos. O atributo não pode cair mais de 65% Custa 23 de MP.
  4. Purify: Remove diversos status negativos do alvo. Custa 28 de MP.
  5. Incurable Coral: Reduz o poder de cura do alvo em 10% por 3 turnos. O atributo não pode cair mais de 65% Custa 16 de MP.
  6. Freehand: Causa 10 vezes o custo da habilidade como dano mágico de 1 a 5 vezes num alvo aleatório. Custa 30 de MP.
  7. Indefensible Teal: Reduz a defesa física do alvo em 10% por 3 turnos. O atributo não pode cair mais de 65% Custa 30 de MP.
  8. Zappable Chartreuse: Reduz a defesa mágica do alvo em 10% por 3 turnos. O atributo não pode cair mais de 65% Custa 34 de MP.
  9. Sub-Job BP Saver: O custo de BP das habilidades é reduzido em 1. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Chiaro: Usa um poderoso ataque do elemento Light (Luz) em um alvo. Custa 60 de MP.
  11. Scuro: Usa um poderoso ataque do elemento Dark (Escuridão) em um alvo. Custa 60 de MP.
  12. Convert MP: Receber dano faz você curar uma parte em MP. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Dirty Fighter: Quanto mais status negativos você possui, mais dano você causa no alvo. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  14. Brush with Death: Tenta usar o status negativo Doom num alvo. Caso não funcione, o alvo leva dano mágico. Custa 23 de MP.
  15. Mass Production: Por três turnos, as habilidades do Pictomancer atingem todos os alvos. Custa 70 de MP.

Dragoon

O Dragoon é um dos Jobs mais divertidos de Bravely Default 2. Quem jogou Final Fantasy IV sabe o que ele faz: usa a habilidade Jump, é especialista em lançar e causa dano pra caramba. Uma boa escolha sempre.

Como desbloquear o Job Dragoon em Bravely Default 2

Você desbloqueia esta classe ao derrotar o detentor do Asterisk do Dragoon logo no começo do Capítulo 3.

Habilidades do Dragoon

  1. Jump: Pula para fora da tela e então cai no próximo turno atingindo um inimigo com um forte ataque físico. Gasta 1 de BP.
  2. Sonic Thrust: Usa um ataque físico em todos os inimigos. Custa 27 de MP.
  3. Thunder Thrust: Usa um ataque físico de lightining (eletricidade) em um alvo. Custa 40 de MP.
  4. Spirit Surge: Causa um ataque físico num alvo e então cura o HP e o MP do Dragoon baseado no dano. Custa 44 de MP.
  5. Comeback Kid: Todos os status negativos são removidos dois turnos após serem infringidos. Depois disso, todo o HP e MP é restaurado e o detentor da habilidade perde 1 ponto de BP. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  6. Angon: Usa um poderoso ataque que atravessa a defesa do Default do inimigo. Custa 52 de MP.
  7. Sky High: Usa o Jump num inimigo aleatório assim que a batalha começa sem custo algum. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  8. Suffer in Silence: Usa um ataque físico extremamente efetivo em um inimigo com silence. Custa 30 de MP.
  9. Soul Jump: Todos os aliados usam a técnica Jump em alvos aleatórios. Custa 3 de BP.
  10. Full Force: Usar magias ou habilidades em múltiplos alvos aumenta a efetividade e dano deles. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. Spirit-Crusher: Usa um ataque físico num alvo que tem a possibilidade de remover 1 ponto de BP deste alvo. Caso você acerte um ataque crítico, remove 2 pontos de BP. Custa 2 de BP.
  12. Brave Front: Magias ou ataques que atinjam todos os inimigos causam mais dano conforme você tenha mais BP. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Spear Lore: Aumenta a aptidão de Spear (Lanças) para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  14. Bolt Blast: Usa um poderoso ataque físico com o elemento Lightning em um alvo. Custa 90 de MP.
  15. Super Jump: Usa um Jump que atinge todos os inimigos. Custa 3 de BP.

Spiritmaster

O Spiritmaster é um dos Jobs mais úteis de Bravely Default 2, já que ele é o mais poderoso em magias de cura. Combine as habilidades dele com o do White Mage e então tenha o melhor healer possível dentro do game.

Como desbloquear o Job Spiritmaster em Bravely Default 2

Você desbloqueia o Spiritmaster durante o capítulo 3, juntamente com o Swordmaster ao derrotar um chefe em específico.

