The Last of Us Part 1 Detonado – Zona de Quarentena (Capítulo 2)

Este guia do Zona de Quarentena (Capítulo 2) faz parte do nosso Detonado de The Last of Us Part 1.

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Zona de Quarentena (Capítulo 2)

20 Anos Depois

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Após o final de Cidade Natal (Hometown), a história avança 20 anos no futuro. Joel, agora mais velho, se encontra com uma amiga chamada Tess. Depois de uma breve conversa, os dois decidem rastrear um homem chamado Robert, iniciando de vez a jornada.

Quando a cena termina, Joel sai para um beco e você retoma o controle. Siga Tess por uma passagem próxima até uma rua patrulhada por soldados. Há alguns elementos interessantes no local, incluindo a primeira demonstração de como os militares lidam com civis potencialmente infectados. Você pode observar ou apenas continuar seguindo Tess.

Conversa Opcional 01: Banca de Jornal

Ao passar pela fila de civis sendo escaneados, você chegará a uma grande área aberta. Tess indicará que é preciso virar à esquerda e passar por um posto de controle. Antes de continuar, é possível ativar uma conversa opcional com dois sobreviventes encostados em uma banca de jornal à direita, próxima a um ponto de ônibus. Eles cumprimentam Joel, iniciando a conversa. Pressione triângulo para ouvi-los e depois retome o caminho principal.

Depois da conversa, vá com Tess até o posto de controle. Ao se aproximar, uma cena é acionada na qual Joel e Tess conversam com um guarda. Quando estão prestes a passar pelo portão, ocorre uma explosão. Quando solicitado, segure o direcional para trás e pressione X para realizar uma volta rápida, depois siga Tess.

Ela te levará até um prédio próximo e oferecerá suprimentos médicos. Ao pegar o kit médico, pressione cima no direcional digital e segure o botão de cura (gatilho direito) para se recuperar. Depois de se curar, continue seguindo Tess. Ela conversará com um sobrevivente sobre Robert.

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Eventualmente, Tess entra em uma sala onde há outro sobrevivente. Ela fala com ele e se dirige até uma estante do lado esquerdo da sala. Quando ela pedir ajuda para movê-la, aproxime-se e pressione triângulo. Após empurrar a estante, desça pelo buraco revelado atrás dela.

Além da Muralha

Ao cair, você se encontrará em túneis sob o prédio. Tess ativará um gerador. Quando ela terminar, siga pelo túnel à direita, passando por cima de um cano. Você chegará a uma área pequena com uma bancada de trabalho. Tess dirá para você pegar seu equipamento, que está sobre a bancada ao lado dela. Caminhe até lá e pressione triângulo para pegar a mochila. Joel sacará sua arma, e o jogo pedirá que você recarregue pressionando R2. Após recarregar, Tess pedirá para você ajudá-la a subir um muro próximo.

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Artefato 01: Panfleto Militar e Artefato 02: Mapa da Z.Q. de Boston
Os dois primeiros artefatos são adicionados automaticamente à sua mochila ao pegá-la. Pressione o touchpad e R1 para acessar a aba de artefatos. O Panfleto Militar (Military Pamphlet) e o Mapa da Z.Q. de Boston (Boston Q.Z Map) estarão no inventário.

Quando estiver pronto, siga Tess até o canto superior direito da sala. Haverá uma parede de madeira que você pode ajudá-la a escalar. Aproxime-se e pressione triângulo para impulsioná-la. Ela estenderá a mão para puxar Joel. Pressione X para subir. Avance e pressione triângulo novamente para subir por um buraco acima. Caminhe até a porta à frente.

Conversa Opcional 02: Fora do Café Abandonado
Ao sair pela porta, um marcador de conversa opcional aparecerá sobre a cabeça de Tess. Pressione triângulo para ouvir o diálogo entre os dois. Não se afaste ou você perderá a conversa. Depois que terminar, continue explorando.

