Este guia faz parte do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All e cobre o caso The Stolen Turnabout (Caso 2).
Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations – The Stolen Turnabout (Caso 2)
Parte 1 – Investigação
No capítulo 2, The Stolen Turnabout, do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations, o caso se desenrolará por diversos dias, alternados entre investigação e julgamento.
Wright & Co. Law Offices
Maya anuncia que ela e Pearl estão prestes a fazer algo grandioso. Pearl empurra um pôster em sua direção. Parece ser a The Sacred Urn de Kurain Village (cidade natal de Maya e Pearl, caso você não se lembre). O pôster diz que elas estão prestes a fazer uma exibição de tesouros. Maya e Pearl estão te convidando para visitar esta noite. A exibição só começa na próxima semana, então o gerente enviou ingressos VIP para elas.
Phoenix apresenta você (o jogador) para Maya e Pearl. Ele dá um breve histórico sobre o que sabe das duas até agora. Jogue os dois jogos anteriores de Ace Attorney para saber mais sobre Maya e sua família.
Você decide relutantemente ir com elas (por causa da presença de Pearl). O Treasure Exhibition Poster será adicionado ao Court Record.
Você vai automaticamente para a exibição.
Main Exhibition Hall
Uau, sinta a nostalgia, Maya diz que alguém está te esperando no porão.
Agora você tem seu primeiro momento de jogabilidade de investigação no jogo. Você tem quatro opções principais: Examine, Talk, Move e Present. Você pode escolher Examine para verificar mais da sala em que está, mas agora é necessário escolher Move. Você será dado opções de para onde se mover, escolha Basement Warehouse.
Nota: O painel dobrável está relacionado ao jogo anterior, Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All, no caso “Reunion, and Turnabout”, em que o painel dobrável teve um papel importante: havia um buraco de bala nele. No final, Ini Miney/Mini Miney foi considerada culpada junto com Morgan Fey como sua cúmplice no assassinato do Dr. Grey.
Basement Warehouse
Lá, um rosto familiar te cumprimenta. Ei, é Adrian Andrews! A mulher que você salvou no jogo anterior! (Jogue “Farewell, My Turnabout” em Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All para saber mais sobre ela.) Ela parece bastante diferente de quando você a conheceu, com roupas pretas, rabo de cavalo e uma atitude alegre. Agora você pode falar com Andrews. (Se estiver jogando as versões HD no iOS ou a trilogia, examine a escada atrás dela primeiro para a quarta conversa necessária para a conquista Ladders Vs. Step-Ladders.) Você será dado os seguintes tópicos:
- Adrian Andrews: Ela esteve envolvida no caso “Nickel Samurai”. (Maya não se lembra, pois estava sendo mantida refém por um assassino, Shelly De Killer.) Isso aconteceu há sete meses. Desde então, Andrews desistiu de ser gerente e agora trabalha como você a vê.
- Lordly Tailor: O Lordly Tailor está celebrando seu 200º aniversário. Esta sala parece bem protegida.
Agora, pan para a direita (você deve ver duas setas na parte inferior da tela) e examine uma estátua dourada. Parece a estátua de Ami Fey, a pessoa que inventou a técnica Kurain Channeling Technique. A estátua chegou esta manhã. A Ami Fey’s Golden Statue será adicionada ao Court Record.
Na versão WiiWare, pressione o botão Minus para pan para a direita, mova o cursor com o dpad neutro e examine com o botão A.
Você nota algo estranho que a estátua está segurando. Andrews dirá que é a Kurain Shichishito, uma espada cerimonial.
Depois de completar essas tarefas, você volta para o escritório e espera pela abertura da exibição.
Wright & Co. Law Offices (2)
No dia seguinte, Maya chega com uma notícia terrível: Pearl liga a TV e você ouve que houve um roubo de tesouro. O ladrão é conhecido como o renomado ladrão fantasma, Mask☆DeMasque. Maya diz que aconteceu no Lordly Tailor. O tesouro mais valioso deles foi roubado, a Sacred Urn! Fale com Maya:
- Sacred Urn: Maya lembra que a urna deveria conter o espírito de Ami. Por que diz “I AM” nela? (Você deveria saber.) A Sacred Urn será adicionada ao Court Record.
- What to do: Maya diz que você deve pegar o ladrão.
- Last year’s incident: Você se lembra do caso que assumiu há um ano. Você é lembrado de que Pearl acidentalmente a quebrou. Ela tentou consertá-la, mas em vez de “AMI”, dizia “I AM”.
Mova-se para o Main Exhibition Hall.
Main Exhibition Hall (2)
Parece que tudo está como ontem. Então, você encontra outro rosto familiar, o detetive Dick Gumshoe! Fale com Gumshoe:
- What happened: Aparentemente, a Sacred Urn foi roubada por Mask☆DeMasque. A urna estava no Basement Warehouse, onde um “Ace Detective” está investigando atualmente.
- Mask☆DeMasque: O sujeito é um ladrão fantasma. Ele envia cartões de visita quando está planejando um roubo.
- Ace Detective: Gumshoe dirá que o “Ace Detective” investigou os últimos quatro roubos de Mask☆DeMasque. Ele conseguiu recuperar o quarto tesouro roubado.
- Calling card: A imagem na frente é o emblema de Mask☆DeMasque. Gumshoe diz que não deve ser revelada ao público. O DeMasque’s Calling Card será adicionado ao Court Record.
Depois de falar, mova-se para o Basement Warehouse.
Basement Warehouse (2)
Você encontrará o “Ace Detective”, que se apresentará como Luke Atmey. Ele gosta de usar sua lupa no olho direito e adora se exibir. Além disso, sua frase favorita? Zvarri! Essa palavra ficará presa em Maya e em você até o final do jogo. Para se divertir um pouco, você se apresenta como um Ace Attorney, Ace Spirit Medium da Maya, e Ace Cousin-Apprentice de Pearl. Fale com Atmey.
- Ace Detective: Atmey dirá que está na cola de Mask☆DeMasque desde o primeiro roubo e que, certa vez, devolveu um dos tesouros roubados. Você repara na joia no anel de Atmey. Ele diz que é uma recompensa.
- Mask☆DeMasque: Nada de novo aqui. Ele apenas conta uma história.
- The night of the crime: Atmey revelará que foi chamado 10 dias antes do cartão de visita ser recebido. Ele foi chamado antes do cartão chegar!? Foi Andrews que o chamou, temendo que algo ruim acontecesse, e aconteceu. Depois disso, Atmey armou uma armadilha para Mask☆DeMasque e esperou sozinho, sem chamar ajuda de um “grupo inútil de incompetentes” (a polícia). Ele se escondeu em um lugar tão secreto que nem os guardas o notaram. Ele esperou na entrada, mas ninguém passou por lá. No entanto, a Sacred Urn desapareceu de qualquer forma. Como isso é possível?
Atmey não permitirá que você investigue, então apresente a ele o DeMasque’s Calling Card. Isso fará com que Atmey mude de ideia e vá embora. Ele diz para você encontrá-lo em seu escritório.
Antes de fazer isso, vamos dar uma olhada ao redor. Examine a caixa de madeira no chão. Maya a fez para conter a Sacred Urn.
Em seguida, examine a Shichishito no chão. O que ela está fazendo aqui? E por que está torta? Não estava na mão de Ami? Parece que alguém a usou. A Shichishito será adicionada ao Court Record.
Depois, examine o computador. Parece que ele controla as câmeras de segurança. Você não sabe como acessar as fotos, mas imprime um registro. Você vê que a câmera de segurança foi acionada na noite passada. Os Camera Data serão adicionados ao Court Record.
Finalmente, examine a estátua. Pearl notará algo estranho. Não estava em um lugar diferente da última vez que você a viu? O que poderia ter movido a estátua? A Ami Fey’s Golden Statue será atualizada no Court Record.
Depois de completar tudo, mova-se para o Main Exhibition Hall.
Main Exhibition Hall (3)
Você recebe uma ligação de Gumshoe (escute o toque de telefone). Certifique-se de que falou com Maya, para que a urna seja adicionada como evidência. Você então receberá a ligação ao voltar para onde Gumshoe estava. Ele traz uma notícia surpreendente: Mask☆DeMasque foi capturado e preso! Na verdade, ele se entregou por algum motivo. E a Sacred Urn? Gumshoe informa que Mask☆DeMasque quer falar com você no centro de detenção. Sério!?
