Categorias: Games

Assassin’s Creed Unity pode ser utilizado para ajudar na reconstrução da Catedral de Notre-Dame

Na última segunda-feira (15) todos nos lamentamos o trágico incêndio na Catedral de Notre-Dame, um dos monumentos históricos mais importantes da humanidade, que acabou tendo sua parte superior praticamente toda destruída.

No entanto, para o trabalho de reconstrução da catedral, o jogo Assassin’s Creed Unity, que se passa inteiramente em Paris durante a Revolução Francesa, pode acabar sendo extremamente importante.

Isso porque para iniciar esse trabalho, os arquitetos examinarão diversas fotos e documentos em busca de tornar a aparência da reconstrução a mais fiel possível da original, e justamente Assassin’s Creed Unity conta com uma recriação digital quase idêntica do monumento.

Mesmo não tendo a catedral completa, o jogo reproduziu nos mínimos detalhes diversos elementos da arquitetura, com tudo sendo construído em 3D, que provavelmente ajudará ainda mais os arquitetos.

Em uma reportagem do The Verge lançada em 2014, Caroline Miousse, designer sênior de Assassin’s Creed Unity, afirmou que passou anos  examinando diversas fotos e trabalhando com artistas de textura para garantir que cada tijolo estivesse no lugar certo. Além de ter recebido ajuda de historiadores para colocar as obras de artes mais importantes.

Apesar de ainda ser muito cedo para afirmar qualquer coisa, se o jogo realmente for utilizado para ajudar no trabalho de reconstrução, sem dúvida será interessante analisar como Assassin’s Creed pode transcender o seu status de jogo e passar a ser quase que uma ferramenta de preservação histórica.

Atualmente, o presidente francês Emmanuel Macron já deu início a uma campanha solidária para ajudar na reconstrução da catedral, que já conta com mais de 590 milhões de euros arrecadados.

Este website utiliza cookies