O analista e pesquisador de investimentos Matthew Ball, da Epyllion, divulgou um relatório de 219 páginas intitulado “Estado dos Videogames em 2025”. No documento, Ball analisa como a indústria de jogos pode crescer em 2025, abordando, entre outros temas, a possibilidade de Grand Theft Auto VI custar até 100 dólares em seu lançamento.
GTA VI vai custar 100 dólares mesmo?
Ball menciona que há esperança no mercado de que a Take-Two Interactive, responsável pela franquia GTA, fixe o preço de GTA 6 em 80 ou até 100 dólares. Caso isso ocorra, seria um marco na indústria, quebrando a “barreira de preço” atual e potencialmente abrindo espaço para outros desenvolvedores aumentarem seus preços. Ball também destacou que, ajustados pela inflação, os preços dos jogos caíram ao longo dos anos, enquanto outros produtos e serviços, como aluguel e assinaturas de streaming, tiveram aumentos consideráveis.
(I don't think they'll do $100, though some have reported as such. I'd bet they stay at $70 base, and if not, then $80. What I said is many in the market hope for $80 if not $99.99)
— Matthew Ball (@ballmatthew) January 19, 2025
No entanto, Ball não acredita que o preço final será de 100 dólares. Ele aposta em um preço de lançamento de 70 dólares, o mesmo valor atual de jogos AAA. A Take-Two, inclusive, foi uma das primeiras empresas a elevar os preços de 60 para 70 dólares em 2020.
Impactos para a indústria de jogos
Embora GTA 6 possa gerar receita significativa, Ball alerta que o lançamento exclusivo para consoles inicialmente poderá impactar negativamente o total de horas jogadas e gastos com outros jogos. Apesar disso, empresas como a Ubisoft acreditam que o lançamento do jogo pode beneficiar a indústria ao atrair mais pessoas para o universo dos games.
Previsões indicam que GTA 6 pode vender 40 milhões de cópias e gerar mais de 3 bilhões de dólares no primeiro ano. Para comparação, GTA V já vendeu mais de 205 milhões de cópias e continua lucrando por meio de microtransações no GTA Online.
Outras perspectivas para 2025
Além do preço dos jogos, Ball explorou oportunidades de crescimento, como a expansão para mercados “não tradicionais”, conteúdos gerados por usuários, serviços sociais de jogos e o lançamento de novos dispositivos, incluindo o Nintendo Switch 2. Ball destacou que o Switch 2 pode resolver problemas de desempenho enfrentados pelo modelo atual, ampliando sua capacidade de rodar jogos multiplataforma modernos.
Por outro lado, o analista apontou desafios enfrentados pela indústria, como o aumento dos custos de produção, mudanças nas políticas de plataformas e fatores macroeconômicos e microeconômicos que afetaram negativamente o setor.