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Siga para a direita da entrada do café. Haverá um buraco na parede acima, mas Tess observará que a escada está faltando. Olhe para a esquerda de um carro próximo e encontrará a escada caída no chão. Pressione triângulo para pegá-la e leve até o buraco na parede. Alinhe Joel com a parede abaixo da abertura e pressione triângulo novamente para apoiar a escada. Após Tess subir, siga-a.

Vire à direita e entre no corredor. Não desça as escadas ainda. Vá até a cozinha à direita e sobre o balcão encontrará três peças de sucata. Elas serão usadas mais tarde para melhorias. Antes de seguir com Tess, entre no quarto ao lado direito dela. Ao lado do colchão, você encontrará o primeiro Pingente dos Vagalumes (Firefly Pendant), chamado Vigil. Pressione triângulo para pegá-lo. Pressione triângulo novamente para virar o pingente e ler o nome. Quando terminar, pressione círculo e volte ao corredor principal.

Quando estiver pronto, siga Tess e desça pelo buraco na escada. Você chegará ao andar térreo da casa. Continue seguindo o caminho. Tess verá esporos e dirá para Joel colocar a máscara de gás. Ele a colocará automaticamente, mas os esporos normalmente indicam presença de infectados.

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Conversa Opcional 03: A Origem dos Esporos
Entre pela porta de onde os esporos saem e atravesse o buraco na parede à direita. Ao rastejar pelo túnel, um marcador de interesse surgirá sobre um homem preso à parede pelos esporos. Pressione triângulo para ouvir o diálogo entre Joel e Tess. Isso contará como uma conversa opcional.

Quando terminar, vire à direita e pressione triângulo para mover uma viga que bloqueia o caminho. Passe pela abertura estreita e uma cena curta será ativada, mostrando Joel e Tess encontrando um homem preso sob escombros. A máscara dele está quebrada, então ele vai se transformar. Você pode atirar nele ou deixá-lo virar para economizar munição. Pegue as duas balas próximas aos pés dele.

Volte pelo caminho e encontrará uma porta com uma abertura por onde pode rastejar. Do outro lado, um sobrevivente será atacado por três Corredores (Runners). Um deles entrará em um cômodo à esquerda, enquanto os outros dois devoram o corpo. Nesse momento, você aprenderá a usar o Modo de Escuta.

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Modo Escuta

O Modo Escuta permite que Joel detecte inimigos à distância com base no som. Quanto mais perto de um inimigo, mais claramente será possível ouvi-lo e localizar sua posição exata. Para ativar o Modo Escuta, segure R1.

Usando o modo agora, é possível ver que o Corredor (Runner) à esquerda está sozinho, enquanto os outros dois estão reunidos ao redor do cadáver do sobrevivente. Quando estiver pronto, aproxime-se sorrateiramente por trás do Corredor solitário e pressione triângulo para agarrá-lo. Em seguida, pressione quadrado para Joel estrangulá-lo silenciosamente.

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Com ele neutralizado, há duas opções: passar furtivamente pelos dois Corredores restantes ou enfrentá-los diretamente. É possível vencê-los com tiros ou ataques corpo a corpo, mas o ideal é economizar munição e passar despercebido.

Saindo do cômodo onde o primeiro Corredor foi eliminado, siga pela passagem em arco à esquerda e contorne os dois inimigos. Se mantiver distância, eles não notarão sua presença. Do outro lado da sala, haverá uma cozinha com uma barra de granola sobre a pia. Se necessário, coma-a para se curar. Um cômodo lateral acessível pela cozinha contém três balas sobre uma mesa. Pegue-as se quiser.

Quando estiver pronto, suba as escadas próximas à cozinha. Ao chegar ao topo, não atravesse logo pela tábua à frente. Em vez disso, vire à esquerda e entre no escritório do grupo jurídico Natalie and Vegiard. O logotipo da firma está na parede de fundo.

