PUBLICIDADE
InícioDicasTurnabout Big Top (Caso 3) - Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice...

Turnabout Big Top (Caso 3) – Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All Detonado

Este guia faz parte do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All e cobre o Turnabout Big Top (Caso 3).

PUBLICIDADE
Conteúdo ocultar
1 Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All Detonado – Turnabout Big Top (Caso 3)

Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All Detonado – Turnabout Big Top (Caso 3)

Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice For All Detonado - Turnabout Big Top (Caso 3)

PUBLICIDADE

Você, Maya e Pearl saem do grande circo, tendo acabado de assistir ao show completo: ursos dançantes, elefantes em bolas, tigres passando por anéis e, claro, Maximillion Galactica. Seis meses se passaram desde o incidente na Kurain Village, e o Ano Novo está quase chegando. Maya e Pearl estão voltando para Kurain, mas Maya diz que voltará em breve. Você decide limpar o escritório, esperando que o Ano Novo seja feliz de verdade…

Wright & Co. Law Offices (1)

Você chega ao escritório e o encontra uma bagunça completa. Então você recebe uma ligação de Maya, que parece desesperada. Você descobre com ela que houve um assassinato no Berry Big Circus – o mesmo circo em que você esteve alguns dias atrás! A polícia prendeu o suspeito – Max Galactica, o ídolo de Maya. Maya quer que você vá ao Detention Center, já que ela é uma grande fã de Max (Espera! Ela é fã de Steel Samurai e agora disso também?!). Ela não está realmente lhe dando escolha. Vá para o Detention Center.

Detention Center

Aqui você encontrará o fabuloso Max Galactica em pessoa (seu verdadeiro nome é Billy Bob Johns), que faz um truque de cartas para Maya. Fale com Max.

  • Max Galactica: Max se gaba ao máximo, falando sobre sua recente vitória no “Grand Prix de Mágicos”, o prêmio mais prestigioso para mágicos.
  • Berry Big Circus: Ele ganhou grande fortuna com seu contrato com o Berry Big Circus.
  • O que aconteceu: Max diz que o diretor do circo foi assassinado. Max foi o último a ver Russell Berry e foi “convidado para interrogatório”.

Encontro com Russell: Max diz que Russell o convidou para seu escritório. Eles conversaram sobre nada de especial – apenas sobre o salário de Max. Ele diz que não falaram sobre mais nada, mas 3 Psyche-Locks indicam que ele está escondendo algo.

Apresente a Attorney’s Badge para Max. Max parece estar levando sua prisão bem demais. O quê!? Ele está sob suspeita de assassinato! Como ele pode encarar isso como uma piada? Após raciocinar com ele, Max finalmente quebra o personagem e começa a implorar por sua ajuda, pois tem uma família no interior para alimentar. Você concorda em ajudá-lo. Max então faz mais um truque de cartas para você e decide ter fé em você.

PUBLICIDADE

É hora de começar a investigar. Vá para a Circus Entrance se estiver jogando em qualquer versão que não seja a versão DS, a versão HD iOS ou a Steam 2019 Trilogy. Vá para o Wright & Co. Law Offices se estiver jogando a versão DS, a versão HD iOS ou a Steam 2019 Trilogy.

Wright & Co. Law Offices (2)

Agora vá para a Circus Entrance. Se estiver jogando as versões HD iOS ou Trilogy, certifique-se de apresentar o Perfil de Max Galactica para Maya primeiro para ganhar o troféu Naruhodo A. Wrighto.

Circus Entrance

Você está no Berry Big Circus novamente, desta vez para trabalhar. Você só vê a polícia aqui. Vá para o Big Top.

PUBLICIDADE

Big Top

Ao entrar, um tigre o ataca! Não se preocupe, alguém o controlará. Parece ser uma jovem, que diz que o tigre não morderia você. (Sério?) A garota se apresenta como Regina Berry, a domadora de animais do circo. Fale com Regina.

  • O que aconteceu: Regina diz que a vítima do assassinato é seu pai. Por algum motivo, ela está lidando bem com o incidente. Todos, exceto Regina, saíram do Big Top antes do assassinato…
  • Regina: Regina diz que ela e Regent (o tigre que o atacou) são melhores amigos desde a morte de Léon, o leão. Regina diz que seu pai o matou, mas ela não sabe o porquê.

Apresente o Perfil de Max. Regina aparentemente não sabia que Max foi preso. Regina diz que está com a mente em outras coisas.

PUBLICIDADE

“O que está na sua mente?”. Regina só quer contar para Maya, que está maravilhada. Maya diz que duas pessoas se declararam para Regina: Max e Trilo, um cantor tenor do circo. Regina deve ser um sucesso com os cavalheiros daqui.

Apresente o Perfil de Russell Berry para Regina. Regina diz que viu seu pai pela última vez correndo de seu escritório próximo, aparentemente com pressa.

Max teve uma reunião com o Ringmaster em seu escritório pouco antes do assassinato, certo? Vamos ver se houve mais nessa conversa. (Se estiver jogando as versões HD iOS ou Trilogy, certifique-se de examinar a escada próxima para a terceira conversa necessária para o troféu Ladders Vs. Step-Ladders.)

PUBLICIDADE

Vá para o Big Top – Ringmaster’s Room.

Ringmaster’s Room

Examine o envelope na mesa. É sobre o salário de Max, e é incrível! Phoenix, no entanto, vê que está datado de uma semana atrás. Ringmaster’s Papers serão adicionados ao Court Record.

Examine os pôsteres na parede perto do casaco de cauda. Maya, sendo a fã obcecada que é, já pegou um Max G. Promo Poster, que será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Depois de terminar, vá para o Lodging House – Plaza, através da Circus Entrance.

Plaza

Parece ser o lugar onde os artistas vivem. Você verá Gumshoe aqui. Fale com Gumshoe.

  • O Julgamento de Amanhã: Gumshoe dirá que o promotor deste caso será novamente Franziska von Karma. Maya então pergunta a Gumshoe sobre Miles Edgeworth (seu rival do primeiro jogo). Você e Gumshoe dizem a Maya que Edgeworth está “desaparecido”.
  • O que aconteceu: Gumshoe diz que Russell foi morto por volta das 10 PM, no local onde você está agora. Ele diz que a vítima morreu devido a um golpe fatal na cabeça. Gumshoe diz que há algo estranho na cena do crime.
PUBLICIDADE

Algo incomum: O que não se encaixa são as pegadas. Gumshoe mostra a você a foto da cena do crime. Parece que há uma caixa de madeira sob o corpo – os cientistas levaram a caixa para exame forense. Então você vê algo estranho: você pode claramente ver as pegadas da vítima, mas não as do assassino. É quase como se o assassino tivesse matado Russell enquanto “voava” (isso soa familiar?). A Crime Photo será adicionada ao Court Record.

Apresente o Perfil de Max. A arrogância de Max não o torna um criminoso, mas Gumshoe afirma ter provas da culpa de Max: um Silk Hat, que será adicionado ao Court Record. Gumshoe diz que os emblemas característicos de Max incluem um chapéu de seda, uma capa e rosas brancas. Ele também diz que há uma “testemunha ocular”.

  • Testemunhas oculares: Gumshoe diz que não pode contar, pois é a carta na manga da promotoria.
PUBLICIDADE

Gumshoe então diz que você não tem permissão para falar com a testemunha ocular. Claro, isso não vai impedi-lo, mas você não pode ir até lá agora. Em vez disso, vá para a Circus Entrance.

Circus Entrance (2)

Lá, você encontrará um homem que gagueja. Ele se apresenta como o ventríloquo do Berry Big Circus, Benjamin Woodman. Fale com Ben.

O que aconteceu: Ele não sabe muito sobre o que aconteceu.
Max Galactica: Tudo o que Ben consegue dizer é que Max “não é muito legal”. Ele menciona uma dor de cabeça.
Ventriloquism: Não há muitas informações vindas de Ben. Ele tenta dizer algo, mas sua gagueira deixa você nervoso.
Hora de ver essa “testemunha”. Vá para Moe’s Room via Lodging House – Plaza.

PUBLICIDADE

Moe’s Room

Você é apresentado a Moe, o palhaço (nome verdadeiro: Lawrence Curls), que conta piadas estúpidas (que Maya acha engraçadas). Fale com Moe.

