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BGS 2017 – Jogamos Frostpunk, aquele jogo de sobrevivĂȘncia com canibalismo dos criadores de This War of Mine

A Brasil Game Show trouxe uma sĂ©rie de jogos interessantes e ainda nĂŁo lançados para o pĂșblico, e um dos que eu estava mais curioso para testar era Frostpunk, um jogo do qual jĂĄ falamos aqui anteriormente e que o nosso pĂșblico clamava por mais informaçÔes.

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Ter uma ideia para um jogo Ă© muito fĂĄcil, mas transformar essa ideia num esquema de jogo que seja interessante Ă© um desafio completamente diferente, e esse Ă© o grande pulo do gato entre um jogo que simplesmente tem uma ideia divertida e um jogo que realmente consegue manter o interesse do jogador depois dos 5 primeiros minutos, e eu tenho a felicidade de dizer que Frostpunk Ă© esse tipo de jogo.

A ideia do jogo Ă© basicamente essa: o mundo estĂĄ sofrendo de uma espĂ©cie de Era Glacial onde cidades ficaram isoladas e vocĂȘ deve garantir que o seu povo sobreviva. Para isso, vocĂȘ tem Ă  sua disposição a tecnologia dos anos 1800 e um acampamento com cerca de 80 adultos e 10 crianças. VocĂȘ precisa administrar uma sĂ©rie de recursos finitos para garantir que o mĂĄximo possĂ­vel de pessoas sobrevivam, como comida, madeira, carvĂŁo e, principalmente, calor.

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Como o mundo estĂĄ congelado, vocĂȘ tem que garantir que o seu povo nĂŁo morra de frio ou de fome, e para isso vocĂȘ tem que tomar decisĂ”es difĂ­ceis. A primeira coisa que vocĂȘ tem que fazer Ă© garantir que a sua cidade conte com madeira e comida o suficiente, alĂ©m do carvĂŁo para manter a caldeira aquecida. Como o mundo foi acometido de um desastre, nĂŁo hĂĄ tetos para os seus habitantes dormirem, entĂŁo vocĂȘ tem que construir casas.

Como nĂŁo Ă© possĂ­vel abrigar todo mundo de cara, os seus cidadĂŁos começam a adoecer, e entĂŁo vocĂȘ tem que começar a tomar decisĂ”es difĂ­ceis, como manter os doentes longe dos saudĂĄveis e criar uma quarentena ou mandar os doentes trabalharem mesmo assim (afinal, quanto mais gente doente, menos gente coletando recursos) e torcer para que vocĂȘ nĂŁo tenha uma epidemia na sua cidade.

Conforme o jogo vai avançando, problemas vĂŁo surgindo e vocĂȘ terĂĄ que ir legislando conforme esses problemas surgirem: os recursos estĂŁo vindo de maneira lenta demais? NĂŁo tem problema, façamos turnos de 24 horas. Ainda assim falta mĂŁo de obra? Mandem as crianças trabalharem. As crianças estĂŁo se distraindo? Discipline elas e mande-as de volta pro trabalho. Precisa de mais pessoas? Mande um grupo de batedores procurar por sobreviventes.

Ao todo, eu joguei cerca de meia hora de Frostpunk na Brasil Game Show 2017, e o jogo se apresentou com aquela cara de jogo que vocĂȘ joga “sĂł mais um turno” e acaba matando uma tarde inteira em cima dele, ou seja, Ă© um jogo que trabalha muito bem a retenção do jogador.

Frostpunk serå lançado ou no final de 2017 ou no começo de 2018, e jå estå na minha lista de jogos que eu estou ansioso pelo lançamento.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrås do sonho.