PUBLICIDADE
InícioGamesA famosa série de jogos de tênis retorna após 13 anos: TopSpin...

A famosa série de jogos de tênis retorna após 13 anos: TopSpin 2k25

Com o TopSpin 2K25, a 2K Sports anunciou o retorno do Top Spin Tennis pela primeira vez após mais de uma década de hiato. O último jogo Top Spin Tennis foi o Top Spin 4 de 2011 para PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii. Esse jogo foi desenvolvido pela 2K Czech, enquanto o jogo anterior, Top Spin 3, foi desenvolvido pela PAM Entertainment antes de seu encerramento em 2008.

PUBLICIDADE

Os jogadores de jogos de tênis se sentem abandonados desde 2011. Ok, havia o VR Tennis, que ganhou popularidade em ritmo acelerado como uma opção simples e sem estresse de jogar tênis indoor para iniciantes e profissionais que podiam praticar qualquer coisa, desde rebatidas até participar de competições. Estes últimos são os torneios ATP e WTA Virtual eSport, muito procurados (Euro Slam, Tennis Canada VR Tournament, Holiday Cup, etc.), e que podem até ser algo para se apostar nas plataformas listadas como os melhores sites de apostas online. Nenhum jogo sequer se aproximou do nível do Top Spin 4, que é considerado a melhor simulação do esporte praticado com uma bolinha amarela, desde o seu lançamento. Com o TopSpin 2k25, o caminho para um retorno bem-sucedido da franquia este ano está aberto. Mas será que ele consegue isso? Fornecemos uma resposta em nosso preview do jogo.

Mesmo os fãs mais fervorosos não achavam que o Top Spin voltaria. Mas a última edição da simulação de tênis mais popular chega tão rápido quanto um saque de Ben Shelton: TopSpin 2k25 foi lançado em 26 de abril para PC, Xbox Series X/S, Xbox One, PS5 e PS4, sendo que foi dado aos proprietários da Deluxe Edition e Grand Slam Edition três dias de vantagem para fazer a pré-encomenda. TopSpin Academy e Exhibition foram os dois modos de jogo que os entusiastas da franquia puderam experimentar em eventos de demonstração da 2K. O suficiente para estabelecer um ponto de vista inicial sobre as experiências de jogo oferecidas pelo TopSpin 2k25.

PUBLICIDADE

Federer, Agassi, Roland Garros… Conteúdo promissor

A declaração feita por Rémi Ercolani, diretor de jogo do estúdio de desenvolvimento Top Spin 2k25 (bem como Top Spin 2, 3 e 4), Hangar 13, explica tudo: o interesse pelo tênis está aumentando em um momento em que uma nova safra de jogadores está surgindo (parafraseamos aqui). Deve-se reconhecer que os rostos famosos estão gradualmente desaparecendo, sendo substituídos pela ferocidade juvenil de Daniil Medvedev, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz. Resta apenas uma pessoa do antigo “lote”, Novak Djoković, que está no topo do ranking ATP. Mas quanto tempo ele vai durar? O fato de haver pessoas de fora na geração mais jovem que estão preparadas para derrubar o rei é provavelmente o que está causando a ressurreição do esporte com a pequena bola amarela.

Há muitos candidatos que esperávamos ver no elenco final do Top Spin 2k25, mas alguns nomes incríveis já estavam lá. Serena Williams, André Agassi, Steffi Graf e Roger Federer são exemplos de jogadores icônicos. Alcaraz, Frances Tiafoe, Iga Świątek e Coco Gauff estão posicionados ao lado deles; uma escalação intrigante que despertou nosso interesse em ver os outros jogadores. Isto é especialmente verdadeiro dado que todos os eventos importantes parecem estar representados quando se trata de licenciamento de torneios. Claro, existem as competições do Grand Slam, que incluem o US Open, Wimbledon, Roland Garros e o Australian Open. Também está incorporado o Indian Wells, ATP Master 1000, que acabou de ser concluído na Califórnia e fica logo abaixo da categoria GS. A existência das outras oito provas M1000 significa que você está no “paraíso do tênis”.

As quadras realmente envolvem o jogador e são reproduzidas de maneira incrível. Nós realmente nos sentimos como se estivéssemos lá! O julgamento sobre os movimentos dos jogadores dá base para uma análise mais aprofundada destes eventos de ténis. Embora faltasse polimento nas características dos jogadores, ainda é evidente que os atores que retrataram suas ações fizeram um trabalho fantástico: podemos ver a preparação incomum do forehand de Tiafoe, bem como o lançamento de bola extremamente alto de Świątek. Alguns jogadores chegaram ao ponto de capturar os movimentos de seus próprios personagens virtuais na câmera. Serena Williams e Roger Federer são dois exemplos disso.

