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Super Metroid Detonado – Norfair

Esta parte do nosso Detonado de Super Metroid cobre a Norfair.

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Super Metroid – Norfair

Primeira Vistia

Obtendo as Hi-Jump Boots

Super Metroid - Norfair

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A visita inicial a Norfair será breve. O objetivo é obter as Hi-Jump Boots, localizadas logo após o portão inferior esquerdo da primeira sala, que se assemelha à primeira sala de Brinstar Superior. Não explore outras áreas neste momento, pois muitas delas estão em zonas superaquecidas que causarão dano constante a Samus.

Entre pelo portão e colete o Energy Tank. Atrás do tanque, procure por blocos rachados e use o Morph Ball para avançar para a esquerda e atravessar o portão.

Na próxima sala, destrua a parte superior da coluna atirando nela e, em seguida, realize um spin jump para atravessá-la. Prossiga e pegue as Hi-Jump Boots. Após retornar à sala anterior, suba até o topo para encontrar um Missile Tank. Use bombas para atravessar o túnel próximo.

Se o portão à frente não abrir, aguarde o aparecimento de inimigos e derrote todos eles. O portão só será liberado após eliminar todos os inimigos na sala.

Depois de sair da câmara, continue subindo até alcançar o elevador. Use-o para retornar.

Sua jornada continua em Brinstar (Segunda Visita).

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Segunda Visita

Explorando Áreas Aquecidas com o Varia Suit

Com o Varia Suit, Samus pode agora sobreviver às áreas superaquecidas de Norfair. Após sair do elevador, entre na primeira porta à direita. Nessa sala, os geemers e hoppers são mais perigosos do que os encontrados anteriormente, mas não devem ser uma grande ameaça. Continue seguindo para a direita e atravesse o portão vermelho.

Na sala seguinte, você encontrará inimigos voadores semelhantes a mothulas. Desça pelo terceiro poço. No canto inferior direito, na lava, há um Missile Tank escondido. Use o canhão para atirar na parede e revelá-lo. Se estiver com boa energia, transforme-se em Morph Ball e arrisque-se na lava para coletá-lo. Em seguida, use um Super Missile no portão verde à direita da sala para continuar.

Nesta nova sala, o nível da lava começará a subir, mas ela para eventualmente. Certifique-se de não ficar preso enquanto a lava sobe. Lava dragons aparecerão tentando disparar bolas de fogo em arco, mas podem ser ignorados se você avançar rapidamente para a próxima sala.

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Seção das Bolhas Verdes

Super Metroid Detonado - Norfair

Você agora estará em uma sala composta de bolhas verdes. Vá até o extremo direito, evitando o red waver. Em uma área metálica que se destaca das bolhas, use bombas nas estruturas em forma de tubo para cair em um poço com um red ripper II e outro Missile Tank.

Retorne à área superior e use bombas no chão entre as duas estátuas de rosto. Siga o caminho à direita no modo Morph Ball, destruindo os blocos e inimigos no trajeto até chegar a uma bifurcação: uma porta à esquerda e outra no chão. Escolha a porta no chão.

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Na sala abaixo, a primeira porta azul à direita leva a uma área com inimigos gamets que emergem do chão em grupos de cinco. Atire assim que eles surgirem para derrotar todos de uma vez e coletar munição e energia, caso necessário. Se não precisar reabastecer, retorne e siga para a porta à direita.

Lidando com Multiviolas e Magdollites

Na próxima sala, você encontrará multiviolas voando, fáceis de eliminar, mas os magdollites, localizados na lava, são mais problemáticos. Eles se alinham verticalmente com Samus antes de dispararem três bolas de fogo. Evite os projéteis, pois é difícil acertar todos de uma vez. Após o ataque, os magdollites retornam à lava, permitindo que você avance. Continue pela porta à direita.

Na nova sala, há blue violas patrulhando as plataformas. Ignore-as e siga para a direita, já que o caminho para baixo está bloqueado por uma porta amarela. Na próxima sala, o nível da lava voltará a subir. Corra para a direita e, no canto direito superior, atire no teto para abrir caminho. Pule e siga para o lado esquerdo superior.

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Lidando com Trippers e Obstáculos

Na sala seguinte, um green tripper surgirá. Use-o como plataforma para atravessar a lava. Transforme-se em Morph Ball enquanto estiver sobre ele para evitar os espinhos no teto. Após cruzar, pule para a próxima plataforma fina, evitando os espinhos abaixo, e espere o tubo no teto mover-se para abrir caminho. Continue usando os trippers e transforme-se novamente para evitar danos. No último tripper, destransforme-se rapidamente e salte para a próxima sala antes que ele afunde na lava.

Subindo e Enfrentando Alcoons

Na próxima sala, suba enquanto enfrenta alcoons, criaturas semelhantes aos dragões vistos antes, mas que caminham lentamente e disparam três bolas de fogo. Use mísseis para derrotá-los rapidamente ou tiros normais, caso prefira. Ignore a primeira porta azul e entre na porta vermelha à direita.

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Atravesse as plataformas amarelas. Na terceira, espere que ela desça para ganhar altura suficiente e alcance a plataforma final. Abra o portão à frente e colete outro Missile Tank.

Obtendo o Wave Beam

Super Metroid Detonado - Norfair

É possível obter o Wave Beam agora, mas isso envolve riscos. Este item pode ser acessado mais tarde com o Speed Booster ou o Grapple Beam, que facilitam o trajeto. Se quiser tentar agora, corra para ganhar impulso e pule pelo poço de espinhos, evitando os centrais, onde você cairia. Use o wall jump para alcançar a porta vermelha.

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Dentro da sala, colete o Wave Beam, que permite disparar através de paredes e dobra o dano causado. Se o dano dos espinhos for alto demais, caia pela seção central dos espinhos para escapar com segurança.

Obtendo o Speed Booster

Retorne à sala anterior e entre na porta superior esquerda. Você estará de volta à primeira sala de bolhas verdes. Evite cair e siga pela porta verde superior. Derrote os skrees no teto e atire na seção direita do teto para revelar um novo caminho. Suba e siga pela porta à direita.

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Corra para a direita enquanto o chão desaba, ignorando os inimigos que aparecem. Na porta vermelha, atire para revelar um Missile Tank escondido no teto e colete-o. Siga em frente para encontrar o Speed Booster.

Assim que obtê-lo, a lava começará a subir rapidamente. Use o Speed Booster para correr para a esquerda e escapar antes de ser atingido. Volte à sala de bolhas verdes e, desta vez, pegue a porta à esquerda.

Sobre o Speed Booster

O Speed Booster permite que Samus corra muito mais rápido, ativando-se automaticamente após um curto trajeto. Ele elimina inimigos mais fracos instantaneamente e pode ser usado para realizar a técnica conhecida como Shinespark. Para executá-la, ative o Speed Booster, agache-se para armazenar o impulso e pule na direção desejada, causando grande dano e atravessando obstáculos. No entanto, a técnica consome energia e requer prática.

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Obtendo o Ice Beam

Diferente do Spazer e do Wave Beam, que são opcionais, o Ice Beam é necessário para progredir no jogo. Na sala seguinte, após passar por outra, você encontrará um obstáculo contendo Breetoms presos. Com o Speed Booster, você pode facilmente destruir o bloqueio e os inimigos presos. Faça isso e salve na sala seguinte, se quiser, depois siga para a esquerda até alcançar a área inicial de Norfair, próxima ao elevador. Entre pela porta azul abaixo do elevador, no lado esquerdo.

Assim que entrar na nova sala, ative o Speed Booster. Persianas tentarão bloqueá-lo, mas, se você correr corretamente, chegará ao final, onde poderá entrar pela porta à esquerda. Suba pelas plataformas à esquerda, tomando cuidado com os Funes, que cospem fogo. Antes de passar pela porta, use bombas no tubo para abrir um buraco e cair. No modo Morph Ball, desça por pequenas alcovas até alcançar uma área onde pode ir para a direita. Ali, uma estátua Chozo lhe dará o Ice Beam.

Teste as propriedades de congelamento do Ice Beam nos Geemers da área ou nos Funes, que deixarão de cuspir fogo quando congelados. Volte para o topo da sala e, desta vez, entre pela porta à direita.

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Sobre o Ice Beam

O Ice Beam congela a maioria dos inimigos, impedindo que ataquem. Além disso, Samus pode usá-los como plataformas para alcançar novas áreas, um recurso essencial para o progresso no jogo. Este canhão aplica um modificador de 50% de dano, ou seja, pode levar mais tempo para derrotar inimigos simples, já que eles serão congelados antes de serem destruídos. Caso prefira não congelar os inimigos para derrotá-los mais rapidamente, você pode desativar o feixe no menu de equipamentos, acessado pressionando Start e R. É possível reativá-lo da mesma forma.

Usando o Ice Beam para Avançar

Na sala superior direita após obter o Ice Beam, você encontrará lava e Boyons. Congele o Boyon que pula ao atingir sua altura máxima para usá-lo como plataforma. Continue avançando, certificando-se de que o último Boyon esteja congelado na posição mais alta, permitindo que você passe no modo Morph Ball. Mais adiante, congele o Ripper II no meio da piscina de lava para atravessar e alcançar a próxima porta.

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Na sala seguinte, as plataformas desmoronarão enquanto você avança, fazendo com que caia no topo do corredor que acabou de atravessar. Tome cuidado com os Geemers e role como Morph Ball pela passagem no teto. Você cairá por uma plataforma desmoronável próxima à porta pela qual entrou anteriormente. Atravesse novamente e prepare-se para buscar novos itens antes de retornar a Brinstar.

Obtendo Missile Tanks e o Reserve Tank

Na sala do elevador principal de Norfair, tome o caminho superior ou inferior à direita para retornar à sala das bolhas verdes. O caminho inferior pode ser mais rápido, mas exige a técnica de salto duplo com bombas. Para isso, coloque uma bomba e, assim que ela explodir, coloque outra imediatamente. Continue repetindo até ser lançado para cima. Ajuste a direção quando estiver alto o suficiente para alcançar o caminho necessário.

De volta à sala das bolhas, procure os Wavers voando perto do canto superior esquerdo. Congele um deles para usá-lo como plataforma e alcançar a porta verde no topo à esquerda. Caso o Waver seja destruído antes de conseguir subir, saia e entre novamente na sala para fazê-lo reaparecer.

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Na nova área, elimine os Gerutas e colete o Missile Tank. Ao alcançar a plataforma com uma porta, não entre nela ainda. Mire diagonalmente para baixo e atire. Um cano surgirá à esquerda. Pule nele, transforme-se em Morph Ball e use bombas na grande bolha para abrir um caminho secreto à esquerda.

Na sala seguinte, com lava no fundo, congele os Geemers para facilitar a travessia. Na última plataforma circular à esquerda, atire para revelar um Missile Tank escondido. Tome cuidado, pois pode ser necessário tomar dano na lava para coletá-lo. Por fim, atire no orbe no final da sala para obter o primeiro Reserve Tank.

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Sobre o Reserve Tank

O Reserve Tank permite armazenar energia extra que exceda a capacidade dos Energy Tanks. A energia armazenada será usada automaticamente quando a energia principal se esgotar, prevenindo um game over. Você pode configurar o tanque no menu de equipamentos para “manual”, caso prefira ativar a energia armazenada antes. Há quatro Reserve Tanks no jogo.

Retorno a Brinstar

Para continuar o jogo, retorne a Brinstar para buscar os Power Bombs. Caso esteja buscando 100% de coleta de itens, você deve ter agora:

  • 5 Super Missiles
  • 75 Missiles
  • 3 Energy Tanks
  • 1 Reserve Tank
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Se deixou de coletar itens mais difíceis em Brinstar, lembre-se de pegá-los posteriormente. Retorne à sala do elevador de Norfair e use-o para subir.

O Detonado de Super Metroid continua em Brinstar (Terceira Visita).

Terceira Visita

Ao chegar em Norfair, siga pela primeira porta à esquerda e volte ao corredor com as persianas que levam ao Ice Beam. Use o Speed Booster como antes, mas pare quando o chão se quebrar. Os ícones nos blocos indicam que você deve usar uma Power Bomb para limpar o caminho. Continue para a esquerda, enfrentando os Desgeegas e Mellas no caminho. Não tenha pressa na próxima sala, pois as plataformas podem desmoronar, forçando você a cair.

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Coletando o Missile Tank

Nessa sala, se você atirar para a esquerda, revelará um Missile Tank escondido na parede próxima ao teto. Para pegá-lo, posicione-se na segunda plataforma inferior. Pule para a plataforma à esquerda e, imediatamente, dispare na parede para coletar os mísseis. Caso prefira, pode retornar mais tarde com o Space Jump, pois recuperar-se de quedas nessa sala pode ser complicado devido às plataformas desmoronáveis.

Ao terminar, siga pela porta inferior à direita, cuidando dos Sovas que circulam pelas plataformas.

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Chefe: Crocomire

No próximo corredor, ative o Speed Booster para limpar o caminho e chegar à sala do miniboss. Se precisar, use a Save Station à direita antes de entrar pela porta verde no chão.

Após cair, siga à direita para encontrar Crocomire. O objetivo desta luta não é apenas causar dano, mas empurrar o miniboss para trás, forçando-o a cair em uma armadilha. Acerte os disparos de Missiles, Super Missiles ou tiros carregados na boca de Crocomire quando ele rugir.

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  • Missiles: um passo para trás.
  • Tiros carregados (com Ice, Wave e Spazer): dois passos para trás.
  • Super Missiles: três passos para trás.

Fique atento aos ataques de Crocomire, que incluem golpes com as garras e bolas de fogo que podem ser destruídas para gerar energia ou munição. Evite usar Power Bombs, pois elas fazem o miniboss recuar para frente. Caso Crocomire o empurre contra os espinhos na parede esquerda, transforme-se em Morph Ball e escape rapidamente.

Quando Crocomire estiver sobre a ponte de ácido, ela começará a ceder, e ele cairá, sendo derrotado.

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Obtendo o Grappling Beam

Após a luta, siga para a esquerda até a parede de espinhos. O chão tremerá e o esqueleto de Crocomire surgirá, mas ele não causará danos. Avance pela porta à esquerda.

Atravesse as plataformas finas com cuidado, pois cair no ácido será extremamente prejudicial. Na sala inferior direita, use a Save Station se necessário. Para continuar, entre pela porta no chão à esquerda. Desça até o fundo do eixo e passe pela porta vermelha.

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No próximo corredor, o ácido se moverá para cima e para baixo. Corra quando o ácido estiver baixo e use o Morph Ball para alcançar o outro lado. Espere novamente para o ácido baixar e salte pelas plataformas até encontrar um Missile Tank à direita. Volte para a sala anterior e entre pela porta inferior.

Na nova sala, use uma Power Bomb para destruir os obstáculos. Ative o Speed Booster e corra para a esquerda. Ao atravessar o bloqueio, pare antes de cair no ácido. Para coletar um Missile Tank acima, use a técnica Shinespark:

  1. Ative o Speed Booster e pressione Para Baixo para armazenar o impulso.
  2. Entre no ácido e, ao pular, segure a direção para cima.
  3. Você será lançado até o teto, onde poderá coletar o item.
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Esse método consome energia e exige ao menos um tanque cheio. Se preferir, retorne depois com o Grappling Beam para um método mais seguro.

Para avançar, corra novamente com o Speed Booster e pule no final da rampa para alcançar a plataforma superior à esquerda. Entre pela porta e colete o Grappling Beam na estátua Chozo.

Usando o Grappling Beam

Teste o Grappling Beam para sair da sala. Selecione-o com Select e mire em pontos de ancoragem (blocos cinza com um “+” no meio). Pressione o botão de disparo (X) para se balançar. Solte o botão para ser lançado na direção do movimento.

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O Grappling Beam também pode ser usado para derrotar inimigos mais fracos, especialmente voadores, e alcançar itens distantes. Ele será útil contra o chefe Draygon futuramente.

De Volta a Brinstar e Crateria

Na sala superior, use os pontos de ancoragem para alcançar a porta no topo. Na próxima sala, repita o uso do Grappling Beam para atravessar obstáculos e evitar cair na água. Enfrente os Gamets e Puyos, mas evite contato, pois a água reduz sua mobilidade. Abra a persiana verde com um Super Missile e siga para a sala seguinte.

