InícioGamesAnalista esclarece preço "sugerido" de 100 dólares para GTA VI

Analista esclarece preço “sugerido” de 100 dólares para GTA VI

O analista e pesquisador de investimentos Matthew Ball, da Epyllion, divulgou um relatório de 219 páginas intitulado “Estado dos Videogames em 2025”. No documento, Ball analisa como a indústria de jogos pode crescer em 2025, abordando, entre outros temas, a possibilidade de Grand Theft Auto VI custar até 100 dólares em seu lançamento.

GTA VI vai custar 100 dólares mesmo?

GTA VI vai custar 100 dólares mesmo?

Ball menciona que há esperança no mercado de que a Take-Two Interactive, responsável pela franquia GTA, fixe o preço de GTA 6 em 80 ou até 100 dólares. Caso isso ocorra, seria um marco na indústria, quebrando a “barreira de preço” atual e potencialmente abrindo espaço para outros desenvolvedores aumentarem seus preços. Ball também destacou que, ajustados pela inflação, os preços dos jogos caíram ao longo dos anos, enquanto outros produtos e serviços, como aluguel e assinaturas de streaming, tiveram aumentos consideráveis.

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No entanto, Ball não acredita que o preço final será de 100 dólares. Ele aposta em um preço de lançamento de 70 dólares, o mesmo valor atual de jogos AAA. A Take-Two, inclusive, foi uma das primeiras empresas a elevar os preços de 60 para 70 dólares em 2020.

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Impactos para a indústria de jogos

Embora GTA 6 possa gerar receita significativa, Ball alerta que o lançamento exclusivo para consoles inicialmente poderá impactar negativamente o total de horas jogadas e gastos com outros jogos. Apesar disso, empresas como a Ubisoft acreditam que o lançamento do jogo pode beneficiar a indústria ao atrair mais pessoas para o universo dos games.

Previsões indicam que GTA 6 pode vender 40 milhões de cópias e gerar mais de 3 bilhões de dólares no primeiro ano. Para comparação, GTA V já vendeu mais de 205 milhões de cópias e continua lucrando por meio de microtransações no GTA Online.

Outras perspectivas para 2025

Além do preço dos jogos, Ball explorou oportunidades de crescimento, como a expansão para mercados “não tradicionais”, conteúdos gerados por usuários, serviços sociais de jogos e o lançamento de novos dispositivos, incluindo o Nintendo Switch 2. Ball destacou que o Switch 2 pode resolver problemas de desempenho enfrentados pelo modelo atual, ampliando sua capacidade de rodar jogos multiplataforma modernos.

Por outro lado, o analista apontou desafios enfrentados pela indústria, como o aumento dos custos de produção, mudanças nas políticas de plataformas e fatores macroeconômicos e microeconômicos que afetaram negativamente o setor.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.