Overwatch é um jogo cheio de pontas soltas que deixam a imaginação dos fãs correr solta, e uma dessas pontas é a ascendência da personagem Pharah. Como vocês sabem, teorizava-se que o pai dela poderia ser Reinhardt, mas isso acabou sendo desmentido na HQ de natal do jogo, onde Ana, a mãe da personagem e também personagem do jogo, jantava com um homem que não era o nosso alemão favorito.
Pois bem, desde que o jogo chegou, muitos fãs perguntavam sobre qual sentido faria a personagem Pharah ter skins que fizessem menção a povos nativos norteamericanos, como a skin Raindancer e a Thunderbird. Ontem, a Blizzard liberou um teaser das novas skins de Overwatch que serão adicionadas ao jogo no evento de aniversário, e novamente vemos a Pharah numa skin que faz referências a norteamericanos, dando mais força à possibilidade do pai dela ser ou ter ascendência indígena também.
Quando perguntado sobre isso pelo Kotaku, o diretor do jogo, Jeff Kaplan, disse que “esse é o caminho que a Blizzard tem seguido. Todas as pistas estão aí, então nós vamos ver o que acontece” e, apesar de não confirmar explicitamente, meio que nos dá 95% de chance da personagem realmente ter ascendência indígena.
O problema é que muitos fãs do jogo reclamaram em posts nos fóruns de Overwatch sobre a possível “apropriação cultural” da Pharah nessas skins. Para alguns deles, seria muito simples a Blizzard não precisar fazer um personagem indígena e colocar skins de índio nela “só porque ela é marrom” e assim contar mais pontos com outra minoria. Num post no Medium, inclusive, uma autora com ascendência indígena reclama que o pai da personagem seria o “índio conveniente”, aquele que não seria exatamente um índio de verdade mas que estaria ali só para justificar isso e para que a companhia não precisasse criar um personagem indígena de verdade.
Outros fãs reclamaram também de outros personagens do jogo que fazem a mesma coisa, como Roadhog. Apesar de não se ter a confirmação da nacionalidade dele, o personagem faz referência maoris e havaianas, povos que são banhados pelo pacífico mas que não têm tanto assim a ver, e aparentemente isso seria ofensivo de alguma forma.
O que vocês acham disso? Seja como for, parece que finalmente haverá a confirmação de onde as origens da Pharah vêm. O meu chute é que isso apareça numa HQ futura de Overwatch, e o de vocês?
Comments are closed.