Mova-se para o Detention Center, não para a Atmey Detective Agency. Ele está acessível a partir do Wright & Co. Law Offices.
Detention Center
Ah, o bom e velho centro de detenção. Depois de algumas conversas, você encontrará um cara choramingas com uma fantasia estranha (mas familiar). Ele se apresenta como Ron DeLite, que afirma ser o próprio Mask☆DeMasque. Ron é bem peculiar. Suas características incluem tentar interromper a conversa e geralmente terminar suas frases de forma quieta. Ele também se contradiz bastante. Fale com Ron:
- Mask☆DeMasque: Ele diz que é o ladrão fantasma. Isso significa que ele roubou a urna? Ron faz um pedido: falar com “Dessie”. Dessie?
- Sacred Urn: Ron dirá que a perdeu. O quê?
- Lost it?: Ron não sabe onde a perdeu? Ele tem certeza de que é o Mask☆DeMasque?
- Dessie: Ele revela sem querer que “Dessie” é sua esposa, Desirée DeLite, que o aconselhou a falar com você. Ron diz que ela está em seu “esconderijo” (na verdade, um apartamento).
Mova-se para o DeMasque’s Hideout.
Mask☆DeMasque’s Hideout
Você conhecerá Desirée DeLite. Fale com Desirée:
- Ron DeLite: Desirée diz que Ron está iludido. Ela acha que o fato de Ron insistir que roubou a urna e se entregar é simplesmente loucura para ela.
- Desirée DeLite: Ela realmente gosta de colocar um pouco de “emoção” em sua vida. Ela adora andar de moto a toda velocidade. Ron não é do mesmo tipo (obviamente), mas ele compensa isso com a enorme quantidade de dinheiro que recebe. Ela gasta muito dinheiro fazendo compras. Ron recebe tanto dinheiro porque é um segurança. (Sério?)
- The night of the crime: Desirée diz que foi parada pela polícia na hora do crime. Ela só chegou em casa às 3:00 da manhã. Ela não sabe sobre Ron, já que eles não estavam juntos quando ela saiu. Quando chegou em casa, encontrou Ron dormindo. Parece que ela tem um álibi.
Apresente o Mask☆DeMasque’s Profile. Desirée diz que Ron é apenas um grande fã do ladrão fantasma. Ela acha que Ron é delirante, realmente acreditando que é o Mask☆DeMasque.
Fale sobre Delusions. Desirée não acredita que Ron seja realmente o Mask☆DeMasque. Ela assume que as decorações são apenas uma forma de fandom. (Julgando pela atitude nada criminosa de Ron, ela pode estar certa.) Desirée pede que você envie a Ron uma carta que ela escreveu para ele. A Desirée’s Letter será adicionada ao Court Record.
Se você estiver jogando o HD iOS ou a HD Trilogy no Steam, certifique-se de examinar o capacete de aquário à esquerda ou o colete de estilo sci-fi próximo ao capacete de aquário para obter uma das duas coisas necessárias para a conquista Smells Like Oldbag.
Mova-se para o Detention Center.
Detention Center (2)
Apresente a Desirée’s Letter para Ron. Ela será removida do Court Record.
Depois de ler, Ron pede que você seja seu advogado (a pedido de Desirée). Não importa a escolha que você faça, ambas resultarão em Phoenix dizendo que assumirá o caso. Após ouvir que você defenderá Ron, Pearl ficará irritada e sairá correndo, com Maya a seguindo.
Maya volta e diz que Pearl está no Wright & Co. Offices. Mova-se para lá.
Wright & Co. Law Offices (3)
Pearl está lá, e dependendo de sua atitude suspeita, ela ainda não está completamente feliz. Fale com Maya sobre todos os tópicos disponíveis. Apenas uma breve menção sobre o que você já sabe sobre ela e Pearl (a menos que você seja novo na série). Pearl teve um pai, que a deixou há algum tempo.
Pearl se desculpará pelo que aconteceu antes e sairá do escritório para procurar evidências.
Mova-se para o Main Exhibition Hall.
Main Exhibition Hall
Você verá Andrews em pânico, pedindo muitas desculpas pelo desaparecimento da Sacred Urn. Fale com Andrews:
- DeMasque’s calling card: Andrews tentou mostrar o cartão de visita à polícia, mas Atmey a impediu. Ela admite que chamou Atmey 10 dias antes de receber o cartão, pois temia que algo ruim pudesse acontecer. Lordly Tailor tem boa segurança.
- The security: Andrews diz que sentia que a urna não era realmente valiosa, então a poliu. Ela também menciona que deixou toda a segurança nas mãos de Atmey há cinco dias. Ela verificou todos que entraram e nenhum deles era Mask☆DeMasque.
Não há mais nada a fazer aqui. Mova-se para a Atmey Detective Agency.
Atmey Detective Agency
Você verá Atmey lá. Fale com ele:
- The night of the crime: Atmey diz que o primeiro roubo de Mask☆DeMasque foi o “Tear of Emanon”. (Anote isso.) Ele insiste que vigiou a cena sozinho. Ele também instalou câmeras de segurança como armadilha. Como Mask☆DeMasque conseguiu roubar a urna em primeiro lugar? Qual foi seu modus operandi?
- Sacred Urn: Atmey não mostra interesse pela urna, pois acha que ela foi apenas uma isca para ele capturar sua presa.
- DeMasque’s M.O.: É estranho como Mask☆DeMasque conseguiu roubar a urna enquanto o “Ace Detective” estava de guarda. Como ele não sabia como o ladrão a roubou? Atmey fica quieto. Como resultado, tudo ao redor de Atmey escurece e correntes aparecem com 1 Psyche-Lock.
- Psyche-Lock: Maya se pergunta o que é um Psyche-Lock. Você explica a ela que o Magatama permite que você veja se as pessoas estão escondendo algo. Você pode apresentar o Magatama e, então, deve apresentar evidências e escolher as respostas certas para quebrar seus Psyche-Locks. Se você quebrar todos, a pessoa confessará. Se você apresentar a evidência errada ou escolher a resposta errada, sua barra de vida diminuirá, dependendo das circunstâncias. Seria sábio preparar suas evidências antes de usar o Magatama.
Sem mais delongas, apresente o Magatama e começará o primeiro desafio de Psyche-Lock do jogo.
Atmey’s Psyche-Lock: Mask☆DeMasque’s M.O.
Você acusa Atmey de não ter visto Mask☆DeMasque. Atmey insiste que ninguém passou. Você sabe que isso não é possível. Parece que você precisa mostrar uma prova. Apresente os Camera Data. Segundo os dados, a câmera foi acionada apenas uma vez. Atmey dirá que o computador pode ter falhado, mas você suspeita que ele está escondendo o fato de que não viu o ladrão porque estava inconsciente.
Atmey quer uma prova. Apresente a Shichishito. Antes da noite do crime, a espada estava na mão da estátua de Ami. No dia seguinte, você a encontrou no chão e torta. A explicação? O ladrão nocauteou Atmey!
- 1 Psyche-Lock Broken
Desbloqueio bem-sucedido
- DeMasque’s M.O.: Atmey finalmente admite que foi nocauteado de repente quando se virou para olhar o computador. A Shichishito será atualizada no Court Record. Parece que Atmey nunca realmente viu o ladrão, mas ele empurra uma evidência importante para você, a foto que a câmera de segurança tirou! E parece que é o próprio Mask☆DeMasque! A Security Camera Photo será adicionada ao Court Record. Atmey dirá que ele tinha bons motivos para cometer tais crimes.
- DeMasque’s reason: Atmey suspeita que Ron tinha um bom motivo. Está em um envelope verde que está atualmente em seu quarto.
Mova-se para o DeMasque’s Hideout.
Mask☆DeMasque’s Hideout (2)
Examine o envelope verde no banquinho no canto inferior esquerdo da tela. É isso que ele diz:
“Se você não quiser que sua verdadeira identidade seja revelada ao mundo, venha para KB Security à 1:00 da manhã do dia 12 de outubro e traga $50.000. Se não o fizer, tomarei o diamante vermelho que você recebeu no outro dia.”
$50.000!? Isso é chantagem! A Blackmail Letter será adicionada ao Court Record.
Nesse momento, a campainha toca. Quem jogou o primeiro jogo reconhecerá o convidado.
