A Playnomics lançou um estudo que afirma que cerca de 85% dos jogadores americanos de jogos sociais (leia-se Farmville e aquele bando de porcarias que sempre tem um parente ou amigo chato para te enviar convites e pedidos de ajuda) desistem após o primeiro dia de jogo.
O estudo foi feito pela empresa entre os meses de julho e setembro e o curioso é que ao final do período apenas 5% dos jogadores ainda continuava jogando. Se eu fosse a Zynga, ficaria preocupado.
Outros dados interessantes são os que dizem respeito às horas de jogo e número de itens comprados. Apesar de sexta e sábado serem os dias em que as pessoas menos jogam, eles também são os dias onde mais itens como bônus para não esperar a energia recarregar são comprados. Já na segunda e terça feira, os jogadores passam mais tempo brincando de fazendinha e desembolsam menos.
Se eu fosse a Zynga, certamente faria os tempos de espera de segunda e terça serem maiores. Os lucros certamente aumentariam. Enfim, esses resultados corroboram a minha experiência com jogos de Facebook. Eu sempre desisto no primeiro dia e nunca gastei um centavo nisso, até por não gostar do modelo free to play.