Berry Big Circus: Moe conta um breve histórico do circo e de Russell Berry. Todos parecem gostar de Russell.

O que aconteceu: Moe diz que estava dormindo na noite do assassinato e que, enquanto estava dormindo, “deu uma espiadinha” no ocorrido. Isso significa que ele testemunhou o assassinato?

PUBLICIDADE

Russell Berry: Moe diz que Russell estava sempre à frente do seu tempo, sempre inventando novos elementos para o show. Moe admite que os números estão ficando velhos – até ele percebe que está “um pouco ultrapassado”. Ele culpa principalmente Max, que chamou Moe de “um dos engraçados”. Moe menciona algo sobre Max e o assassinato, mas para de falar antes de revelar mais.

O que você testemunhou: Moe diz que a polícia pediu para ele não compartilhar o que viu, mas após você contar uma piada ruim (que não impressiona ninguém), ele dá alguns detalhes. Depois que foi dormir, ele ouviu um grande “THUMP”. Ele olhou pela janela e viu a cena do crime, e “aquele mágico”. Será que ele está se referindo a Max?

Apresente o Perfil do Max. Moe parece odiar o cara. Na manhã anterior ao crime, Max “acertou” Ben (o ventríloquo que você conheceu mais cedo) na cabeça. Moe diz que você deveria investigar isso, já que “Gotti” há algo interessante lá. Ele te dá o Circus Map, que será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Vá para o Big Top – Cafeteria, via Big Top.

Cafeteria

Você encontra o local em desordem, provavelmente da noite anterior. Examine a broken glass bottle no chão. Lembra do que Moe disse sobre algo interessante? A Broken Bottle será adicionada ao Court Record.

Agora você precisa falar novamente com Max, pois talvez você tenha pistas suficientes para quebrar os Psyche-Locks dele. Vá para o Detention Center via Circus Entrance.

PUBLICIDADE

Detention Center (2)

Fale com Max.

  • Max Galactica: Max diz que os outros artistas não gostam dele por ciúmes – exceto por Regina, com quem ele está planejando se casar.
  • O que aconteceu: Max diz que após a reunião com Russell, ele decidiu sair para resolver assuntos importantes. Ele disse que voltaria em dez minutos, mas nunca voltou.
  • Após falar, apresente a Maya’s Magatama.

Psyche-Locks do Max: Meeting With Russell

Max diz que ele só conversou com Russell para negociar seu cachê, mas você sabe que foi por outro motivo. Quando perguntado o que foi, apresente os Ringmaster’s Papers. O contrato é datado de uma semana atrás, então Max não poderia estar negociando isso naquela noite!

PUBLICIDADE

1 Psyche-Lock Broken

Max admite que Russell o chamou ao escritório, mas não quer dizer por quê. Apresente a Broken Bottle. Max reconhece a garrafa ao vê-la.

1 Psyche-Lock Broken

PUBLICIDADE

Max está suando frio agora, mas ainda está escondendo mais uma coisa. Apresente o Perfil de Ben. Max provavelmente usou a garrafa para “acertar” Ben na cabeça. Foi assim que a garrafa quebrou, e porque Russell chamou Max ao escritório – para repreendê-lo por agredir um dos membros do circo!

1 Psyche-Lock Broken

Unlock Successful

PUBLICIDADE

Fale com Max novamente:

  • Meeting with Russell: Max diz que ele e Ben brigaram no refeitório por causa de uma certa pessoa – Regina. Ben disse a Max que ela estava apaixonada por ele, o que fez Max perder a cabeça. Russell então chamou Max ao escritório, onde Max percebeu que seria sua chance de pedir a mão de Regina em casamento. Russell concordou, e agora “minha docinho é minha docinho“. Ele só precisava “calar a boca dele”.
  • “Shut him up”: Max está se referindo a Trilo Quist, o fantoche de Ben. Sem Ben, Trilo não diria uma palavra, então ele escondeu o fantoche no escritório de Russell.
    Hora de encontrar Trilo e descobrir o que esse fantoche sabe sobre o assassinato. Vá para o Big Top – Ringmaster’s Room – ao longo do caminho, você não verá Ben e Regina na Entrance e no Big Top, respectivamente.

Ringmaster’s Room (2)

Examine o armário de troféus no lado esquerdo da sala. Você verá troféus de diferentes tipos. Russell parece ser multi-talentoso. Você também verá um fantoche aqui. É o desaparecido Trilo Quist, que será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Vá para o Big Top – Cafeteria.

Cafeteria (2)

Você verá Ben aqui. Fale com Ben.

  • O que aconteceu: Ben diz que não sabe de nada.
  • Berry Big Circus: Ben diz que está no circo há quatro anos. Ele não gosta muito de Regina. Se é assim, por que ele a pediu em casamento?
  • Apresente Trilo Quist a Ben. Você decide sair da cafeteria, mas é interrompido por alguém. É Ben, ou melhor, Trilo sendo falado por Ben… ok, só Trilo, que soa bem rude.
PUBLICIDADE

Fale com, ou melhor, Trilo (ele é o fantoche rude e barulhento, mais especificamente).

  • O que aconteceu: Trilo parece bastante desapontado com Russell. Tudo o que ele consegue dizer é que “Vovô levou uma pancada na cabeça”.
  • Berry Big Circus: Trilo não gosta muito do circo, mas ele está apaixonado por Regina. Ele está até pensando em se casar com ela. Casamento!? Isso soa familiar?
  • Fraude voadora: Trilo está acusando Max de assassinar Russell. Ele diz que ele e Ben estavam presentes quando o assassinato ocorreu!
  • Casamento: Trilo diz que escreveu uma canção de amor para Regina. Ele não canta a música inteira porque é algo particular.

Após a conversa, Ben e Trilo saem. Trilo disse que eles estavam lá quando o assassinato aconteceu. Isso significa que eles são testemunhas!? Vá para o Big Top.

PUBLICIDADE

Big Top (2)

Ao entrar, um macaco pula em você. O macaco foge… com seu Attorney’s Badge! Regina então aparece e decide ajudá-lo. Ela diz que o nome do macaco é Money. Fale com Regina.

  • Money, o Macaco: Regina diz que Money adora coisas brilhantes e as leva para “casa”. Ela não sabe exatamente onde fica, mas acha que Moe (o palhaço) pode ter uma ideia.
  • Ben & Trilo: Regina diz que Trilo é um cantor inteligente e maravilhoso, e que recentemente disse que a amava. Regina parece não conhecer Ben.
  • Proposta: Regina não sabia que tanto Max quanto Trilo a pediram em casamento. Ela se pergunta com quem deveria ficar. (Um fantoche ou um homem de verdade?)

Depois de terminar a conversa, vá para o Moe’s Room. Você não verá mais Gumshoe no Lodging House Plaza.

PUBLICIDADE

Moe’s Room (2)

Fale com Moe.

  • Regina: Moe diz que Regina nasceu e foi criada no circo, e passou toda a sua vida lá. Mesmo hoje, ela não sabe muito, se é que sabe alguma coisa, sobre o mundo exterior (parecida com Pearl). Como resultado, tudo o que vê de incomum no circo é normal para ela.
  • Money, o Macaco: Ele conhece o dono de Money e oferece para levá-lo ao quarto dele. Quando for dada a opção, escolha Go with Moe. Você se moverá automaticamente para o Acro’s Room.

Acro’s Room

Moe diz que este quarto pertence a Acro, um trapezista. Você vê uma pilha de objetos brilhantes, provavelmente onde está o seu Attorney’s Badge. Money, o Macaco será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Examine a pilha de objetos brilhantes. Você encontrará o seu Attorney’s Badge, que será devolvido ao Court Record. Você também verá um anel com a inscrição “From T to R”. The Ring será adicionado ao Court Record.

Phoenix decide concluir a investigação do dia. Ele não sabe o que acontecerá amanhã, mas pelo menos você sabe que Moe e Trilo serão chamados como testemunhas.

Fim da Parte 1 do Caso 3: Turnabout Big Top de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All.

PUBLICIDADE

Parte 2: Julgamento (Dia 1)

Max parece muito nervoso e quer leite para acalmar seus nervos. Ele se pergunta se deveria voar para dentro da sala de audiências para impressionar o público. Depois de dizer a ele para não fazer isso, Max pergunta se você faria. É impossível (embora você goste da ideia).

