Videogames podem nos transportar por jornadas épicas por mundos fantasiosos ou alienígenas, nos quais nos perdemos por dezenas — ou até mesmo milhares — de horas. No entanto, nem sempre estamos no clima para empreender jornadas tão grandiosas. Às vezes, tudo o que queremos é uma história rápida com começo, meio e fim, ou um jogo gostoso de jogar e que acabe em uma ou duas únicas sessões.
Pensando nisso, criamos uma seleção para quem tem pouco tempo para jogar, mas não quer deixar de se divertir por conta disso. Os games selecionados possuem temáticas e plataformas variadas, mas são unidos por um elemento forte: para terminá-los, você não precisa investir mais do que um total de 6 horas de seu tempo.
20 dos melhores jogos com até 6 horas de duração
Journey
- Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4 e PC
Lançado originalmente no PlayStation 3, Journey coloca você no comando de um personagem silencioso que tem como objetivo chegar a uma montanha distante. Com poucos desafios de plataforma e um multiplayer inteligente, o game é marcado pelos cenários lindos e por conseguir surpreender com sua simplicidade — e para terminá-lo não é preciso investir mais do que 2 horas de seu tempo.
Her Story
- Plataformas: PC, OS X, iOS e Android
Her Story é um game narrativo no qual você tem que tentar fazer sentido de uma investigação policial concluída há alguns anos. Usando somente um PC antigo com um sistema de buscas limitado, o jogador precisa assistir vídeos fora de ordem e ir montando as pistas de uma história que envolve traições e assassinatos. Bastante envolvente e intrigante, o game pode ser completado em aproximadamente 3 horas.
Far Cry 3: Blood Dragon
- Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X|S
Enquanto os jogos tradicionais de Far Cry trazem mapas imensos, Blood Dragon é uma experiência mais direcionada e viaja. Com um visual digno dos anos 1980, o game apresenta uma história de ficção científica repleta de elementos lisérgicos e muita ação — e uma quantidade generosa de robôs-dinossauros. Jogando com calma, dá pra terminar tudo em pouco mais de 4 horas e meia.
The Stanley Parable: Ultra Deluxe
- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S
Acostumado a seguir ordens sem questioná-las, um dia Stanley percebe que seu confiável PC não está mais recebendo comandos. Disposto a descobrir o que está acontecendo, o personagem decide sair da segurança de seu cubículo — e, junto a um narrador não muito confiável, descobre todo o mundo de possibilidades bizarras que o aguardam. Divertido, provocativo e surpreendente, o game pode ser completado facilmente em questão de 2 a 3 horas, dependendo do seu nível de curiosidade.
Inside
- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
Dos criadores de Limbo (outro ótimo game com curta duração), Inside é uma história bizarra sobre um garoto em fuga. Conforme a história linear se desenvolve, o jogador começa a questionar se ele está fugindo de um mero estado policial ou se há algo mais bizarro — e até mesmo sobrenatural — no que ele está fazendo. Após as 4 horas de duração do game, é difícil não passar alguns dias tentando entender o que aconteceu nele.
What Remains of Edith Finch
- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
A família Finch é conhecida por suas histórias de vida estranhas, que costumam acabar em mortes muito fora do convencional. Assumindo o papel de Edith, o jogador passar por uma coleção de pequenas histórias que narram eventos bizarros e emocionantes e a ajudam a entender porque a protagonista é a única sobrevivente de sua linhagem — tudo isso em poderosas 3 horas de duração.
Gone Home
- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
Após um longo período longe de sua família, você volta para a casa de sua infância somente para descobrir que ninguém está no local. Investigando cômodos e itens espalhados pelos cenários, o jogador não somente descobre porque ninguém está no local, mas também aprende muito sobre a história de sua família. Muitos jogos tentaram imitar a fórmula de Gone Home, mas poucos são tão efetivos quanto as duas horas da experiência original.
Undertale
- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
RPGs japoneses geralmente entregam histórias épicas e gameplays repletos de grinding, que exigem dezenas de horas de investimento. Undertale deixa muito disso de lado para contar uma história sobre o pacifismo e para mudar um pouco as regras básicas do que se espera do gênero. E o melhor de tudo é que ele faz isso muito bem em aproximadamente 6 horas, podendo quebrar só um pouquinho a barreira que estabelecemos.
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
Ok, podemos estar roubando um pouco com essa escolha, mas ela ainda é válida. Servindo como prévia de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Ground Zeroes traz toda a base de furtividade em mundo aberto de seu “irmão mais velho” em um cenário mais contido, mas não menos divertido. Sabendo o que fazer, dá pra terminar a missão principal em menos de 1 hora — mas vale a pena voltar para ela para conferir novas condições de jogo e recompensas variadas.
Portal
- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
Portal pode ser um jogo relativamente antigo, mas continua sendo uma das melhores experiências já criadas no mundo dos games. Contando com uma arma capaz de abrir portais entre dois pontos e acompanhado da divertida (e ameaçadora) GLaDOS, o jogador precisa encontrar uma maneira de escapar das experiências bizarras feitas por uma empresa de tecnologia — tarefa que vai levar aproximadamente 3 horas.
