De acordo com um novo relatório de uma firma de pesquisa de eSports chamada Newzoo, o alcance global dos eSports esta para chegar em uma grande marca até o final do ano. O relatório diz que o número de pessoas cientes sobre os eSports ultrapassará um bilhão até o fim de 2016.
O Newzoo diz que esse número enorme é 36 por cento maior comparado com 2015, de acordo com um estudo de pesquisa do consumidor que a empresa conduziu em 16 países entre a América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.
Claro que estar “ciente” dos eSports pode significar que a pessoa apenas sabe que aquilo existe. O que é mais notável é o aumento continuo do que o Newzoo chama de “espectadores ocasionais” e “entusiastas do eSports.” Espectadores ocasionais são definidos como “aqueles que assistem eSports menos que uma vez por mês e geralmente assistem a um grande evento ou junto de outra pessoa,” enquanto que os entusiastas são aqueles que assistem eventos de eSports mais frequentemente que isso.
De acordo com a compania, o número de entusiastas aumentou de 137 milhões em 2015 para 148 milhões em 2016, enquanto outros 144 milhões são espectadores ocasionais. Isso significa que a audiência total de 2016 para os eSports passa dos 292 milhões.
Esse crescimento é ilustrado no gráfico abaixo, divulgado pelo Newzoo, que inclui a estimativa da compania de crescimento contínuo dos eSports até 2019.
O Newzoo diz que o aumento desses números é devido ao “crescimento explosivo de ligas e eventos organizados em escala global, regional e particularmente, local.”