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Artefato 03: Nota para o Irmão
Entre na sala lateral do escritório pela porta à esquerda. Sobre a mesa nos fundos, estará o terceiro artefato: uma nota. Joel comentará sobre o conteúdo e a colocará em sua mochila.

Com a nota no inventário, saia do escritório, atravesse as tábuas e desça até a área inferior. Joel retirará a máscara de gás, e Tess assumirá a dianteira. Siga-a por uma passagem estreita até uma fábrica em ruínas.

Continue seguindo Tess até encontrar um grande vão impossível de atravessar. Será necessário usar uma tábua para formar uma ponte. Para isso, siga pelo caminho à esquerda de Tess e desça até o nível inferior. No centro da área estará a tábua. Pegue-a quando solicitado e apoie contra a parede logo abaixo de onde Tess está.

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Depois que ela pegar a tábua, vire-se e procure por um buraco grande no muro de tijolos atrás de você. Passe por ele e siga o caminho de volta ao trajeto anterior. Suba novamente e atravesse a tábua agora posicionada.

Saia pela porta à frente e desça pela escada de incêndio à direita até o nível inferior. Continue seguindo Tess. Ao passar por um ponto onde ela se abaixa sob uma escada de incêndio, observe a árvore logo à frente. Um Pingente dos Vagalumes (Firefly Pendant) está pendurado em um galho.

Pingente dos Vagalumes 02: Glueck
Use a lanterna para ajudar a localizar o pingente, que reflete a luz. O galho está na parte inferior da árvore. Ao encontrá-lo, atire no pingente para derrubá-lo. Pegue-o do chão para adicioná-lo ao inventário.

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Com o pingente em mãos, reúna-se com Tess e entre pela porta. Ela trancará atrás de vocês, então certifique-se de tê-lo pego antes de prosseguir.

Favela

Após passar pela porta que Tess tranca atrás de vocês, continue seguindo-a até a sala adiante. Ela sugerirá que você pegue a munição à direita da entrada. Pegue-a e aguarde até que Tess consiga acesso à favela.

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Depois disso, siga por entre a área. Em certo ponto, vocês passarão por dentro de um ônibus quebrado. Após uma breve conversa entre Joel e um capanga local, saia e entre no pátio aberto à frente. O caminho principal está à direita, mas antes é possível coletar dois itens importantes.

Artefato 04: Aviso de Recrutamento
Ao entrar no pátio, vá em direção ao mural de avisos ao norte. No caminho, há várias anotações espalhadas no chão, ao lado de uma lava-louças quebrada. Entre elas está o Aviso de Recrutamento (Drafting Notice). Pegue o item, leia seu conteúdo e adicione à mochila de Joel.

Artefato 05: Cartaz de Procurado
Após pegar o aviso, olhe para cima e vá até o mural de avisos ao norte. Nele, há um Cartaz de Procurado (Wanted Poster) oferecendo recompensa pela líder dos Vagalumes, Marlene. Pegue o cartaz e adicione à coleção.

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Combatendo até os Docks
Com os dois artefatos adquiridos, volte até Tess. A partir do mural com o cartaz, vá até o centro do pátio e vire à esquerda. Ao entrar pelo portão, uma cena mostra Tess subornando um morador local para conseguir informações sobre Robert.

Após a cena, continue em frente até passar por um segundo portão. Outra cena é ativada, dessa vez com Joel e Tess provocando um grupo de capangas de Robert. Agora começa o primeiro combate real.

O confronto inicial conta com dois inimigos. Essa seção serve para você se familiarizar com o uso de armas, o recuo e a mecânica de cobertura. A melhor tática é flanquear os inimigos, contornando as caixas no centro da área para pegá-los desprevenidos. Se a munição acabar, corra até eles e pressione quadrado repetidamente para desferir golpes corpo a corpo até derrotá-los. Após vencê-los, atravesse o túnel atrás dos inimigos.