Começo do julgamento

Von Karma diz que a derrota no caso anterior não conta, e está certa de que você perderá desta vez. Ela chama Gumshoe ao estande e pede que ele descreva o caso.

Gumshoe’s Testimony: Details of the Events

  1. A noite do crime, estava nevando até 9:40 PM, tornando o ambiente extremamente frio.
  2. Todos os artistas do circo se reuniram no Big Top para praticar suas rotinas.
  3. A sessão de treino terminou por volta das 10 PM.
  4. O assassinato em si ocorreu na plaza em frente à lodging house, às 10:15 PM.
  5. A vítima foi encontrada curvada sobre uma caixa de madeira, morta.
  6. A causa da morte foi um trauma por objeto contundente que quebrou uma vértebra no pescoço.
PUBLICIDADE

Gumshoe apresenta o Autopsy Report de Russell Berry, que será adicionado ao Court Record.

Details of the Events: Contra-Exame

Pressione todas as declarações de Gumshoe:

  1. Primeira declaração: Havia uma tempestade de neve lá fora. Ela parou algum tempo antes do assassinato. Algo sobre isso parece significativo.
  2. Segunda declaração: Todos no circo estavam praticando: Regina, Moe, Ben & Trilo, etc. Durante a investigação, Gumshoe encontrou Money the Monkey, que pegou seu relógio de pulso.
  3. Terceira declaração: Todos seguiram com suas atividades após o treino, como de costume. Gumshoe diz que Max foi ao escritório de Russell para discutir seu salário (embora você já saiba que esse não é o caso).
  4. Quarta declaração: Gumshoe menciona uma testemunha, mas von Karma o chicoteia antes que ele possa dar mais detalhes.
  5. Quinta declaração: Gumshoe diz que a caixa era mais pesada do que parecia e estava trancada. A Wooden Box é adicionada ao Court Record. Você terá a opção de fazer perguntas; pergunte About the contents. Gumshoe diz que, como estava trancada, eles a levaram para a delegacia e a abriram. Dentro, encontraram uma garrafa cheia de pimenta. Pimenta? Qual o significado disso? A Small Seasoning Bottle é adicionada ao Court Record.
  6. Sexta declaração: Gumshoe diz que a arma do crime foi um objeto contundente. A arma ainda está desaparecida, e a polícia está à procura dela.
PUBLICIDADE

Depois de pressionar todas as declarações, von Karma chama outra testemunha ao estande, Benjamin Woodman.

Ben (ou Trilo, dependendo de como você vê a testemunha) testemunha o que viu. Como Ben quase sempre está em personagem, vamos assumir que Trilo está testemunhando. Prepare-se para uma rotina ridícula de ventriloquismo que você não veria em um tribunal normal!

Trilo’s Testimony: What You Witnessed

  1. Assim que o treino acabou, eu saí da tenda com o pateta… quer dizer, o palhaço.
  2. Quando chegamos à lodging house, eu deixei ele e fui até a plaza.
  3. Foi então que vi Max indo em direção à cena do crime.
  4. Ele era o único indo para lá… Como esse punk não pode ser o assassino!?
  5. Então a polícia apareceu e levou o mágico embora.
PUBLICIDADE

Trilo reconheceu Max por seu “CHAPÉU DE SEDA! CAPA! ROSAS BRANCAS!” Se Ben e Trilo “deixaram” o palhaço, Moe poderia ser o assassino? Von Karma lembra ao tribunal que um chapéu de seda foi encontrado na cena, então isso só pode apontar para Max como o culpado.

What You Witnessed: Contra-Interrogatório

Pressione a quarta declaração de Trilo. Ele está convencido de que viu Max, e apenas Max. Quando for dada uma escolha, escolha Ben only saw Max?. Você suspeita que Trilo estava esperando alguém mais do lado de fora. Quando for perguntado quem, apresente o profile de Russell Berry. Se Trilo viu Max, ele também deveria ter visto Russell, já que ambos, Russell e Max, foram para o escritório antes do crime. Von Karma, no entanto, diz que, como você ouviu isso do réu, sua veracidade é duvidosa. Se Max disse que estava no escritório no momento, por que Trilo o viu fora da tenda antes do assassinato? Poderia Max estar mentindo? Isso enfraquece sua alegação. Você continua com o Contra-interrogatório.

Pressione a quinta declaração de Trilo. Tanto Ben quanto Trilo estavam fora da tenda, mas por qual razão? Estava muito frio lá fora. Phoenix suspeita que eles poderiam estar esperando alguém. Quando for perguntado quem, apresente o profile de Regina Berry. Eles provavelmente estavam lá fora, esperando por Regina, e apenas Regina. No entanto, eles viram apenas Max. Além disso, se eles viram Max e apenas Max indo em direção à cena do crime, seria impossível que Russell tivesse sido morto enquanto eles estavam lá, porque eles nunca viram Russell!

PUBLICIDADE

Nesse ponto, Trilo admite que estava esperando por Regina. Ele queria propor casamento a ela. O fantoche testemunha sobre a proposta, para o desgosto de von Karma. O tempo da promotora é desperdiçado enquanto ela ouve a declaração de amor do fantoche para Regina.

Trilo’s Testimony: About the Proposal

  1. Não se surpreenda que eu estava planejando propor casamento à Regina!
  2. Eu até tinha algo para dar a ela…
  3. Guardei no meu bolso, esperando a chance de propor e entregar a ela.
  4. Claro, eu também estava com isso no bolso naquela noite. Era um presente para ela.
  5. No final, não consegui entregar a ela, então ainda está no meu bolso!

About the Proposal: Contra-Interrogatório

Pressione a segunda declaração de Trilo. Ele diz que “algo” é o anel de noivado. Von Karma quer seguir em frente, mas insista em continuar. Trilo vai revisar sua declaração.

PUBLICIDADE

Eu planejava dar um anel de noivado para Regina…

Ignore essa declaração e apresente o Ring na terceira, quarta ou quinta declaração. Trilo imediatamente reconhece o anel. Se Trilo diz que tem o anel no bolso, por que você tem ele agora? Trilo admite que Money the Monkey o roubou, já que ele adora objetos brilhantes. Ben diz que Money o roubou logo após Max passar por lá. Ben o perseguiu, mas Money fugiu.

O que você acabou de ouvir prova algo… Quando for perguntado o que, escolha Ben’s testimony has a flaw. Trilo havia dito que estava esperando na cena do crime por algum tempo depois que Max passou, mas agora ele disse que estava perseguindo Money. Nesse caso, é possível que outra pessoa tenha passado enquanto Trilo estava ausente.

PUBLICIDADE

Você pode escolher Ben doesn’t exercise enough, mas Maya vai fazer um comentário, sugerindo que você volte a jogar videogames com uma penalidade.

Trilo vai testemunhar mais uma vez sobre o que ele viu.

Trilo’s Testimony: Witnessing Max

  1. Eu admito que estava esperando naquela noite por Regina.
  2. Mas isso não muda o fato de que vi Max na plaza naquela noite!
  3. Ele apareceu depois de eu estar esperando lá por cerca de cinco minutos.
  4. Eu disse “boa noite” para ele, mas ele nem reconheceu minha presença.
  5. Tenho certeza absoluta de que era ele! Eu vi Maximillion Galactica na cena do crime!!
  6. Não há como eu confundir alguém usando aqueles três símbolos ridículos!
PUBLICIDADE

Trilo diz que ele e Ben estavam perseguindo Money por cinco minutos antes de voltarem para o local onde estavam esperando. É possível que a vítima tenha ido à cena do crime durante esses cinco minutos.

Witnessing Max: Contra-Interrogatório

Pressione a quarta declaração de Trilo. Ele disse “boa noite” para Max? Quando for dada a escolha do que é estranho, escolha Trilo’s evening greeting. Trilo disse algo gentil para a pessoa que ele realmente odeia. Por quê?

Pressione a sexta declaração de Trilo. Trilo e um coro (incluindo Maya e o Juiz) cantam “CHAPÉU DE SEDA! CAPA! ROSAS BRANCAS!”

PUBLICIDADE

Apresente a Broken Bottle ou o profile de Regina Berry na quarta declaração. Quando Max passou, Trilo provavelmente teria tentado começar uma briga. Mais cedo naquele dia, tanto Trilo quanto Max brigaram por Regina, e Max bateu na cabeça de Ben com a garrafa. Se isso for verdade, não haveria como Trilo simplesmente dizer “boa noite” e deixar passar.

