Este post traz o guia da Water Temple do nosso Detonado de The Legend of Zelda: Ocarina of Time para Nintendo 3DS e Nintendo 64.
Zelda: Ocarina of Time – Water Temple
O Water Temple é conhecido por ser um dos templos mais desafiadores de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, exigindo que você ajuste constantemente o nível da água e use as Iron Boots para acessar diferentes áreas. É recomendado manter a Zora Tunic equipada para evitar afogamentos enquanto usa as Iron Boots.
A sala central é a principal referência para a navegação no templo. Caso tenha o feitiço Farore’s Wind, defina o ponto de retorno sempre nesta sala para economizar tempo.
Preparação do Caminho
- Entre na sala à direita da entrada, atravesse o corredor curto e use as Iron Boots para descer pela água. Empurre o bloco que você encontrará no túnel até onde ele puder se mover. Isso será útil posteriormente, evitando o retorno desnecessário a essa área.
Encontro com a Princesa Ruto
Volte para a sala central e afunde até o fundo usando as Iron Boots. Passe pelo corredor com duas tochas apagadas nas laterais para encontrar a Princesa Ruto. Ela nada para o topo, indicando a primeira área onde você pode ajustar o nível da água.
Diminuindo o Nível da Água
Remova as Iron Boots para flutuar até o topo. Lá em cima, você verá o símbolo da Triforce na parede. Toque Zelda’s Lullaby para abaixar o nível da água. Em seguida, entre pela porta onde estão novos inimigos que podem ser derrotados facilmente com o Hookshot quando estiverem na forma de rocha. Abra o baú para obter o Dungeon Map.
Obtenção da Primeira Chave Pequena
Após sair da sala, pule de volta para a área onde você encontrou a Princesa Ruto. Atire flechas através da tocha acesa para acender as duas tochas apagadas ao lado da porta. Se preferir, use o Din’s Fire para acendê-las. Ao passar pela porta destravada, você entrará em uma sala com criaturas chamadas Shell Blades.
- Dica: Para derrotar as Shell Blades, utilize o Hookshot quando elas abrirem a concha.
Assim que derrotar todas as criaturas, pegue a Small Key do baú.
Gold Skulltula #74
Volte à sala central com a água completamente drenada. Entre no túnel que leva a um beco sem saída com um piso enfraquecido. Coloque uma bomba para abrir caminho e nade até a nova sala. Acione o interruptor e use o Hookshot para alcançar a plataforma. O interruptor de diamante controla o portão; faça um spin attack para ativá-lo e abrir o portão, onde você encontrará o Gold Skulltula na parede.
Elevando o Nível da Água para a Metade
Na sala central, vá até a entrada bloqueada no lado oposto e empurre o bloco até ele cair, permitindo que você avance pelo túnel. O interruptor de diamante aqui cria um jato de água que você pode usar para cruzar o vão. Na próxima sala, pule no redemoinho e equipe as Iron Boots para ficar sobre o cano ao lado da cabeça de dragão de pedra. Use o Hookshot para atingir o interruptor de diamante na boca do dragão e, rapidamente, mire no alvo do túnel submerso à direita para puxar-se para lá. Tome cuidado com as Shell Blades e suba até a sala acima para pegar a Small Key do baú.
Obtendo o Compass (Bússola)
Com o nível da água na metade, retorne à sala central e procure uma plataforma com dois potes. Use o Hookshot para alcançá-la e siga os alvos do Hookshot até uma pequena sala com um baú. Mire no interruptor de diamante ao longe e abra o baú rapidamente para adquirir o Compass (Bússola).
Elevando o Nível da Água ao Máximo
Com a água no nível médio, suba até o lugar onde encontrou Ruto pela primeira vez. Use uma bomba para abrir a parede rachada e pegue outra Small Key. Volte à sala central e passe pela porta trancada no mesmo andar. Aqui, fique sobre um jato de água e mire no interruptor de diamante para se elevar, usando o Hookshot ou as flechas para acertá-lo. Ao retornar à sala central, toque Zelda’s Lullaby no símbolo da Triforce à direita para elevar o nível da água ao máximo.
Obtendo o Longshot
Atravesse para o lado oposto da sala central e entre na sala trancada. Elimine os Keese, desça para a plataforma abaixo e use o Hookshot para cruzar de plataforma em plataforma até chegar na porta trancada.
Gold Skulltula #74
Na sala da cachoeira, suba na plataforma estática do lado leste e use o Hookshot para pegar o Gold Skulltula na parede norte.
Na próxima sala, acione o interruptor para ajustar o nível da água. Elimine os Tektites, acerte o interruptor novamente para elevar as cabeças de dragão e use-as como alvos para o Hookshot. Avance até enfrentar Dark Link, que espelha seus movimentos. Use golpes sem Z-targeting para derrotá-lo ou utilize a Biggoron’s Sword para mais eficiência.
Após derrotar Dark Link, entre pela porta ao norte e pegue o Longshot do baú. Toque a Song of Time para fazer o bloco azul desaparecer, permitindo que você desça para a sala abaixo. No rio, use as Iron Boots para atravessar com segurança, ou nade e evite os redemoinhos.
Gold Skulltula #76: Após o segundo redemoinho, equipe as Iron Boots para alcançar o Gold Skulltula acima do terceiro vórtice. Elimine-o com o Longshot e suba na plataforma à esquerda.
Obtendo a Última Small Key
Mire na porta com o símbolo dourado e acerte-o com uma flecha para abrir temporariamente o portão. Use o Longshot para chegar rapidamente ao baú e pegue a última Small Key. Siga pelo corredor até uma sala familiar e retorne à câmara central para prosseguir no templo.
Obtendo a Chave do Chefe
Para conseguir a Chave do Chefe, você precisará ajustar o nível da água para o meio novamente. Primeiro, esvazie completamente o nível d’água na sala acima, onde encontrou a Princesa Ruto, depois eleve-o para o segundo símbolo da Triforce na estrutura central.
Gold Skulltula #72
Há um Gold Skulltula no alto da parede na estrutura central. Agora você pode facilmente alcançá-lo com o Longshot.
Na sala principal, a passagem ao sul está bloqueada por um portão de metal. Mire e dispare uma flecha no olho abaixo da porta e, em seguida, use o Hookshot para atravessar rapidamente antes que o portão se feche.
Esperamos que você tenha seguido o conselho inicial deste guia e movido o bloco de sua posição original, pois agora você pode empurrá-lo para o lado para acessar a sala atrás dele. Se não o fez, você precisará subir até o terceiro andar (com a água no nível máximo), puxar o bloco e retornar a este ponto. O baú dentro da sala fornecerá uma Small Key. Para voltar, você pode usar o caminho inicial que tomou ao mover o bloco ou utilizar Farore’s Wind.
Avançando para o Norte e Pegando a Chave do Chefe
Afunde até o fundo da sala central e entre na passagem ao norte. Remova as Iron Boots e suba na plataforma em frente aos espinhos. Use o Longshot para atravessar e alcançar a porta trancada. Esta sala tem um lago com Tektites, redemoinhos e pedregulhos rolando. Facilite a travessia eliminando os Tektites com flechas antes de atravessar.
Na próxima sala, derrote os Stingers com o Longshot. As paredes nos cantos sudeste e sudoeste podem ser destruídas com bombas, revelando uma passagem com um enorme bloco. Entre pelo canto sudoeste e empurre o bloco o máximo que puder, então vá até o canto sudeste e puxe o bloco. Empurre-o novamente do canto sudoeste para que caia e acione o interruptor, elevando o nível da água e permitindo que você alcance a porta no lado oeste. Na próxima sala, elimine os Tektites antes de ativar os jatos de água para atravessar o grande vão.
Gold Skulltula #73
Antes de entrar na água, olhe para a direita, onde as pedras se originam, para encontrar o Gold Skulltula na parede.
Espere uma pedra passar, entre na água à direita e equipe as Iron Boots. Elimine a Shell Blade com o Longshot e flutue até a última porta trancada. A Chave do Chefe o aguarda no próximo baú. Pegue fadas nos potes próximos, se precisar, e retorne à sala principal.
Rumo ao Chefe do Templo da Água
A porta do chefe está localizada no terceiro andar. Para elevar o nível da água ao máximo, volte para o segundo andar e toque Zelda’s Lullaby no símbolo da Triforce. Com a água no nível máximo, use o Longshot para atravessar até a estátua do dragão no lado norte e entre na porta. A última barreira antes da porta do chefe é uma rampa íngreme com espinhos móveis. Espere o momento certo e suba sem parar. Ao chegar ao topo, entre na Câmara do Chefe.
Chefe: Morpha
O núcleo vermelho de Morpha é seu ponto fraco. Fique nas plataformas laterais e evite as do meio, pois há espinhos nas laterais. Morpha segue um padrão repetitivo, invocando tentáculos que tentam agarrá-lo. Fique fora de alcance e use o Longshot para capturar o núcleo quando ele estiver se movendo entre os tentáculos. Quando o núcleo se aproximar, golpeie-o com a espada. Após algumas tentativas bem-sucedidas, Morpha invocará múltiplos tentáculos, mas apenas um conterá o núcleo. Repita a estratégia até derrotá-lo.
Colete o Heart Container e seja transportado para a Chamber of Sages, onde receberá o Water Medallion de Ruto.
De Volta ao Lago Hylia
Ao retornar ao Lago Hylia, você encontrará Sheik e verá o lago se encher novamente.
Gold Skulltula: À noite, use o Longshot para alcançar o topo da árvore onde Sheik estava. Haverá um Gold Skulltula no alto; elimine-o e colete o token.
Flechas de Fogo
Para obter as Flechas de Fogo, leia a placa perto do ponto de teletransporte do Lago Hylia. Ela dá uma dica sobre atirar “na luz da manhã”. Olhe em direção à ilha com os dois epitáfios e toque Sun’s Song para fazer o dia nascer ou a noite cair. Assim que o sol começar a nascer, mire e dispare uma flecha em direção ao sol nascente. Esse ato irá invocar o poder do sol para criar as Flechas de Fogo.
- Próxima Parte: Bottom of the Well
Com isso, completamos a parte da Water Temple do nosso Detonado de The Legend of Zelda: Ocarina of Time para Nintendo 3DS e Nintendo 64.