Mais adiante, pudemos ver um comportamento inconsistente dos jogadores entre os pontos ao longo da nossa experiência de jogo. Algo que pode divertir os entusiastas do tênis, mas não é tão desagradável assim. No geral, encontramos esses jogadores e locais licenciados com uma alegria descarada (embora comedida, já que o jogo ainda não estava em sua edição final no momento da análise).

Os saques mais difíceis necessitam de um timing preciso

PUBLICIDADE

TopSpin 2k25 já seduz pela sua forma. Mas e o básico? Assim como o Top Spin 4, esta nova iteração da franquia traz a Top Spin Academy: um modo de jogo que, por meio de minijogos, ensina o básico do tênis, como mudança de lado e posicionamento. Para os mais experientes, lições avançadas sobre estilo de jogo estarão disponíveis na versão final. É o lendário John McEnroe (também jogável) quem comenta o seu progresso, gravado expressamente para a ocasião. O suficiente para entrar em forma antes de dar tudo de si na linha de base, pois, de acordo com nossos sentimentos, o Top Spin 2k25 imita o que é feito na quadra da vida real: grandes ralis desde a linha de base.

Para acertar seus melhores golpes (flat shots, lobs, slices, etc.), você deve conseguir pressionar o cursor no momento certo. Quanto melhor for o timing, mais poderoso e preciso será o golpe. Uma mecânica de tempo difícil de dominar, cuja dificuldade depende de muitos fatores: bom posicionamento, cansaço do jogador, velocidade da bola etc. As inúmeras situações transcrevem fielmente a sua complexidade: o voleio, por exemplo, é um exercício difícil porque muitas vezes a bola chega muito rapidamente: deixa pouco tempo de preparação ao jogador. Uma observação semelhante pode ser feita para o saque.

De um modo geral, conseguir um saque vencedor exige risco, e os aces num jogo não são tão frequentes. Esta é também a agradável surpresa do TopSpin 2k25, que perpetua a excelência do Top Spin 4. A frequência com que surgem saques vencedores, erros não forçados e aces parece vir diretamente de uma partida de tênis real. Algo que ainda faremos questão de confirmar na versão final.

PUBLICIDADE

Observação: Sete níveis de dificuldade deverão fazer parte da versão final. Durante as sessões que duravam cerca de uma hora, passávamos nosso tempo principalmente em “Difícil” antes de mudar para “Muito difícil”. Os níveis de dificuldade tornam a simulação ainda mais real, com mais jogadas vencedoras e menos ralis longos. Expressamos, mais uma vez, uma ressalva quanto à fidelidade do jogo no que diz respeito a erros diretos.

Pessoal, onde estão as emoções?

No geral, Top Spin 2k25 nos empolgou tanto em substância quanto em forma. No entanto, é um entusiasmo que mantemos moderado, pois ainda restam muitas questões para as quais gostaríamos de ter respostas. 

PUBLICIDADE

Essencial para este tipo de simulação esportiva, e o modo “Carreira”? De modo geral, como o Top Spin 2K25 mantém viva a chama do jogador por um longo período de jogo?

Esta última questão é ainda mais digna de nota pela notável ausência de qualquer clima durante a partida: nenhum comentário no final dos pontos, nenhuma reação da torcida, ou mesmo palavras de incentivo dos jogadores. Durante as entrevistas relacionadas com jogos, Ercolani esclareceu que esta foi uma das funcionalidades em que as equipes de desenvolvimento trabalharam, mas que rapidamente se revelou muito exigente para ser integrada no jogo base.

Veredito Final

PUBLICIDADE

Apesar de ainda haver algumas áreas cinzentas a serem esclarecidas, esta nova edição do Top Spin tem alguns grandes trunfos de raquete em mãos para trazer o jogo de simulação de tênis de volta ao primeiro plano. 

Na estreia (23 de abril), o game será oferecido em três edições. Nos consoles de última geração, a Standard Edition custará $59,99 e, nos consoles da geração atual, o preço é de $69,99. A próxima é a Deluxe Edition, que custa $99,99 e dá acesso ao jogo três dias antes de seu lançamento oficial. Ele também vem com uma variedade de vantagens no jogo, como cosméticos, melhorias no MyPlayer e dinheiro virtual, além do jogo original.

Por fim, a Grand Slam Edition virá com tudo o que foi mencionado acima, além de oito itens cosméticos extras, o Grand Slam Champions Pack (que inclui o Champion Serve e a Championship Racket) e o All Access Pass, que inclui seis temporadas do Center Court Pass. após o lançamento. Custará $119,99 no varejo.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.