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No fim do túnel, ajude Tess a subir um muro à esquerda. Ela estenderá a mão para puxar você. Siga o caminho até alcançar um armazém. Passe pelo buraco no portão de metal e desça no pátio. Inimigos surgirão do armazém, iniciando outro combate. Desta vez, é possível usar furtividade.

O confronto conta com quatro inimigos. Tess eliminará um deles silenciosamente com uma faca, restando três. Dois seguirão para o interior do armazém, enquanto o terceiro se afastará para a esquerda. A melhor estratégia é entrar na sala lateral à direita da entrada do armazém. Tess entrará com você e dirá que cuidará de um inimigo se você eliminar o outro. Quando os dois capangas estiverem de costas para a parede norte, elimine o da esquerda enquanto Tess cuida do da direita. Com eles fora de combate, resta apenas um inimigo. Elimine-o e pegue a Chave do Armazém (Warehouse Key).

Artefato 06: Chave do Armazém
A chave é essencial para o progresso e também conta como o sexto artefato.

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Quando estiver pronto, retorne ao armazém e use a chave para destrancar a porta nos fundos. Ao interagir com ela, você entra em um armazém maior e enfrentará mais inimigos — desta vez, cinco.

Ouça a conversa dos capangas do lado de fora e espere eles se separarem. Um deles ficará parado na porta à sua frente. Agarre-o, leve-o para um local afastado e elimine-o silenciosamente. Pegue a garrafa no cômodo; ela pode ser arremessada para distrair ou atordoar inimigos, facilitando o ataque.

A maioria dos inimigos terá entrado no armazém. Suba pelas escadas azuis à direita e elimine o capanga que está de costas. Faltam três, sendo um no piso térreo e dois na passarela elevada. Use a garrafa para atrair um deles para um ponto isolado e elimine-o. Depois, derrote os dois restantes com furtividade.

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Com a área limpa, procure por suprimentos e vá até o andar inferior. Use a porta deslizante para alcançar os docks. Segure triângulo para abrir a porta com corrente e ativar a cena com Joel e Tess chegando ao cais.

Batalha nas Docas

Chegou a hora do combate mais difícil até agora. Essa batalha exige aplicar tudo que foi aprendido: eliminações furtivas, distrações e tiroteios. Novos elementos de combate também são introduzidos, como o uso de lâminas (shivs) e armas corpo a corpo mais fortes.

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Há seis inimigos na área. Quando estiver pronto, contorne o campo de batalha usando os contêineres à esquerda de Joel. Um capanga estará de costas — agarre-o, leve-o até atrás das caixas e elimine-o. Entre os contêineres, sobre uma caixa preta, há uma lâmina (shiv). Lâminas eliminam inimigos instantaneamente ao agarrá-los, mas se quebram após o uso. Elas também servem para abrir portas secretas e enfrentar inimigos mais perigosos, então economize quando possível.

Em seguida, elimine o capanga com o pedaço de madeira (2×4) que patrulha próximo a uma empilhadeira amarela, logo à frente de onde a luta começou. Atraia-o para longe dos outros usando uma distração e elimine-o, então pegue sua arma corpo a corpo. Ela é poderosa, mas se quebra após alguns golpes.

Avance pelos galpões internos das docas eliminando os inimigos um a um. Com os dois guardas do perímetro fora do caminho, o resto deve ser mais fácil. Caso seja detectado, recorra aos contêineres para cobertura e tente voltar ao modo furtivo. Após eliminar todos, ainda há dois artefatos a encontrar.

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Artefato 07: Manifesto de Carga (Shipping Manifest)
O primeiro está à direita de onde o combate começou. Volte à entrada das docas e procure um corrimão com uma placa de “Proibido Pescar” (“No Fishing”). À esquerda da placa, está o manifesto. Se você tentar pegá-lo durante a luta, Joel apenas guardará para depois.

