Ator de Baldur’s Gate 3 critica uso de IA e afirma que jogo “nunca poderia ser feito por uma máquina”

Neil Newbon, conhecido por interpretar Astarion em Baldur’s Gate 3, voltou a se posicionar contra o uso de inteligência artificial na criação de jogos, afirmando que obras tão humanas e complexas como Baldur’s Gate 3 jamais poderiam ser criadas por IA. A declaração foi feita durante o episódio final de sua série no YouTube em que jogou o RPG completo, com 126 partes no total.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

“É humano demais para uma IA entender”

Em tom enfático, o ator reforçou sua visão crítica: “Este jogo nunca poderia ser feito por IA. É interessante demais, sutil, louco, fora dos padrões, cheio de emoção. É humano demais.” Segundo ele, a experiência proporcionada pelo título da Larian Studios só foi possível graças ao envolvimento criativo profundo de artistas, roteiristas, diretores e atores.

YouTube video

Newbon já havia se manifestado anteriormente sobre o tema, chamando IA de “ruim”, “ineficiente” e “uma merda”. Desta vez, o foco foi a comparação direta com o impacto emocional e narrativo de Baldur’s Gate 3, considerado um dos melhores RPGs dos últimos anos.

PUBLICIDADE

Larian Studios se distancia do uso de IA

A crítica de Neil Newbon também ressoa com a postura recente da própria Larian Studios. Embora no passado a empresa tenha admitido o uso de IA em algumas peças de arte conceitual de Divinity, hoje o estúdio já declarou publicamente que não utilizará IA em nenhum aspecto criativo de seus jogos futuros.

O debate em torno da IA em jogos se intensificou nos últimos anos, especialmente após protestos de profissionais de dublagem, roteiro e arte, que temem a substituição de mão de obra humana por sistemas automatizados. Newbon, ao lado de outros artistas da indústria, representa uma ala firme contra essa tendência.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.