Larry Butz!!!
Se você se lembra do caso “Von Karma”, ele foi quem criou o “Gourdy”. E ele não foi visto em Phoenix Wright Ace Attorney: Justice For All. Fale com Larry:
- Larry Butz: Ele dirá que não confia mais em mulheres. Acontece que ele foi abandonado, duas vezes. Parece que é o mesmo velho Larry.
- Why you came here: Larry diz que encontrou uma carteira durante seu turno na noite passada. Parece que tem uma carteira de motorista dentro. A Ron’s Wallet será adicionada ao Court Record. Você nota que há uma foto de Desirée nela. Larry diz que seu trabalho de meio período é como segurança.
- Wallet: Larry diz que encontrou a carteira por volta da 1:00 da manhã da noite passada. Ele diz que não é estranho, porque Ron trabalha lá. Há, na verdade, um cartão-chave dentro da carteira dele. Parece interessante. O Key Card será adicionado ao Court Record.
Apresente o Key Card a Larry. Ele revelará que o cartão tem um número de série que permite acesso ao escritório do CEO. Qualquer pessoa que entrar lá deixará um registro de quem entrou e quando. O Key Card será atualizado no Court Record.
Agora, apresente a Blackmail Letter a Larry. Depois de pensar inicialmente que você está o chantageando, Larry dirá que trabalha na KB Security.
- KB Security: Larry dirá que leva 30 minutos de carro para chegar ao prédio da KB Security a partir de onde estão. Portanto, levaria 1 hora para ir e voltar do prédio. Então, se Ron estava lá na hora do crime, ele não teria tempo para roubar a urna!
Depois de conversar, seu telefone toca. É Pearl, que diz que se perdeu e, após muita conversa, revela que está na Atmey Detective Agency. Mova-se para lá.
Atmey Detective Agency (2)
Você se reunirá com Pearl lá. Maya dirá que algo na sala mudou. Ela está certa. Examine a bolsa sobre a mesa. Ela parece cheia, então algo está dentro. Você é convidado a abri-la. Você sente algo duro e liso. No entanto, antes de conseguir ver o que é, Atmey volta. Ele menciona algo sobre o julgamento de amanhã. Fale com Atmey:
- Tomorrow’s trial: Atmey dirá que irá ao banco das testemunhas amanhã. Além disso, você enfrentará um novo promotor chamado “Godot”.
- DeMasque’s identity: Ele terá certeza de que Ron receberá a pena de morte, mas você sabe que Ron provavelmente não é o Mask☆DeMasque.
- Godot: Atmey chamará esse tal “Godot” de o melhor promotor do país, até Miles Edgeworth o reconhece. (Sério?)
Você decide encerrar o dia. Um novo promotor, um “Ace Detective” e um ladrão. Sim, esse será um julgamento difícil…
Parte 2 – Julgamento
Maya chega com a Mask☆DeMasque Publicity Photo, que será adicionada ao Court Record. Ron grita novamente, admitindo o roubo. Nesse momento, Desirée interrompe, afirmando o contrário e confiando que você provará isso. Ron é realmente Mask☆DeMasque? Ele não tem a urna, então só há uma maneira de descobrir.
Você se prepara para o julgamento, sendo apresentado a Godot, que afirma nunca ter perdido ou ganho um caso. Acontece que este é seu primeiro caso como promotor. Godot diz que voltou das profundezas do inferno para lutar contra você. E como ele conhece você? E qual é o lance da máscara? Parece que Godot está muito confiante. Sua característica especial é seu amor absoluto por café de qualquer tipo! Não é de se admirar que ele consiga ficar acordado no tribunal. Ele gosta de chamá-lo de Mr. Trite durante o jogo. E, além disso, ele usa metáforas ridículas que, sinceramente, nem todos conseguem entender. Então, você terá que se acostumar com isso.
O juiz chama sua primeira testemunha.
Gumshoe sobe ao banco das testemunhas. Ele testemunhará sobre o que sabe sobre o ladrão.
Gumshoe’s Testimony: Mask☆DeMasque’s Crimes
- Mask☆DeMasque é um ladrão mestre que começou sua onda de crimes há 6 meses.
- Ele é tão confiante que envia seu cartão de visita antes mesmo de cometer o crime!
- Este foi seu quinto roubo, e como de costume, ele enviou um cartão ao Lordly Tailor.
- Seu padrão é sempre ir atrás das peças de arte mais valiosas.
- É por isso que temos certeza de que era Mask☆DeMasque, senhor. Combina perfeitamente com o seu M.O.!
Mask☆DeMasque’s Crimes: Contra-Interrogatório
Apresente a Sacred Urn na quarta ou quinta declaração. Apenas olhe para ela. Não parece ser algo que seria valioso. Na verdade, Mask☆DeMasque normalmente não iria atrás de algo que é inestimável como uma simples urna. Então, Mask☆DeMasque realmente roubou a urna? Godot responde dizendo que você acha que um imitador pode ser o culpado e pede provas. Parece que você tem que mostrar uma evidência. Compare a Security Camera Photo com a Mask☆DeMasque Publicity Photo. Vê a diferença? Apresente a Security Camera Photo. Agora você precisa mostrar a diferença. Apresente a área do peito do “Fake☆DeMasque”.
Agora olhe para a publicity photo. Parece que o broche está preso no peito. Agora, se você olhar para a Security Photo, ele não está lá! Isso significa que este Mask☆DeMasque é realmente um falso? Provavelmente não, pois Godot apresentará o broche em si. Godot diz que o encontrou na cena do crime, perto de algum tipo de estátua de Buda (provavelmente ele quis dizer Ami). Então, como isso prova que Ron estava na fantasia? Impressões digitais. As impressões digitais de Ron estão por todo o broche. Há um pedaço de pano na parte de trás do broche, o que indica que houve uma luta. O DeMasque’s Broach será adicionado ao Court Record.
Godot chamará a próxima testemunha, Luke Atmey. Luke testemunhará sobre o que viu enquanto estava de patrulha, sozinho.
Zvarri! Você terá que derrubar seu testemunho pressionando e apresentando evidências para destruir sua convicção!
Atmey’s Testimony: What I Witnessed
- Eram aproximadamente 1 hora da manhã… logo após a data mudar.
- Foi quando meu inimigo, o infame Mask☆DeMasque, desceu dançante sobre mim.
- Assim que comecei a me virar, o covarde deu um golpe forte em minha nobre cabeça!
- A escuridão me envolveu antes que eu pudesse desferir um único golpe. Quando acordei, ele já havia sumido.
- Trinta minutos depois, usei um telefone de emergência para notificar a polícia!
What I Witnessed: Contra-Interrogatório
Apresente o DeMasque’s Broach na terceira ou quarta declaração. Olhe de perto. Parece que foi arrancado da roupa, já que houve uma luta em algum momento do roubo dentro do porão. E a única pessoa que fez Mask☆DeMasque lutar foi Atmey, pois ele era a única pessoa na cena do crime naquela noite.
Isso significa que Atmey lutou com o ladrão? Por que ele mentiu agora? Godot pede que Atmey explique sua mentira em outro testemunho.
Pressione a quarta declaração (embora não seja obrigatório). Isso fará referência ao início do jogo anterior Phoenix Wright Ace Attorney: Justice For All, onde Phoenix foi atingido por um extintor e, assim, perdeu a memória, forçando-se a lembrar quem ele é e sua relação com todos novamente.
Atmey’s Testimony: Fight With The Thief
- De fato, é verdade que desviei o olhar da porta por um breve momento.
- No entanto… Luke Atmey não pode ser facilmente desorientado!
- Infelizmente, o ladrão pegou uma arma de lado e… me deixou inconsciente.
- Um verdadeiro cavalheiro luta apenas com seus punhos… Mas eles não foram o suficiente.
- Seu primeiro golpe foi certeiro! Bam!… E foi tudo.
Fight With The Thief: Contra-Interrogatório
Pressione a quinta declaração. Atmey tentou usar o “Estilo de Luta Atmey”, mas foi superado. Pergunte sobre esse Atmey Fighting Style. Atmey dirá que consiste em colocar as costas contra a parede para que ninguém consiga atacá-lo por trás. Você é questionado se isso é importante; responda que foi muito importante. Esta informação “secreta” será adicionada como uma nova declaração.
