Este guia do Cidade do Bill (Capítulo 4) faz parte do nosso Detonado de The Last of Us Part 1.
Cidade do Bill (Capítulo 4)
O capítulo se inicia com uma cena em que Joel e Ellie chegam à Cidade do Bill. Após pularem uma grade e descerem por uma floresta, você retoma o controle. Siga descendo a colina até uma clareira com um riacho.
Vá para o lado leste da área para encontrar bandagens e álcool. Pegue os itens e continue ao norte, até uma cerca que separa você de uma torre de água. À esquerda da cerca há um tronco de árvore. Pule o tronco e chegue até um prédio abandonado.
Atrás do prédio, pegue uma tábua. Apoie-a contra o edifício e dê a volta até a frente, subindo no telhado por uma caixa. No topo, colete sua primeira Arma Modificada, um tipo de arma corpo a corpo que mata com um único golpe, mas cujo reforço dura apenas uma vez. Pegue a tábua novamente e posicione-a ligando o prédio ao outro lado da cerca. Atravesse-a para entrar oficialmente na Cidade do Bill.
Desça o barranco à esquerda e atravesse uma cerca danificada. Ao cair, você ouvirá um estalador escondido. Ele está dentro do galpão no centro. Use um tijolo, faca ou a Arma Modificada para eliminá-lo. Logo depois, outro estalador surgirá — repita a estratégia.
Artefato 18: Bilhete dos Remédios
Com os estaladores eliminados, entre pela porta oposta ao galpão e suba as escadas à direita. No escritório acima, há munição de pistola, peças e outros recursos. No chão, à direita da entrada, está o bilhete. Leia-o para adicioná-lo à sua coleção.
Ao sair, desça pelo lado esquerdo do prédio. No chão, você verá uma porta de faca. Use uma faca para abri-la e pegar suplementos, munição de rifle, álcool e outros recursos.
Siga até o portão trancado que leva à rua principal. Joel impulsionará Ellie para que ela destranque o portão do outro lado.
Rua Principal
Logo ao entrar, explore o jardim à esquerda. Há uma loja com itens de criação e suplementos. Ellie comenta sobre gnomos de jardim, e Joel responde de forma seca. Em seguida, procure pela pizzaria do outro lado da rua.
Conversa Opcional 09: Ellie e The Turning
Dentro da pizzaria, Ellie encontra um fliperama do jogo “The Turning”. Um prompt aparecerá acima dela. Pressione TRIÂNGULO para iniciar a conversa. Depois, saia pelos fundos e colete peças próximas aos bancos.
Artefato 19: Bilhete para o Bob
De volta à rua principal, siga até o fim do quarteirão, onde há uma barricada com uma cadeira de praia no topo. Na cerca abaixo da cadeira está o bilhete deixado por Bill para Bob, informando a combinação do cofre: 5-17-21.
Pingente dos Vagalumes 08: Wang
No caminho de volta, observe um trailer à esquerda. Suba nele para encontrar o pingente de Hui Wang. Pegue o item e adicione-o à sua coleção.
Cofre da Cidade do Bill
Continue subindo a rua, passe pelo trailer e eventualmente verá uma placa de evacuação obrigatória do outro lado da entrada da pizzaria. Logo ao lado está o cofre. Insira o código 5-17-21 e abra para encontrar peças, suplementos e munição de rifle.
Com o cofre aberto, retorne ao final da rua e entre na loja de discos à esquerda da barricada. Dentro, há munição de revólver e outros recursos.
Artefato 20: Nota sobre o Perímetro (Perimeter Note)
Depois de explorar a primeira sala da loja de discos, vá até os fundos. Você encontrará mais recursos aqui, bem como a Nota sobre o Perímetro (Perimeter Note). Ela está em frente a uma impressora sobre uma cômoda ao lado de um computador. Pegue a nota para adicioná-la à coleção. Antes de sair, pegue também o monte de peças na sala do armário, acessível pela porta ao lado do sofá.
Quando estiver pronto para seguir, saia da loja e acesse o beco à esquerda da entrada. É difícil notar, mas há um fio de armadilha cruzando o caminho à frente. Quando você se aproximar, um infectado aparecerá na esquina e ativará a armadilha, explodindo e revelando o perigo. Siga pelo caminho, agradecendo silenciosamente ao infectado por sua contribuição.
