Esta parte do nosso Detonado de Super Metroid cobre a Norfair.
Super Metroid – Norfair
Primeira Vistia
Obtendo as Hi-Jump Boots
A visita inicial a Norfair será breve. O objetivo é obter as Hi-Jump Boots, localizadas logo após o portão inferior esquerdo da primeira sala, que se assemelha à primeira sala de Brinstar Superior. Não explore outras áreas neste momento, pois muitas delas estão em zonas superaquecidas que causarão dano constante a Samus.
Entre pelo portão e colete o Energy Tank. Atrás do tanque, procure por blocos rachados e use o Morph Ball para avançar para a esquerda e atravessar o portão.
Na próxima sala, destrua a parte superior da coluna atirando nela e, em seguida, realize um spin jump para atravessá-la. Prossiga e pegue as Hi-Jump Boots. Após retornar à sala anterior, suba até o topo para encontrar um Missile Tank. Use bombas para atravessar o túnel próximo.
Se o portão à frente não abrir, aguarde o aparecimento de inimigos e derrote todos eles. O portão só será liberado após eliminar todos os inimigos na sala.
Depois de sair da câmara, continue subindo até alcançar o elevador. Use-o para retornar.
Sua jornada continua em Brinstar (Segunda Visita).
Segunda Visita
Explorando Áreas Aquecidas com o Varia Suit
Com o Varia Suit, Samus pode agora sobreviver às áreas superaquecidas de Norfair. Após sair do elevador, entre na primeira porta à direita. Nessa sala, os geemers e hoppers são mais perigosos do que os encontrados anteriormente, mas não devem ser uma grande ameaça. Continue seguindo para a direita e atravesse o portão vermelho.
Na sala seguinte, você encontrará inimigos voadores semelhantes a mothulas. Desça pelo terceiro poço. No canto inferior direito, na lava, há um Missile Tank escondido. Use o canhão para atirar na parede e revelá-lo. Se estiver com boa energia, transforme-se em Morph Ball e arrisque-se na lava para coletá-lo. Em seguida, use um Super Missile no portão verde à direita da sala para continuar.
Nesta nova sala, o nível da lava começará a subir, mas ela para eventualmente. Certifique-se de não ficar preso enquanto a lava sobe. Lava dragons aparecerão tentando disparar bolas de fogo em arco, mas podem ser ignorados se você avançar rapidamente para a próxima sala.
Seção das Bolhas Verdes
Você agora estará em uma sala composta de bolhas verdes. Vá até o extremo direito, evitando o red waver. Em uma área metálica que se destaca das bolhas, use bombas nas estruturas em forma de tubo para cair em um poço com um red ripper II e outro Missile Tank.
Retorne à área superior e use bombas no chão entre as duas estátuas de rosto. Siga o caminho à direita no modo Morph Ball, destruindo os blocos e inimigos no trajeto até chegar a uma bifurcação: uma porta à esquerda e outra no chão. Escolha a porta no chão.
Na sala abaixo, a primeira porta azul à direita leva a uma área com inimigos gamets que emergem do chão em grupos de cinco. Atire assim que eles surgirem para derrotar todos de uma vez e coletar munição e energia, caso necessário. Se não precisar reabastecer, retorne e siga para a porta à direita.
Lidando com Multiviolas e Magdollites
Na próxima sala, você encontrará multiviolas voando, fáceis de eliminar, mas os magdollites, localizados na lava, são mais problemáticos. Eles se alinham verticalmente com Samus antes de dispararem três bolas de fogo. Evite os projéteis, pois é difícil acertar todos de uma vez. Após o ataque, os magdollites retornam à lava, permitindo que você avance. Continue pela porta à direita.
Na nova sala, há blue violas patrulhando as plataformas. Ignore-as e siga para a direita, já que o caminho para baixo está bloqueado por uma porta amarela. Na próxima sala, o nível da lava voltará a subir. Corra para a direita e, no canto direito superior, atire no teto para abrir caminho. Pule e siga para o lado esquerdo superior.
Lidando com Trippers e Obstáculos
Na sala seguinte, um green tripper surgirá. Use-o como plataforma para atravessar a lava. Transforme-se em Morph Ball enquanto estiver sobre ele para evitar os espinhos no teto. Após cruzar, pule para a próxima plataforma fina, evitando os espinhos abaixo, e espere o tubo no teto mover-se para abrir caminho. Continue usando os trippers e transforme-se novamente para evitar danos. No último tripper, destransforme-se rapidamente e salte para a próxima sala antes que ele afunde na lava.