- Eu coloquei minhas costas contra a parede para lutar, mas o golpe do ladrão atingiu meu terceiro olho.
Apresente a Shichishito nesta declaração. Ontem, Atmey disse que foi atingido por trás, e agora ele está dizendo que foi atingido na testa? Você também considera o fato de que Atmey escondeu o cartão de visita da polícia, como se ele não quisesse que eles ajudassem com a segurança. Godot, com sua primeira “Objection”, perguntará o que você está tentando insinuar. Você tem uma escolha: afirme que o Sr. Atmey é Mask☆DeMasque. Como? Você explica que Atmey estava encarregado da segurança, então ele se vestiu como Mask☆DeMasque e roubou a urna, enquanto manipulava a câmera de segurança!
Parece que você o pegou em flagrante, mas, de repente, outra “Objection” de Godot (junto com café no seu rosto). Ele, claro, quer provas da sua alegação. Diga que as tais provas ainda não foram encontradas, pois escolher outra opção não levaria a lugar nenhum.
Parece que seus argumentos desmoronaram, mas então alguém entra em cena. É Desirée! Ela trouxe a bolsa que você tentou verificar ontem. O que está dentro? A urna! A Sacred Urn será atualizada no Court Record. Veja a foto do perfil. Isso significa que você está salvo? Ainda não, pois Godot está acusando Desirée de tentar proteger seu marido. Onde estava a urna antes de ser “encontrada” no escritório do detetive? Você sabe que ela não cometeria crimes, então terá que ajudá-la. Quando forem dadas as opções, escolha mostrar as impressões digitais na urna.
Atmey lembrará que suas impressões digitais seriam inúteis, pois ele estava guardando a urna o tempo todo e usava luvas. Parece que você tem que testar as impressões digitais de outra pessoa. Quando tiver a chance, apresente o Perfil de Phoenix Wright (isso mesmo, você). Ontem, você não conseguiu ver o que estava na bolsa, mas a tocou. Então, se suas impressões digitais estiverem nela, isso certamente provará que a urna foi encontrada no escritório de Atmey.
Godot argumenta que isso ainda não prova quando a urna foi colocada lá. No entanto, derrube esse argumento dizendo que Andrews poliu a urna. Se ela fez isso, então removeu a maioria, senão todas as impressões digitais dela.
Atmey agora dirá que já sabia que suas impressões estão nela e confessará que ele é, de fato, Mask☆DeMasque.
O juiz agora decide o veredicto. Mas antes que o faça, Ron interromperá. Ele, é claro, não quer abrir mão de seu alter ego. Godot quer que ele prove que realmente é o ladrão fantasma. Você ouvirá a “confissão” de Ron no último testemunho do dia.
Ron’s Testimony: Mask☆DeMasque’s Identity
- A verdade é que eu sempre fui o Mask☆DeMasque!
- Quero dizer, você não pode provar que eu não sou o Mask☆DeMasque, pode?
- Eu não tenho um álibi para a noite em que a urna foi roubada, afinal!
- Eu vesti minha fantasia naquela noite e desci dançando para a cena do crime!
- Olhe! Você pode ver bem ali na foto! Sou eu!
- Quanto ao meu broche, ele prendeu na maçaneta da porta e foi rasgado, só isso!
Até que ponto esse cara quer ir para a prisão?
Mask☆DeMasque’s Identity: Contra-Interrogatório
Apresente a Ron’s Wallet ou o Key Card nas declarações 2 ou 3. Alternativamente, pressione a declaração 3 para o mesmo resultado seguido por Present Evidence e, em seguida, Present Ron’s Wallet. Ron percebeu que perdeu a carteira na noite do crime e que a tinha quando ele e Desirée foram jantar naquela noite. Você revela que a carteira foi encontrada às 1:00 da manhã na sede da KB Security. Provavelmente porque Ron estava realmente lá naquela noite. Além disso, leva 30 minutos para ir da KB Security até o Lordly Tailor naquela noite.
Você também pode apresentar a Blackmail Letter na declaração 2. Isso provará que Ron tem um álibi, no entanto, Ron dirá que você também tem que provar que ele foi à KB Security naquela noite. Apresente a Ron’s Wallet. Phoenix dirá que a carteira foi encontrada às 1:00 da manhã na sede da KB Security. Esta opção também continuará para o próximo parágrafo.
Agora você provou o álibi de Ron, mas Godot não quer que ele desista tão cedo. Ron dirá que alguém deve ter plantado a carteira lá. Você contra-argumenta dizendo que Ron realmente deixou sua carteira, já que usou o KB Security Card para entrar no escritório do CEO. Godot agora quer que você mostre o motivo. Apresente a Blackmail Letter. Alguém aparentemente estava tentando chantagear Ron, dizendo-lhe para trazer $50.000, então Ron teve que enfrentar o chantagista, possivelmente o CEO.
Godot agora quer uma testemunha que comprove sua alegação, como o CEO. No entanto, você nunca conversou com ele, então terá que apresentar uma testemunha diferente. Apresente o Larry Butz’s Profile (O juiz se lembra dele de dois anos atrás? Infelizmente, ele esqueceu). Larry trabalha como um dos guardas de segurança na KB Security. Ontem, ele lhe disse que o cartão-chave da KB desbloqueia o escritório do CEO. Se você usá-lo, a porta manterá um registro de quem entrou e quando. Você solicita a análise do cartão-chave.
Os resultados chegam e são exatamente o que você esperava. Após anunciar o nome do CEO, Kane Bullard, Godot anuncia que o cartão de Ron foi realmente usado à 1:00 da manhã, o que significa que o Mask☆DeMasque visto na foto do crime definitivamente não é Ron. Godot admite a derrota e o juiz decreta o veredicto final.
Ron DeLite é considerado…
O fim?
Ron ainda parece abatido, embora não seja culpado. Pelo menos todos os outros estão felizes com a absolvição de Ron.
No entanto, a celebração é interrompida quando Godot chega com más notícias. Ao mesmo tempo em que a urna foi roubada, Kane Bullard, o CEO da KB Security, foi assassinado, bem no seu próprio escritório! E o que é pior, você provou que Ron estava lá no momento do assassinato. Você até provou seu motivo, a chantagem. Portanto, Ron, a pessoa que você salvou de todas as acusações, agora é acusado novamente, desta vez por assassinato, graças a você!
Parece que esta história está longe de acabar.
Parte 3: Investigação
Wright & Co. Law Offices
Pearl decide levar a Sacred Urn de volta para Kurain Village. A Sacred Urn será removida do Court Record por enquanto. Fale com Maya.
- O que fazer: Maya acha que você deve conversar com Desirée, já que o marido dela trabalha na KB Security, e ela deve saber onde fica a sede. Phoenix também tem algumas perguntas para Ron, então não se esqueça de ir ao Detention Center.
- Sacred Urn: Maya percebe algo estranho. A urna agora diz AMI em vez de I AM. Além disso, há manchas rosas por toda parte.
- Kurain Village: É realmente uma lembrança envolvendo a morte do Dr. Grey e como Maya foi incriminada pelo assassinato. Ainda assim, não foi culpa de Maya ter se envolvido no escândalo.
Agora, Move para o DeMasque’s Hideout.
DeMasque’s Hideout
Desirée parece muito preocupada com Ron. Fale com Desirée:
- Ron DeLite: Desirée dirá algo sobre amor à primeira vista.
- Detective Atmey: Resumindo, Desirée detesta homens covardes. Além disso, durante o julgamento, ela ficou nervosa, então foi até o escritório do Detective Atmey. Sua secretária disse que ele não estava, mas Desirée conseguiu entrar no escritório para pegar a bolsa e levá-la ao tribunal no dia anterior.
- KB Security: Parece que Desirée não sabe que Ron deixou o emprego de segurança. Ela lhe dá as direções para a sede da KB Security.
- Amor à primeira vista?: Desirée revelará que Ron uma vez salvou sua vida. Ela foi feita refém por dois ladrões quando Ron apareceu e os afugentou (bom, na verdade ele os assustou… sem querer). Eles se apaixonaram desde então.
Depois de falar, Move para o CEO’s Office.
