As Anomalias em The Alters representam uma das maiores ameaças à sobrevivência de Jan em um planeta isolado. Elas surgem com mais frequência conforme o jogo avança, cada uma com efeitos únicos e potencialmente letais. Com o equipamento certo e estratégia, é possível lidar com todas elas.
Como identificar uma Anomalia em The Alters
Mesmo sem o equipamento apropriado, o traje de Jan detecta Anomalias próximas por meio de alertas sonoros. Quanto mais rápido o bip, mais perto está o perigo. Visualmente, é possível notar distorções no espaço onde essas entidades aparecem.
Consequências do contato direto
Entrar em uma Anomalia dissipa temporariamente a entidade, mas Jan sofre um forte dano de radiação (cerca de um terço do medidor total). Se Jan for derrubado por radiação:
- Um Alter deverá resgatá-lo, recebendo parte da radiação.
- O jogo avançará automaticamente para o próximo dia.
- Se nenhum Alter puder socorrê-lo, Jan morre e você terá que carregar um salvamento anterior.
Como destruir Anomalias
Após o primeiro encontro, fale com o Cientista para desbloquear a pesquisa do Luminador, ferramenta essencial para revelar e eliminar os núcleos das Anomalias.
- Com o Luminador, mire na Anomalia para tornar visíveis os núcleos.
- Dispare até destruí-los. Eles se movem, exigindo precisão e rastreamento.
- O uso do Luminador consome rapidamente a bateria do traje. Leve baterias extras!
ALX e processamento
Ao eliminar uma Anomalia, ela libera ALX, material que pode ser refinado em Orgânicos, Minerais ou Metais, dependendo das tecnologias desbloqueadas. Como o ALX ocupa espaço, é recomendável processá-lo com frequência ou convertê-lo em Orgânicos (que vão direto para o tanque de combustível).
Tipos de Anomalias
Anomalia Estática
- Mais comum.
- Ficam paradas no mapa.
- Podem ser ignoradas ou contornadas, mas muitas bloqueiam passagens.
- Ideal ter um Pilar de Viagem Rápida ou a pesquisa de Criação Rápida ativa para reposição de baterias.
Anomalia Seguidora
- Se aproxima lentamente de Jan ao detectar sua presença.
- É sinalizada por um som grave e constante.
- Núcleo grande e fácil de atingir, mas exige ação rápida.
- Densidade do Luminador melhora a eficiência ao destruí-la.
Anomalia Pulsante
- Expande e contrai seu raio de efeito.
- Emite radiação contínua enquanto Jan estiver dentro dela.
- Ataque e recuo são essenciais: entre quando ela contrair e destrua os núcleos rapidamente.
- Use a melhoria de Alcance do Luminador para facilitar.
Anomalia Temporal
- Aparece a partir do Ato 2.
- Acelera o tempo dentro de seu raio, podendo consumir horas em segundos.
- Perigosa por antecipar eventos como tempestades magnéticas ou o amanhecer.
- Tem um único núcleo, geralmente no centro e em altura elevada.
- Use o Luminador melhorado e comece com bateria cheia.
Anomalia Prisma
- Distorce a visão, dificultando navegação e uso de ferramentas.
- Outras Anomalias podem estar dentro dela.
- Possui três núcleos escondidos, difíceis de localizar devido à distorção visual.
- Melhor abordagem: caminhe em linha reta até sair dela, se oriente e repita o processo observando com atenção os núcleos visíveis.
The Alters está disponível para PlayStation, Xbox Series e PC.