Subindo e Enfrentando Alcoons
Na próxima sala, suba enquanto enfrenta alcoons, criaturas semelhantes aos dragões vistos antes, mas que caminham lentamente e disparam três bolas de fogo. Use mísseis para derrotá-los rapidamente ou tiros normais, caso prefira. Ignore a primeira porta azul e entre na porta vermelha à direita.
Atravesse as plataformas amarelas. Na terceira, espere que ela desça para ganhar altura suficiente e alcance a plataforma final. Abra o portão à frente e colete outro Missile Tank.
Obtendo o Wave Beam
É possível obter o Wave Beam agora, mas isso envolve riscos. Este item pode ser acessado mais tarde com o Speed Booster ou o Grapple Beam, que facilitam o trajeto. Se quiser tentar agora, corra para ganhar impulso e pule pelo poço de espinhos, evitando os centrais, onde você cairia. Use o wall jump para alcançar a porta vermelha.
Dentro da sala, colete o Wave Beam, que permite disparar através de paredes e dobra o dano causado. Se o dano dos espinhos for alto demais, caia pela seção central dos espinhos para escapar com segurança.
Obtendo o Speed Booster
Retorne à sala anterior e entre na porta superior esquerda. Você estará de volta à primeira sala de bolhas verdes. Evite cair e siga pela porta verde superior. Derrote os skrees no teto e atire na seção direita do teto para revelar um novo caminho. Suba e siga pela porta à direita.
Corra para a direita enquanto o chão desaba, ignorando os inimigos que aparecem. Na porta vermelha, atire para revelar um Missile Tank escondido no teto e colete-o. Siga em frente para encontrar o Speed Booster.
Assim que obtê-lo, a lava começará a subir rapidamente. Use o Speed Booster para correr para a esquerda e escapar antes de ser atingido. Volte à sala de bolhas verdes e, desta vez, pegue a porta à esquerda.
Sobre o Speed Booster
O Speed Booster permite que Samus corra muito mais rápido, ativando-se automaticamente após um curto trajeto. Ele elimina inimigos mais fracos instantaneamente e pode ser usado para realizar a técnica conhecida como Shinespark. Para executá-la, ative o Speed Booster, agache-se para armazenar o impulso e pule na direção desejada, causando grande dano e atravessando obstáculos. No entanto, a técnica consome energia e requer prática.
Obtendo o Ice Beam
Diferente do Spazer e do Wave Beam, que são opcionais, o Ice Beam é necessário para progredir no jogo. Na sala seguinte, após passar por outra, você encontrará um obstáculo contendo Breetoms presos. Com o Speed Booster, você pode facilmente destruir o bloqueio e os inimigos presos. Faça isso e salve na sala seguinte, se quiser, depois siga para a esquerda até alcançar a área inicial de Norfair, próxima ao elevador. Entre pela porta azul abaixo do elevador, no lado esquerdo.
Assim que entrar na nova sala, ative o Speed Booster. Persianas tentarão bloqueá-lo, mas, se você correr corretamente, chegará ao final, onde poderá entrar pela porta à esquerda. Suba pelas plataformas à esquerda, tomando cuidado com os Funes, que cospem fogo. Antes de passar pela porta, use bombas no tubo para abrir um buraco e cair. No modo Morph Ball, desça por pequenas alcovas até alcançar uma área onde pode ir para a direita. Ali, uma estátua Chozo lhe dará o Ice Beam.
Teste as propriedades de congelamento do Ice Beam nos Geemers da área ou nos Funes, que deixarão de cuspir fogo quando congelados. Volte para o topo da sala e, desta vez, entre pela porta à direita.
Sobre o Ice Beam
O Ice Beam congela a maioria dos inimigos, impedindo que ataquem. Além disso, Samus pode usá-los como plataformas para alcançar novas áreas, um recurso essencial para o progresso no jogo. Este canhão aplica um modificador de 50% de dano, ou seja, pode levar mais tempo para derrotar inimigos simples, já que eles serão congelados antes de serem destruídos. Caso prefira não congelar os inimigos para derrotá-los mais rapidamente, você pode desativar o feixe no menu de equipamentos, acessado pressionando Start e R. É possível reativá-lo da mesma forma.