CEO’s Office
Aqui está, a cena do crime, e claro, Gumshoe está lá. Fale com Gumshoe:
- O que aconteceu: O nome da vítima era Kane Bullard. Seu corpo foi descoberto às 9:00 da manhã de hoje. Ele morreu por volta da 1:00 da manhã do dia 12 de outubro devido a um traumatismo craniano. O Kane’s Autopsy Report será adicionado ao Court Record. O corpo de Bullard foi descoberto quando caiu de dentro do cofre ao ser aberto.
- Detective Atmey: Após algumas preocupações sobre as “investigações” de Atmey, Gumshoe mostrará um artigo de jornal sobre o primeiro roubo de Mask☆DeMasque, envolvendo o roubo da “Tear of Emanon”. Ele diz que há algo que o incomoda. Você nota o guarda de segurança na foto. Ele parece familiar. O Newspaper Clipping será adicionado ao Court Record.
- Prosecutor Godot: Quem é esse cara? Gumshoe não conseguiu descobrir quem ele é. Por que ele guarda algum tipo de rancor contra você?
Apresente o Kane Bullard’s Profile. Gumshoe não tem muita informação sobre ele.
- A vítima: Gumshoe dirá que Bullard frequentemente usava dinheiro para negociar segredos com empresas rivais. Acontece que a KB usou o que tinha para tentar pegar Mask☆DeMasque, mas falhou muitas vezes. Como resultado, começaram a perder dinheiro. Será que isso explica por que Bullard estava chantageando Ron?
Depois de conversar, Examine o arquivo grosso em cima da mesa na parte inferior da tela. São arquivos sobre Mask☆DeMasque! Ele contém tudo: seus métodos, as cenas do crime e até os itens que ele roubou! O Kane’s List será adicionado ao Court Record.
Examine o que parece ser um alarme logo à direita da pintura. Parece ser o alarme de emergência. Gumshoe diz que alguém deveria ter apertado o alarme durante a luta, mas a segurança diz que ele nunca disparou. Kane não estava usando luvas também. O que aconteceu? O CEO Office Buzzer será adicionado ao Court Record.
Apresente a Blackmail Letter. Por que Bullard queria chantagear Ron afinal?
Agora, Move para o Security Room.
KB Security, Security Room
Você encontrará Larry lá (oh não), que afirma saber algo sobre o assassinato. Fale com Larry:
- Good info: Larry dirá que Ron foi demitido da sede há um ano. Por quê?
- Security guard: Nada importante aqui. Apenas uma descrição do trabalho dele nesta sala.
- The night of the crime: Você pergunta a Larry se ele estava em seu posto quando o crime aconteceu. Em vez de responder, Larry apresenta 2 Psyche-Locks.
Felizmente, você não precisa procurar por mais pistas, então vá em frente e Present a Magatama:
Larry’s Psyche-Lock: The Night of the Crime
- Larry Psyche-Locks de Larry: The Night of the Crime 2 Locks
Larry diz que esteve em seu escritório o tempo todo. Você precisa provar que ele está errado. Apresente a Ron’s Wallet ou o CEO Office Key Card. Ontem, ele entregou a carteira a Desirée. Ele disse que a encontrou, e o cartão-chave, à 1:00 da manhã, o mesmo horário do crime, o que significa que Larry não estava em seu posto, afinal.
1 Psyche-Lock Broken
Larry agora dirá que o assassino entrou na cena do crime antes de seu turno começar. Você sabe que isso não é possível. Apresente o CEO Office Key Card. O cartão foi usado às 1:00 da manhã, bem no meio do turno de Larry.
1 Psyche-Lock Broken
Unlock Successful
- The night of the crime: Larry confessará que teve que conversar com sua “Donna” naquela noite. Larry está extremamente arrependido e fará qualquer coisa para se redimir. Maya sugere que você mostre uma evidência que o faça ajudar você.
Apresente o CEO Office Buzzer. Isso abrirá um novo tópico.
- Emergency buzzer: Larry diz que o alarme deixa um registro sempre que é pressionado. Larry verifica os registros e, adivinhe, ele foi acionado por volta das 1:00 da manhã, o mesmo horário do assassinato! O Buzzer Record será adicionado ao Court Record.
Easter Egg: Se você examinar o grande papel de parede à esquerda, verá o seguinte de um a cinco:
- Obedeça seu superior.
- Respeite seu superior.
- Sorria para seu superior.
- Saude seu superior.
- Compre donuts para seu superior sob comando.
Este papel está assinado por “Wendy Oldbag, Head Supervisor”! Larry mencionará que ela ainda usa o mesmo traje de astronauta e arma de raios desde o último jogo (envolvendo o sequestro de Maya). Felizmente, ela está de férias. Se você quiser ver Wendy Oldbag mais uma vez, chegue aos créditos finais para ver o que ela diz!
Agora, Move para o Main Exhibition Hall acessível a partir do CEO’s Office e depois Move para o Basement Warehouse.
Basement Warehouse
Você encontra Andrews. Você diz a ela que a Sacred Urn está sob controle. Fale com Andrews:
- DeMasque’s Identity: Ela ouviu as notícias de que Luke Atmey pode ser o DeMasque no momento. Embora não tenha sido culpa dela, ela contratou Luke há vinte dias, e então o cartão de aviso chegou há dez dias.
- The night of the crime: Ela também ouviu que DeMasque assassinou alguém nas notícias. De qualquer forma, ela nunca viu ele durante o incidente.
- Sacred Urn: Você pergunta sobre como a urna está de repente diferente. Andrews diz que não sabe nada sobre isso, mas 2 Psyche-Locks provam o contrário.
Agora, Move para o Detention Center.
Detention Center
Ron está disponível agora. Fale com Ron:
- Mask☆DeMasque: Ron ainda insiste que é o ladrão, mas Atmey já não lhe disse isso? Ron então admite que não roubou a urna, então o cara na foto do crime tem que ser Atmey.
- The night of the crime: Ron admite que estava realmente na KB Security no momento. Ele abriu a porta do CEO com sua chave e, assim que entrou, foi nocauteado. Quando acordou, viu algo assustador: o corpo morto de Kane Bullard. Ele sabia que precisava fazer algo com o corpo, então o colocou dentro do cofre. Ele sabia como abrir o cofre porque era um dos chefes da segurança. Foi ele quem instalou as câmeras no prédio, então sabia como evitar ser pego por elas.
- Why were you fired?: Ron pede que você não conte a “Dessie” sobre sua vida no crime. Ron diz que Desirée gasta dinheiro “como se fosse água”. Ele acha que ser um ladrão seria a única maneira de ganhar dinheiro suficiente todos os dias.
Apresente a Ron o Newspaper Clipping sobre seu primeiro roubo. Ron dirá que escondeu sua fantasia em uma lata de lixo. Ele também dirá que o guarda de segurança na foto é ele mesmo. O Newspaper Clipping será atualizado no Court Record. Ron diz que Atmey encontrou a fantasia depois. Desde então, ele começou a receber cartas de chantagem. Chantagem!?
- Blackmail letter: Ele disse que a que você tem não é a primeira. A primeira dizia: “Eu sei que você fez isso. Eu sei que você roubou, então desista.” No final, ele desistiu e entregou a joia que roubou. Em troca, recebeu uma grande quantia em dinheiro. Ron então começou a receber planos.
Fale sobre os Heist plans. Ele recebia planos muito detalhados e instruções sobre os roubos. Parece que outra pessoa estava planejando os roubos? Se for assim, Ron é realmente Mask☆DeMasque? Então quem está fazendo os planos? Ron diz que apenas enviava os itens roubados e esperava pelo dinheiro. Ele também menciona que nunca viu a urna, ele apenas fez o que foi mandado. O Ron’s Testimony será adicionado ao Court Record.
Você pergunta a Ron mais uma vez se ele matou Bullard. Ele insiste que não, ele apenas colocou o corpo no cofre. Ele estava com medo de ser acusado de assassinato, então planejava se declarar culpado do roubo para ter um álibi. Parece que você estragou um plano muito esperto.
Nesse momento, Pearl retorna. Ela anuncia que a urna foi verificada e é confirmada como verdadeira. No entanto, parece que as manchas rosas são na verdade tinta e foram colocadas recentemente. As garotas sugerem que você descubra como elas chegaram lá. A Sacred Urn será retornada ao Court Record.
Agora, Mova-se para o Basement Warehouse.
