A 343 Industries, agora conhecida como Halo Studios, anunciou uma fase de reestruturação que marca uma nova era para o desenvolvimento da franquia Halo. A mudança inclui a utilização do motor de jogo Unreal Engine 5 para todos os seus próximos projetos, abandonando o antigo Slipspace Engine. A decisão tem como objetivo acelerar o processo de desenvolvimento e facilitar a contratação de novos talentos, proporcionando maior flexibilidade criativa ao estúdio.
Como parte dessa transição, a Halo Studios apresentou o Project Foundry, uma demonstração tecnológica que ilustra o potencial visual dos futuros jogos da série com o uso do Unreal Engine 5. Segundo Pierre Hintze, diretor do estúdio, os elementos mostrados nesse projeto servirão de referência para os próximos lançamentos. A demonstração inclui ambientes clássicos, como as paisagens do Pacific Northwest, e novas regiões como Coldlands e Blightlands, destacando o nível de detalhamento que o novo motor pode oferecer.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, elogiou a escolha do Unreal Engine 5 pelo Halo Studios, ressaltando a importância da colaboração para o futuro da série. Embora ainda não haja uma data de lançamento definida para os novos títulos, a equipe está focada em atrair novos colaboradores e preparar o terreno para o próximo capítulo da franquia.