Suba os degraus à direita, onde há outra porta trancada com estilhaço. Se tiver um estilhaço disponível, use para abrir a porta e pegar peças, suplementos, munição de pistola, álcool e outros itens úteis. Se preferir, siga direto pelo beco.
Ao fim do beco, haverá um caminho de volta à rua principal à direita, que leva até a barricada de Bill, mas o caminho certo é seguir em frente e pegar duas flechas do corpo caído próximo. À frente, há uma escada no chão. Pegue-a e apoie na parte traseira de um caminhão à esquerda.
Suba pela escada. Em cima do caminhão, há um arco ao lado de algumas garrafas de cerveja e outra flecha. Pegue o arco para adicioná-lo ao arsenal de Joel. Corra pela tábua até a saliência com outra escada. Pegue a tábua e encoste na parede próxima à escada. Suba pela escada para acessar o telhado.
Será necessário atravessar os telhados até a igreja à frente. O primeiro telhado exige o uso da tábua. Posicione Joel voltado ao próximo prédio e coloque a tábua no lugar. Atravesse.
Do outro lado, haverá um estalador na área entre Joel e o próximo telhado. Pegue o arco, mire na cabeça e dispare para matá-lo silenciosamente. Pule até o corpo do estalador e recupere a flecha se ela não quebrou. Depois, suba até o próximo telhado usando o sistema de ventilação.
Continue seguindo até alcançar uma escada. Desça e chegará a um beco. Passe agachado por baixo da armadilha de Bill e ouvirá batidas à esquerda. Vá investigar. O som vem da porta de um apartamento. Quando se aproximar, o barulho cessará conforme o responsável sobe as escadas. Abra a porta e suba até o topo.
Na sala de estar do apartamento, será atacado por um corredor. Use ataques corpo a corpo para derrotá-lo e, depois, explore o local.
Artefato 21: Nota para Rachel (Note to Rachel)
Haverá muitos suprimentos no apartamento, incluindo suplementos, bandagens e álcool. Mas o item mais importante é a Nota para Rachel (Note to Rachel). Ela está sobre uma mesa em frente à TV na sala de estar. É fácil de ver, pois há uma grande inscrição em spray com o nome “Rachel” acima da mesa. Pegue a nota e saia do apartamento.
De volta ao exterior, procure uma cerca ao lado de um caminhão próximo. Não passe diretamente pelo portão, pois há dois fios de armadilha cruzando o centro. Para atravessar, pegue uma garrafa ou tijolo próximos e arremesse contra os fios para detoná-los.
Passe pelo portão, pegue a munição de revólver à esquerda e continue pelo beco ao lado da casa. Haverá outra armadilha que está rente ao chão e não pode ser ignorada. Use outro objeto de distração para destruí-la e siga em frente. Vire a esquina e entre na porta à direita. Vasculhe a mesa para encontrar munição de revólver e então entre pela porta ao lado dela.
Armazém
Assim que Joel entra na próxima sala, ele aciona uma armadilha deixada por Bill e é puxado para o teto pelos pés. Enquanto fica pendurado, cabe a Ellie cortar o contrapeso e libertá-lo.
No entanto, isso leva tempo, e os infectados da área não vão facilitar. A partir da posição de Joel, o jogador deve atirar nas ondas de corredores (runners) e estaladores (clickers) que pulam a cerca, impedindo que alcancem Ellie ou Joel.
Na primeira parte do combate, os inimigos irão diretamente até Joel. Caso se aproximem demais, use o botão QUADRADO para empurrá-los e criar distância para mirar. Na segunda parte, os infectados perseguem Ellie, que corre em círculos para despistá-los, dificultando a pontaria. Não é necessário economizar munição aqui, pois o jogo oferece munição infinita durante essa sequência.
Após Ellie libertar Joel, um corredor o ataca, mas é interrompido por Bill, que entra em cena para salvar Joel. Em seguida, os três fogem do local. Durante a fuga, será necessário enfrentar um estalador e dois corredores. Quando escaparem, uma cena será iniciada com o grupo dentro da casa de Bill.
Casa segura
Após a cena, Joel e Ellie estão no abrigo de Bill, repleto de recursos como peças (scrap), fita (tape), bandagens, lâminas (blades), suplementos (supplements) e munição. Explore o local completamente antes de prosseguir.
Artefato 22: Mapa do Bill (Bill’s Map)
Logo após retomar o controle, vire-se e procure o mapa em uma bancada próxima ao bar. Joel adicionará o mapa à coleção.