Basement Warehouse (2)
Andrews ainda está por perto. Maya sugere que você olhe ao redor mais uma vez. Examine a caixa de papelão. Parece que a urna estava lá dentro. Parece que há tinta rosa nela e coincide com as manchas na urna. A Urn Box será adicionada ao Court Record.
Desloque para a direita e Examine a grande mancha rosa. Parece que é da mesma cor que as pequenas manchas rosas na urna. Como a tinta tomou essa forma estranha? Você então percebe que foi causada pela caixa de papelão! Combina perfeitamente! Parece que você descobriu o mistério. As Paint Marks serão adicionadas ao Court Record.
Agora você está mais perto da verdade sobre o mistério da urna. O suficiente para deslocar à esquerda e Present a Magatama para Andrews:
Andrews’ Psyche-Locks: The Sacred Urn
- Andrews Psyche-Locks de Andrews: The Sacred Urn 2 Locks
Você diz que a urna apresentada ao tribunal não é a mesma que você viu antes. Andrews dirá que é falsa. Apresente a Sacred Urn. Pearl examinou recentemente a urna e parece que ela foi quebrada recentemente, apenas um ano após ter sido quebrada pela última vez. Andrews quer uma prova. Apresente o Treasure Exhibit Poster. Nele, diz “I AM”, mas agora, por algum motivo, está escrito “AMI” novamente, o que significa que a escrita foi alterada.
1 Psyche-Lock Broken
Andrews culpa desesperadamente os fotógrafos por terem derrubado a urna. Ela pede provas de que foi quebrada aqui. Apresente as Paint Marks. A tinta na urna é a mesma que a tinta no chão e na parede, então ela deve ter caído ali. Andrews quer provas de que a tinta é a mesma da urna. Apresente a Urn Box. Ela está cheia de tinta. Se você comparar com a forma do derramamento, encaixa perfeitamente. Portanto, se a caixa continha a urna, não há dúvidas de que a urna foi derrubada na tinta. Você pode alternar entre as Paint Marks e a Urn Box para o mesmo efeito ao apresentar as provas.
1 Psyche-Lock Broken
Unlock Successful
Fale com Andrews:
- Sacred Urn: Andrews confessará que foi ela quem quebrou a urna. Cerca de duas semanas atrás, logo após a sessão de fotos, a urna chegou, e ela pensou em guardá-la no porão. De repente, tropeçou em algumas latas de tinta e acidentalmente perdeu o controle da caixa, deixando a urna cair e quebrando-a. Andrews sabia que era o tesouro mais importante da vila, então a consertou, sem saber como era originalmente escrito, mas presumindo que fosse “AMI”. A Sacred Urn será atualizada no Court Record.
Maya então se pergunta como a tinta chegou lá. Você não a viu quando chegou aqui pela primeira vez. Andrews admitirá que cobriu a tinta com a Ami Fey Statue.
- Ami Fey Statue: Pearl percebe algo estranho. No dia anterior ao assassinato, a estátua estava mais perto da porta. No dia seguinte, no entanto, ela foi movida novamente. Andrews diz que não a moveria novamente e não sabe quem a moveu. A Ami Fey Statue será atualizada no Court Record.
Você começa a suspeitar que a urna pode ter uma conexão com o assassinato. Se o verdadeiro Mask☆DeMasque estava na sede da KB Security, então quem foi que roubou a urna? Talvez o julgamento de amanhã finalmente traga as respostas.
Parte 4: Julgamento
Você descobre que Atmey está sendo julgado na sala ao lado como Mask☆DeMasque. Agora que ficou claro que Ron estava seguindo planos para os roubos, você precisa descobrir quem lhe deu esses planos.
Pearl voltou para sua cidade natal para continuar seu treinamento. Com o andamento do caso, é uma corrida contra o tempo antes que o veredicto de Atmey seja anunciado.
Godot chama Ron para ouvir seu lado da história sobre sua visita à KB Security.
Ron’s Testimony: My Visit To KB Security
- Naquela noite, por volta da 1h da manhã, fui ver o Sr. Bullard em seu escritório na KB Security.
- A carta de chantagem que recebi… Ela me ordenou a ir lá.
- Eu trabalhei na KB Security até um ano atrás, então sabia onde era o escritório dele.
My Visit To KB Security: Contra-Interrogatório
Pressione a segunda declaração. Ron afirma que foi a primeira carta de chantagem a ordená-lo a ir a algum lugar. Quando tiver a opção, escolha Press Harder. Ron diz que a carta pedia que ele pagasse $50.000, mas ele nunca teve a intenção de pagar, pois sabia que Bullard não faria nada de ruim para ele. O juiz pede que Ron adicione isso ao seu testemunho:
- A ameaça de chantagem não me assustou. Ela não me causaria problemas.
Ignore esta declaração por enquanto e pressione a terceira declaração (não a que acabou de ser introduzida). Godot sugere que ser demitido é o motivo perfeito para um assassinato. Pergunte a Ron por que ele foi demitido. Ron responde que foi por dinheiro. Desirée ama gastar dinheiro, então ele roubou dados secretos da KB e os vendeu. Bullard descobriu e o demitiu imediatamente. O juiz pede a Ron que adicione uma nova declaração:
- Ele me demitiu por vender segredos da empresa… mas Dessie não sabe disso.
Ignore essa declaração e apresente o Profile de Desirée DeLite na nova declaração 3 (onde ele diz que a chantagem não o assustou). Parece que Dessie é quem ele realmente tem medo. Godot então sugere que Ron faria qualquer coisa para proteger seu segredo, até mesmo matar alguém que descobriu. Agora, Godot pede a Ron que explique suas ações no escritório do CEO.
Ron’s Testimony: At The CEO’s Office
- Quando entrei no escritório, havia uma sombra suspeita lá…
- De repente, fui atingido na testa. Depois disso, lembro de ficar um pouco tonto.
- Se eu não estivesse usando aquilo, teria sido morto!
- Quando voltei a mim… O Sr. Bullard estava deitado lá… morto!
At The CEO’s Office: Contra-Interrogatório
Pressione a terceira declaração. Ron explicará que “aquilo” era seu traje de Mask☆DeMasque. Ele estava usando o traje quando foi ao escritório do CEO! Ele nunca tinha contado isso antes! Felizmente, até Godot fica surpreso. Uma nova declaração será adicionada:
- Eu teria sido morto se não estivesse usando meu traje de Mask☆DeMasque!
Pressione Ron nessa declaração. Por que ele levou o traje? Ron foi chantageado por causa do Mask☆DeMasque, então foi vestido como ele. Ele diz que “demorou muito mais” do que esperava. Pressione mais forte e Ron dirá que sua capa ficou presa no cofre quando ele escondeu o corpo. Isso fará com que Godot sugira que Ron escondeu o corpo para encobrir o assassinato. O juiz pede a Ron que adicione sua última declaração:
- Eu entrei em pânico e escondi o corpo no cofre. Demorei cerca de 10 minutos.
Apresente o Buzzer Record ou o CEO Office Buzzer nessa declaração. O alarme foi acionado por volta da 1:02 da manhã. Godot argumenta que Kane pode ter pressionado o botão, mas se Ron fosse o assassino, ele teria fugido. Godot diz que Ron não sabia que o pessoal de segurança estava ali, mas Ron já sabia, já que trabalhou lá. A segurança não veio porque o guarda não estava em seu posto. Godot então sugere que Ron não ouviu o alarme porque estava inconsciente no momento. Se tudo isso for verdade, então poderia haver outra pessoa naquela sala!
Godot então argumenta que Kane poderia ter vivido por alguns minutos e pressionado o botão. Quando for questionado se você pode provar o contrário, escolha I can prove it alright. Apresente o CEO Office Buzzer. Não há impressões digitais no botão e, se Kane tivesse pressionado o alarme, teria deixado impressões óbvias. Godot então sugere que Ron poderia ter pressionado o botão e limpado as impressões, mas você menciona que Ron estava vestido de Mask☆DeMasque, que sempre usa luvas, então não haveria razão para ele limpar as impressões.
Godot perguntará por que o verdadeiro assassino acionaria o alarme. Responda: To call the security guard. Havia três pessoas na sala: a vítima, que foi morta; DeLite, que estava inconsciente; e o verdadeiro assassino. O assassino pensou que poderia chamar a segurança, que nunca apareceu. Por que o assassino chamaria a segurança? Simples, para incriminar DeLite! Godot agora pergunta quem é o verdadeiro assassino. Apresente o Profile de Luke Atmey.
