A Valve emitiu um comunicado nesta quinta-feira (14) revelando que a partir do dia 1º de janeiro de 2019, o Steam não funcionará nos sistemas operacionais Windows XP e Windows Vista.
Segundo a Valve a razão para essa mudança é que alguns recursos do Steam dependerão de uma versão incorpora do Google Chrome, que não funciona mais em versões mais antigas do Windows. Além disso, futuras versões do Steam exigirão atualizações de recursos e segurança presentes apenas no Windows 7 ou superior.
Assim, pelo restante de 2018, o Steam continuará rodando em PCs com Windows XP e Vista, entretanto algumas funcionalidades serão limitadas.
Como por exemplo, o recurso do chat, que já a partir desse ano não funcionará em computadores com esses sistemas operacionais.
Essa atitude da Valve não chega a ser uma grande surpresa, na última pesquisa de hardware realizada pelo Steam, o número de jogadores combinados de Windows XP e Vista não chega a 0,40%. Assim, como a própria Microsoft já deixou de dar suporte a esses sistemas operacionais, era só uma questão de tempo para a Valve fazer o mesmo.