Quando for perguntado o que Trilo realmente viu, diga He saw a different person. Quando for perguntado quem, apresente o profile de Russell Berry. Trilo provavelmente cumprimentou essa pessoa, porque viu alguém que não era Max. Se fosse Max, Trilo não teria sido tão agradável assim!

Isso deixa uma pergunta: Se alguém, vestido como Max, passou por Ben e Trilo, quem era? Von Karma diz que tem uma nova testemunha para chamar. O Juiz convoca um intervalo.

PUBLICIDADE

Moe’s Testimony: What You Witnessed (for real this time)

  1. A noite do assassinato, depois que o treino terminou, eu fui direto para o meu quarto.
  2. Vocês não têm ideia de como eu estava cansado naquela noite. Eu estava exausto.
  3. Eu pensei em ir direto para a cama, mas antes de dormir, olhei pela janela.
  4. Foi quando eu vi duas silhuetas! Elas estavam um pouco longe, no entanto!
  5. Era o Ringmaster, e ele estava com Max, que estava usando sua capa!
  6. Eu continuei observando, e de repente, Max acertou o Ringmaster na cabeça!

O Juiz avisa que se você pressionar Moe de maneira errada (sim, pressione!), você será penalizado! Bem injusto, não acha?

Para ajudar os iniciantes a evitar penalidades: Não concorde com a primeira declaração sobre a piada das oito horas e não pressione a segunda declaração. Pressionar a sexta declaração também deve ser evitado, pelo menos até você obter mais informações. Especialmente ao escolher Of course I don’t, isso resultará em uma penalidade.

PUBLICIDADE

What You Witnessed: Contra-Interrogatório

Pressione a terceira declaração de Moe. Em seguida, continue pressionando. Ontem, Moe disse que ouviu um grande “THUMP” do lado de fora. Moe diz que esqueceu de mencionar isso e revisa seu testemunho.

Eu ouvi um barulho enorme do lado de fora da janela, e foi isso que me fez olhar.

Pressione essa declaração. Moe diz que soou como se alguém tivesse sido atingido… com força.

PUBLICIDADE

Pressione a sexta declaração. Moe diz que não viu a arma do crime. Então o que ele viu? Você pergunta a ele se ele realmente viu o crime acontecer. Von Karma avisa que se você não puder responder, receberá uma penalidade ainda maior do que o normal – metade da sua barra de saúde! Quando for perguntado se aceita o desafio, diga Of course I do! Moe admite que viu a cena do crime DEPOIS de Max supostamente ter “acertado” Russell na cabeça, ou seja, ele não viu o crime ocorrer!

Moe admite que von Karma o fez mentir. No entanto, ele diz que realmente viu a silhueta. O Juiz pede para Moe testemunhar sobre a silhueta.

Moe’s Testimony: The Silhouette

  1. Estava um pouco longe, mas aquela sombra só poderia pertencer a Max.
  2. Não há dúvidas disso, especialmente porque eu vi seus símbolos característicos.
  3. Seu chapéu de seda. Aquela capa preta. Eles estavam todos lá!
  4. Seu rosto estava sombreado, mas não havia dúvida de que era ele.
  5. Sua capa estava esvoaçando ao vento, então eu não consegui ver muito bem o que ele estava carregando.
PUBLICIDADE

The Silhouette: Contra-interrogatório

Apresente o Max G. Promo Poster na segunda ou terceira declaração. Chapéu de seda e uma capa preta? E as rosas brancas? Moe diz que não havia rosas lá! Von Karma argumenta que estava escuro demais, mas você diz que as rosas eram brancas e deveriam ser visíveis. Von Karma então afirma que as rosas caíram, mas você rebate dizendo que a polícia as teria encontrado.

Lembre-se do testemunho de Trilo. Ele disse que viu os três símbolos, mas agora Moe diz que só viu dois.

O Juiz decide ouvir mais um testemunho de Moe.

PUBLICIDADE

Moe’s Testimony: The Silhouette, Part 2

  1. Não tenho dúvida nenhuma! Não havia rosas brancas naquela noite!
  2. No entanto, todos os outros símbolos estavam lá… Estou igualmente certo disso.
  3. Especialmente o chapéu de seda! Não há como eu esquecer as decorações dele!
  4. Ele estava usando o chapéu o tempo todo enquanto estava na cena do crime!

O Juiz avisa que, se você cometer um único erro, ele encerrará o julgamento e declarará seu veredito!

Para quem está começando, o ideal é não pressionar nenhuma declaração! O motivo é simples: Franziska te chicoteia e metade da sua barra de vida é reduzida! Portanto, não vale a pena, pois todas as declarações têm o mesmo efeito.

PUBLICIDADE

The Silhouette, Part 2: Contra-interrogatório

Apresente o Silk Hat na quarta declaração. O chapéu de seda foi encontrado na cena do crime, mas Moe diz que Max estava usando o tempo todo. Moe insiste que viu Max usando o chapéu o tempo todo.

Phoenix pergunta a Moe como o assassino deixou a cena do crime. Moe diz que ele simplesmente se virou e foi embora. O Juiz quer que você mostre uma evidência para contestar essa afirmação. Apresente a Crime Photo. Você pode ver as pegadas da vítima, mas onde estão as pegadas do assassino?

Moe decide testemunhar mais uma vez e promete contar a verdade desta vez. Von Karma fez com que ele escondesse a verdade, mas agora não haverá mais mentiras. Ela diz ao Juiz que ele terá a mesma opinião que ela: “Isso não é engraçado”.

PUBLICIDADE

Moe’s Testimony: The Truth

  1. Agora é a hora do nosso próximo segmento, “Moe sabe…”!!
  2. Tudo o que eu disse até agora é a verdade!
  3. Quando olhei pela janela, o Ringmaster estava caído e Max estava acima dele!
  4. Ele não estava usando suas rosas brancas, mas estava com o chapéu de seda!
  5. Foi quando eu vi… Ele…
  6. Agora é a verdade, prepare-se para isso!
  7. Ele voou! Ele saltou e voou pelo ar!!
  8. Ele voou para longe e desapareceu na escuridão!
  9. É por isso que não havia pegadas! Pessoas voadoras não deixam pegadas!

O assassino voou!? O Juiz pergunta o que você acha do testemunho. Diga o que quiser, pois Franziska irá te chamar de tolo de qualquer forma.

O Juiz quer saber como Max voou. Ele decide adiar o julgamento para o dia seguinte.

PUBLICIDADE

Max diz que ele realmente não pode voar; ele apenas usa fios invisíveis que o carregam pelo ar. Agora você terá que descobrir o verdadeiro criminoso “voador” e desmascará-lo (não literalmente, é claro).

Fim da Parte 2 do Caso 3: Turnabout Big Top de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All.

Parte 3: Investigação

Você começa de volta no Wright & Co. Law Offices. Converse com Maya se quiser; caso contrário, vá para o Detention Center.

PUBLICIDADE

Detention Center

Max diz que alguns produtores o convenceram a fazer um especial de TV que envolve ele escapando da prisão, mas se você não conseguir livrá-lo dessa antes do programa ir ao ar, ele estará acabado. Fale com Max:

  1. Night of the Murder: Max insiste que estava no escritório do Ringmaster no momento do assassinato.
  2. Today’s Trial: Maya diz a Max que ele deveria ser mais respeitoso com os outros membros do circo, mas Max diz que eles não têm ambição e que não aguenta isso. Max diz que ganhou um Grand Prix Internacional.
  3. Grand Prix: Max mostra uma foto dele no Grand Prix. Ele diz que poderia ter morrido feliz naquele momento e acha que todos os outros artistas deveriam sentir essa emoção. Ele te dá a Grand Prix Photo, que será adicionada ao Court Record. Ele quer que você mostre a foto para os outros membros do circo, isso vai te ajudar.

Vá para o Circus Entrance.