Habilidades do Spiritmaster

  1. Healthbringer: Invoca um espírito que recupera o HP dos aliados três vezes em intervalos diferentes. Caso você invoque um segundo espírito, o primeiro desaparece. Custa 22 de MP.
  2. Banish: Magia de nível 1 de Light (Luz) em um ou todos os alvos. Custa 10 de MP.
  3. Devotion: Recupera o MP do alvo num equivalente a 20% do MP máximo de quem usou essa habilidade. Custa 1 de BP.
  4. Regeneration: Recupera 10% da vida do alvo ao final do turno dele ou dela. O efeito funciona até ser removido. Custa 30 de MP.
  5. Banishra: Magia de nível 2 de Light (Luz) em um ou todos os alvos. Custa 38 de MP.
  6. Reraise: O alvo da magia será revivido automaticamente após ser nocauteado. O efeito persiste até que o alvo seja removido ou o efeito seja removido dele. Custa 80 de MP.
  7. Spiritbringer: Invoca um espírito que recupera o MP dos aliados três vezes em intervalos diferentes. Caso você invoque um segundo espírito, o primeiro desaparece. Custa 55 de MP.
  8. Sub-Job Speciality 1: A primeira especialidade listada no sub-job equipado é ativada. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Basunabringer: Invoca um espírito que usa Basuna em todos aliados três vezes em intervalos diferentes. Caso você invoque um segundo espírito, o primeiro desaparece. Custa 33 de MP.
  10. Banishga: Magia de nível 3 de Light (Luz) em um ou todos os alvos. Custa 66 de MP.
  11. Purebringer: Invoca um espírito que remove status negativos em todos aliados três vezes em intervalos diferentes. Caso você invoque um segundo espírito, o primeiro desaparece. Custa 77 de MP.
  12. Holy: Magia de Light (Luz) extremamente poderosa em um ou todos os alvos. Custa 66 de MP.
  13. Lifebringer: Invoca um espírito que revive todos os aliados três vezes em intervalos diferentes. Caso você invoque um segundo espírito, o primeiro desaparece. Custa 2 de BP.
  14. Staff Lore: Aptidão com Staff (Bastões) aumenta para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Bravebringer: Invoca um espírito que recupera 1 de BP de todos aliados três vezes em intervalos diferentes. Caso você invoque um segundo espírito, o primeiro desaparece. Custa 1 de BP.

Swordmaster

O Job Swordmaster em Bravely Default 2 recebeu um redesign em relação a jogos anteriores. Agora, ele não se parece mais com um Samurai, mas conta com as mesmas habilidades do passado. Dentre elas, a especialidade de causar grande dano com a espada e também segurar uma arma com as duas mãos, aumentando assim o poder de ataque para 1.4 vezes o original.

Como desbloquear o Job Swordmaster em Bravely Default 2

Você desbloqueia o Swordmaster durante o capítulo 3, juntamente com o Spiritmaster ao derrotar um chefe em específico.

Habilidades do Swordmaster

  1. Solid Stance: Adota uma postura em que o comando ataque é executado duas vezes sempre que você o selecionar.
  2. Fluid Stance: Adota uma postura que contra-ataca todo ataque que o seu personagem receber.
  3. Counter: 50% de chance de contra-atacar todo ataque que o persongem receber. Não funciona caso o ataque atinja todo o grupo. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  4. Solid Right Style: Utilizável enquanto o seu personagem estiver com a Solid Stance. Ao atingir um inimigo, o próximo turno dele leva mais tempo para chegar. Custa 22 de MP.
  5. Fluid Left Style: Utilizável enquanto o seu personagem estiver com a Fluid Stance. Ao contra-atacar, remove 1 de BP do adversário até o próximo turno do seu personagem. Custa 20 de MP.
  6. Out with a Bang: Quando o personagem é nocauteado, contra-ataca com um ataque poderoso em todos os inimigos. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  7. Divide Attention: Por 4 turnos, o seu personagem será o alvo preferencial dos inimigos tão frequentemente quanto o seu personagem preferido de ataque dos inimigos. Custa 17 de MP.
  8. Fourfold Flurry: Usa 4 ataques físicos no inimigo em um turno. Custa 48 de MP.
  9. 2 Hands Are Better Than 1: Equipar uma Sword (Espada), Axe (Machado), Spear (Lança) ou Staff (Bastão) na mão direita do persoangem fará que ele use ambas as mãos, e assim aumente o poder de ataque para 1.4x o nível normal. A mão esquerda do personagem deve estar livre. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Solid Slash: Utilizável enquanto o seu personagem estiver com a Solid Stance. Usa um ataque físico num alvo e age mais rapidamente no próximo turno. Custa 27 de MP.
  11. Fluid Flow: Utilizável enquanto o seu personagem estiver com a Fluid Stance. Toda a vez que o seu personagem for atingido até o próximo turno, ele contra-ataca com um golpe poderoso e então ganha mais 1 de BP. Custa 36 de MP.
  12. Multitask: 33% de chance de todo ataque ser seguido de mais um ataque. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Ninefold Flurry: Usa nove ataques no mesmo alvo. Custa 99 de MP.
  14. Solid Smash: Utilizável enquanto o seu personagem estiver com a Solid Stance. Usa um ataque extremamente poderoso num alvo que atrasa o turno dele, e traz o turno do usuário mais rapidamente. Custa 90 de MP.
  15. Fluid Frenzy: Utilizável enquanto o seu personagem estiver com a Fluid Stance. Até o próximo turno do personagem, quando atingido, contra-ataca com um poderoso ataque que vai roubar um ponto de BP do alvo. Custa 72 de MP.

