A BGS começou hoje e como não poderia deixar de ser, um dos pontos abordados na feira é o mercado de games brasileiro. Em coletiva de imprensa dada pela GfK, uma das empresas responsáveis pela medição das vendas de jogos aqui no Brasil, uma informação importante foi revelada: o mercado mais do que dobrou entre 2011 e 2012.
Esse fato é inusitado no resto do mundo, onde a indústria de jogos ou anda de lado ou em declínio. Nos EUA, por exemplo, as vendas do mês passado só foram maiores do que em relação a 2012 porque GTA V foi lançado, caso contrário, continuariam na tendência de queda que uma geração mais longa do que o comum acabou forçando à indústria.
Outro ponto importante levantado na coletiva é que 2012 é considerado um ano seminal para a indústria de games no Brasil. Foi à partir desse ano que tivemos a fabricação do Xbox 360 no Brasil, e foi à partir dali onde as coisas começaram a melhorar bastante para o nosso mercado, com títulos localizados não só com legendas, mas também com traduções, e com a fabricação do PS3 aqui no nosso território nesse ano.
Além de jogos novos, um console que continua vendendo algumas milhares de unidades por mês no país é o PlayStation 2. O bom e velho “plei dois” ainda é uma porta de acesso ao mercado por muita gente e não é à toa que continue em diversas redes de varejo do país.
Para completar, eles ainda revelaram dois Top 10, um de jogos vendidos no último mês (setembro) e outro no ano inteiro. Confiram abaixo:
De janeiro a setembro de 2013
- FIFA 13
- Pro Evolution Soccer 2013
- Grand Theft Auto V
- God of War: Ascension
- The Last of Us
- Call of Duty: Black Ops II
- Just Dance 4
- Assassin’s Creed III
- Grand Theft Auto IV
- Assassin’s Creed II
Setembro de 2013
- Grand Theft Auto V
- Pro Evolution Soccer 2014
- Diablo III
- FIFA 13
- Minecraft
- God of War: Ascension
- The Last of Us
- Pro Evolution Soccer 2013
- Injustice
- Battlefield 3
Como dá para ver nas duas listas, a maioria são ou de jogos localizados, ou de títulos em promoção/com valores reduzidos. Vale ressaltar que o mercado de portáteis ainda é bem pequeno no Brasil: 2% do total.
O que vocês acharam dos dados? Muito legal saber que o nosso mercado está em expansão, certo? Que os lançamentos localizados e reduções de preço continuem para isso se tornar um processo sustentável e não apenas um surto.
Com informações de Kotaku.
Comments are closed.