InícioArtigos5 curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre o PlayStation 2

5 curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre o PlayStation 2

PUBLICIDADE

Fala, galera, tudo bom com vocês?

PUBLICIDADE

Hoje o PlayStation 2 faz 15 anos da sua estreia nos Estados Unidos. Para comemorar essa data histórica do console mais bem sucedido de todos os tempos, nós trouxemos algumas curiosidades que, imagino eu, vocês provavelmente não conhece. Ok, há uma ou duas manjadas por aqui, mas também temos curiosidades inéditas.

Vamos lá?

PUBLICIDADE

Netflix no PS2

netflix-logo

Você sabia que o PS2 também teve um cliente de Netflix? E você sabia que ele era exclusivo daqui do Brasil? A empresa aproveitou a popularidade do console por aqui para lançar um aplicativo para o console em DVD e tentar assim atrair novos assinantes para a plataforma.

O interessante é que essa versão nunca saiu do nosso país, pois nos Estados Unidos e na Europa, o padrão já era o Xbox 360 e o PS3, que vinham com um app do Netflix de fábrica.

Linux

399079408_8b3e713302_b

O PS2 era um console extremamente poderoso para a época, e uma das grandes vantagens dele era ter seu desenvolvimento de jogos feito dentro do Linux, o que facilitava em muito a vida de quem queria criar um jogo para ele. A Sony então pensou “ué, por que não lançar uma versão do Linux pro PS2 e transforma-lo num computador caseiro?”.

PUBLICIDADE

E foi exatamente isso o que eles fizeram, lançando um kit com teclado, mouse, Linux e um hd de 40gb pro console, permitindo assim inclusive que jogos para o Ps2 fossem desenvolvidos usando um PS2 mesmo.

Aliás, esse kit de atualização do PS2 foi usado depois para fazer o console rodar jogos piratas direto do HD e assim poupar o pobre leitor de DVDs.

1080i

gran-turismo-4-01

PUBLICIDADE

Comentários sobre a resolução de jogos nos consoles são coisas da geração atual, com o Xbox One e o PS4 volta e meia não conseguindo atingir a resolução de 1080p. Sabe quem conseguia fazer isso em dois ou três jogos? O PlayStation 2.

Geralmente, a resolução usada no console era 480p, mas o console da Sony tinha suporte a resoluções de alta definição, como 720p e 1080i, só foi uma pena que elas raramente foram usado pelos desenvolvedores da época, como em Valkyrie Profile 2 e Tourist Trophy.

Tela inicial

maxresdefault

PUBLICIDADE

A tela inicial do PlayStation 2 mostra uma série de torres de luz que parece ser sempre diferente, certo? Bom, elas são baseadas na quantidade de jogos que você jogou e no tamanho do arquivo salvo no seu Memory Card, então, quanto mais jogos você jogava, mais torres apareciam por lá. Experimente ligar o PS2 sem Memory Card para ver o que acontece.

Números

grand-theft-auto-san-andreas

O PS2 foi o console mais vendido de todos os tempos. Ao todo, foram mais de 150 milhões de unidades comercializadas, e o jogo mais vendido do console foi GTA San Andreas, que vendeu 17 milhões de cópias só no PS2. Ao todo, ele vendeu cerca de 35 milhões de cópias.

PUBLICIDADE

Curiosidades bônus!

Guerra de formatos

Dvd-video-logo.svg

A escolha do formato DVD para o PS2 foi uma aposta da Sony num mercado que ainda não havia definido quem seria o sucessor dos CDs. Ao lançar um console que rodasse DVDs de filmes e que custava menos do que um DVD na época custava, a Sony acabou forçando um padrão e até ajudando o mercado, já que isso forçou as companhias que faziam DVD players na época a baixarem os preços e a aumentar a velocidade de adoção do formato.

O DVD aliás foi uma vantagem do PS2 em relação ao Dreamcast e ao GameCube, que não conseguiram explorar seus potenciais totalmente devido ao pouco armazenamento que os discos desses consoles comportavam.

PUBLICIDADE

Atualizável

BTAGFW Playstation
BTAGFW Playstation

A Sony tinha um monte de projetos pro PS2 quando lançou o console, como a possibilidade de fazer stream de vídeos e músicas pro console através da rede de casa e coisas que só acabaram dando as caras no PS3 mesmo. Uma delas foi a possibilidade de atualizar o console pra firmwares mais recentes, algo que acontece com todo mundo hoje em dia quando deixamos um videogame por mais de um mês desligado.

Na época, a Sony tinha a intenção de distribuir essas atualizações em disco e memory cards, e elas ficariam gravadas no cartão de memória do videogame, por causa da falta de espaço interno do PS2. No fim, eles deixaram essa ideia de lado, mas teve gente que aproveitou ela para lançar firmwares hackeados do Ps2 para rodar jogos piratas.

PUBLICIDADE

11 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.