Ter um PC fraco ou lento é uma eterna aventura procurando pelos melhores jogos que ainda rodem na máquina.
Mas isso não significa que sua máquina mais antiguinha vai ficar eternamente condenada a rejogar mais uma vez Diablo 2 ou jogos por navegador. Procurando bem, dá para encontrar muitos jogos bons, recentes e que respeitam quem tem um PC mais fraquinho. Confira agora 10 games que combinam todos esses elementos e devem ser conferidos por qualquer jogador.
10 melhores jogos para quem tem um PC Fraco ou Lento – Parte 1
Menções honrosas
Antes de começar a lista, vale a pena citar muitos jogos bons e relativamente leves que também vale a pena conferir: Cuphead, Far Cry 3, The Elder Scrolls V: Skyrim, Into the Breach, Untitled Goose Game, World of Warcraft Classic, Among Us, League of Legends, Hotline Miami 1 & 2, Super Meat Boy e Braid — a lista de jogos do PC é extensa e traz muita coisa boa que você pode jogar com uma máquina modesta.
Vampire Survivors
Requisitos
- SO: Windows 7
- Processador: Intel Pentium 4 ou mais recente
- Memória RAM: 1 GB
- Armazenamento: 250 MB
Não se engane pelos visuais simples: Vampire Survivors é um dos jogos mais legais do momento e se tornou um “queridinho indie” graças aos combates intensos e variados. Nele você assume o papel de um caçador de vampiros que precisa usar seus poderes para derrotar várias hordas de demônios.
Ainda no Acesso Antecipado do Steam, o jogo tem recebido atualizações frequentes que adicionam novas classes, desafios e recompensas que o tornam mais divertido e viciante. E o melhor de tudo é que, além de rodar em praticamente qualquer PC básico, ele também é baratinho e sai por só R$ 6 no Steam e também está disponível no Xbox Game Pass e certamente é um dos melhores jogos para quem tem um PC fraco ou lento.
Stardew Valley
Requisitos
- SO: Windows Vista ou mais recente
- Processador: Intel Core 2 Duo E8400
- GPU: Intel HD 3000
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento: 500 MB
Outro jogo desenvolvido de forma independente, Stardew Valley é um game de gerenciamento no qual você deve resgatar da falência uma fazenda abandonada. Além de trabalhar plantando e colhendo diferentes tipos de plantas, você vai poder fazer dinheiro criando animais ou explorando as riquezas de uma mina local.
No entanto, o que é mais legal no jogo são os relacionamentos que você estabelece com os personagens da cidade próxima. Marcado pela liberdade de escolhas, Stardew Valley é daqueles jogos em que é fácil perder centenas de horas e ainda assim descobrir coisas interessantes para fazer.
Disco Elysium
Requisitos
- SO: Windows 7
- CPU: Intel Core 2 Duo
- GPU: AMD Radeon HD 5450
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento: 20 GB
Para aqueles que preferem experiências mais “cabeçudas”, Disco Elysium é uma ótima escolha que explora as capacidades narrativas que só os games conseguem oferecer. Nele o jogador assume o papel de um policial que acorda de uma terrível ressaca que foi capaz de fazê-lo esquecer tudo o que fez nos últimos dias.
Isso permite que o jogador defina por conta própria a personalidade do protagonista, que pode ter diversas inclinações políticas e reações ao mundo a seu redor. O jogo é bastante recomendado para quem gosta de histórias densas com bastante leitura, e não se incomoda com experiências com doses reduzidas de combates.
XCOM 2
Requisitos
- SO: Windows 7
- CPU: Intel Core 2 Duo E4700 2,6 GHz|AMD Phenom 9950 Quad Core 2 2,6 GHz
- GPU: ATI Radeon HD 5770 1GB|NVIDIA Geforce GTX 460
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 45 GB
XCOM 2 pode ser um jogo exigente para quem deseja acionar todos seus efeitos visuais, mas também se adapta muito bem a hardwares mais modestos — você sabe que um jogo é bem otimizado quando ele tem uma GPU com a extinta marca ATI como um de seus requisitos. No jogo, você assume o comando de uma equipe especial que tem a dura missão de resistir a uma invasão alienígena.
O problema é que a invasão aconteceu há 20 anos e os alienígenas integraram a humanidade a seus planos de dominação. Para mudar esse cenário desesperados, o jogador vai ter que embarcar em diversas missões bastante desafiadoras enquanto monta uma equipe de elite com os soldados que conseguirem sobreviver a um sistema de combate com uma dificuldade brutal.
Este com certeza é um dos melhores jogos AAA para quem tem um PC fraco ou lento.
Persona 4: Golden
Requisitos
- SO: Windows 8.1
- CPU: Intel Core 2 Duo E8400|AMD Phenom II X2 500
- GPU: AMD Radeon HD 5770| NIVIDA GeForce GTS 450
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento: 14 GB
Lançado originalmente para PlayStation 2 e depois adaptado para o PlayStation Vita, Persona 4 é um game que surpreenderia caso exigisse um PC muito potente para rodar. No entanto, não se deixa enganar pela idade do game ou por seus gráficos simples: até hoje ele é um dos melhors RPGs japoneses da história e um favorito entre os fãs da série.