PUBLICIDADE

Circus Entrance

Você verá Ben e Trilo praticando uma nova rotina, onde eles estão cantando alternadamente. Maya devolve o anel para Trilo. Fale com Ben/Trilo:

  1. Today’s trial: Maya pergunta o que os dois viram. Trilo diz que achou que fosse Russell no início, mas não recebeu resposta quando disse olá, e ele notou os três símbolos. Se não fosse por isso, eles teriam pensado que era Russell.
  2. Marriage: Maya pergunta por que Ben e Trilo não procuraram Regina na tenda. Trilo diz que esperar do lado de fora foi mais conveniente. Por isso ele esperou: para ter certeza de que seu corpo estava ansioso por ela.
  3. Ventriloquism: Trilo diz que ele e Ben estão praticando para o Grand Prix. Ele parece muito ansioso para ganhar.

Vá para o Lodging House – Plaza.

PUBLICIDADE

Plaza

Você encontra um Gumshoe exausto, que diz que von Karma está aqui e atualmente investigando no quarto de Acro. Se o que Moe disse é verdade, então o assassino poderia ter voado pela janela de Acro. Além disso, devido ao julgamento de ontem, Gumshoe foi obrigado a ouvir todas as piadas de Moe por causa do acordo que fizeram sobre o depoimento.

Vá para o Big Top – Cafeteria.

Cafeteria

Você vê Moe lá. Depois de ser atormentado por mais uma piada, apresente a Grand Prix Photo. Moe diz que Max mostrou a foto para todos. Não só isso, mas ele faz todos reverenciarem seu busto “enorme” todos os dias e adorarem sua grandiosidade.

PUBLICIDADE

Fale com Moe:

  1. Today’s trial: Moe não parece ter gostado do julgamento, pois acha que contou uma piada “ótima”.
  2. What you witnessed: Moe diz que viu o que viu. Ele jura que viu o rosto de Max. Você não vê um Psyche-Lock, então ele deve estar dizendo a verdade.
  3. Max’s Bust: Moe diz que deveria estar na mesa nesta sala, mas foi roubado cinco dias atrás. Você vê a foto do busto no quadro de avisos. O Max G. Bust será adicionado ao Court Record. Moe diz que algo “mudou”.
  4. What changed: Moe diz que, no início do dia do crime, um pedaço de papel foi afixado no quadro de avisos. Ele não sabe de quem é, quem postou ou o que dizia, pois alguém arrancou metade do papel. Você vê a primeira parte do papel dizendo “para o assassino”. Assassino!? Parece importante! A Note será adicionada ao Court Record.

Você pode querer falar com Max sobre isso. Vá para o Detention Center.

PUBLICIDADE

Detention Center (2)

Apresente a Note a Max. Ele diz que já viu isso antes. Na manhã antes do assassinato, Russell viu a nota afixada na parede. Depois de lê-la, ele ficou furioso, arrancou o papel e o colocou no bolso de seu fraque. Max quer que você encontre a carta e a leia você mesmo.

O Ringmaster colocou no bolso do fraque, certo?

Max também quer que você fale com Regina sobre essa nota.

PUBLICIDADE

Vá para o Big Top – Ringmaster’s Room.

Ringmaster’s Room

Examine o pedaço de papel no bolso do fraque. Você o encontrará no casaco preto, próximo à cômoda, mais especificamente no lado direito, com o papel saindo do bolso. É a segunda metade da nota! Em sua totalidade, ela diz:

To The Murderer!
Eu tenho evidências conclusivas do que aconteceu.
Encontre-se comigo às 22:00 hoje na praça do alojamento.”

PUBLICIDADE

22:00!? Foi quando o assassinato ocorreu! A Note será atualizada no Court Record.

Vá para o Lodging House – Plaza.

Plaza (2)

Gumshoe diz que acabou de terminar a investigação no quarto de Acro. Você então ouve sons de bipes. Gumshoe diz que o som indica que von Karma está por perto e sai correndo. Von Karma a encontrará logo em seguida. Fale com von Karma:

PUBLICIDADE
  1. Tomorrow’s trial: von Karma diz que tem “evidências conclusivas” e uma “testemunha conclusiva”. É o acrobata, que afirma ter visto o assassino voar pela janela dele.
  2. “Revenge”: von Karma diz que veio aqui por vingança, não por seu pai, mas por Miles Edgeworth. Espere, Edgeworth!?
  3. Miles Edgeworth: Ela está aqui por Edgeworth, porque ele é como um “irmãozinho” para ela. Ela diz que você é a razão pela qual ele se foi.
  4. Edgeworth’s Death: Alguns meses após o caso que ocorreu há um ano, Edgeworth não pisou mais no tribunal. Um dia, ele “desapareceu”, deixando um bilhete dizendo “O promotor Miles Edgeworth escolhe a morte”. Morte!? Isso significa que ele está morto? Von Karma nega, acreditando que ele ainda está vivo em algum lugar. Ela diz que o bilhete significa que você matou o “promotor” dentro de Edgeworth.

Von Karma deixa o local e Maya se desculpa por ter mencionado o nome dele.

Você decide falar com o artista. Vá para o Acro’s Room.

PUBLICIDADE

Acro’s Room

Você encontrará Acro, que já estava esperando por você. Seu nome verdadeiro é Ken Dingling. Fale com Acro:

  1. Berry Big Circus: Quando ele era criança, os pais de Acro o abandonaram, e Russell o adotou. Ele cuidou muito bem dele. Tanto que Acro decidiu retribuir o favor se juntando ao circo. Acro sente que Russell estragou Regina. Você detecta um toque de rancor contra ela.
  2. Wheel Chair: Você pergunta por que Acro está em uma cadeira de rodas. Acro diz que se machucou durante o treino. Você então vê 3 Psyche-Locks. Algo mais aconteceu? Acro diz que danificou seus nervos há seis meses. O que aconteceu?
  3. What happened: Acro não estava aqui ontem porque estava no hospital. Ele contou à polícia o que viu, mas até hoje, estava convencido de que era apenas um sonho. O que ele viu?
  4. What you witnessed: Na noite do assassinato. Acro diz que estava dormindo quando ouviu um grande barulho. Ele olhou pela janela e viu Max voando. Essa é a mesma declaração de Moe!

Vá para o Big Top.

PUBLICIDADE

Big Top

Você é atacado novamente por Regent the Tiger, mas é salvo por Regina mais uma vez. Ela estava tentando ensinar uma lição para Money the Monkey. Converse com Regina:

  1. Russell Berry: Após seu pai, Russell, ter matado Léon the Lion, ele lhe disse uma frase que ela acreditou desde então: “Quando alguém morre, ele se torna uma estrela no céu.” Então, se alguém morre, as estrelas no céu, como seu pai, olham para ela, cuidando dela.
  2. Money the Monkey: Regina diz que Money roubou seu figurino de palco. Ela pede que você o recupere para ela. Você tem uma escolha. Não importa o que escolher, a resposta será a mesma.

Apresente a Note. Regina diz que já viu a nota e que ela estava em seu bolso na manhã do assassinato. Ela achou que, como não é uma assassina, a nota era destinada a outra pessoa. Então, ela a colocou no quadro de avisos na manhã do assassinato. A Note será atualizada no Court Record.

PUBLICIDADE

Apresente o Small Seasoning Bottle. Regina diz que o viu na cafeteria. Além disso, ela não é fã de pimenta.

Agora é hora de procurar o figurino de palco.

Vá para o Moe’s Room através do Lodging House Plaza.

PUBLICIDADE

Moe’s Room

Você encontrará Money lá. Você terá uma escolha. Não importa o que escolher, ele te dará o Stage Costume de qualquer maneira, que será adicionado ao Court Record.

Agora que você recuperou o figurino, volte para o Big Top.

Big Top (2)

Apresente o Regina’s Stage Costume. Regina dirá que o figurino pertencia, na verdade, a Léon the Lion. Converse sobre Léon. O treino de Léon deu errado, e ele mordeu alguém. Por causa disso, Russell ficou furioso e mandou sacrificar o leão. Léon será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Agora vá para a Cafeteria.

Cafeteria (2)

Parece que Moe ainda está por aqui. Converse com Moe.

Berry Big Circus: Desde a morte de Russell, Moe tem pensado em tentar ocupar o lugar do diretor. Moe quer superar uma tragédia. Superar o quê?

PUBLICIDADE

Get over it?: Você pergunta a Moe sobre a tragédia, mas dois Psyche-Locks aparecem, envolvendo um evento de “seis meses atrás”. Felizmente, você tem os itens certos. Apresente a Maya’s Magatama.