Oracle

O Job Oracle em Bravely Default 2 funciona como se fosse o Time Mage do game. Usa habilidades como Haste, Slow e assim por diante para aumentar a quantidade de turnos dos seus personagens e diminuir a dos inimigos.

Como obter o Job Oracle em Bravely Default 2

Derrote o chefe final do Capítulo 3 para obter este Asterisk.

  1. Quick: Aumenta a quantidade de golpes que o seu ataque normal causa em 50% por 2 turnos. Custa 21 de MP.
  2. Slow: Causa o status Slow no alvo. Custa 26 de MP.Attempt to slow a target down. (26 MP cost)
  3. Haste: Faz o alvo agir mais rapidamente por 3 turnos. Custa 42 de MP.
  4. Elemental Impairment: Reduz a resistência do alvo a um elemento escolhido por 2 turnos. Custa 55 de MP.
  5. Triple: Usa até 3 ataques de Fire (Fogo), Water (Água ou Gelo) ou Lightning (Eletricidade) em um alvo. Custa 20 de MP.
  6. Elemental Supplement: Faz os ataques físicos do alvo conterem um elemento por 2 turnos. Custa 46 de MP.
  7. Reflect: O alvo passa a refletir magias de volta ao usuário delas por 2 turnos. Custa 36 de MP.
  8. Stop: Para um alvo. Custa 44 de MP.
  9. Elemental Ward: Aumenta a defesa do alvo ao elemento selecionado por 3 turnos. Custa 32 de MP.
  10. Noble Sacrifice: Quando o alvo é nocauteado, todos os alvos já nocauteados serão revividos com todo o HP. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. Triplara: Usa até três ataques de Fire (Fogo), Water (Água ou Gelo) ou Lightning (Eletricidade) em um alvo. Custa 55 de MP.
  12. Hastega: Aumenta em muito a velocidade de um alvo por 3 turnos. Custa 70 de MP.
  13. Quickga: Faz um alvo acertar 100% mais golpes por ataque por 2 turnos. Custa 32 de MP.
  14. Slowga: Reduz muito a velocidade do alvo atingido. Custa 62 de MP.
  15. Triplega: Usa até 3 magias poderosas de Fire (Fogo), Water (Água ou Gelo) ou Lightning (Eletricidade) em um alvo. Custa 110 de MP.

Salve-Maker (Opcional)

Mais um dos Jobs opcionais de Bravely Default 2. O Salve-Maker combina itens para resultados que podem ser excelentes ou catastróficos.

Como obter o Job Salve-Maker em Bravely Default 2

Durante o Capítulo 3, vá até a cidade de Enderno e siga para a casa no canto superior direito dela, a maior delas. Dentro, você começará uma conversa e então terá uma quest opcional onde você terá que obter um item, o Luneclover, que pode ser obtido no norte de Enderno.

Depois disso, você entrará no mundo dos sonhos. Lá, você terá que derrotar Glenn, o Salve-Maker para então concluir a Quest e então receber o Job Salve-Maker em Bravely Default 2.

