Em 1999 o projeto de um jogo chamadao Engalus estava em desenvolvimento nos estúdios da Crytek. Um mundo cyberpunk obscuro com elementos de RPG. Pelo menos é o que diz o portfolio do Lead Designer que estava no projeto, Brian J. Audette.
Brian escreveu que foi contratado pela Crytek para participar do desenvolvimento do jogo e tornou-se Lead Designer em cinco meses. Segundo ele, a equipe criou uma demo que contribuiria para um projeto em parceria com a Ubisoft. Essa demo foi apresentada para algumas pessoas na E3 de 2000 e em um evento europeu pela Nvidia. Porém após isso o jogo acabou sendo cancelado.
No site do Audette há um arquivo da demo, a sinopse da história e até o script completo do jogo. Podemos resumir o jogo como a história de um assassino do governo do planeta dos humanos que foi enviado para um lugar remoto controlado por “radicais”. Lá ele acaba encontrando um artefato alienígena chamado Engalus. O jogo foi descrito como “Half-Lfe encontra Metal Gear Solid”.
No website do produtor também é possível encontrar um mod para Deus Ex, o qual Brian desenvolveu sozinho usando elementos de Engalus como designs e diálogos. Esse mod contém boa parte do segundo ato do jogo cancelado, com diálogos originais, texturas e levels.
Será que Engalus teria feito sucesso? Misturar Half-Life com Metal Gear Solid poderia ter dado bons resultados. Um pouco de ação no jogo destealth não faria mal a ninguém. Envolvendo um universo cyberpunk então? Seria bem interessante.
O que acharam do jogo? Deixem seus comentários!