BioShock 4 pode ser adiado para 2027 após demissões na Cloud Chamber

O aguardado BioShock 4 pode enfrentar um atraso significativo. Segundo um novo relatório de Jason Schreier, da Bloomberg, a desenvolvedora Cloud Chamber sofreu demissões que afetaram cerca de 80 pessoas de sua equipe de 250 funcionários, o que deve impactar diretamente no cronograma de desenvolvimento do jogo.

PUBLICIDADE

Demissões na Cloud Chamber

A editora Take-Two Interactive confirmou os cortes, mas não especificou o número de funcionários afetados. Já Schreier revelou que aproximadamente 80 pessoas foram desligadas do estúdio. Em um e-mail interno, o presidente da 2K, David Ismailer, explicou que a decisão foi tomada em conjunto com a liderança da Cloud Chamber para “retrabalhar certos aspectos fundamentais de um jogo BioShock” e, com isso, reduzir a equipe para focar melhor no projeto.

Ismailer também reconheceu a dificuldade da decisão e afirmou que a empresa oferecerá suporte aos funcionários afetados, incluindo indenizações e assistência para recolocação no mercado.

PUBLICIDADE

Lançamento de BioShock 4 pode ficar para 2027

Originalmente, o estúdio trabalhava com uma previsão interna de lançamento entre o fim de 2026 e o início de 2027. No entanto, com a reestruturação e o novo direcionamento criativo, o título agora pode não chegar antes do meio ou final de 2027. Se isso se confirmar, o desenvolvimento de BioShock 4 terá ultrapassado uma década desde seu início.

O relatório aponta que a Cloud Chamber vem enfrentando dificuldades semelhantes às de outros estúdios que tentaram desenvolver um jogo AAA ao mesmo tempo em que consolidavam sua estrutura. A saída de funcionários experientes e a necessidade de redefinir elementos centrais da experiência BioShock contribuíram para os sucessivos atrasos.

Além disso, a chegada de Rod Fergusson, ex-gerente geral de Diablo, como novo chefe do estúdio, pode indicar mudanças de rumo no desenvolvimento, em busca de estabilidade e de um avanço mais consistente do projeto.

Apesar das incertezas, a Take-Two já investiu tempo e recursos demais para abandonar o projeto neste estágio. Ainda assim, a grande questão é se BioShock 4 terá o mesmo impacto em 2027 que poderia ter tido anos atrás, quando a expectativa dos fãs estava no auge após o lançamento de BioShock Infinite.

Resta agora acompanhar se a nova liderança e a equipe reduzida conseguirão entregar um jogo que faça jus ao legado da franquia.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.