InícioGamesBlizzard removerá uma pose sexualizada de Overwatch por pedido de um jogador

Blizzard removerá uma pose sexualizada de Overwatch por pedido de um jogador

PUBLICIDADE

A Blizzard disse hoje que irá remover uma pose de vitória de seu próximo jogo, Overwatch, depois de receber um feedback de um jogador que criticou a pose por ser “altamente sexualizada e não combinar com a personalidade de personagem.” O diretor do jogo, Jeff Kaplan confirmou a remoção nos fóruns do jogo, dizendo que os desenvolvedores irão “continuar tentando melhorar”.

PUBLICIDADE

A remoção da pose em questão, que se aplica a personagem Tracer, a coisa mais próxima que Overwatch tem de uma mascote, vem de um post no fórum de feedback do beta do jogo. O autor do post, chamado de “Fipps” postou uma ampla crítica à pose de Tracer, dizendo que a Blizzard criou um “cast de personagens femininos diversificados, interessantes e complexos”, mas que aquela pose em particular da Tracer não combina nem um pouco com a personagem.”

overwatch_cast.0

PUBLICIDADE

“De Mei a Zarya a Widowmaker, o cast feminino do jogo reflete uma ampla variedade de personalidades e fantasias dos jogadores.” escreveu Fipps. “Dito isso, vamos falar sobre Tracer. De um ponto de vista de mercado, ele é a estrela do show. Ela é uma grande heroína. Quando olhamos para que nos foi mostrado sobre ela na história, na arte do jogo e nos vídeos promocionais podemos notar algumas coisas sobre ela: Ela é rápida, boba, gentil e uma boa amiga.”

Fipps disse que a maioria das artworks e vídeos de Tracer ajudam a mostrar esses traços da personagem. Mas a pose de vitória “por cima do ombro” dela parece fora do lugar.

tracer_ots.0

“Mas o que essa pose tem a ver com o que vocês estão construindo para a personagem?” disse Fipps.”Não é divertido, não é bobo, não tem nada a ver com ela ser uma assassina de elite super-rápida. Isso só reduz a personagem para ser mais um sex symbol feminino.”

O post original de Fipps gerou centenas de respostas de outros jogadores de Overwatch, alguns que concordam com os argumentos e outros que são extremamente contra as alterações na personagem. Mas uma resposta foi mais importante que o resto – e acabou com a discussão.

“Mudaremos a pose,” escreveu Jeff Kaplan, diretor do jogo, no último post da discussão. “Queremos que todos se sintam fortes e heroicos em nossa comunidade. A última coisa que queremos é fazer alguém se sentir desconfortável, mal representado ou algo do tipo.”

PUBLICIDADE

“Pedimos desculpas a todos e continuaremos a tentar nosso melhor.”

Nós já vimos esse tipo de reação negativa fazendo jogos em desenvolvimento alterar seu conteúdo recentemente. Ano passado, a Capcom modificou os ângulos de câmera de duas animações de Street Fighter 5, uma da introdução de pré-luta de Cammy e uma para o movimento de Critical Art de Rainbow Mika, em que ela dava uma tapa na própria bunda. Ambas as alterações deram menos ênfase em focar nas partes do corpo das lutadoras, e ambas encontraram com jogadores furiosos alegando censura e rendição ao segmento puritano da audiência do jogo.

PUBLICIDADE

No caso de Overwatch, o furor sobre as mudanças de Street Fighter 5 foi mais alto pela parte dos jogadores que queriam manter o que eles consideram ser a visão original do desenvolvedor, sem levar o feedback do jogador em consideração.

Mas foi exatamente para isso que os fóruns de feedback do beta de Overwatch foram feitos: Para pedir por feedback dos jogadores, não só no balanceamento do jogo e ideias de gameplay, mas também nos valores que a própria Blizzard colocou no jogo. A decisão da Blizzard de mudar a pose de Tracer é um exemplo de liberdade criativa; são os desenvolvedores escutando um argumento com fundamentos de um jogador, e exercitar essa liberdade para mudar seu trabalho, mesmo de frente com uma reação mais alta e raivosa.

E vocês, o que acharam da decisão da Blizzard?

PUBLICIDADE

14 COMENTÁRIOS

Comments are closed.