A ANBERNIC começou 2026 com dois novos modelos de console portátil que chamam atenção por uma inspiração direta no PlayStation Vita. Com design widescreen e acabamento em vidro, os modelos RG VITA e RG VITA Pro se distanciam do estilo retrô da marca e apostam em um visual moderno voltado para os fãs do portátil da Sony.
Os dois modelos apresentam a mesma proporção de tela 16:9, com recortes para botões de ombro semelhantes aos do PS Vita, além de um painel frontal de vidro contínuo e botões no estilo “bolha”. No entanto, os novos portáteis da ANBERNIC trazem gatilhos reais em vez de painéis sensíveis ao toque na parte traseira, mantendo apenas almofadas arredondadas como elementos visuais.
RG VITA promete visual de PS Vita, mas com limitações no Android

Apesar da aparência fiel ao PS Vita, os novos consoles utilizam a tradicional disposição ABXY da Nintendo, em vez da nomenclatura da Sony. Ainda não foi revelado o processador que alimenta os modelos, mas o RG VITA deve contar com uma bateria de 5.000mAh e carregamento de 10W, o que sugere que ele não contará com chips mais potentes como o Dimensity 8300, presente em lançamentos anteriores da ANBERNIC.
A principal limitação dos modelos está no sistema operacional: como rodam Android, os consoles enfrentam dificuldades com a emulação do PS Vita, que segue estagnada desde a última atualização do emulador Vita3K em junho de 2024. Isso pode comprometer a proposta de replicar fielmente a jogabilidade do console original.
Mesmo assim, os modelos RG VITA e RG VITA Pro se destacam por serem os poucos portáteis widescreen no catálogo da ANBERNIC. O último console com essa proporção foi o RG 577, que era maior e mais potente. Agora, a empresa busca competir diretamente com marcas como Retroid, AYN e AYANEO no mercado de portáteis modernos.