Moe’s Psyche-Locks: Get Over It!

Quando você tiver a chance de mostrar a causa do acidente, apresente Léon. O incidente aconteceu há seis meses, assim como a morte de Léon.

  • 1 Psyche-Lock Broken
PUBLICIDADE

Você pergunta a Moe quem estava envolvido. Moe diz que prometeu a alguém que não diria nada. Aparentemente, essa pessoa também estava envolvida. Quando tiver a chance, apresente o Acro’s Profile.

  • 1 Psyche-Lock Broken
  • Unlock Successful

Converse com Moe novamente.

PUBLICIDADE

Get over it?: Moe revela que durante o treino, Léon mordeu alguém gravemente. O nome dele é Bat, irmão de Acro e parceiro no trapézio. Ele não está morto, mas está em coma.

Acro’s brother: O irmão mais novo de Acro se chama Sean Dingling, mas todos no circo o chamam de Bat. Moe conta que Bat estava apaixonado por Regina. Para impressioná-la, Bat decidiu fazer algo ousado durante o treino: colocar sua cabeça dentro da boca de Léon. No entanto, Léon mordeu com um olhar estranho no rosto — como se estivesse sorrindo. Moe menciona que depois que Russell sacrificou o leão, decidiram não contar à polícia, com medo de que o circo fosse fechado por causa do acidente. O Bat’s Profile será adicionado ao Court Record.

Após a conversa, Moe acrescenta pimenta aos seus hambúrgueres. Maya espirra como resultado. Moe diz que Bat adorava provocar Regina com pimenta.

PUBLICIDADE

Vá para o Acro’s Room.

Acro’s Room (2)

Você vê Acro lá. Apresente a Maya’s Magatama.

Acro’s Psyche-Locks: About the Wheelchair

Acro insiste que seus ferimentos foram um acidente. Apresente Léon. Acro provavelmente foi atacado pelo leão.

PUBLICIDADE
  • 1 Psyche-Lock Broken

Acro pergunta por que ele foi atacado pelo leão. Você acha que ele realmente lutou contra o leão. Quando Acro pergunta por quê, apresente o Bat’s Profile. Bat foi atacado por Léon durante o treino, então Acro provavelmente atacou o leão para proteger seu irmão.

  • 1 Psyche-Lock Broken
PUBLICIDADE

Acro suspeita que Moe te contou. Moe não disse nada sobre Acro. Acro diz que foi apenas um acidente, mas você ainda vê um Psyche-Lock. Ele deve estar hesitante em mencionar alguém de quem ele não gosta muito. Quando tiver a chance de mostrar essa pessoa, apresente o Regina Berry’s Profile. Regina era a dona de Léon, e a tragédia foi causada por ele.

Acro diz que Regina nunca ensinou Léon a atacar pessoas, mas você sabe que ele ainda odeia Regina. Quando tiver a chance de mostrar como, apresente a Note. Todas as manhãs, Regina leva o café da manhã de Acro. Acro provavelmente escreveu a nota e a colocou no bolso de Regina.

  • 1 Psyche-Lock Broken
  • Unlock Successful
PUBLICIDADE

Converse com Acro novamente:

  1. Wheelchair: Acro confessará que Léon quebrou suas pernas seis meses atrás. Bat queria sair com Regina, então ele ousou colocar a cabeça na boca do leão para impressioná-la. Ele fez isso, mas foi mordido e acabou em coma. Desde então, Acro visita o hospital de vez em quando, esperando que os olhos de Bat se abram.
  2. Regina and Bat: Regina e Bat eram grandes amigos. No dia do incidente, Regina deu a Bat um presente: um cachecol. Parece que está coberto de sangue. Acro diz que Léon estava sorrindo quando atacou. Parece que Moe estava certo.

Parece que você deveria manter o cachecol aparentemente vital, mas von Karma aparece de repente e, tendo ouvido cada palavra, o tira de você. Ela também menciona que Acro estará no banco das testemunhas amanhã.

PUBLICIDADE

Isso conclui a investigação de hoje. Você acha que tem alguma chance contra von Karma, agora que ela tirou uma peça importante de evidência de você?

Fim da Parte 3 do Caso 3: Turnaround Big Top do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All.

Parte 4 – Julgamento

Você acredita que Acro provavelmente é o verdadeiro assassino, mas será muito difícil provar isso. Apenas pressionar Acro não será suficiente; você precisará apresentar evidências substanciais. Caso contrário, será a ruína certa para Max. Moe avisa que Acro “literalmente colocará sua vida em risco”. Além disso, Regina virá assistir ao julgamento. Moe diz que é para mostrar a ela que seu pai não “voou para as estrelas” quando morreu.

PUBLICIDADE

Início do julgamento

Von Karma chamará Acro ao banco das testemunhas, conforme previsto. Ela pede a Acro para testemunhar sobre o que ele viu na cena do crime.

Acro’s Testimony: What You Witnessed

  1. Acro: Era pouco depois das 10:00 PM, e eu estava descansando na minha cama.
  2. Acro: Por volta dessa hora, ouvi um grande barulho “THUMP” vindo de fora da janela.
  3. Acro: Então, alguns momentos depois, vi alguém… Voando… Bem pela minha janela.
  4. Acro: Era Max Galactica… Eu só o vi de costas, mas era o que parecia.
  5. Acro: Para ser honesto, quando vi isso, achei que estava sonhando…

What You Witnessed: Contra-interrogatório

Pressione a quarta afirmação de Acro. Acro reconheceu Max, ao deixar a cena do crime, pelo chapéu de seda e pela capa, mas não pelas rosas brancas, já que ele só viu as costas de Max. Quando for dada a opção de seguir em frente ou não, escolha There is a contradiction, e então apresente o Silk Hat para apoiar sua afirmação. O chapéu foi encontrado na cena do crime, então como Max deixou a cena ainda usando-o?

PUBLICIDADE

O juiz pergunta por que Acro mentiria para o tribunal. Escolha Acro is the real culprit. Von Karma e Acro discordam, pois Acro está em uma cadeira de rodas. Ele não poderia ter feito isso em sua condição. Von Karma até tem uma nota médica dizendo que Acro é incapaz de se levantar sozinho.

Von Karma agora suspeita que você tentará afirmar que Acro tinha um cúmplice. Quando for dada a escolha, escolha Of course he didn’t. Acro cometeu o assassinato sozinho. Quando você for perguntado onde ele cometeu o crime, no mapa do circo, apresente o Acro’s Room (3F). Como Acro é incapaz de sair do quarto, é o único lugar onde ele poderia estar quando cometeu o crime.

O tribunal agora pergunta se você tem evidências para apoiar sua afirmação. Escolha Present evidence, e então apresente o Max G. Bust. O busto é muito grande — em tamanho real, na verdade. É pesado o suficiente para matar alguém se fosse atingido na cabeça por ele — se fosse jogado de uma janela do terceiro andar, talvez? Pode parecer pesado, mas Acro é forte o suficiente para levantá-lo.

PUBLICIDADE

Sua alegação parece forte e até deixa Acro sem palavras. Parece que você está se aproximando da verdade, mas von Karma argumenta que o estado físico de Acro é a chave para este caso. Acro agora testemunhará sobre sua condição.

Acro’s Testimony: Acro’s Physical State

  1. Acro: Suponho que eu poderia ter levantado algo do tamanho daquele busto.
  2. Acro: Tenho um tronco forte por trabalhar como acrobata, e apenas minhas pernas foram feridas.
  3. Acro: No entanto, levantar o busto e olhar pela janela teria sido impossível.
  4. Acro: Não há como eu ter exercido esse tipo de força nas minhas pernas.
  5. Acro: Isso torna impossível para mim saber a localização da cabeça do diretor.
  6. Acro: Portanto, seria irrealista para mim derrubar o busto sobre ele. Não acha?

Esse testemunho parece muito convincente. Até o juiz não tem dúvidas. Mesmo assim, você prossegue com o contra-interrogatório.

PUBLICIDADE

Acro’s Physical State: Contra-interrogatório

Apresente a Wooden Box ou a Crime Photo em uma das afirmações cinco ou seis. Acro saberia exatamente onde estaria a cabeça de Russell, por causa da caixa de madeira. Você mostra a foto do crime ao tribunal — Russell parece estar curvado sobre a caixa. Quem colocou a caixa lá? Ben/Trilo viram o diretor (usando a capa e o chapéu de Max) sem a caixa, então a caixa deve ter sido colocada antes do assassinato.

