Arknights Endfield – Devs prometem a mais alta qualidade dentro dos Gachas do mercado, confira a entrevista completa!

Arknights Endfield é um projeto ambicioso que combina ação, RPG e construção de bases de um jeito que nem todos os jogos conseguem. Conversamos com os desenvolvedores e isso ajudou a esclarecer várias escolhas criativas e mostrar o quanto o time foi fundo na construção desse universo. A seguir, reunimos as perguntas e respostas mais interessantes que fizemos aos devs.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Perguntas sobre o desenvolvimento de Arknights Endfield

Arknights Endfield - Devs prometem a mais alta qualidade dentro dos Gachas do mercado, confira a entrevista completa!

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Confira abaixo:

PUBLICIDADE

1. Em uma entrevista anterior, vocês mencionaram que o aspecto de construção de base fábrica e construção era uma aposta arriscada. Durante o desenvolvimento, houve alguma ideia que inicialmente parecia promissora, mas que acabou sendo completamente abandonada e, se sim, por quê? Qual foi a parte mais desafiadora desse processo que realmente entrou no jogo final?

Resposta: Durante o desenvolvimento do sistema de construção de base fábrica e construção o time explorou uma grande variedade de ideias. Alguns conceitos que inicialmente pareciam promissores acabaram sendo deixados de lado porque não se alinhavam bem com o equilíbrio de jogabilidade, com a experiência do jogador ou com a viabilidade técnica. Cada iteração, no entanto, ajudou a equipe a definir melhor a direção central e a funcionalidade do sistema.

Entre os recursos que foram mantidos, o aspecto mais desafiador foi alcançar o equilíbrio certo entre liberdade do jogador, lógica operacional e ritmo. Por exemplo, o sistema de fábrica precisava integrar gerenciamento de recursos, eficiência de produção e interações de exploração, ao mesmo tempo em que permanecia intuitivo e envolvente. Para solucionar isso, a equipe investiu grandes esforços em simplificar o ciclo de jogabilidade, implementar o sistema de projetos e refinar estruturas de mapa e design interativo garantindo que os jogadores pudessem desfrutar de uma experiência estratégica, imersiva e satisfatória.

2. Vocês mencionaram em entrevistas que o equilíbrio entre os elementos de RPG e construção é aproximadamente cinquenta cinquenta. Poderiam explicar quais tipos de conteúdo missões, narrativa, exploração tendem mais para o lado do RPG e quais são impulsionados pelo sistema de base e fábrica e como esse equilíbrio pode variar de jogador para jogador?

Resposta: O equilíbrio entre RPG e construção de base foi projetado para ser aproximadamente cinquenta cinquenta, mas pode variar dependendo do foco de cada jogador. Missões da história, combate e exploração se inclinam mais para a jogabilidade de RPG, enquanto o gerenciamento de fábrica e os sistemas de recursos impulsionam a parte de construção. Ambos os aspectos são integrados, então independentemente do caminho que o jogador priorize ele experimentará conteúdos significativos de ambos os lados.

3. Foi mencionado que a história se passa após os eventos do Arknights original em outro mundo Talos II. Que tipo de legado ou consequências históricas do universo anterior vocês exploram aqui por exemplo temas não resolvidos tecnologias esquecidas ou questões éticas da exploração?

Resposta: As origens de Arknights Endfield estão enraizadas na nossa visão de longo prazo para a franquia Arknights. Mesmo entre 2017 e 2019 a equipe já considerava ideias para um segundo título. Quando o projeto Endfield começou oficialmente no fim de 2021 isso permitiu revisitar esses conceitos e explorar como criar conexões significativas com a história original.

Endfield se passa em um novo planeta Talos II muitos anos após os eventos de Arknights oferecendo um novo ponto de partida para a história. Isso não é apenas uma continuação simples existe uma preparação e novos designs que conectam os dois títulos e futuros conteúdos podem incluir cruzamentos que expandam ainda mais o universo de Arknights.

Arknights Endfield – Devs prometem a mais alta qualidade dentro dos Gachas do mercado, confira a entrevista completa!

4. Vocês citaram jogos como Factorio e Satisfactory como inspirações para o componente de fábrica e base. Como lidaram com a possível frustração de jogadores mais focados em ação ou história que talvez se sintam presos por cadeias de produção?

Resposta: Para tornar a jogabilidade da fábrica mais acessível introduzimos o sistema de projetos. Projetos são uma mudança em nível de sistema e também cumprem um papel social dentro do jogo. Os jogadores podem compartilhar projetos que criaram. O sistema também ajuda a motivar os jogadores a experimentar e testar a construção de base. Muitos jogadores do nosso segundo evento de testes comentaram que tinham de configurar instalações da fábrica em uma simulação tutorial e depois repetir tudo quando a simulação terminava. Repetir as ações poderia acabar com o interesse. Agora temos diversos projetos do sistema que podem ser adquiridos diretamente ao concluir os tutoriais. Esses projetos ajudam a iniciar tudo rapidamente. Jogadores que não sabem como produzir algo podem usar os projetos como referência. Isso vai incentivar mais pessoas a testar a construção de base.

5. Como vocês pretendem diferenciar Arknights Endfield de outros jogos gacha especialmente em termos de monetização progressão e experiência geral do jogador?

Resposta: Acreditamos que gacha no seu núcleo é apenas um modelo de negócio. O que realmente conquista o reconhecimento dos jogadores é a qualidade do jogo. Um jogo bem feito naturalmente se destaca mesmo entre outros títulos gacha.

Também analisamos jogos semelhantes para criar um sistema de monetização o mais amigável possível para o jogador. Nosso objetivo é dar aos jogadores ativos mais oportunidades gratuitas de conseguir personagens e armas de alto nível.

No fim independentemente de os jogadores decidirem gastar ou não eles ainda poderão experimentar o conteúdo principal do jogo não estamos colocando conteúdos importantes atrás de barreiras pagas. Também reduzimos muito os custos de progressão de personagens assim os jogadores podem dedicar mais tempo à história central e à jogabilidade.

6. Os jogadores frequentemente perdem interesse em jogos que recebem poucas atualizações após o lançamento. Como pretendem manter a experiência envolvente e recompensadora ao longo do tempo?

Resposta: Vamos adicionar periodicamente novos personagens conteúdo de história mapas e jogabilidade. Também devemos aprender constantemente e atualmente já temos conteúdos para várias versões em andamento com alguns já perto de serem concluídos.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.