Os jogos têm a capacidade de evocar uma variedade de sentimentos em nós, que estão sempre atrelados ao desenvolvimento da história. Cada vez mais, os enredos de games têm se aperfeiçoado de forma considerável. A interseção entre a tecnologia, a criatividade e a comunidade transformou os games em um fenômeno cultural global, impactando não apenas o entretenimento, mas também influenciando moda, música, cinema e até mesmo a forma como nos comunicamos.
Devido a esses enredos marcantes, muitas vezes nós nos apegamos a vários personagens. Alguns games possuem um poder emocional significativo, capaz de nos comover com facilidade, chegando até a arrancar algumas lágrimas. Isso ocorre especialmente quando alguns desses personagens morrem, o que torna a experiência de vê-los partir algo bastante desagradável.
Mas quais as mortes mais tristes da história dos games? Nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre elas e o porquê de terem se tornados tão icônicas e melancólicas, ao mesmo tempo.
John Marston (Red Dead Redemption)
Red Dead Redemption é um daqueles jogos que podemos classificar como obra-prima, assim como o seu sucessor, Red Dead Redemption 2. Dentro do game, podemos fazer inúmeras coisas como conhecer cidades, pessoas, andar a cavalo e até mesmo jogar poker em uma mecânica que lembra sites de apostas online (bet aposta).
É nesse universo que conhecemos John Marston, um ex-membro de uma gangue que tenta se desvencilhar de seu passado como criminoso e levar uma vida tranquila com sua família. No entanto, ele acaba sendo emboscado e morto de forma brutal em uma das cenas mais melancólicas da história dos games.
Sarah (The Last of Us)
Essa é uma das mortes mais difíceis de ver dentro da franquia de The Last of Us. Ela acontece ainda no prólogo do game, mas o efeito que causa nos jogadores é praticamente de tristeza imediata. No jogo, Sarah, filha de Joel – personagem principal da trama – é alvejada pelo exército e morre nos braços do pai.
A morte de Sarah é fundamental para o jogador conseguir compreender a relação paternal que Joel terá com Ellie no decorrer do game.
Mordin Souls (Mass Effect 3)
Quando um personagem se sacrifica em prol da vida de outros é sempre algo marcante. É exatamente esse o caso de Mordin, que morre para que os Krogans (raça presente no jogo, mas que estava praticamente extinta) pudessem se desenvolver e, com isso, voltar a povoar o planeta em que estavam.
Antes de morrer, Mordin deixa a frase “o trabalho está feito”, evidenciando sua satisfação com a jornada vivida e deixando claro que partia consciente de ter contribuído positivamente para a galáxia.
Aerith Gainsborough (Final Fantasy VII)
Como personagem central, a morte de Aerith Gainsborough é considerada um dos eventos marcantes na história da série Final Fantasy devido à sua introdução inesperada e imprevisível. Situada no desfecho da primeira parte do jogo, essa cena desempenha um papel crucial ao impulsionar Cloud Strife a intensificar sua busca pelo adversário Sephiroth. Ao descer do teto e empalar Aerith com sua espada, Sephiroth a faz cair nos braços de Cloud. Este, por sua vez, a conduz até o lago no centro da cidade, onde a coloca para descansar sob as águas.
Joel (The Last of Us 2)
Para encerrar a lista, uma das mortes mais polêmicas e tristes da história. Na sequência do aclamado The Last of Us, praticamente todos os jogadores já se identificavam muito com Joel, que foi o protagonista do jogo anterior. No entanto, todos os jogadores foram surpreendidos pela morte brutal de Joel no segundo game, fato que até fez muitos deles não parassem de jogar sem chegar até o final do game.