Por que Russell estava agachado sobre a caixa? Provavelmente porque ele estava tentando levantá-la. É uma caixa pesada, então seria necessário agachar-se para levantá-la — com a cabeça diretamente sobre a caixa. Se o busto fosse jogado nesse momento, ele atingiria a cabeça da vítima em cheio!

O juiz, como de costume, perguntará quem colocou a caixa na cena do crime. Você responde que foi Acro. Você acrescenta que ele deve ter amarrado a caixa a uma corda e depois abaixado até a cena do crime.

PUBLICIDADE

Von Karma então argumenta que a cabeça do diretor poderia estar em outro lugar enquanto ele levantava a caixa. Você responde que isso seria impossível. Quando for perguntado por que, escolha The weight of the box. A caixa é bastante pesada, mas tem alças em ambos os lados para levantar — então, não importa o que aconteça, sua cabeça estaria no mesmo lugar ao levantá-la.

Acro pergunta se você se lembra da localização original do busto. Responda I remember (ou I forget para uma resposta humorística sem penalidade). O busto estava em uma pequena mesa na cafeteria, então como Acro conseguiu levar o busto da cafeteria para o seu quarto? Apresente Money the Monkey. Money adora coisas brilhantes, e o busto de Max tem material brilhante. Normalmente, quando Money vê algo brilhante, ele o leva para o quarto de Acro. Acro vasculhou a coleção de Money em busca de algo para usar como arma do crime e encontrou o busto, que era mais do que pesado o suficiente.

Isso faz de Acro o culpado mais provável, mas von Karma ainda não desistiu. Ela lembra que o assassino foi claramente visto na cena do crime. Von Karma pergunta quem (ou o quê) Moe realmente viu. Apresente o Max G. Bust. Moe afirma ter visto a silhueta de Max, mas ele não viu claramente Max em pessoa. Ele provavelmente nem viu um ser humano.

PUBLICIDADE

Von Karma argumenta que a silhueta estava usando uma capa, mas você diz que a capa poderia ter se prendido ao busto de alguma forma. Quando for perguntado quem colocou a capa no busto, apresente o Russell Berry’s Profile. Então, você explica o que aconteceu:

Na noite do assassinato, Acro abaixou a caixa de madeira ao chão com uma corda e depois colocou a corda no busto. Russell, que havia se encontrado com Max em seu escritório, saiu em direção à praça, enquanto usava o chapéu e a capa de Max. Ao passar, ele encontrou Ben e Trilo. Ele chegou à caixa e tentou levantá-la. Nesse momento, Acro deixou o busto cair, que atingiu o diretor na cabeça, matando-o. Quando o busto atingiu Russell, a capa voou dele e ficou presa no busto. Moe ouviu o impacto e olhou para fora — foi quando ele viu a silhueta de “Max”. Acro puxou o busto de volta, sem saber que Moe estava assistindo “Max” fugir da cena do crime.

Parece que você provou o método do assassinato, mas von Karma quer provas. Apresente o Max G. Promo Poster ou o Silk Hat. Lembre-se do depoimento de Moe de ontem. Ele disse que viu o chapéu de seda na capa. Se isso for verdade, e se o chapéu de seda foi encontrado na cena do crime, então o chapéu de seda que Moe viu era na verdade o busto. E quanto às rosas brancas que Ben e Trilo viram e Moe não, quando a capa se prendeu ao busto, as rosas desapareceram da visão de Moe porque estavam na frente da capa. Moe só viu as costas.

PUBLICIDADE

Von Karma ainda não desistiu e pede mais uma coisa: um motivo. Por que Acro mataria o diretor, o homem que ele tanto amava? O juiz decide chamar um recesso.

Você, Maya e Max estão conversando sobre o desenrolar do drama no tribunal quando Gumshoe interrompe a conversa. Gumshoe secretamente traz de volta o Scarf, que será adicionado ao Court Record. Agora você tem mais munição.

Ele também diz que tudo está indo “de acordo com o plano”. Mais importante, Gumshoe te conta uma mensagem do promotor: “Nada é realmente decidido até o final.” Como presente, Gumshoe entregou leite para Max beber. Quem será o promotor que entregou essa mensagem?

PUBLICIDADE

Se você verificar a descrição do Scarf, verá que ele está coberto de pimenta. Isso é crucial para o caso. Você logo entenderá o motivo.

Continuação do julgamento

Von Karma faz Acro testemunhar sobre seu relacionamento com o diretor.

Acro’s Testimony: About the Ringmaster

  1. Acro: Quando éramos pequenos, fomos abandonados pelos nossos pais.
  2. Acro: Foi então que o diretor do Berry Big Circus, Russell Berry, nos acolheu.
  3. Acro: Eu me tornei um acrobata aos nove anos de idade.
  4. Acro: Eu queria encontrar uma maneira de retribuir ao diretor. Esse era meu único propósito na vida…
PUBLICIDADE

Não há nada contra o que você possa se opor aqui, na verdade, não há necessidade de um contra-interrogatório. Quando perguntado se deseja continuar, escolha No need to question him now. No entanto, você também pode escolher Of course I’ll cross-examine, mas nesse caso, basta pressionar todas as declarações até o juiz encerrar o contra-interrogatório. O juiz então pedirá que você prove o motivo de Acro. Diga I can’t provide one. Se Acro matou o diretor sem motivo, ele poderia estar mirando em outra pessoa. Quando for perguntado quem, apresente o Regina Berry’s Profile.

Von Karma quer provas da sua afirmação. Apresente a Note. No dia do assassinato, você descobriu que Acro colocou a nota no bolso de Regina. Regina achou que não era para ela, então a colocou no quadro de avisos. O diretor, pai de Regina, viu a nota e fez o que ela dizia: foi à praça às 10:00 PM. Uma vez lá, seu destino foi selado.

Lembre-se do testemunho anterior de Acro. Ele disse que seria impossível olhar pela janela por causa do peso do busto. Se isso for verdade, ele não teria a força para olhar pela janela e ver que era o diretor na caixa, e não Regina, ainda assim ele assumiu o risco. Então, Acro não sabia, na hora, que ele realmente matou o pai de Regina, em vez de Regina Berry!

PUBLICIDADE

Solucionando o caso

O juiz perguntará se você sabe algo sobre essa nota. Diga I know all about it (ou not para uma resposta humorística sem penalidade). Von Karma quer provas. Apresente o Small Seasoning Bottle. A evidência decisiva mencionada na nota foi encontrada dentro da caixa de madeira. Esta é a evidência que Acro tentou mostrar para Regina.

Von Karma agora perguntará quem Regina “assassinou”. Apresente o Bat’s Profile. Embora tecnicamente ele não esteja morto, ele está em coma há seis meses. Von Karma mencionará que Bat foi mordido por um leão (Léon), porém, o leão era domesticado e Regina não treinaria Léon para matar pessoas, então foi apenas um acidente. Maya perguntará se você concorda que foi um acidente. Diga It was more than that (ou não para uma resposta humorística sem penalidade). Quando perguntado como, apresente o Scarf.

Acro revelará que o cachecol pertencia a Bat. Ele o recebeu como presente de Regina. Não só está coberto de sangue, mas Regina colocou muita pimenta nele. O tribunal fica em silêncio ao ouvir sua afirmação. Von Karma lembra que Léon mordeu Bat e isso não tem relação com o crime. Léon parecia estar sorrindo. Isso é impossível, como você explicará, pois o leão estava, na verdade, espirrando por causa de toda a pimenta que Regina colocou no cachecol. Bat perdeu a consciência depois disso, e Acro, sendo irmão de Bat, ficou furioso com a dona de Léon e a pessoa que deu o presente a Bat (Regina), e decidiu matá-la!

PUBLICIDADE

Agora você provou o motivo de Acro para a “tentativa” de assassinato, mas Acro ainda não desistiu. Você precisa de mais uma coisa para provar: evidência. Há alguma prova de que Acro deixou cair o busto na cabeça do diretor? Além disso, onde está o busto agora? Quando for dada a opção, escolha See how things work out first, pois von Karma já verificou o quarto de Acro e a arma do crime não está lá.