Nele você controla um estudante normal que vai viver com seus parentes em uma pequena cidade do interior e tem que frequentas aulas, praticar atividades esportivas e fazer amizades. Tudo isso enquanto leva uma vida dupla que envolve enfrentar demônios e descobrir quem é o assassino serial que tem atraído pessoas para dentro da TV para matá-las — ou seja, somente um ano normal do ensino médio.
Sleeping Dogs: Definite Edition
Requisitos
- SO: Windows Vista 64 Bit ou superior
- CPU: Intel Core 2 Duo 2,4 GHz|Athlon X2 2,7 GHz
- GPU: ATI Radeon 3870|NVIDIA GeForce 880 GT
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 20 GB
Um dos jogos de mundo aberto mais subestimados da história, Sleeping Dogs tem tudo o que título do gênero precisa: uma cidade interessante para explorar, diversas atividades secundárias e uma história intrigante. No entanto, o aspecto mais legal do jogo é seu sistema de combate, que mistura kung fu com elementos do ambiente para criar uma experiência bem impactante.
A Definitive Edition traz todos os DLCs do jogo original e diversas melhorias gráficas, que ficam evidentes mesmo em máquinas um pouco mais modestas. Além de continuar muito bom, o jogo está sempre presente nas promoções do Steam, onde costuma estar listado por preços que sequer chegam à marca dos 10 reais.
Monster Hunter Rise
Requisitos
- SO: Windows 10 (64 Bit)
- CPU: Intel Core i3-4130|Core i5-3470| AMD FX-6100
- GPU: AMD Radeon RX 500|NVIDIA GeForce GT 2030
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento: 36 GB
Um pouco mais exigente do que outros jogos listados até agora, Monster Hunter Rise ainda assim é um jogo bastante recomendado para quem não tem um PC muito poderoso. Isso porque as configurações do game escalam muito bem e garantem um bom equilíbrio entre fidelidade visual e desempenho em suas configurações.
Muito disso se deve às origens da aventura como um game para Nintendo Switch, plataforma conhecida por suas limitações. Isso não impediu a Capcom de criar um dos melhores jogos da série, que elimina gorduras e deixa o jogador se concentrar em caçar uma grande quantidade de monstros com táticas, características e recompensas diferentes — que você vai usar para criar itens que permitem repetir esse ciclo viciante com cada vez mais habilidades.
Facilmente um dos melhores jogos de 2022 e que roda num PC fraco ou lento.
Fortnite
Requisitos
- SO: Windows 7
- CPU: Intel Core i3 2,4 GHz
- GPU: Intel HD 4000
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 16 GB
Entre os motivos que ajudaram Fortnite a se tornar um dos games mais conhecidos e jogados do mundo está sua acessibilidade. Disponível para quase toda plataforma disponível atualmente, o game se adapta muito bem a praticamente qualquer PC, mesmo que ele não seja atualizado há um tempo considerável.
Originalmente pensado como um jogo de sobrevivência, ele fez sucesso de verdade quando a Epic Games lançou o modo Battle Royale em que 100 jogadores entram, mas somente um deles sai campeão. O game conta com atualizações constantes e diversas parcerias especiais com nomes como Star Wars, Marvel, DC Comics e vários artistas e atletas famosos.
Final Fantasy XII: The Zodiac Age
Requisitos
- SO: Windows 7 (64 Bits)
- CPU: Pentium G3260 3,0 GHz (2 núcleos)
- GPU: NVIDIA GeForce GTX 660|Equivalente da AMD
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 50 GB
Final Fantasy XIII também poderia ocupar esse lugar da lista, mas ele acaba indo para um capítulo da série com uma história bem menos confusa. Final Fantasy XII: The Zodiac Age é uma versão aprimorada do RPG de PlayStation 2 que ganhou gráficos atualizados, novas mecânicas e um sistema de evolução que antes só tinha saído no Japão.
Enquanto o protagonista Vaan é qualquer coisa, a trama que mistura intrigas políticas, personagens interessantes e um vilão digno de Dragon Ball garantem a qualidade do título. Mesmo que seu hardware não consiga tirar proveito do modo 60 FPS, esse ainda é um game que envelheceu muito bem e precisa ser conhecido.
Batman: Arkham City
Requisitos
- SO: Windows XP, Vista ou 7
- CPU: Intel Core 2 Duo 2,4 GHz|AMD Athlon X2 4800+
- GPU: ATI 3850HD 512 MB|NVIDIA GeForce 8800 GT 512 MB
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento: 17 GB
Se hoje podemos aproveitar bons jogos de super-heróis como Marvel’s Spider-Man, muito disso se deve ao que a série Arkham da Rocksteady fez no passado. Enquanto Arkham Knight é o capítulo mais recente, foi com Arkham City que a desenvolvedora atingiu seu ápice, permitindo que o jogador explorasse uma cidade gigantesca e sentisse que realmente era o verdadeiro Homem-Morcego.
Na trama, Bruce Wayne é enviado para dentro de uma prisão de segurança máxima que abriga os principais vilões de Gotham, e seu administrador também parece estar ligado ao mundo crime. Assumindo o manto de seu alter-ego, ele segue em uma missão na qual enfrenta vilões como o Pinguim, o Duas-Caras e o Coringa, entre outras ameaças. Mesmo um pouco antigo, o jogo até hoje é referência pra qualquer jogo de super-heróis.