Artefato 23: Bilhete das Cercas (Fences Note)
Vá até a pequena sala ao lado da entrada da casa segura, próxima ao dardo e aos quadros. Sobre a mesa, você encontrará o bilhete.
Conversa opcional 10: Joel e Ellie falam sobre xadrez
Na área oposta ao bar, há um tabuleiro de xadrez sobre uma mesa. Ao se aproximar, será possível iniciar a conversa com Ellie. No remake, essa conversa pode aparecer como um Ponto de Interesse, mas ainda conta como conversa opcional.
Manual de Treinamento 1: Afiamento de Lâminas (Shiv Sharpening)
Na área do bar, há um pequeno livro. Ele se parece com um artefato, mas é o primeiro manual de treinamento. Ele aumenta a durabilidade das lâminas (shivs). Pegue-o antes de sair.
Quando terminar de explorar, fale com Bill. Ele abrirá a porta para a próxima área, permitindo que o grupo suba as escadas.
Artefato 24: Bilhete dos Caçadores (Hunter’s Note)
Após subir as escadas, vire à direita e siga pelo corredor. Você chegará a uma pequena cozinha com uma máquina de venda automática. Bill fará um comentário dizendo que Joel não precisa de nada ali. Sobre a mesa dessa sala está o Bilhete dos Caçadores (Hunter’s Note). Pegue-o, leia e adicione à sua coleção.
Artefato 24: Bilhete dos Caçadores (Hunter’s Note)
Deixe a cozinha e continue seguindo Bill. Pule por uma janela próxima, atravesse o telhado e entre em um pequeno escritório. Pegue os materiais sobre a escrivaninha e continue seguindo Bill até ele levá-lo a uma rua. Após uma breve conversa, inimigos infectados surgirão. Você precisará enfrentar dois estaladores (clickers) e um corredor (runner).
Pingente dos Vaga-lumes 09: Vincent (Pingente dos Vagalumes – Vincent)
Durante esse combate, procure um poste de luz à direita da ambulância no centro da área. O pingente dos Vaga-lumes (Pingente dos Vagalumes) está pendurado nele. Você pode derrubá-lo com um tiro ou jogando um tijolo encontrado próximo.
Pingente dos Vaga-lumes 09: Vincent (Pingente dos Vagalumes – Vincent)
Depois de pegar o pingente, siga Bill pelo portão no lado oeste da rua. Ele o fechará atrás de vocês, então esteja pronto para continuar. Vasculhe o galpão logo à frente e depois suba as escadas à direita. Continue pelo caminho até chegar a um porão nos fundos de uma igreja. Interaja com as portas para iniciar uma longa cena.
Ao chegar no topo da escada, vire à direita e avance pelo corredor até alcançar uma pequena cozinha com uma máquina de vendas. Artefato 24: Nota do Caçador está sobre a mesa, próximo ao refrigerador. Pegue o bilhete, leia-o e adicione à sua coleção.
Saia da cozinha e continue seguindo Bill. Pule pela janela próxima, atravesse o telhado e entre em um pequeno escritório. Pegue os sucatas na mesa e continue acompanhando Bill até sair na rua. Após uma curta conversa, inimigos infectados atacarão. Elimine dois estaladores e um corredor.
Pingente dos Vagalumes 09: Vincent está pendurado em um poste de luz à direita da ambulância no centro da área de combate. Use uma arma ou um tijolo próximo para derrubá-lo.
Com o pingente em mãos, siga Bill pelo portão no lado oeste da rua. Após ele fechá-lo, vasculhe o galpão à frente e suba as escadas à direita. Essa trilha leva até um porão nos fundos de uma igreja. Interaja com as portas para iniciar uma longa cena.
Cemitério
Joel agora está com uma espingarda e Bill apresentará sua mais nova invenção: as bombas de pregos (Nail Bombs). Pegue uma da mesa para aprender a receita de criação. Ao lado está uma bancada de trabalho, mas antes de ir até ela, vá até o canto esquerdo do cômodo e pegue Caixa de Ferramentas: Nível 1, uma caixa de ferramentas que permitirá fazer upgrades mais avançados nas armas.
Com as ferramentas adquiridas, volte à bancada ao lado do local onde Bill fabricou a bomba de pregos e faça melhorias em seu equipamento. Suba as escadas até o andar superior da igreja.