Parece que você não tem nada para provar. O juiz agora está pronto para encerrar o contra-interrogatório. Nesse momento, um “Hold it!”. É Maya, que pede mais tempo. Após um pouco de encorajamento da parte dela, você é solicitado a dizer onde o busto está agora. Quando for dada a escolha, diga que está somewhere in this courtroom. Em seguida, escolha que a arma está in the witness’ stand. Von Karma revistou o quarto de Acro, e Acro não poderia sair com o busto, então, quando von Karma procurou, Acro não teve escolha a não ser colocá-lo debaixo de sua cadeira de rodas, para garantir que von Karma não o encontrasse.

Atenção

Sobre essa última parte de “onde está o busto”, há uma grande penalidade se você escolher a resposta errada. Se você escolher o circo, Franziska apontará que já revistaram essas salas. Dentro do tribunal, se você escolher o Prosecutor’s Bench, será chicoteado por Franziska até ser literalmente nocauteado e sofrer amnésia, esquecendo quem é Maya. Mas o Judge’s Bench? Você recebe o dobro da penalidade! Se estiver jogando na versão HD do iOS, você receberá a conquista Wrath of a Judge como prêmio de consolação. Fim de jogo? Então siga as instruções acima para finalizar o caso de uma vez por todas!

PUBLICIDADE

A verdade revelada!

Acro finalmente desiste e revela o busto de sua cadeira de rodas. Ele também explica o que aconteceu com a capa: ele a queimou até virar cinzas e jogou fora assim que viu von Karma enviar uma equipe de busca. Ele também confessa que matou o diretor inadvertidamente.

As últimas palavras de Acro no banco das testemunhas são bastante tristes. Bat só queria que Regina gostasse dele, então ele espalhou pimenta sobre ela. Regina espirrou muito e decidiu se vingar de Bat, então pegou um cachecol e o cobriu de pimenta. Desde a hospitalização de Bat, Regina acreditava que Bat estava morto, mas estava feliz, pois acreditava no mito de que as pessoas se tornam estrelas quando morrem. Sua felicidade irritou e eventualmente enfureceu Acro, que acabou surtando e fazendo o que você provou.

Uma história muito triste, mas aqui está algo que vai te animar:

PUBLICIDADE

Maximillion Galactica julgado como NÃO CULPADO!

O que realmente aconteceu

Foi há cerca de seis meses. Bat e alguns outros membros do circo estavam apaixonados por Regina Berry, a domadora de animais do famoso Berry Big Circus. Bat sempre provocava Regina borrifando pimenta nela. Regina espirrava o dia todo e todos riam dela. Um dia, Regina decidiu se vingar.

Regina pegou emprestado um cachecol e espalhou pimenta por todo ele. Ela então deu de presente para Bat, para que ele pudesse espirrar o dia todo. O que começou como uma brincadeira acabou se tornando uma tragédia. Após receber o presente, Bat, durante um treino, decidiu impressionar Regina e colocou sua cabeça dentro da boca de Léon, um dos “amigos” de Regina. O leão era domesticado, então nada poderia dar errado, certo?

PUBLICIDADE

Errado! Assim que Bat colocou a cabeça na boca de Léon, a pimenta do cachecol alcançou o nariz do leão, fazendo-o espirrar e morder Bat gravemente, deixando-o inconsciente. Acro, irmão de Bat, testemunhou o incidente e lutou contra Léon para salvar a vida de seu irmão. Durante a luta, ambas as pernas de Acro foram quebradas.

Mais tarde, Russell Berry, o diretor do Berry Big Circus e pai de Regina, ficou furioso e chamou Léon para fora da tenda do circo, onde disparou sua arma no leão, matando-o. O diretor, então, falsamente informou Regina que, quando as pessoas morrem, elas se tornam uma das estrelas no céu e ficarão observando de lá. Regina acreditou no pai e, como resultado, aceitou bem a morte de Léon.

Acro e Bat foram levados ao hospital. O ferimento de Acro foi tão grave que ele foi forçado a usar uma cadeira de rodas. Bat entrou em coma e permanece assim até hoje. Regina achava que Bat estava morto, mas não se preocupava; na verdade, ela continuava tão feliz e inocente como sempre, o que irritava Acro cada vez mais, já que a vida de seu irmão estava em risco. Seis meses após o incidente, Acro finalmente perdeu o controle e decidiu matá-la.

PUBLICIDADE

Em 27 de dezembro, Acro escreveu uma carta anônima destinada a Regina, chamando-a de assassina e dizendo para ela ir à praça às 10:00 PM. Ele colocou a carta no bolso de Regina enquanto ela o levava à cafeteria, onde Maximillion Galactica e Benjamin Woodman/Trilo Quist estavam brigando por Regina. Max perdeu a paciência e bateu na cabeça de Ben com uma garrafa de suco. Regina eventualmente percebeu a carta e achou que era destinada a outra pessoa, então a colocou no quadro de avisos. O diretor acabou percebendo a carta, a leu, rasgou-a e colocou no bolso, furioso.

À noite, o diretor, após o treino, chamou Max ao seu escritório por causa do que ele fez com Ben. Enquanto isso, Acro se preparava para o crime. Ele olhou para a pilha de objetos brilhantes que Money the Monkey tinha feito (normalmente, Money pega objetos brilhantes e os leva para o quarto de Acro) em busca de uma arma e escolheu o busto de Max, que ele havia ganhado recentemente em um Grand Prix. Ele amarrou o busto sobre uma caixa de madeira, onde estaria seu alvo, e esperou pelo momento certo.

O diretor disse a Max para ficar em seu escritório e decidiu ir à praça disfarçado. Ele pegou o traje de Max, que consistia de um chapéu de seda, capa e rosas brancas, e usou-o para se disfarçar. Ao longo do caminho para a praça, ele foi notado por Ben e Trilo, que estavam esperando do lado de fora por Regina, para propor casamento a ela. (O anel que eles seguravam havia sido roubado por Money)

PUBLICIDADE

O diretor finalmente chegou à caixa e a abriu para encontrar o frasco de tempero de pimenta, que Regina havia usado na brincadeira que causou tudo isso. O diretor tentou pegar o frasco, colocando sua cabeça sobre a caixa. Acro ouviu o que estava esperando, mas não podia ver quem estava lá embaixo, pois olhar pela janela do terceiro andar poderia arriscar ele cair junto com o busto. Acro aproveitou a oportunidade e soltou o busto, que caiu na cabeça do diretor, quebrando sua coluna e matando-o instantaneamente.

A força do impacto fez com que a capa que o diretor estava usando se prendeu ao busto. O barulho do impacto acordou Moe the Clown, que viu uma silhueta que parecia ser Max. Acro começou a puxar o busto de volta, sem saber que Moe estava assistindo. Moe viu a silhueta subir do chão e pensou que tinha visto Max voando para longe da cena do crime. Ele nunca viu as rosas brancas, porque elas estavam na frente da capa, e Moe só viu as costas.

A polícia chegou e levou Max embora, já que Ben/Trilo e Moe disseram que o viram na cena.

PUBLICIDADE

Acro tentou esconder as evidências dos investigadores queimando a capa até virar cinzas e escondendo o busto sob sua cadeira de rodas.

Turnabout Big Top: Final

Regina está chorando depois do que acabou de ouvir no julgamento. Ela quer saber se Acro ainda está planejando se vingar dela. Diga I don’t think so. Regina quer uma prova. Apresente o Bat’s Profile. Bat ainda está vivo, e Acro não queria ser pego porque ele queria ver Bat abrir os olhos novamente. Regina agora promete ficar ao lado de Bat e esperar até o dia em que ele finalmente acordar.

Como o diretor se foi, Moe decide ocupar o lugar dele e promete fazer do Big Berry Circus o melhor circo que alguém já viu. Max concorda e decide se juntar e convencer Regina a vir também.

PUBLICIDADE

Então ouvimos uma conversa telefônica anônima entre um homem e Gumshoe. Aparentemente, o homem sabia o que aconteceu recentemente. O homem planeja voltar para onde Phoenix vive. Gumshoe desliga enquanto espera um rosto muito familiar voltar para seu escritório. Espere ver Miles Edgeworth no próximo e último caso do jogo.

Com isso, encerramos essa parte do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All que cobre o Caso 3: Turnabout Big Top.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.