Artefato 08: Nota das Docas (Docks Note)
O último artefato desta área está à direita de uma lixeira azul no lado oeste do galpão. A partir da placa de “Proibido Pescar”, siga para nordeste até encontrá-lo. Joel fará um comentário sobre a nota e a colocará na mochila.

Com os dois itens em mãos, siga Tess pela porta no lado leste do galpão. Vocês entram em um escritório. Abra a porta à esquerda e uma cena será ativada, com Robert disparando contra Joel e Tess. Após a cena, persiga Robert por vários prédios até outra cena interromper a fuga.

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A Carga

Quando a nova cena terminar, uma nova aliada se junta ao grupo: Marlene. Não há tempo para conversas, pois inimigos surgem rapidamente. Assim que retomar o controle, siga Marlene. Ela subirá uma escada à esquerda.

Continue seguindo-a pela escada de incêndio até os telhados. Após observar os últimos Vagalumes caindo, Marlene seguirá até um esconderijo. Ela atravessará uma janela quebrada e cairá dentro de uma fábrica abandonada. Siga-a e colete os recursos sobre a mesa de metal. Quando estiver pronto, vá até a porta à direita e ajude Marlene a abri-la pressionando triângulo.

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Siga pelo corredor até uma nova cena. Marlene dirá que vocês precisam atravessar uma porta do outro lado do cais, mas ela está cercada de guardas. A estratégia será passar furtivamente.

Ao retomar o controle, agache-se e use as caixas para permanecer escondido. No fim da plataforma, vire à esquerda e suba com Marlene. Há muitos guardas nessa área. Evitar o confronto direto é a melhor abordagem. Ao subir, entre pela porta do prédio à esquerda.

Use o corredor nos fundos para seguir ao norte. Um soldado estará de pé na porta à direita, conversando com outro do outro lado. Não o agarre — o colega verá. Passe reto até a última sala à direita. Pela janela, verá um guarda de costas. Agarre-o e elimine-o longe da vista dos outros.

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Conversa Opcional 04: Pilha de Corpos
Após atravessar a ponte à frente, haverá uma pilha de corpos. Quando todos os inimigos estiverem eliminados, será possível ativar uma conversa opcional com Marlene ali. Caso a conversa não apareça, verifique se ainda há inimigos vivos.

Contorne as caixas à esquerda. Dois guardas estarão de frente para a escada que você precisa descer. Use uma garrafa ou tijolo para distraí-los e desça. A partir daí, vá direto até a porta.

Lá dentro, continue seguindo Marlene até uma porta que ela não consegue abrir sozinha. Pressione triângulo quando solicitado para ativar uma nova cena. Joel descobre então o que está contrabandeando: uma adolescente chamada Ellie.

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Pingente dos Vagalumes 03: Liu
Após retomar o controle, avance e procure por um Vagalume morto encostado em uma banca de jornal. Ao lado dele está o terceiro Pingente dos Vagalumes da área. Pegue o pingente, examine-o e guarde.

Com tudo coletado, siga para oeste do ponto onde encontrou o pingente. Desça as escadas, vire à direita e siga até um pequeno pátio. O objetivo é encontrar algo para alcançar a escada de incêndio à esquerda. Dentro da garagem a oeste de onde Joel entrou, há um contêiner de lixo. Pressione triângulo para movê-lo e posicione-o em frente à escada. Suba sobre ele e depois suba a escada.

Ao final da escada, entre no prédio. Vire à esquerda e siga o corredor ouvindo a primeira discussão entre Joel e Ellie. Ao chegar à porta ao fim do caminho, a Zona de Quarentena se encerra oficialmente, e o próximo capítulo do nosso Detonado de The Last of Us, A Periferia, terá início.

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  • Próxima Parte: A Periferia (Capítulo 3)

Com isso, completamos o Zona de Quarentena (Capítulo 2) do nosso Detonado de The Last of Us Part 1.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.