Usando o Ice Beam para Avançar
Na sala superior direita após obter o Ice Beam, você encontrará lava e Boyons. Congele o Boyon que pula ao atingir sua altura máxima para usá-lo como plataforma. Continue avançando, certificando-se de que o último Boyon esteja congelado na posição mais alta, permitindo que você passe no modo Morph Ball. Mais adiante, congele o Ripper II no meio da piscina de lava para atravessar e alcançar a próxima porta.
Na sala seguinte, as plataformas desmoronarão enquanto você avança, fazendo com que caia no topo do corredor que acabou de atravessar. Tome cuidado com os Geemers e role como Morph Ball pela passagem no teto. Você cairá por uma plataforma desmoronável próxima à porta pela qual entrou anteriormente. Atravesse novamente e prepare-se para buscar novos itens antes de retornar a Brinstar.
Obtendo Missile Tanks e o Reserve Tank
Na sala do elevador principal de Norfair, tome o caminho superior ou inferior à direita para retornar à sala das bolhas verdes. O caminho inferior pode ser mais rápido, mas exige a técnica de salto duplo com bombas. Para isso, coloque uma bomba e, assim que ela explodir, coloque outra imediatamente. Continue repetindo até ser lançado para cima. Ajuste a direção quando estiver alto o suficiente para alcançar o caminho necessário.
De volta à sala das bolhas, procure os Wavers voando perto do canto superior esquerdo. Congele um deles para usá-lo como plataforma e alcançar a porta verde no topo à esquerda. Caso o Waver seja destruído antes de conseguir subir, saia e entre novamente na sala para fazê-lo reaparecer.
Na nova área, elimine os Gerutas e colete o Missile Tank. Ao alcançar a plataforma com uma porta, não entre nela ainda. Mire diagonalmente para baixo e atire. Um cano surgirá à esquerda. Pule nele, transforme-se em Morph Ball e use bombas na grande bolha para abrir um caminho secreto à esquerda.
Na sala seguinte, com lava no fundo, congele os Geemers para facilitar a travessia. Na última plataforma circular à esquerda, atire para revelar um Missile Tank escondido. Tome cuidado, pois pode ser necessário tomar dano na lava para coletá-lo. Por fim, atire no orbe no final da sala para obter o primeiro Reserve Tank.
Sobre o Reserve Tank
O Reserve Tank permite armazenar energia extra que exceda a capacidade dos Energy Tanks. A energia armazenada será usada automaticamente quando a energia principal se esgotar, prevenindo um game over. Você pode configurar o tanque no menu de equipamentos para “manual”, caso prefira ativar a energia armazenada antes. Há quatro Reserve Tanks no jogo.
Retorno a Brinstar
Para continuar o jogo, retorne a Brinstar para buscar os Power Bombs. Caso esteja buscando 100% de coleta de itens, você deve ter agora:
- 5 Super Missiles
- 75 Missiles
- 3 Energy Tanks
- 1 Reserve Tank
Se deixou de coletar itens mais difíceis em Brinstar, lembre-se de pegá-los posteriormente. Retorne à sala do elevador de Norfair e use-o para subir.
O Detonado de Super Metroid continua em Brinstar (Terceira Visita).
Terceira Visita
Ao chegar em Norfair, siga pela primeira porta à esquerda e volte ao corredor com as persianas que levam ao Ice Beam. Use o Speed Booster como antes, mas pare quando o chão se quebrar. Os ícones nos blocos indicam que você deve usar uma Power Bomb para limpar o caminho. Continue para a esquerda, enfrentando os Desgeegas e Mellas no caminho. Não tenha pressa na próxima sala, pois as plataformas podem desmoronar, forçando você a cair.
Coletando o Missile Tank
Nessa sala, se você atirar para a esquerda, revelará um Missile Tank escondido na parede próxima ao teto. Para pegá-lo, posicione-se na segunda plataforma inferior. Pule para a plataforma à esquerda e, imediatamente, dispare na parede para coletar os mísseis. Caso prefira, pode retornar mais tarde com o Space Jump, pois recuperar-se de quedas nessa sala pode ser complicado devido às plataformas desmoronáveis.
Ao terminar, siga pela porta inferior à direita, cuidando dos Sovas que circulam pelas plataformas.
Chefe: Crocomire
No próximo corredor, ative o Speed Booster para limpar o caminho e chegar à sala do miniboss. Se precisar, use a Save Station à direita antes de entrar pela porta verde no chão.
Após cair, siga à direita para encontrar Crocomire. O objetivo desta luta não é apenas causar dano, mas empurrar o miniboss para trás, forçando-o a cair em uma armadilha. Acerte os disparos de Missiles, Super Missiles ou tiros carregados na boca de Crocomire quando ele rugir.
- Missiles: um passo para trás.
- Tiros carregados (com Ice, Wave e Spazer): dois passos para trás.
- Super Missiles: três passos para trás.
Fique atento aos ataques de Crocomire, que incluem golpes com as garras e bolas de fogo que podem ser destruídas para gerar energia ou munição. Evite usar Power Bombs, pois elas fazem o miniboss recuar para frente. Caso Crocomire o empurre contra os espinhos na parede esquerda, transforme-se em Morph Ball e escape rapidamente.
Quando Crocomire estiver sobre a ponte de ácido, ela começará a ceder, e ele cairá, sendo derrotado.
Obtendo o Grappling Beam
Após a luta, siga para a esquerda até a parede de espinhos. O chão tremerá e o esqueleto de Crocomire surgirá, mas ele não causará danos. Avance pela porta à esquerda.
Atravesse as plataformas finas com cuidado, pois cair no ácido será extremamente prejudicial. Na sala inferior direita, use a Save Station se necessário. Para continuar, entre pela porta no chão à esquerda. Desça até o fundo do eixo e passe pela porta vermelha.
No próximo corredor, o ácido se moverá para cima e para baixo. Corra quando o ácido estiver baixo e use o Morph Ball para alcançar o outro lado. Espere novamente para o ácido baixar e salte pelas plataformas até encontrar um Missile Tank à direita. Volte para a sala anterior e entre pela porta inferior.
Na nova sala, use uma Power Bomb para destruir os obstáculos. Ative o Speed Booster e corra para a esquerda. Ao atravessar o bloqueio, pare antes de cair no ácido. Para coletar um Missile Tank acima, use a técnica Shinespark:
- Ative o Speed Booster e pressione Para Baixo para armazenar o impulso.
- Entre no ácido e, ao pular, segure a direção para cima.
- Você será lançado até o teto, onde poderá coletar o item.
Esse método consome energia e exige ao menos um tanque cheio. Se preferir, retorne depois com o Grappling Beam para um método mais seguro.
Para avançar, corra novamente com o Speed Booster e pule no final da rampa para alcançar a plataforma superior à esquerda. Entre pela porta e colete o Grappling Beam na estátua Chozo.
Usando o Grappling Beam
Teste o Grappling Beam para sair da sala. Selecione-o com Select e mire em pontos de ancoragem (blocos cinza com um “+” no meio). Pressione o botão de disparo (X) para se balançar. Solte o botão para ser lançado na direção do movimento.
O Grappling Beam também pode ser usado para derrotar inimigos mais fracos, especialmente voadores, e alcançar itens distantes. Ele será útil contra o chefe Draygon futuramente.
De Volta a Brinstar e Crateria
Na sala superior, use os pontos de ancoragem para alcançar a porta no topo. Na próxima sala, repita o uso do Grappling Beam para atravessar obstáculos e evitar cair na água. Enfrente os Gamets e Puyos, mas evite contato, pois a água reduz sua mobilidade. Abra a persiana verde com um Super Missile e siga para a sala seguinte.
Atravesse a sala usando plataformas e pontos de ancoragem para coletar um pacote de Power Bombs à esquerda. Retorne à sala onde enfrentou Crocomire e use os pontos de ancoragem para obter um Energy Tank no lado direito. Suba pelo eixo e colete um Missile Tank à esquerda, após atravessar outra série de pontos de ancoragem.
Agora, você pode retornar ao elevador de Norfair e seguir para Wrecked Ship, ou aproveitar para explorar upgrades opcionais em Brinstar e Crateria.
Sua jornada continua em Brinstar (Quarta Visita).
- Próxima Parte: Maridia
Com isso, completamos a parte do Norfair do nosso Detonado de Super Metroid.