No cômodo à direita do altar, encontre suplementos, álcool e Artefato 25: Bomb Note sobre uma mesa. Leia-o e adicione à mochila.
Siga Bill até a janela e saia com ele. Você cairá no cemitério atrás da igreja. Quando retomar o controle, siga Bill até uma escada, onde ele dirá que a partir daqui, o caminho não é mais conhecido para ele.
O cemitério é patrulhado por seis estaladores. É possível evitar o confronto utilizando cobertura nos túmulos e distrações como tijolos ou garrafas. Se for detectado, use bombas de pregos, coquetéis molotov ou ataques corpo a corpo. O objetivo é chegar até o portão ao noroeste das escadas. A inteligência artificial de Bill pode ser instável, então espere que ele coopere para abrir o portão.
Após escapar, elimine dois corredores à direita com furtividade — um será eliminado por Bill automaticamente. Siga pela esquerda e finalize um terceiro corredor.
Aproxime-se da casa à direita, onde há um estalador e um corredor no jardim. Utilize o arco para eliminar os inimigos sem chamar atenção. Entre na casa e mate o corredor que está dentro dela.
No banheiro da casa está Pingente dos Vagalumes 10: Mrozik, próximo ao vaso sanitário. Pegue-o e siga para o quintal.
Atravesse a cerca com uma abertura à direita. Continue a noroeste até encontrar uma garagem com porta laranja. Evite combate e explore as garagens no caminho em busca de sucata, flechas e outros recursos.
Ao chegar à garagem, Joel ajudará Ellie a entrar por uma portinhola. Ela abrirá a porta e alertará sobre a presença de quatro estaladores — dois no quintal e dois dentro da casa. Use duas bombas de pregos para eliminar os quatro de forma eficiente, atraindo-os com distrações.
Entre na casa e vasculhe por suprimentos. Quando estiver pronto, encontre Bill no quintal. Ele o guiará até o telhado do trailer e em seguida por uma casa na árvore, de onde será possível pular para outro quintal.
Explore o galpão próximo à piscina e depois entre na casa. Pegue uma lâmina e bandagens no térreo, além de sucata e munição no andar superior. No quarto infantil à direita, encontre Artefato 26: Diário do Garoto próximo à janela. Leia o diário para obter detalhes sobre os primeiros dias da epidemia.
Após sair do quarto, Ellie iniciará Conversa Opcional 11: Ellie menciona Tess. Pressione TRIÂNGULO para conversar com ela sobre Tess.
Vá até a garagem e ajude Bill a abrir a porta. Ao passar, você estará cercado por corredores entre a casa e a escola. Use a espingarda e ataque corpo a corpo para avançar até o ônibus que atravessou a cerca. Ellie ajudará Joel a subir, e ele puxará Bill. Do outro lado, os corredores tentarão invadir a área. Bill encontrará uma entrada pela janela da escola. Siga-o para dentro e uma nova cena será ativada.
Fuga da Escola
Quando você retomar o controle, estará dentro de um corredor da escola. Siga o Bill até alcançar uma área com dois infectados do tipo estalador (clickers) e dois corredores (runners). É possível eliminá-los com armas de fogo, mas a melhor abordagem aqui é usar o arco para derrotá-los silenciosamente e poupar munição, já que há uma luta contra chefe logo adiante.
Elimine o estalador no corredor onde a seção começou e depois acabe com o corredor na base da escada à esquerda. Em seguida, derrote o segundo corredor perto dos armários. Um segundo estalador sairá de uma sala de aula à direita. Mire na cabeça e acerte com uma flecha.
Entre na sala de aula. Um terceiro estalador e mais dois corredores entrarão pelo lado oposto. Como o espaço é apertado, esconda-se atrás da mesa do professor e espere que os corredores virem de costas. Mire no estalador e dispare uma flecha na cabeça. Depois, elimine os corredores com duas flechas cada. Pegue uma Arma Modificada (Modified Weapon) encostada em uma das mesas e munição de espingarda. Saia pela porta por onde os inimigos entraram.
No próximo corredor, três corredores estarão se aproximando. Retorne à sala de aula e espere que se aproximem. Elimine-os com flechas e ataques corpo a corpo. Após derrotá-los, avance pelo corredor.
Prepare-se antes de entrar pela porta no fim do corredor: o próximo combate será contra um dos inimigos mais difíceis do jogo. Construa bombas, coquetéis molotov, recarregue as armas e prepare kits médicos. Quando estiver pronto, ajude Bill a arrombar a porta.
