[BGS 2013] Faturamento do mercado de games no Brasil mais que dobrou entre 2011 e 2012

A BGS começou hoje e como não poderia deixar de ser, um dos pontos abordados na feira é o mercado de games brasileiro. Em coletiva de imprensa dada pela GfK, uma das empresas responsáveis pela  medição das vendas de jogos aqui no Brasil, uma informação importante foi revelada: o mercado mais do que dobrou entre 2011 e 2012.

Esse fato é inusitado no resto do mundo, onde a indústria de jogos ou anda de lado ou em declínio. Nos EUA, por exemplo, as vendas do mês passado só foram maiores do que em relação a 2012 porque GTA V foi lançado, caso contrário, continuariam na tendência de queda que uma geração mais longa do que o comum acabou forçando à indústria.

Outro ponto importante levantado na coletiva é que 2012 é considerado um ano seminal para a indústria de games no Brasil. Foi à partir desse ano que tivemos a fabricação do Xbox 360 no Brasil, e foi à partir dali onde as coisas começaram a melhorar bastante para o nosso mercado, com títulos localizados não só com legendas, mas também com traduções, e com a fabricação do PS3 aqui no nosso território nesse ano.

Além de jogos novos, um console que continua vendendo algumas milhares de unidades por mês no país é o PlayStation 2. O bom e velho “plei dois” ainda é uma porta de acesso ao mercado por muita gente e não é à toa que continue em diversas redes de varejo do país.

Para completar, eles ainda revelaram dois Top 10, um de jogos vendidos no último mês (setembro) e outro no ano inteiro. Confiram abaixo:

De janeiro a setembro de 2013

  1. FIFA 13
  2. Pro Evolution Soccer 2013
  3. Grand Theft Auto V
  4. God of War: Ascension
  5. The Last of Us
  6. Call of Duty: Black Ops II
  7. Just Dance 4
  8. Assassin’s Creed III
  9. Grand Theft Auto IV
  10. Assassin’s Creed II

Setembro de 2013

  1. Grand Theft Auto V
  2. Pro Evolution Soccer 2014
  3. Diablo III
  4. FIFA 13
  5. Minecraft
  6. God of War: Ascension
  7. The Last of Us
  8. Pro Evolution Soccer 2013
  9. Injustice
  10. Battlefield 3

Como dá para ver nas duas listas, a maioria são ou de jogos localizados, ou de títulos em promoção/com valores reduzidos. Vale ressaltar que o mercado de portáteis ainda é bem pequeno no Brasil: 2% do total.

O que vocês acharam dos dados? Muito legal saber que o nosso mercado está em expansão, certo? Que os lançamentos localizados e reduções de preço continuem para isso se tornar um processo sustentável e não apenas um surto.

Com informações de Kotaku.

Publicado por
Tags: BGS 2013

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade