A CD Projekt Red apresentou uma demonstração impressionante durante o evento State of Unreal, destacando as capacidades técnicas de The Witcher 4, mas confirmou em seguida que o conteúdo exibido não era gameplay real do novo jogo da franquia.
The Witcher 4 ainda está longe do lançamento
Durante o showcase, o estúdio exibiu cenas com Ciri explorando o mundo aberto, interagindo com cenários deslumbrantes e montando seu cavalo, Kelpie. A apresentação trouxe o que muitos acreditaram ser a primeira amostra de jogabilidade de The Witcher 4. No entanto, pouco depois, a CDPR esclareceu que tudo se tratava de uma demo técnica, baseada nas ferramentas e sistemas que estão sendo desenvolvidos com a Unreal Engine 5.
A empresa detalhou que o conteúdo serviu apenas para mostrar tecnologias como UAF, Nanite Foliage, Smart Objects, ML Deformer e FastGeo Streaming, todas criadas em parceria com a Epic Games. A intenção foi apresentar os sistemas que irão compor o futuro do jogo, mas sem representar diretamente como o produto final se parecerá.
Histórico de promessas e receio dos fãs
Fãs rapidamente apontaram que a CDPR tem um histórico de mostrar visuais impressionantes durante o desenvolvimento e não entregar o mesmo nível visual no lançamento. Isso aconteceu com The Witcher 3: Wild Hunt, em 2015, e com Cyberpunk 2077, em 2020. Embora os jogos tenham sido bem recebidos, a discrepância entre as demos iniciais e o jogo final gerou desconfiança.
Agora, com The Witcher 4, muitos já especulam se o visual impressionante da demo técnica será reproduzido na versão final. A empresa reforçou que está orgulhosa deste primeiro marco e promete avanços inéditos no design de mundos abertos.
Com o uso da Unreal Engine 5 e a promessa de uma base sólida, as expectativas são altas, mas a CDPR ainda precisa reconquistar a plena confiança do público com transparência e consistência na entrega do produto final.