Chefe: Estalador Gigante (Bloater)
Assim que o grupo entra no ginásio da escola, um estalador gigante (bloater) aparece. Esse tipo especial de infectado é basicamente uma versão maior e mais resistente de um estalador comum, com ataques letais e a habilidade de lançar projéteis tóxicos.
A melhor forma de derrotá-lo é usando bombas e armas de impacto como a espingarda ou o rifle. Mantenha distância e corra sempre que ele começar a arrancar pedaços do próprio corpo, indicando que vai lançar um projétil venenoso.
Além do estalador gigante, alguns corredores também invadirão a área. Bill pode lidar com eles em parte, mas se algum se aproximar, elimine-o rapidamente para não ficar vulnerável ao ataque do chefe.
Se precisar de munição ou vida, há diversos recursos espalhados pelo ginásio: flechas, munição de revólver, cartuchos de espingarda e um kit médico. Caso não os utilize durante a luta, certifique-se de pegá-los antes de sair.
Com o estalador derrotado, ajude Bill a subir pela janela no canto esquerdo do ginásio. Três corredores invadirão o local por um buraco na parede. Derrote-os e depois suba pela janela com a ajuda de Bill. Pule para o outro lado da janela e saia da escola.
Você estará em um beco. Passe pelo buraco na cerca à esquerda e elimine o corredor que se aproxima. Siga para a direita. Bill e Ellie começarão a escalar uma escada sobre uma cerca próxima. Proteja-os de um infectado que se aproxima, depois suba pela escada. Ao chegar ao topo, uma nova cutscene será iniciada.
Garagem
Após a cutscene, Joel estará em uma garagem com um carro funcionando. Antes de avançar, explore a casa. Vá até o quarto principal, passando pela porta próxima de onde Joel e Bill encontraram o corpo.
Artefato 27: Bilhete do Frank (Note From Frank)
No quarto, colete os recursos disponíveis, como fita, munição de revólver, sucata e explosivos. Leia o bilhete na mesa perto da janela. Trata-se de uma mensagem de Frank, com duras palavras a respeito de Bill.
Conversa Opcional 12: Bill lê o bilhete do Frank (Bill Reads Frank’s Note)
Após pegar o bilhete, volte até Frank na garagem. Um ícone de conversa opcional aparecerá acima de Bill. Interaja com ele para entregar o bilhete. Bill o lerá, amassará e jogará fora.
Artefato 28: Bilhete do Frank (Amassado) (Note From Frank – Crumpled)
Depois de Bill jogar o bilhete fora, Joel pode (e deve) pegá-lo do chão para contar como item colecionável necessário para completar 100% do jogo.
Conversa Opcional 13: Ellie ao volante (Ellie Behind The Wheel)
Aproxime-se da janela do caminhão e um novo ícone de conversa opcional aparecerá sobre Ellie. Interaja com ela para ouvir Joel elogiando seu desempenho, seguido por um breve diálogo sobre dirigir.
Quando todas as conversas e artefatos tiverem sido coletados, vá para a parte de trás do caminhão e pressione TRIÂNGULO para iniciar a seção final do capítulo. Joel e Bill começarão a empurrar o veículo colina abaixo. Infectados sairão dos arbustos para atacá-los. Solte o caminhão e elimine os inimigos, tomando cuidado com o estalador que se aproxima.
Após eliminar o grupo, volte ao caminhão e continue empurrando. Outro grupo de corredores e estaladores surgirá do lado direito. Repita o processo, depois volte ao caminhão.
Um último grupo surgirá da esquerda. Elimine-os e volte ao caminhão. Durante a última parte da fuga, o caminhão começará a descer a colina e Ellie conseguirá ligá-lo. Um grupo de infectados cercará o local, mas o objetivo agora é correr. Desça a colina e pressione TRIÂNGULO ao alcançar a traseira do veículo.
Joel e Bill saltarão no caminhão, iniciando uma última cutscene enquanto escapam. Com Joel e Ellie de volta à estrada, a Cidade do Bill chega oficialmente ao fim. O próximo destino é Pittsburgh.
- Próxima Parte: Pittsburgh (Capítulo 4)
Com isso, completamos o Cidade do Bill (Capítulo 4) do nosso Detonado de The Last of Us Part 1.