Astro Bot, o aguardado jogo da Team Asobi, decidiu abandonar o design de mundo aberto para proporcionar mais variedade aos jogadores. Revelado durante a transmissão do State of Play em maio, Astro Bot promete ser o maior jogo já feito pela equipe, com 80 níveis cheios de surpresas. De acordo com Nicolas Doucet, Diretor de Estúdio e Diretor Criativo da Team Asobi, a escolha de um design baseado em níveis foi feita para oferecer um controle melhor sobre a variedade do jogo.
Doucet explicou à revista EDGE (edição #400) que, inicialmente, consideraram fazer um jogo de mundo aberto. No entanto, decidiram por um design baseado em níveis para garantir que o jogo mantivesse a novidade e a surpresa para os jogadores. “Na verdade, consideramos, no início: deveria ser um jogo de mundo aberto? No final, optamos por uma abordagem baseada em níveis, porque essa foi a que nos deu mais controle sobre a variedade do jogo”, comentou Doucet.
Uma característica marcante do Astro Bot será a introdução contínua de novas mecânicas, evitando assim a repetição. “Nós realmente não estendemos nenhuma mecânica demais até que ela se torne repetitiva. Damos apenas o suficiente para você querer mais e, em seguida, passamos para outra coisa. Queremos que seja fresco, realmente surpreendendo o jogador”, disse Doucet.
Os power-ups desempenharão um papel crucial na dinâmica do jogo, sendo utilizados apenas duas a três vezes ao longo de todo o jogo para manter a novidade. “Normalmente, os usamos duas vezes. No máximo três vezes. A primeira vez que você usa o power-up, você é apresentado um pouco ao que o próximo caso de uso será. Como uma prévia do que está por vir. Também haverá DLC grátis que realmente levará os power-ups a um nível de alta precisão”, acrescentou Doucet.
Embora o novo jogo do Astro Bot não suporte o PS VR2, apesar de suas origens no PlayStation VR original, seu lançamento está marcado para o PlayStation 5 em 26 de setembro. Com a estratégia agressiva de multiplataforma da Sony, é possível que o jogo também seja lançado para PC em algum momento nos próximos anos.