Agora, Atmey está em julgamento na sala ao lado. Se ele for considerado culpado do roubo na Lordly Tailor, então ele teria um álibi à prova de balas para o assassinato. É por isso que ele confessou ser Mask☆DeMasque ontem, logo após você provar o álibi de Ron, para ser acusado de um crime menor. Godot diz que o veredicto está prestes a ser anunciado, então você precisa interromper o julgamento ao lado agora!
Você hesita em chamar Atmey no início, mas decide arriscar após receber um encorajamento espiritual de uma figura familiar… Mia!
O juiz chama um intervalo.
Recesso
Você chega ao tribunal ao lado exatamente quando o veredicto está prestes a ser anunciado. Você pede para usar Atmey no julgamento de assassinato.
Agora, você tem dois objetivos. O primeiro é destruir o álibi de Atmey e o outro é provar o motivo de Atmey para o assassinato.
Atmey é chamado para o banco de testemunhas e solicitado a testemunhar onde ele estava no momento do assassinato.
Atmey’s Testimony: The Alibi
- Eu estava roubando a urna como Mask☆DeMasque, exatamente como anunciei que faria…
- Eu tive mais do que tempo suficiente para me preparar. Foi um trabalho pateticamente fácil.
- Uma fotografia não contém palavras… Mas, neste caso, acabou sendo minha testemunha.
- O horário em que a câmera capturou Mask☆DeMasque foi o mesmo do assassinato!
The Alibi: Contra-Interrogatório
Pressione as declarações 2 e 4:
Declaração 2: Atmey foi chamado por Andrews. Ele teria a oportunidade perfeita para roubar seu novo alvo. Maya observa algo estranho: se Atmey estivesse vigiando a urna quando foi roubada, sua reputação de “detetive mestre” seria prejudicada.
Declaração 4: Atmey poderia ter alterado a foto de alguma forma, mas Godot diz que a Lordly Tailor a imprimiu, então não é possível.
Depois de pressionar ambas as declarações, você pode pressionar a declaração 3. Atmey insiste que a foto prova seu crime, mas algo nela parece estranho. Quando tiver a opção, escolha You bet there is. Examine a foto do crime e apresente a mancha rosa. Você verificou o porão antes de o crime ser cometido. Algo deveria estar cobrindo a tinta. Quando perguntado o que, apresente a Ami Fey’s Golden Statue.
Você visitou o porão na noite anterior ao roubo e viu a estátua cobrindo as manchas. Godot diz que visitou o porão após o roubo e viu a estátua mais longe da porta. Quando perguntado quem a moveu, apresente o Profile de Luke Atmey. A razão pela qual Atmey moveu a estátua está na fotografia. Algo na foto exporia a mentira de Atmey se a estátua estivesse lá. Quando perguntado onde, apresente o timestamp no canto superior esquerdo da tela.
Atmey sabia que seria impossível assassinar o CEO da KB Security e tirar a foto em questão de segundos, então ele tirou a foto dias antes do crime ser oficialmente cometido. Quando voltou no dia do assassinato, ele notou algo que não deveria estar na foto: a estátua. Atmey queria que a estátua fosse colocada para que toda a cena ficasse igual à foto. Por isso ele moveu a estátua! Atmey tenta refutar sua ideia mostrando os registros que dizem que a câmera foi realmente usada na noite do crime, mas você o bloqueia lembrando que Atmey estava no controle dos dados, o que lhe dava liberdade para manipulá-los.
Parece uma boa teoria, mas Godot diz que o que você acabou de dizer é apenas uma possibilidade. Ele pede que Atmey faça um novo testemunho sobre sua estratégia no roubo.
Atmey’s Testimony: The Sacred Urn Heist
- Recebi o pedido da Lordly Tailor há cerca de 20 dias.
- A urna foi colocada em uma caixa, e Zvarri! Ela foi enviada ao porão.
- Portanto, eu realmente não consegui ver a urna até o dia do crime…
- Eu sabia que era um tesouro extremamente valioso, então enviei meu cartão 10 dias antes.
- Eu mesmo cuidei da segurança para garantir que meu crime ocorresse sem problemas!
- Finalmente, segurei a urna em minhas mãos pela primeira vez à 1h da manhã no dia 12 de outubro.
The Sacred Urn Heist: Contra-Interrogatório
Na declaração 2, 3, 4 ou 6, apresente o DeMasque’s Calling Card. No cartão, está escrito “cuidem da urna manchada”. As “manchas” a que o cartão se refere são as manchas de tinta rosa na urna, mas elas são, na verdade, manchas de tinta. Além disso, as manchas foram colocadas depois que a urna foi entregue à Lordly Tailor. Lembre-se de que Andrews deixou cair a urna, então ela a escondeu para mantê-la fora de vista. Assim, Atmey não poderia tê-la visto, a menos que ele tenha tirado a foto falsa com a urna.
Parece que você destruiu o álibi de Atmey, mas Godot agora traz um novo desafio. Você precisa provar o motivo de Atmey para o assassinato de Bullard, o que levará a um novo testemunho.
Atmey’s Testimony: Motive for Murder
- Eu, Luke Atmey, não tinha nenhum contato com a vítima.
- Kane Bullard decidiu investigar Mask☆DeMasque e simplesmente se enganou sobre quem ele era!
- Foi Mr. Bullard quem escreveu a carta de chantagem e a enviou para Ron DeLite.
- E foi novamente Mr. Bullard quem guardava rancor de Mr. DeLite por sua traição!
- O erro de Mr. Bullard é totalmente perdoável. O réu realmente acredita que ele é Mask☆DeMasque.
- É por isso que Mr. DeLite achou correto matar Kane Bullard. Verdadeiramente uma tragédia…
A carta de chantagem foi analisada recentemente e a caligrafia era de fato de Bullard. O Blackmail Letter será atualizado no Court Record.
Motive for Murder: Contra-Interrogatório
Apresente o Blackmail Letter na declaração 3 (você também pode apresentar o Newspaper Clipping imediatamente). A carta diz que é endereçada a Ron, mas você encontra uma contradição aqui. Quando perguntado qual, apresente o Newspaper Clipping. Nele, é dito que a Tear of Emanon era “azul”. No entanto, na carta, diz: “Vou pegar aquele diamante ‘vermelho’ que você recebeu no outro dia.” Isso não descreve o diamante “azul” que Mask☆DeMasque roubou, então a carta pode ter sido destinada a outra pessoa. Quando perguntado a quem, apresente o Profile de Luke Atmey. Alternativamente, você pode apresentar o Newspaper Clipping na declaração 3 e pular a apresentação do Blackmail Letter para obter o mesmo resultado.
Atmey esteve envolvido em todos os casos de Mask☆DeMasque. Ele recuperou o item no último roubo e, como recompensa, recebeu um “diamante vermelho”. Se você não notou (embora provavelmente tenha notado quando o encontrou pela primeira vez), Atmey tem usado uma joia vermelha em seu anel. Portanto, se a carta de chantagem se referia ao “diamante vermelho” no anel que Atmey estava usando, então é óbvio que Bullard estava chantageando Atmey, não Ron!
Godot agora lembra que a chantagem se referia à identidade secreta de Atmey. Se ele quisesse mantê-la, teria que fazer o que foi pedido. Quando perguntado qual era a identidade secreta, diga que Atmey era um chantagista. Em algum momento, Ron começou a receber cartas de chantagem após seu primeiro roubo como Mask☆DeMasque. Ele começou a receber planos detalhados desde então. Assim, se Atmey quisesse manter sua identidade como chantagista, seria óbvio que Atmey estava vendendo planos e cartas de chantagem para Ron!
Atmey não está disposto a desistir ainda e quer saber como ele sabia que Ron era Mask☆DeMasque. Apresente o Newspaper Clipping. Na foto da primeira página, aparecem apenas Atmey e Ron. Ron disse que colocou seu traje na lixeira. Sendo o chamado “detetive mestre”, Atmey eventualmente encontrou o traje e sabia que pertencia a Ron. Provavelmente, ele estava chantageando e enviando planos para Ron entregar os tesouros roubados a ele por um único motivo: atrair a atenção do público.