Habilidades do Salve Maker

  1. Compounding: Combina dois itens com uma série de efeitos interessantes.
  2. Survey: Revela o HP, vulnerabilidades e família de todos os alvos. Custa 32 de MP.
  3. Widen Area: Usa um item em múltiplos alvos ao invés de apenas um. Custa 55 de MP.
  4. Philtre: Usa Charm em um alvo. Custa 22 de MP.
  5. Revive: Revive um alvo nocauteado com 50% do HP dele ou dela. Custa 25% de HP.
  6. Status-Conscious: Aumenta a chance de causar status negativos num inimigo. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  7. Heartbreak: Usa um ataque físico extremamente efetivo em quem estiver com o status Charm. Custa 1 de BP.
  8. Thrust and Parry: Reduz o dano recebido em 15% vezes o número de armas que você está carregando. O dano recebido diminui em 20% caso você equipe a habilidade Highwind ou Dual Wield. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. BP Tonic: Cria um tônico que aumenta em 1 BP o alvo. Custa 7500 de pg (peças de ouro)
  10. BP Depleter: Cria um tônico que reduz em 1 BP o alvo. Custa 9000 pg (peças de ouro)
  11. Analysis: Usa um rápido ataque físico num alvo que revela as vulnerabilidades deste alvo. Nos próximos 3 turnos, todos os ataques nele farão uso desta vulnerabilidade. Custa 30 de MP.
  12. Healing Item Amp: Os efeitos dos itens de cura aumentam em 50%. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Advanced Compounding: Combina três itens para uma série de efeitos interessantes.
  14. Double BP Tonic: Cria um Tônico que aumenta a quantidade de BP do alvo em 2. Custa 15000 pg (peças de ouro)
  15. Multimix Elixir: Cria 5 cópias de um item e usa ele no alvo em intervalos regulares.

Arcanist

O Arcanist é um Job que é uma espécie de Berserker versão mago em Bravely Default 2, sendo de alto risco, porém alta recompensa também.

Como desbloquear o job Arcanist em Bravely Default 2

Este é um dos 3 Jobs que você pode desbloquear na ordem que desejar no começo do Capítulo 4 de Bravely Default 2. Para tanto, vá para Wiswald e então derrote o chefe desta área.

Habilidades do Arcanist

  1. Dark: Usa uma magia de nível 1 do elemento Dark (Escuridão) em um ou todos os alvos. Custa 15 de MP.
  2. Ardour: Usa um ataque mágico num aliado e num adversário que combina os poderes de Fire (Fogo) e Water (Água ou Gelo). Custa 36 de MP.
  3. Drain: Usa um ataque mágico que absorve o HP do alvo. Custa 30 de MP.
  4. Darkra: Usa uma magia de nível 2 do elemento Dark (Escuridão) em um ou todos os alvos. Custa 38 de MP.
  5. Electon: Usa um ataque mágico num aliado e num adversário que combina o poder de Lightning (Eletricidade) e Light (Luz). Custa 60 de MP.
  6. Aspir: Usa um ataque mágico que absorve o MP do inimigo. Custa 20% de HP.
  7. Darkga: Usa uma magia de nível 3 do elemento Dark (Escuridão) em um ou todos os alvos. Custa 66 de MP.
  8. Meltdown: Usa um poderoso ataque mágico num alido e num inimigo que combina os elementos Fire (Fogo) e Wind (Vento). Custa 70 de MP.
  9. Death: Tenta matar instantaneamente um alvo. Custa 25 de MP.
  10. MP Regen: Recupera 5% de MP ao fim do turno. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. Comet: Causa de 2 a 4 ataques não elementais num alvo. Custa 45 de MP.
  12. Doomsday: Usa uma magia de nível 4 do elemento Dark (Escuridão) em um alvo. Custa 80 de MP.
  13. Magic Amp: Magias custam 50% mais de MP, mas causam 25% mais de dano. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  14. Apocalypse: Usa um ataque extremamente poderoso num aliado e num alvo que combina os elementos Earth (Terra) e Darkness (Escuridão). Custa 110 de MP.
  15. Meteor: Causa 4 ataques não elementais incrivelmente poderosos em alvos aleatórios. Custa 136 de MP.

Bastion

Mais um Job em que o personagem de Bravely Default 2 é um cavaleiro. O Bastion foca-se em colocar barreiras diante do inimigo e assim reduzir o dano causado por eles.

Como desbloquear o Job Bastion em Bravely Default 2

Este é um dos 3 Jobs que você pode desbloquear na ordem que desejar no começo do Capítulo 4 de Bravely Default 2. Para tanto, vá para Halcyonia e então derrote o chefe desta área.