Super Metroid
- Plataformas: Super Nintendo, Nintendo 3DS, Wii U, Nintendo Switch Online
Entrando no campo dos jogos clássicos, Super Metroid é uma bela prova de que um jogo não precisa ter centenas de horas para ser marcante. A aventura de Samus Aran continua boa até hoje, oferecendo uma mistura perfeita entre exploração, combates e descobertas. A primeira jornada pelo game dura entre 4 a 5 horas, mas você pode reduzir esse tempo drasticamente quando já sabe a ordem do que é preciso fazer.
Firewatch
- Plataformas: PC, MasOS, PlayStation 4 e Xbox One
Firewatch é um jogo que pode ser bastante solitário. Nele você assume o papel de Hank, um homem de meia-idade que decide participar de uma brigada de controles a incêndios. Se no começo o game não tem muito a fazer, aos poucos o jogador vai conhecendo e interagindo com outros personagens, desenvolvendo relacionamentos que impactam sobre o desenrolar da trama. O game é bastante intrigante, e pode ser finalizado com facilidade em aproximadamente 4 horas.
Superhot
- Plataformas: PC, MacOS, Linux, Oculus Quest, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox
Superhot é um game de tiro em primeira pessoa bastante diferente. Não somente os gráficos são estilizados, como o título apresenta um mundo no qual o mundo só se move quando você decide fazer alguma ação. Com isso, muitos dos combates se tornam verdadeiros quebra-cabeças, nos quais é preciso se antecipar de forma inteligente aos movimentos inimigos. Bastante intenso, o game dura aproximadamente 2 horas em seu modo principal.
The Dark Pictures: Man of Medan
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
O primeiro episódio da antologia de terror The Dark Pictures é um jogo interativo no qual cada decisão e reação do jogador tem o poder de decidir quem vive e quem morre em uma história assustadora. O game também tem um modo multiplayer no qual cada jogador fica responsável pelo destino de um personagem em tela, tornando ainda mais divertida a jornada que dura aproximadamente 5 horas.
Katana Zero
- Plataformas: PC, MacOS, Linux, Nintendo Switch
4 horas. É de somente isso que Katana Zero precisa para conquistar com seu sistema de combates ao mesmo tempo ágil e muito estratégico. O game também se destaca por trazer um cenário futurista distópico e uma história intrigante, na qual começamos a nos questionar o que é real ou não depois de certo tempo.
Hotline Miami
- Plataformas: PC, MacOS, Linux, Nintendo Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation Vita, Android
Hotline Miami é um jogo de ação com uma dose generosa de violência. Assumindo o papel de um protagonista mudo, o jogador recebe diversas mensagens que o instruem a comete diversos massacres contra os membros da máfia russa. Com fases curtas e repletas de ação, o game também tem uma história surreal que inspirou diversos imitadores, nenhum dos quais conseguiu chegar ao mesmo nível de qualidade das 5 horas de duração do game.
A Way Out
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
Antes do sucesso de It Takes Two, a Hazelight fez seu primeiro teste em um jogo completamente multiplayer em A Way Out. Feito para você jogar com um amigo (seja presencialmente ou online), o game conta a história de dois prisioneiros que precisam trabalhar juntos para escapar de uma prisão. Conforme a trama se desenvolve, o jogador vai descobrindo que a missão vai muito além de seu objetivo inicial, resultando em um final surpreendente após suas 6 horas de duração.
Donut County
- Plataformas: PC, MacOS, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS
Em geral, jogos nos ensinam que buracos são algo mortal e que deve ser evitado. Donut County subverte essa lógica ao colocar o jogador no comando de um buraco, cujo objetivo é sugar para dentro de si todos os moradores e objetos de uma cidade habitada por animais simpáticos. Com somente 2 horas de duração, o game é aquela experiência casual com duração perfeita que ajuda a dar mais vida a uma tarde chuvosa.
A Short Hike
- Plataformas: PC, MacOS, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
A Short Hike tem um nome bastante descritivo do que os jogadores vão encontrar. Como um pequeno pássaro, os jogadores tem como objetivo escalar uma montanha situada no tranquilo e convidativo Hawk Peak Provincial Park. O jogo é bastante relaxante e repleto de NPCs para interagir, tesouros escondidos e pontos de pescaria, que podem ser explorados em somente 2 horas.
To the Moon
- Plataformas: PC, MacOS, Linux, Android e iOS
To the Moon é um game com tecnologias simples, mas um roteiro poderoso. Em um mundo futurista, a tecnologia evoluiu a ponto de permitir que pessoas próximas da morte vivam de maneira bastante realista seus desejos de vida mais profundos. Isso abre as portas para uma história profunda e marcante, que fica nas memórias dos jogadores após as poucas mais de 4 horas de sua duração total.
Oxenfree
- Plataformas: PC, MacOS, Linux, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS
O que deveria ser uma festa normal vira uma experiência sobrenatural para um grupo de adolescentes após o surgimento de um portal misterioso. Com desafios simples, o game tem como ponto forte sua narrativa, amparada em diálogos muito bem escritos e personagens carismáticos. Oxenfree dura aproximadamente 4 horas e, se você tem uma assinatura da Netflix, pode conferir em seu celular a versão completa do game para Android e iOS sem nenhum custo adicional.