Os impactos da recente onda de demissões da Microsoft continuam a reverberar na indústria dos games, agora atingindo diretamente estúdios parceiros da Bethesda Softworks. Nos últimos dias, vários relatos confirmaram que a Bethesda decidiu cancelar o financiamento de projetos não anunciados em múltiplos estúdios, incluindo um FPS inédito da Romero Games, fundada por John e Brenda Romero.
O anúncio veio à tona após uma mensagem da própria Romero Games nas redes sociais, revelando a dura realidade enfrentada pelo estúdio, com um projeto avançado e bem avaliado sendo abruptamente interrompido.
Romero Games perde financiamento para FPS não anunciado
Fundada em 2015, na Irlanda, a Romero Games vinha trabalhando em um novo jogo de tiro em primeira pessoa. Segundo a equipe, o projeto vinha cumprindo todos os marcos estabelecidos, com elogios constantes da editora. Apesar disso, a Bethesda Softworks — braço editorial da companhia — decidiu cortar o financiamento, como parte de uma “decisão estratégica de alto nível”, conforme palavras do estúdio.
“Isso não reflete o trabalho da equipe ou a qualidade do projeto. Sempre entregamos no prazo, com ótimos feedbacks internos. Estamos orgulhosos do que criamos juntos.”, declarou a Romero Games no comunicado.
Além da Romero, outros estúdios ainda não identificados também foram afetados por decisões semelhantes, perdendo o suporte para títulos ainda em estágios iniciais de desenvolvimento. A empresa reforçou que está avaliando os próximos passos para tentar preservar o time, formado por desenvolvedores que trabalham juntos há mais de uma década.
Cortes na Microsoft atingem toda a Xbox Game Studios
A Bethesda foi uma das subsidiárias da Microsoft impactadas diretamente pelo corte de cerca de 9 mil funcionários ao longo de diversas divisões da companhia. Segundo relatos no LinkedIn, muitos funcionários da Bethesda já foram demitidos ou estão sob risco iminente de desligamento.
Um memorando interno assinado por Phil Spencer, líder da divisão Xbox, circulou pela internet, revelando que os cortes afetaram estúdios de grande porte como Raven Software e Sledgehammer Games — responsáveis por títulos da franquia Call of Duty — além das equipes ligadas à Bethesda Softworks.
Em meio à incerteza, a Romero Games pediu ajuda à comunidade e contatos da indústria para encontrar oportunidades para sua equipe enquanto avalia alternativas para o projeto cancelado.