O fundador e CEO da Larian, Swev Vincke, compartilhou através do Twitter que foi encontrada uma solução viável para trazer o jogo ao Xbox Series X e Series S ainda neste ano.
“Super feliz em confirmar que, após me encontrar com Phil Spencer ontem, encontramos uma solução que nos permite trazer Baldur’s Gate 3 para os jogadores de Xbox ainda este ano, algo com que temos trabalhado há algum tempo”, twittou Vincke.
“Todas as melhorias estarão presentes, com co-op em tela dividida no Series X. O Series S não terá co-op em tela dividida, mas incluirá progressão cruzada entre Steam e Xbox Series.”
A implementação do co-op em tela dividida tinha sido um ponto de desafio para a Larian, com o estúdio enfrentando dificuldades aparentes ao adaptar o modo para o hardware menos potente do Series S, alcançando os padrões de qualidade desejados.
No início deste mês, Michael Douse, diretor de publicação da Larian, expressou no Twitter que a possibilidade do jogo ser lançado no Xbox neste ano parecia improvável, devido à percepção de que a Microsoft exigia uma paridade completa de recursos entre as versões Xbox Series X e Series S.
“Não temos nenhum acordo de exclusividade que nos impeça de lançar no Xbox”, disse Douse na época. “O problema é um obstáculo técnico. Não podemos remover a função de tela dividida porque somos obrigados a lançar com paridade de recursos e continuamos tentando fazê-la funcionar.”
Apesar das observações de Douse, Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox, insinuou que a paridade completa de recursos não era, na verdade, um requisito absoluto, e que ele “não vê um cenário” onde o Series S ficasse excluído de certos jogos.
Spencer compartilhou com a Eurogamer na quarta-feira: “Estamos ouvindo o feedback dos desenvolvedores, incluindo a Larian. Tive uma reunião com eles hoje para discutir o assunto e estou confiante de que chegaremos a uma solução satisfatória e aprenderemos com essa situação. Não imagino um cenário onde o Series S seja deixado de lado.”
“Sobre a paridade de recursos, acredito que nem nós, nem a Larian afirmamos que isso era estritamente necessário. Parece que a comunidade está enfatizando mais esse ponto. Vale ressaltar que há recursos presentes no Xbox X hoje que não estão no S, inclusive em nossos próprios jogos, como o ray-tracing que funciona no X, mas não no S em determinados títulos.”
Agora que a situação aparentemente foi resolvida ao retirar o modo co-op em tela dividida da versão do Series S, espera-se que Baldur’s Gate 3 seja lançado para o Xbox Series X e Series S até o final de 2023.