No post de hoje, trazemos um guia completo para os portáteis da família Anbernic RG35XX (ou seja, RG35XX Plus, 2024, SP, H e também válido para o RG28XX).
O intuito desse post é responder as principais dúvidas dos donos do portátil nos diversos firmware que ele oferece, então o post será atualizado conforme novos tutoriais em vídeo forem lançados, com suas respectivas instruções escritas.
Guia completo da família Anbernic RG35XX
Como saber se vou precisar trocar o cartão de memória do portátil?
O cartão de memória que acompanha os portáteis da Anbernic pode ser de dois tipos: um todo preto escrito 64 sem marca, ou um azulzinho escrito Kioxia como o da imagem abaixo:
Caso ele seja da marca Kioxia, você não precisa trocar o cartão de memória, já que ele é de uma marca confiável, mas caso ele seja todo preto, recomendamos que você compre ou um cartão Micro SD da Sandisk ou da Lexar, que são confiáveis.
Como fazer backup dos arquivos do cartão original?
Caso você não queira procurar novas roms para o seu portátil da família RG35XX, você pode muito bem colocar o cartão original dentro do seu PC e copiar as seguintes pastas:
- Bios (arquivos necessários para iniciar muitos emuladores)
- Roms (escolha as pastas dos sistemas que você quer manter)
- saves_ra (saves do Retroarch)
- saves_ds (saves do Nintendo DS)
Como instalar o Stock OS modificado no seu portátil da família RG35XX
O Stock OS Modificado oferece uma série de melhorias de qualidade de vida em relação ao sistema operacional original da família RG35XX:
- Poder usar um cartão de memória único maior do que 64GB
- Emulador de Nintendo DS no RG28XX
- Atualizações mais frequentes do que as que a Anbernic faz
Para fazer a instalação dele, você deve seguir os passos abaixo:
- Acesse o Github do projeto e faça o download da versão desejada (recomendamos a 64 bit por causa da maior quantidade de ports disponíveis).
- Grave o arquivo .img no cartão Micro SD usando a ferramenta Rufus (siga os passos do vídeo tutorial em vídeo para a gravação no Rufus)
- Coloque o cartão de memória e aguarde o processo de expansão das partições
- Após esse processo ser concluído, coloque o cartão de volta no PC e copie os arquivos que você fez backup de roms, bios e saves para o cartão novamente.
Outras opções de Firmware Customizado
Além do Stock OS modificado, os portáteis da família RG35XX (incluindo o 28XX e o 40XX H) possuem diversos outros sistemas operacionais disponíveis.
Futuramente faremos guias individuais de cada um deles, mas abaixo você confere links para os principais.
Como colocar novas roms nos portáteis da família RG35XX?
Para adicionar novas roms, você precisa baixá-las na internet antes de mais nada. Depois disso, coloque o cartão de memória no seu PC e acesse pasta “Roms” dentro do cartão. Dentro dessa pasta, ficam as subpastas dos consoles que os portáteis conseguem emular, basta você copiar as roms para essas respectivas pastas.
Arquivos Bios
Apesar de não podermos fornecer os arquivos das bios, podemos dar o nome deles para que você use o Google para procurá-lo. Abaixo, você confere o nome dos arquivos que deve procurar:
GAME BOY (logo ao abrir jogos)
gb_bios.bin
GAME BOY COLOR (logo ao abrir jogos)
gbc_bios.bin
GAME BOY ADVANCE
gba_bios.bin
FAMICOM DISK SYSTEM
disksys.rom
NEO GEO
neogeo.zip
SEGA CD
bios_CD_E.bin
bios_CD_J.bin
bios_CD_U.bin
TURBOGRAFX-CD
syscard1.pce
syscard2.pce
syscard3.pce
PLAYSTATION 1
scph5501.bin
psxonpsp660.bin (MinUI)
SATURN
saturn_bios.bin
DREAMCAST
dc_boot.bin
naomi.zip (Naomi)
awbios.zip (Atomiswave)
Otimização de jogos de PSP
Dentro do emulador PPSSPP é possível fazer alguns ajustes para os jogos rodarem melhor.
A primeira coisa que é possível fazer é ligar o “Auto Frameskip” para ele pular quadros que o portátil não consiga renderizar. Isso vai fazer os jogos ficarem um pouco mais “truncados” na hora de rodarem, mas a música não ficará mastigada.
Além disso, também é possível ativar a opção “skip buffet effects” que vai ignorar diversos efeitos do PSP como transparência e assim por diante e assim deixar os jogos consideravelmente mais rápidos.
Caso você desligue os buffer effects, por exemplo, é possível rodar God of War Chains of Olympus e Ghost of Sparta a 30 FPS sem quedas.