4 jogos para verdadeiros estrategistas

O mundo dos games é uma verdadeira paixão da nova geração. Se há poucas décadas esse era um mercado de nicho, hoje em dia a indústria dos jogos já entrou de vez no entretenimento, muitas vezes influenciando e pautando até o que acontece em filmes e na internet. No Brasil, a coisa não é diferente, tanto que o país já é o terceiro maior em número de gamers em todo o mundo, com 95 milhões de jogadores de todos os tipos.

E exatamente por existirem jogos de tantos gêneros e formatos para diferentes plataformas, esse universo é extremamente diversificado e agrada a todos os públicos. E para aqueles que gostam de traçar estratégias para vencer, melhor ainda. Pensando nisso, criamos uma lista com quatro dos principais games para quem se considera um verdadeiro estrategista.

A série Civilization

É praticamente impossível falar sobre games de estratégia sem citar a franquia Civilization. Com o primeiro título lançado em 1991, aqui o jogador é responsável por criar uma sociedade do zero e evolui conforme suas estratégias, avançando em pontos como agricultura, exército, educação, religião, entre diversas outras coisas.

O game é baseado em turnos, onde se pode jogar com duas civilizações diferentes ou mais, dependendo do quanto você quer ser desafiado, e o objetivo é conseguir conquistar as outras cidades do mapa, principalmente através do seu exército.

Já existem 6 títulos de Civilization, sendo que o último foi lançado no ano de 2016 e conta com atualizações nos gráficos, na jogabilidade e também nas formas de evoluir sua sociedade.

Xadrez online

O xadrez é um dos jogos de estratégia mais populares de todos os tempos. E mesmo com o advento da tecnologia, ele não deixou de atrair adeptos. Muito pelo contrário, as partidas online costumam chamar a atenção de um grande número de usuários. A comunidade, além de ser muito apaixonada pelo jogo, também espalha conhecimento e estratégia, tanto que existem diversos sites para aprender a jogar.

Outra grande vantagem é que o xadrez online pode ser jogado através de diversas plataformas, principalmente no computador pessoal ou em dispositivos móveis como o smartphone ou tablet. Talvez por isso o jogo tenha se adaptado tão bem ao ambiente digital.

Blackjack online

Podemos dizer que o blackjack é um jogo de imprevisibilidade e que pode até mesmo surpreender. Isso porque, dependendo da “mão” que você tem, ou seja, da combinação de cartas que você recebe no início da partida, sua estratégia precisará mudar. Em outras palavras, é muito importante pensar de maneira rápida para que possa vencer o jogo.

Porém, a grande surpresa do blackjack é que você não pode contar apenas com sua estratégia. É claro que ela é fundamental, mas mesmo assim, o jogo pode te iludir ao virar cartas muito acima ou muito abaixo do que você esperava. Esse fator inesperado é provavelmente o grande atrativo do blackjack e ajuda a explicar porque ele faz tanto sucesso há séculos.

League of Legends

O jogo popularmente conhecido como LOL é, sem dúvidas, um dos maiores fenômenos da última década. Ele é, inclusive, um dos principais responsáveis pelo grande crescimento dos eSports no Brasil e no mundo.

A lógica por trás do League of Legends é bastante simples: duas equipes devem defender o seu totem ao mesmo tempo que precisam derrubar o da outra para vencer. De início, parece simples. Porém, o game conta com diversos tipos de personagens com diferentes skins, poderes e funções na partida.  Cada um deve fazer sua parte para que a equipe possa chegar ao objetivo.

O grande diferencial desse tipo de jogo, conhecido como MOBA (sigla para Multiplayer Online Battle Arena), é exatamente o fato de que as estratégias devem ser definidas em conjunto. Com o avanço da comunicação pela internet, títulos desse tipo se tornaram cada vez mais populares, o que é uma verdadeira alegria para quem ama traçar estratégias e colocá-las em prática com a ajuda de outras pessoas.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade