Esta parte do nosso Detonado de Super Metroid cobre a Wrecked Ship.
Super Metroid – Wrecked Ship
Chegando ao Wrecked Ship
Partindo da nave de Samus em Crateria, siga para a direita até encontrar uma porta laranja. Passe por ela, onde verá pontos de ancoragem (grapple points) e um Missile Tank em um pedestal logo abaixo, com água ao redor. A água reduz sua velocidade, então evite cair enquanto usa o Grappling Beam. Desça até o pedestal do tanque, mas observe que os pontos de ancoragem rachados desmoronam e reaparecem com o tempo. Balance-se rapidamente entre eles para alcançar o próximo ponto.
Na sala seguinte, você estará novamente ao ar livre, com água próxima. Mergulhe e vá para a parte inferior esquerda, abaixo da estrutura submersa. Atire para revelar um caminho, pule e transforme-se em Morph Ball para entrar. Siga para a esquerda para coletar um Missile Tank e retorne à superfície.
Continue à direita, utilizando o Grappling Beam nos pontos acima da água. Após o segundo ponto, use o Gripper, um inimigo voador, como âncora. Ele permanece no lugar quando atingido pelo feixe, permitindo que você avance até a porta verde que marca a entrada do Wrecked Ship.
Explorando o Wrecked Ship: Sem Energia
O Wrecked Ship está sem energia, e inimigos fantasmas chamados Covens assombram seus corredores. Estes inimigos aparecem perto de você, mas não causam dano durante sua materialização. Avance para a direita até chegar ao eixo principal. Do lado oposto, há uma Save Station, que está inoperante por enquanto.
Descendo o eixo, ignore a primeira porta trancada. Na plataforma à esquerda, destrua a parede com bombas para acessar um caminho onde há um Missile Tank. Continue até o fundo do eixo principal. Mire para baixo e destrua alguns canos para alcançar uma porta verde no chão. Atravesse.
No próximo cômodo, avance para a direita e use bombas para remover obstruções no túnel. Uma porta Gadora bloqueia o acesso à sala do chefe Phantoon. Use um único Super Missile para destruí-la rapidamente.
Chefe: Phantoon
Na sala de Phantoon, um círculo de chamas azuis aparecerá inicialmente. Tocar nelas causará dano. Após alguns instantes, as chamas se fundem, e Phantoon surge em um estado transparente, movendo-se da esquerda para a direita e lançando lágrimas de fogo azuis. Essas lágrimas quicam no chão e podem ser destruídas com tiros após o primeiro quique, podendo liberar energia ou munição.
Depois, Phantoon reaparece em sua forma sólida com o olho aberto, lançando chamas em padrão circular pela sala. Inicialmente, ele desaparece novamente rapidamente, mas em seguida reaparece e lança uma sequência de oito chamas que caem do teto. Algumas caem de um lado, e outras do lado oposto. Fique atento para desviar.
Para causar dano, ataque o olho aberto de Phantoon com Missiles, Super Missiles ou tiros carregados. Missiles normais ou tiros carregados não alteram o padrão de ataque, mas usar um Super Missile irá enfurecê-lo, fazendo-o disparar múltiplos círculos de chamas pela sala. Para evitar dano, carregue seu feixe imediatamente após disparar o Super Missile e execute um salto giratório. O ataque pseudo-Screw protegerá Samus das chamas sem interromper seu movimento.
Phantoon leva dano dobrado de Super Missiles. Apenas 5 Super Missiles são necessários para derrotá-lo, ou 25 Missiles normais. Após derrotá-lo, a energia será restaurada no navio.
Com a energia restaurada, as funcionalidades do Wrecked Ship são reativadas. Volte à esquerda para começar a explorar as novas áreas desbloqueadas.
Explorando o Wrecked Ship após Phantoon
Com o poder restaurado, alguns cabos soltos com faíscas verdes podem aparecer. Evite tocá-los. Continue para a esquerda, onde os Work Robots agora estão ativos. Eles não causam dano ao contato, mas disparam anéis de energia lentos. Eles são indestrutíveis, mas podem ser empurrados com tiros normais. Os Atomics, que antes estavam presos, agora flutuam livremente e podem ser derrotados com tiros normais ou Missiles.
No final do corredor onde você enfrentou Phantoon, entre na sala de mapas para baixar o mapa completo da área. Retorne ao eixo principal.
A primeira porta à esquerda está desbloqueada e contém um Super Missile Tank.
Explorando com os Robôs Ativos
Volte ao eixo principal. Use bombas para acessar uma área secreta através da porta trancada. Aqui, inimigos voadores chamados Bulls tentarão acertar você. Use Missiles ou tiros carregados para eliminá-los rapidamente. Corra pela esteira, pulando sobre plataformas com robôs enquanto evita os espinhos ao lado. Use bombas para revelar um caminho até outro Super Missile Tank.
Retorne ao eixo principal, subindo até a próxima porta. Salve seu progresso na Save Station antes de prosseguir. Continue subindo até alcançar uma porta no teto.
Nesta sala, as portas estarão trancadas até que todos os Atomics e Kihunters sejam eliminados. Os Kihunters nesta área são mais fortes do que antes. Além disso, as faíscas verdes podem soltar faíscas menores do teto. Após derrotar todos os inimigos, a porta piscante à direita será destrancada.
Coletando Itens ao Ar Livre
Avance para a direita, onde esteiras rápidas levarão você sobre fossos de espinhos. Empurre os robôs para os espinhos com tiros normais para criar passagens seguras até um Missile Tank.
Siga pela porta à esquerda, onde você estará novamente ao ar livre, em uma parte superior de Crateria. Utilize os Trippers para alcançar plataformas flutuantes. Atire na parede esquerda de uma plataforma elevada para revelar um Missile Tank, acessível com um salto giratório.
Mais abaixo, use o X-Ray Scope para encontrar um ponto que pode ser destruído com Super Missiles, revelando um túnel. Ao entrar, bombardeie a parede à esquerda para obter um Missile Tank. Pule e transforme-se em Morph Ball para escapar. Retorne e repita o uso do Super Missile para sair.
Obtendo a Gravity Suit
Continue à direita, usando o X-Ray Scope para encontrar outro segmento de túnel. Encontre Wavers e Chutes nesta área. O Grappling Beam pode ser usado para derrotá-los rapidamente. Prossiga até encontrar uma estátua Chozo sem item. Transforme-se em Morph Ball em sua mão para ativar o transporte.
Na área secreta, bombardeie o chão e siga o túnel à direita. Use bombas para destruir canos e continue até encontrar robôs. Empurre-os para os espinhos, crie impulso com o Speed Booster e use o Shinespark para subir e encontrar um Reserve Tank. Depois, vá para a esquerda e destrua a esfera central para obter a Gravity Suit.
Explorando com a Gravity Suit
Com a Gravity Suit, você pode se mover livremente na água e receber 75% menos dano de inimigos. Saia pela esquerda e teste a mobilidade na água ao retornar à entrada do Wrecked Ship.
Volte ao eixo principal e entre na segunda porta à direita para coletar um Energy Tank em uma sala cheia de plataformas com espinhos e inimigos aquáticos. Use o Grappling Beam para atravessar plataformas que caem e alcançar a estátua Chozo segurando o tanque.
Retornando a Crateria
Depois de explorar o Wrecked Ship, retorne a Crateria. Salve e recarregue na nave de Samus. Prepare-se para seguir para Maridia passando por Brinstar, com a possibilidade de coletar mais itens antes de prosseguir.
Sua jornada continua em Maridia.
Com isso, completamos a parte do Wrecked Ship do nosso Detonado de Super Metroid.