Atravesse a sala usando plataformas e pontos de ancoragem para coletar um pacote de Power Bombs à esquerda. Retorne à sala onde enfrentou Crocomire e use os pontos de ancoragem para obter um Energy Tank no lado direito. Suba pelo eixo e colete um Missile Tank à esquerda, após atravessar outra série de pontos de ancoragem.

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Agora, você pode retornar ao elevador de Norfair e seguir para Wrecked Ship, ou aproveitar para explorar upgrades opcionais em Brinstar e Crateria.

Sua jornada continua em Brinstar (Quarta Visita).

Quarta Visita

Após o elevador, siga pela porta inferior direita. Use o Speed Boost após a Save Station para acessar a próxima sala. Continue indo para a direita até chegar à sala com bolhas verdes e siga pela porta no chão. Avance para baixo e para a direita, passando pela sala com Violas voadoras e lava abaixo. Na sala com Multiviolas azuis patrulhando plataformas, desça até a porta laranja à esquerda, use uma Power Bomb para abrir e entre.

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Com a Gravity Suit, você não sofrerá dano na lava, então avance sem preocupações. Fique atento aos Namihe nas paredes, que disparam chamas mais rápidas e causam mais dano. Você pode segurar um tiro carregado e usar o pseudo-screw attack enquanto faz o Space Jump para se proteger ou congelá-los com seu feixe atual. Continue subindo e vá para a esquerda, utilizando o Space Jump para alcançar o topo. No lado esquerdo, você encontrará a porta que leva ao elevador para a Norfair Inferior, localizada em uma estrutura com aparência de cabeça de dragão. À esquerda do elevador, há uma Save Station. Desça pelo elevador para acessar a próxima área.

Norfair Inferior

A entrada em Norfair Inferior é marcada por um cenário e música diferentes. Nesta área, há ácido, que a Gravity Suit não protege, ao contrário da lava. Ao sair do elevador, siga para a esquerda. Dragons emergem do ácido e lançam bolas de fogo, mas podem ser facilmente derrotados com seu equipamento atual. Algumas plataformas quadradas disparam fogo, então tenha cuidado ao pular para a próxima sala.

Estátua Chozo e Drenagem de Ácido

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Use o Space Jump para evitar cair no ácido profundo e alcance a plataforma sólida à esquerda. Use uma Power Bomb para destruir a parede esquerda e revelar uma estátua Chozo em pé. Assim como antes, transforme-se em bola em sua palma. Isso drenará o ácido, permitindo que você desça. No fundo, caia pelo buraco, destrua as obstruções e atravesse o túnel estreito. Continue para a direita, eliminando os Holtz que voam verticalmente e podem colidir com você. Magdollites aparecerão, lançando ácido de cima. Você pode congelá-los para facilitar a passagem. Avance para a próxima porta para enfrentar o miniboss.

Miniboss: Golden Torizo

Super Metroid Detonado - Norfair

Na sala seguinte, há um Missile Tank visível. Antes de pegá-lo, ative o X-Ray Scope para ver que a parte inferior da plataforma é frágil. Use o Space Jump ou Spring Ball para atravessar sem cair. Após pegar o tanque, desça até o fundo e tente acessar a porta direita. Ela estará trancada, e uma estátua Chozo cairá, se transformando no miniboss Golden Torizo.

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O combate contra o Golden Torizo é semelhante à luta contra o primeiro Torizo, mas mais desafiador. Os ataques incluem ondas de energia, bombas que explodem verticalmente ao tocar o chão (podem ser destruídas para recuperar itens) e anéis de energia disparados dos olhos. O miniboss também lança ovos que podem se transformar em inimigos voadores, além de se aproximar com saltos rápidos e caminhar em sua direção.

  • Super Missiles podem ser capturados e devolvidos pelo miniboss. Use tiros carregados com o Plasma Beam para causar mais dano.
  • Utilize o Space Jump para evitar ataques diretos e manter distância segura.
  • Movimente-se constantemente para evitar ser encurralado e aproveite o espaço horizontal e vertical da arena.

Após 15 tiros carregados, o Golden Torizo será derrotado. Isso destravará a porta direita, mas antes você pode usar uma Power Bomb na área onde o miniboss caiu para revelar um Super Missile Tank, se ainda não o tiver pego.

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Obtendo o Screw Attack

Na próxima sala, o Chozo Statue entregará o Screw Attack, permitindo destruir inimigos e certas barreiras ao realizar o Space Jump. Use-o para atravessar o teto frágil. Avance pelas próximas salas, eliminando inimigos com o novo ataque, e siga para a próxima área de Norfair Inferior. A jornada agora se aproxima de seu clímax com o confronto contra Ridley.

Com a derrota do Golden Torizo, a porta à direita será destrancada, mas antes, salte para o topo da sala onde o miniboss caiu e use uma Power Bomb. Isso revelará um Super Missile Tank, que será seu 50º e último, caso você esteja seguindo o guia. Depois disso, avance para a direita.

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Habilidade Screw Attack

Na próxima sala, o Chozo Statue concederá o Screw Attack, que funciona como uma evolução do Space Jump, permitindo destruir inimigos e certos obstáculos ao realizar o salto giratório. Teste o novo poder destruindo o teto no centro da sala. No lado direito, há uma Energy Recharge Station, caso precise. Continue utilizando o Screw Attack para alcançar a porta superior à direita.

Derrotando Inimigos e Explorando

Na sala seguinte, inimigos Ripper II aparecerão, movendo-se muito mais rápido do que as versões anteriores. Utilize o Screw Attack para derrotá-los enquanto avança. Ative o portão verde e continue para a direita até encontrar uma sala onde o ácido começa a subir. Use o Screw Attack para atravessar as partes rachadas dos pilares e alcance a porta no outro lado.

Na próxima sala, você enfrentará os Golden Space Pirates, que só podem ser derrotados com o Screw Attack. Suba com cuidado e pare antes da porta. Atire no centro do teto para encontrar uma passagem para a esquerda.

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Coletando Itens

Super Metroid Detonado - Norfair

Atire nos dois blocos do meio da plataforma e caia. Evite usar o Screw Attack para não atravessar demais. Bombardeie o lado esquerdo da plataforma para abrir um túnel e siga por ele para encontrar um Missile Tank. Retorne cuidadosamente pelo caminho de onde veio.

Continue descendo até que o chão comece a tremer, indicando a subida de ácido. Rapidamente, utilize o Screw Attack para alcançar a porta superior direita, tomando cuidado com os Golden Space Pirates.

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Tanque de Energia e Caminho Alternativo

Na próxima sala, atire com um Super Missile no Fune à direita e entre na abertura no formato de boca da estátua de pedra. Você encontrará um Energy Tank à direita, logo abaixo da mão da estátua. Volte para o poço principal e continue subindo. Use o Screw Attack para passar pelos espinhos e, eventualmente, encontrar um Missile Tank na área metálica à direita.

Use uma Power Bomb para revelar passagens no teto. Utilize a Spring Ball para acessar a próxima área. Continue saltando em forma de bola para atravessar os blocos desmoronantes até alcançar a passagem final.

Acesso ao Encontro com Ridley

Após concluir a coleta dos itens, retorne ao poço principal. Utilize bombas ou Power Bombs para destruir o chão e desça pela área recém-aberta. Durante a descida, elimine os Red Kihunters com o Screw Attack. Na primeira porta à direita, há uma Save Station, recomendada antes do chefe.

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Ao atingir o fundo do poço, use uma Power Bomb para remover o obstáculo do túnel e continue para a direita. A estátua que bloqueia o caminho pode ser destruída com outra Power Bomb, revelando uma porta laranja inferior. Passe por ela para continuar.

Siga o caminho até encontrar um par de Tan-Gray Space Pirates. Eles só podem ser danificados após realizarem um chute giratório, o que os deixa vulneráveis. Use tiros carregados com o Plasma Beam para derrotá-los rapidamente e destravar a porta seguinte.

Avance derrotando os Zebbos para recuperar munição e energia, já que a sala do chefe não contém pickups. Continue para a esquerda, atravessando os Holtz com o Screw Attack até chegar à porta do olho, que sinaliza o confronto com Ridley.

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Chefe: Ridley

Super Metroid Detonado - Norfair

Assim que cair na sala do chefe, observe um olho surgir das sombras, semelhante à primeira aparição de Ridley. Logo depois, o chefe completo aparecerá e a batalha começará, com ácido subindo abaixo da plataforma.

Ataques de Ridley:

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  1. Salto com a Cauda: Ridley usará sua cauda como mola para pular na plataforma, deslocando-se da esquerda para a direita. Evite esse ataque utilizando o Screw Attack ou transformando-se em uma bola para passar por baixo.
  2. Ataque com Fireballs: Ele lançará uma série de bolas de fogo em alta velocidade, difíceis de desviar completamente. O Screw Attack pode ajudar a evitar danos.
  3. Golpe com a Cauda: Enquanto voa, Ridley balança a cauda, bloqueando mísseis e causando dano se você for atingido.
  4. Investida em Arco: Após sofrer bastante dano, ele voará de um canto ao outro da sala em um movimento semicircular. Use o Screw Attack para se proteger e tente acertar mísseis durante a investida.

Ridley ficará mais rápido e sua barriga ficará mais vermelha conforme recebe dano. A cauda é imune a ataques, mas qualquer outra parte do corpo pode ser atingida.

Dano Recomendado:

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  • Super Missiles: Priorize os Super Missiles, pois eles causam dano significativo e são mais rápidos.
  • Missiles Regulares: Após usar os Super Missiles, utilize os regulares em sequência rápida.
  • Tiros Carregados: Use-os como último recurso caso fique sem munição. Tiros carregados com o Plasma Beam são bastante eficazes.
  • Power Bombs: Embora não sejam ideais, podem ser usados em emergências para causar dano.

Com cerca de 30 Super Missiles ou 20 tiros carregados, Ridley será derrotado. O ácido irá recuar e a porta à esquerda será destrancada.

Antes de Tourian

Último Tanque de Energia

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Na sala à esquerda de Ridley, observe o recipiente que antes segurava o Metroid. Ele está quebrado e o Metroid não está mais lá. Atire na parte inferior da parede abaixo da porta para revelar um Energy Tank. Esse é o 14º e último tanque de energia, caso você tenha seguido o guia.

Retorno a Crateria

Com a derrota de Ridley, todos os chefes foram vencidos, liberando o acesso a Tourian. Siga de volta até a última Save Station acessada. Suba pelo caminho da seção inferior e continue à direita, alcançando a porta superior à esquerda, escondida na parede. Vá para a esquerda até a sala com ácido que sobe e desce. Use o Screw Attack para subir pelo poço à esquerda, passando pelos Kihunters. Atire no teto para abrir uma porta à esquerda e siga por ela.

Agora que sua missão em Lower Norfair está concluída, avance para Upper Norfair. Utilize o Screw Attack para destruir as paredes que bloqueiam o caminho e chegue ao túnel que leva ao poço onde os Alcoons foram encontrados pela primeira vez.

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Caminho até Tourian

Continue pelo caminho superior esquerdo, passando pela sala com bolhas verdes, até chegar ao elevador. Suba para Brinstar e vá para a esquerda até o poço vermelho com os Rippers. Suba até o caminho superior direito, mas evite usar o Screw Attack no topo para não destruir as plataformas. Atire na parte superior para prosseguir e tome o elevador para Crateria.

Na chegada, vá para a esquerda até a nave de Samus, onde você pode salvar e recarregar seus recursos.

Preparação para Tourian

Tourian contém um ponto sem retorno, então resolva qualquer pendência antes de prosseguir. Caso tenha seguido o guia, você deve ter os itens necessários para completar o jogo com 100% de conclusão:

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  • 230 Missiles
  • 50 Super Missiles
  • 50 Power Bombs
  • 4 Reserve Tanks
  • Todos os upgrades de Beam, Suit, Misc. e Boots, além do Grappling Beam e X-Ray Scope.

Sua jornada agora continua em Tourian.

Com isso, completamos a parte do Norfair do nosso Detonado de Super Metroid.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.