Fala, galera, tudo bom com vocês?
De vez em quando, as companhias tem ideias sensacionais de ações de marketing para promover games. De vez em quando não, e é incrível como ninguém percebeu que a ideia poderia dar muito errado.
Hoje, falamos sobre alguns desses casos, confira:
Resident Evil 6 – Vender partes de gente
Qual a comida favorita de zumbis? Pessoas, é claro. Qual a melhor forma de fazer propaganda de um jogo sobre zumbis se não dando partes de pessoas pros jogadores comerem? Olha, sinceramente, eu consigo pensar em várias, mas a Capcom não teve uma ideia melhor e abriu um açougue em Londres chamado Wesker and Son, que vendia carne em formato de partes do corpo humano. É óbvio que não era carne de gente de verdade, era só de mentirinha, mas ainda assim, é uma ideia bizarríssima que acabou atraindo publicidade negativa pra eles por lá.
Dante’s Inferno – Peque pra ganhar
Quem aí já leu A divina comédia? O clássico da literatura fala sobre os diferentes infernos para cada um dos pecados capitais e a viagem de Dante por eles. O jogo é uma releitura disso com muito whey, batata doce e sangue, e a EA achou que seria uma ótima ideia fazer uma campanha publicitária baseada no pecado.
A ideia da campanha era simples, você tinha que tirar fotos ousadas com booth babes durante a E3 e twittalas para o twitter de Dante’s Inferno. Quem ganhasse, iria ganhar uma noitada com duas acompanhantes.
Eu não preciso elaborar muito sobre o porque dessa campanha ter dado errada, né? Primeiro de tudo, nos EUA, prostituição é ilegal e quem contrata prostituição pode ser até preso, então a EA ter cafetinado duas moças não pegou muito bem pro lado deles. Fora isso, coitadas das booth babes que não tinham nada a ver com essa campanha e que tinham que ficar aturando os marmanjos querendo tirar fotos com elas.
Homefront e os balões
A THQ foi uma empresa com vários jogos legais que acabou falindo por causa de péssimas ideias. Uma dessas foi a campanha de promoção de Homefront. A companhia se uniu com a Gamestop em San Francisco e soltou 7 mil balões vermelhos na cidade numa ação de marketing que falhou miseravelmente quando a maioria dos balões parou no Rio San Francisco.
A prefeitura não gostou nada da ideia e nem da poluição que isso gerou e acabou multando a THQ em 7 mil dólares.
PlayStation Vita e a mulher de 4 tetas
A Sony da França, na época do lançamento do PlayStation Vita, decidiu fazer uma propaganda bizarríssima sobre o painel de toque na parte de trás do portátil colocando um anúncio de uma mulher de 4 peitos numa revista. Ela tinha dois na frente e dois nas costas, e o anúncio fazia uma alusão de como seria legal poder tocar na frente e atrás, como você pode fazer num PlayStation Vita. A única diferença entre o anúncio e o portátil é que o Playstation vita tem telas de toque, e não tetas de toque, então o anúncio, além de bizarro, acabou pegando bem mal por lá.
Comments are closed.