Habilidades do Bastion

  1. Bulwark: Causa um ataque físico num alvo e então aumenta a defesa física do usuário em 15%. Custa 12 de MP.
  2. Phalanx: Causa um ataque físico num alvo e então aumenta a defesa mágica do usuário em 15%. Custa 12 de MP.
  3. Rampart: Cria uma barreira que protege múltiplos alvos de um ataque físico. Não pode ser combinada combinada com Vallation. Custa 30% do HP.
  4. Vallation: Cria uma barreira que protege múltiplos alvos de um ataque mágico. Não pode ser combinada combinada com Rampart. Custa 25% do HP.
  5. Light of Justice: Usa um poderoso ataque físico do elemento Light (Luz) em um alvo. Custa 47 de MP.
  6. Wall: Aumenta a defesa física e mágica do alvo em 25% por 3 turnos. Custa 38 de MP.
  7. Blindsider: Usa um ataque físico especialmente efetivo contra alvos que estão com blindness (cegueira). Custa 44 de MP.
  8. Auto Guard: O próximo turno do usuário demora mais para chegar, mas ele ativa automaticamente Default mesmo que não seja o turno dele. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Critical Flow: Usar um ataque crítico pode aumentar em 1 o BP do usuário. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Double Default: Por três turnos, usar Default aumenta o seu BP em 2 ao invés de 1. Custa 35% de HP.
  11. Sanctuary: O HP, MP e BP dos seus aliados não muda até o próximo turno do personagem. Custa 1 de BP.
  12. BP Limit Up: Permite ao usuário acumular até 4 pontos de BP. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Holy Light: Usa um ataque físico extremamente poderoso com o elemento Light (Luz). Custa 90 de MP.
  14. Shield Lore: Aptidão de Shields (Escudos) aumenta para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Corporal Punishment: Usa um ataque físico poderoso nos inimigos proporcional à defesa física do usuário. Custa 1 de BP.

Phantom

Uma espécie de upgrade do Thief, que causa ainda mais dano e é mais rápido ainda. Além disso, libera a habilidade Dual Wielding, que permite a você atacar com uma arma em cada mão sem que elas percam parte do efeito.

Como desbloquear o Job Phantom em Bravely Default 2

Este é um dos 3 Jobs que você pode desbloquear na ordem que desejar no começo do Capítulo 4 de Bravely Default 2. Para tanto, vá para Savalon e então derrote o chefe desta área.

Habilidades do Phantom

  1. Recurring Nightmare: Usa um ataque num alvo. Caso ele morra, você pode agir novamente. Custa 36 de MP.
  2. Become Lightning: Aumenta o poder físico e mágico do usuário em 25%. Custa 20% de HP.
  3. Dream Within a Dream: Usa três ataques físicos em um alvo. Custa 36 de MP.
  4. Shroud: Usa um poderoso ataque físico do elemento Darkness (Escuridão) em um alvo. Custa 46 de MP.
  5. Milk Poison: Usa um ataque que é particularmente efetivo contra alvos que estiverem com o status Poison (Veneno). Custa 46 de MP.
  6. Critical Amp: O dano dos Critical Hits do personagem aumentam em 30%. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  7. Flit: Permite ao usuário desviar do próximo ataque físico nele. Custa 15% do HP.
  8. Sick Twist: Usa um ataque físico que é extremamente efetivo contra alvos que estão com o status Contagion. Custa 46 de MP.
  9. Turn Tables: Desviar de um ataque faz o seu BP aumentar em 1 ponto. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  10. Rewarding Results: Infringir um status negativo em um alvo concede a você uma nova ação. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  11. Dual Wield: Equipar mais de uma arma não reduz a efetividade delas. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  12. Never-Ending Nightmare: Usa um ataque extremamente poderoso num alvo. Caso ele seja derrotado, você pode executar um novo turno. Custa 106 de MP.
  13. Burial Shroud: Usa um ataque físico extremamente poderoso do elemento Darkness em um alvo. Custa 96 de MP.
  14. Frenetic Fighting: Pode causar até 36 acertos ao usar um ataque normal. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Ethereal Edge: Ignora a defesa física de um inimigo por 3 turnos. Custa 66 de MP.

Hellblade

Um dos Jobs mais poderosos de Bravely Default 2. Ele sacrifica o HP, MP e BP para causar quantidades imensas de dano, além de poder exceder os 9999 de dano.

Como desbloquear o Job Hellblade em Bravely Default 2

Derrote o chefe final do Capítulo 4.

Habilidades do Hellblade

  1. Ruby Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Fire (Fogo). Custa 25% do HP.
  2. Sapphire Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Water (Água ou Gelo). Custa 25% do HP.
  3. Dread Blade: Causa Dread no alvo. Custa 44 de MP.
  4. Diamond Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Lightning (Eletricidade). Custa 25% do HP.
  5. Minus Strike: Usa um ataque que tira a diferença do máximo do seu HP com o seu HP atual no alvo. Custa 1 de BP.
  6. Carnelian Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Earth (Terra). Custa 25% do HP.
  7. Emerald Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Wind (Vento). Custa 25% do HP.
  8. Terrorise: Usa um ataque físico especialmente efetivo contra alvos que estiverem com o status negativo Dread. Custa 44 de MP.
  9. Quartz Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Light (Luz). Custa 25% do HP.
  10. Onyx Blades: Usa 3 ataques físicos do elemento Darkness (Escuridão). Custa 25% do HP.
  11. Death Throes: O usuário recebe o status Doom. Em troca, o ataque e a defesa dele aumentam em 50%. Custa 10 de MP.
  12. Surpassing Power: Pode causar mais de 9999 de dano. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  13. Ultima Sword: Sacrifica todo o MP para usar um ataque com poder proporcional ao MP sacrificado.
  14. Last Resort: Aumenta o ataque físico e mágico conforme você perde HP. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  15. Deathstorm: Bombardeia todos os alvos com 10 ataques mágicos com elementos aleatórios. Depois disso, o usuário fica com 0 de HP, 0 de MP e -3 de BP.

Bravebearer

O melhor dos Jobs de Bravely Default 2 é o mais difícil de se obter também. Você não consegue assistir ao final verdadeiro do jogo sem esta classe.

Como desbloquear o Job Bravebearer em Bravely Default 2

Atenção, spoilers do jogo!

Depois de assistir ao segundo final do jogo, recarregue o save do jogo concluído no Capítulo 6. Depois disso, você verá uma série de cutscenes. Retorne então ao túmulo entre Halcyonia e Savalon (aquele do prólogo do jogo). Aqui, você terá que enfrentar a alma do Hero of Light no auge da força dele e, caso você consiga derrotá-lo, você recebe esta classe. Não se engane, este chefe é extremamente difícil, boa sorte!

Habilidades do Bravebearer

  1. Supergravity: Causa dano em todos os alvos equivalente a 25% do HP atual deles. Custa 36 de MP.
  2. Wall of Woe: Faz todos os aliados e inimigos perderem 1 de BP três vezes em intervalos regulares. Custa 84 de MP.
  3. Sword Lore: Aumenta a proficiência em Sword (Espadas) para S. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  4. Practice Makes Perfect: Aumenta o dano físico baseado no seu tempo total de jogo. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  5. Dawn of Odyssey: Faz todos os aliados e inimigos ganharem 1 ponto de BP três vezes em intervalos regulares.
  6. Hypergravity: Causa dano em todos os alvos equivalente a 50% do HP atual deles. Custa 80 de MP.
  7. Equaliser: Reduz o BP de um de todos os aliados e inimigos cujo BP seja 1 ou mais, e aumenta o BP de todos os aliados e inimigos cujo BP seja menos um ou menos. Custa 32 de MP.
  8. Obliterate: Todo inimigo cujo nível seja 20 ou mais abaixo do seu nível morre automaticamente no começo da batalha. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  9. Victory Smite: Causa um dano ao inimigo proporcional ao número de batalhas que você já venceu. Custa 25% do HP.
  10. Sub-Job Speciality 2: A segunda habilidade da sua sub-classe é ativada. (Habilidade passiva, custa 1 slot para equipar)
  11. Gigagravity: Causa dano em todos os alvos equivalente a 75% do HP atual deles. Custa 125 de MP.
  12. Victory Double: Causa dois ataques no inimigo, cada um deles com dano baseado no número de batalhas que você venceu.
  13. Across the Board: Qualquer habilidade que atinja apenas um alvo agora atinge todos. (Habilidade passiva, custa 2 slots para equipar)
  14. BP Bump: Aumenta o BP de todos os aliados em 1. Custa 2 de BP.
  15. Best Practice: Causa dois ataques físicos num alvo. Cada ataque é proporcional ao seu tempo total de jogo. Custa 3 de BP.

Estes são todos os Jobs de Bravely Default 2. Qual você mais usou?

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

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