Agora você provou o motivo de Atmey. Basta olhar para ele, está se desmoronando. As coisas podem finalmente dar certo…
…Ou não! Godot quer que você prove mais uma coisa: Atmey estava realmente no escritório do CEO da KB Security? Ele quer uma prova de que Atmey estava na cena do crime no momento do assassinato. No entanto, você não pode provar isso agora. Pedir outro caminho levaria a lugar nenhum. Você solicita mais um Contra-Interrogatório, mas Godot cancela, já que Atmey estava prestes a receber o veredito de “culpado” como Mask☆DeMasque. Maya quer investigar mais, mas isso arriscaria o princípio da “double-jeopardy”, o que significa que se Ron for considerado inocente do roubo, ele não será julgado novamente pelo mesmo crime. Se isso acontecer, é provável que Atmey escape impune do assassinato.
Parece que o tempo acabou para você, mas felizmente Mia vem em seu resgate! Usando a técnica de canalização de Kurain, Maya pode convocar sua irmã mais velha para ajudar Phoenix quando as coisas parecem mais sombrias. Mia ajuda The Judge a lembrar dos comentários de Atmey após seu último testemunho: Atmey declarou que Ron era o verdadeiro assassino. The Judge diz que não são importantes. Mia sugere que outro Contra-Interrogatório ajudaria a provar sua importância. Levando em consideração o número de comentários de Atmey após o último testemunho, Mia e você afirmam seus direitos de examiná-los.
Note que Godot, por algum motivo, se distancia por um momento. O que ele está pensando? De qualquer forma, ele concorda em ouvir o último testemunho de Atmey.
Atmey’s Testimony: The Last Testimony
- De fato, é verdade que eu não estava na Lordly Tailor.
- Eu tive que sair para resolver outro pedido de trabalho vitalmente importante.
- Eu sabia sobre a data com antecedência, então preparei esta fotografia.
- Minha brilhante dedução foi o que me informou que o verdadeiro culpado era Ron DeLite.
- E graças ao Key Card e Wallet, ficou muito claro que ele estava lá.
- Também consegui fazer uma dedução a partir do alarme, que soou apenas uma vez.
- O botão não tinha impressões digitais… Por quê?
- A vítima teria deixado impressões se o tivesse acionado. O que significa que o assassino o acionou.
- Mr. DeLite estava vestindo sua roupa de Mask☆DeMasque, por isso não deixou impressões.
- E a carta de chantagem? A vítima provavelmente confundiu a cor da joia.
- Zvarri! Portanto, todas as evidências apontam para aquele pobre rapaz!
O Judge lhe dá apenas uma chance para encontrar uma contradição; pressionar a declaração errada resultará em game over instantâneo! Não há nenhuma evidência que contradiga as declarações. Mia diz que a evidência nem sempre precisa ser apresentada. Então parece que você só precisa pressionar a declaração que corresponde ao testemunho de Ron DeLite com a declaração de Luke. Lembre-se, pressione a declaração errada e você estraga tudo. Salve antes de tentar esse testemunho!
The Last Testimony: Contra-Interrogatório
Pressione a 9ª declaração. Conte mentalmente enquanto passa por cada declaração até chegar à parte sobre o traje de Ron. Enquanto Atmey estava sendo julgado na sala ao lado, Ron confessou que estava usando o traje de Mask☆DeMasque durante sua visita ao escritório do CEO. Atmey não estava lá quando ele confessou, então como Atmey sabia que Ron estava usando o traje? Lembre-se do testemunho de Ron. Assim que ele entrou no escritório, foi nocauteado pelo verdadeiro assassino antes que pudesse vê-lo. Se isso for verdade, então o verdadeiro assassino também deve ter visto Ron em seu traje!
Nesse estado, Atmey se desmorona e admite o crime.
Ron voltará ao banco de testemunhas uma última vez. Ele mais uma vez admite que realmente é Mask☆DeMasque, mas graças à regra da Double-Jeopardy, ele agora está livre de todas as acusações e saiu impune… por enquanto.
Ron DeLite é considerado INOCENTE!
The Stolen Turnabout – O que aconteceu de verdade
Tudo começou quando Ron DeLite foi demitido como chefe de segurança na sede da KB Security. Sua esposa, Desirée DeLite, estava gastando mais dinheiro do que Ron conseguia acompanhar. Para sustentar o estilo de vida extravagante de Desirée, Ron começou a vender segredos da empresa para concorrentes em troca de grandes quantias de dinheiro. No entanto, o CEO da KB Security, Kane Bullard, descobriu o esquema e imediatamente demitiu Ron.
Ron temia que, se Desirée descobrisse que ele havia sido demitido, ela o deixaria. Sem conseguir encontrar um emprego que lhe proporcionasse o dinheiro necessário, Ron decidiu se voltar para o crime. Ele criou uma fantasia elaborada e um novo alter ego, o misterioso ladrão fantasma, Mask☆DeMasque.
O primeiro alvo de Ron foi o valioso “Tear of Emanon”. Ele foi bem-sucedido em seu roubo e escondeu o traje em uma lata de lixo. Foi então que o chamado “detetive mestre” Luke Atmey entrou em cena. Atmey encontrou o traje no lixo e, após algumas investigações, descobriu que Ron era quem usava o traje de Mask☆DeMasque.
O roubo foi parar nos jornais, e Mask☆DeMasque ganhou fama. Isso deu a Atmey uma ideia: se ele quisesse atrair atenção, ele poderia chantagear Ron para entregar os itens roubados, permitindo que Atmey “recuperasse” os tesouros e se tornasse famoso. Ele enviou uma carta de chantagem para Ron, prometendo pagar uma grande quantia em troca da devolução do “Tear of Emanon”. Ron aceitou e ficou rico com isso.
Durante o ano seguinte, Atmey começou a enviar instruções detalhadas dos roubos para Ron, que seguiu todas à risca. Ele entregava os tesouros a Atmey, que, em troca, o pagava generosamente. Tudo corria bem até que o quinto roubo colocou Bullard no caminho.
Bullard começou a investigar os roubos, eventualmente descobrindo que Atmey estava por trás deles. Ele chantageou Atmey, exigindo o anel de diamante vermelho ou $50.000, ameaçando expor sua identidade como chantagista. Enfurecido, Atmey começou a planejar o assassinato de Bullard.
No meio disso, o famoso museu Lordly Tailor concordou em exibir os tesouros do misterioso Kurain Tribe, com Adrian Andrews supervisionando o depósito no porão. Andrews temia que algo ruim acontecesse e contratou Atmey para cuidar da segurança.
Enquanto preparava o Sacred Urn, Andrews teve um acidente: tropeçou em latas de tinta, derramando uma mancha rosa no chão e na parede. Ela também deixou a urna cair, quebrando-a. Ela consertou a urna, mas as manchas de tinta ficaram. Para esconder o acidente, ela colocou a Ami Fey’s Golden Statue perto da porta, cobrindo a mancha.
Atmey viu nisso uma oportunidade de se livrar de seu chantagista. Ele se disfarçou de Mask☆DeMasque e roubou o Sacred Urn, certificando-se de ser capturado pelas câmeras. No entanto, com a chegada da estátua de Ami Fey, Atmey foi forçado a movê-la para fazer com que a foto do crime parecesse genuína.
Na noite do encontro com Bullard, Atmey o matou. Ron, conforme instruído, também chegou ao escritório do CEO, vestido como Mask☆DeMasque, mas foi nocauteado por Atmey. Quando acordou, viu o corpo de Bullard e, em pânico, o escondeu no cofre. Atmey voltou ao Lordly Tailor, onde encenou uma luta falsa com Mask☆DeMasque.
Quando o roubo veio à tona na manhã seguinte, Ron confessou, tentando usar o álibi do roubo para se proteger da acusação de assassinato de Bullard.
The Stolen Turnabout: Epílogo
Ron ainda está deprimido, acreditando que perdeu tudo e que o Sacred Urn nunca será consertado. Você o encoraja apresentando a urna e, apesar de tudo, as coisas parecem melhorar. Desirée perdoa Ron, entendendo que ele fez tudo por amor, e o relacionamento deles parece estar seguro.
Além disso, Pearl volta e o repreende ao vê-lo novamente com Desirée, encerrando o caso de forma cômica!
- Próximo Caso: Recipe for Turnabout
Com isso, encerramos essa parte do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations que cobre o Caso 2: The Stolen Turnabout.