Este guia cobre a missão Matriz 11 do nosso Detonado de Stellar Blade.
Matriz 11
Após sair do Tetrapod em Xion e chegar em Matrix 11, você aterrissará em uma plataforma que tecnicamente faz parte do Deserto (que exploraremos com mais profundidade depois). Assim que tiver controle, ative o Acampamento de Suprimentos – Entrada de Matrix 11. No chão, perto do acampamento, está o Documento – Propaganda da Equipe de Exploração da Travessia do Grande Deserto.
Coletáveis iniciais
Há alguns reagentes na área inicial (use o escaneamento para localizá-los). Atrás de um ônibus escolar amarelo, atrás do Tetrapod, há um cadáver com EXP. Para prosseguir, suba a rampa em frente à nave e desça até a entrada do metrô, onde de fato começa Matrix 11.
No fim da escada, antes de entrar no elevador, entre na porta à direita para encontrar um banheiro. Há um cadáver aqui com o Memory Stick – Último Teorema do Desconhecido (The Last Theorem of the Unknown).
Desça pelo elevador até a área inferior.
Plataforma Fechada
Assim que tiver controle, interaja com o Telefone Público – Plataforma Subterrânea (Payphone – Underground Platform) para desbloquear um novo ponto de viagem rápida. Desça as escadas à esquerda, pois as da direita estão trancadas. Quebre as tábuas de madeira para criar uma passagem e siga em frente.
Atravesse o primeiro trem que encontrar, depois entre em outro. À esquerda, encontre um baú preto com os Brincos – Ponto Azul (Earrings – Blue Point).
Saia do trem e use a escada para subir em cima dele, depois desça do outro lado. Suba as escadas e você encontrará um novo tipo de inimigo: Skullings.
Skullings são criaturas pequenas semelhantes a polvos que se movem no chão. Sozinhos, não oferecem muito perigo, mas podem possuir cadáveres próximos e se transformar em variantes como Skull Troopers, Skull Gunners, Skull Berserkers ou Skull Fighters.
Após derrotá-los, abra a Caixa de Suprimentos. Quebre as tábuas de madeira ao final da próxima escada para ver um pequeno robô. Destrua-o para obter o Documento – Aviso de Atraso no Transporte (Transport Delay Notice).
Entre no trem à frente e saia pelo outro lado. Você poderá abrir um portão que leva de volta à área anterior, criando um atalho. No lado oposto ao portão há uma Caixa de Suprimentos com um minigame do direcional digital. Continue pela trilha e procure um cadáver à direita dos trilhos com o Memory Stick – Memória do Funcionário 38 (Employee 38’s Memory).
Logo após passar por este corpo, uma cena mostrará um Skulling possuindo-o, criando o inimigo Skull Trooper. Este inimigo utiliza um grande porrete e ataques corpo a corpo, geralmente com dois golpes consecutivos ou um golpe giratório. Quando em fúria, realiza quatro ataques rápidos e termina com uma batida roxa. Após derrotá-lo, elimine o Skulling antes que possua outro corpo.
Suba na plataforma à direita para encontrar uma Caixa de Suprimentos. Atrás dela há um portão que pode ser aberto como atalho até o elevador.
Continue pelo caminho principal e suba as escadas. Use a elevação para executar um ataque aéreo sobre o Skull Trooper abaixo. Antes de continuar, siga para a porta indicada por Adam e derrote o Skull Trooper que sai dela. Dentro da sala, há um cadáver com o Memory Stick – Testemunho do Legionário 547 (Legionnaire 547’s Testimony) e uma Caixa de Suprimentos.
Volte ao túnel principal e continue para a esquerda. Três Skullings estarão à frente. Eles correrão para possuir cadáveres assim que notarem sua presença. Você enfrentará variantes como Skull Gunner, que atacam de longe com projéteis marrons e viscosos. Eles geralmente disparam dois projéteis com intervalo curto e você pode rebatê-los com uma defesa perfeita.
Após a luta, explore dois trens. O da esquerda contém um baú preto com o Nano Traje – Vestido de Malha Diário (Daily Knitted Dress). Ao sair, elimine mais alguns Skullings e cadáveres possuídos.
No próximo trem, há uma Colmeia no fundo. Antes de enfrentá-la, saia pela porta à esquerda. Há um cadáver com o Memory Stick – Recordação do Legionário 569 (Legionnaire 569’s Recollection) e um pequeno robô para destruir que dá um Módulo de Expansão de Tumbler.
De volta ao trem, destrua a Colmeia. Agora elas funcionam de forma diferente: geram Skullings continuamente, expelem fluido tóxico e não têm pontos fracos visíveis. Quando estão com pouca vida, brilham em amarelo e explodem – recue quando isso acontecer!
Siga pelos trilhos atrás da Colmeia até que um Skull Berserker rompa uma porta.
Esses inimigos maiores carregam um pilar de concreto e realizam ataques com dois ou três golpes, incluindo investidas azuis. Após derrotá-lo, o Skulling escapará – elimine-o rapidamente!
Entre pela porta por onde ele veio. No fim da escada há um Acampamento. Acima da bancada, use a máquina de vendas como plataforma para alcançar um robô com um Módulo de Atualização de Drone.
Ao sair, há outro módulo à esquerda. Quando se aproximar, um trem será lançado na sua direção. Corra pela lateral esquerda para evitar o impacto. Após passar, colete o item.
Continue pelo caminho do trem descendo a colina. Dentro dele há um baú vermelho com o Exoespinha Tipo Reflexo (Reflex-Type Exospine).
Entre na porta à direita do trem. Ignore a primeira porta à esquerda e quebre as caixas à frente. Atrás delas há um cadáver com o Memory Stick – Conselho do Legionário 552 (Legionnaire 552’s Advice) e um Código de Acesso (Passcode).
Entre na porta que você passou anteriormente para acessar a próxima área – Aterro Sanitário (Landfill).
Aterro (Landfill)
Ao entrar nesta área, atravesse a ponte e saqueie a Caixa de Suprimentos (Supply Box) à esquerda. Há um receptor de célula de fusão (Fusion Cell) na porta aqui… então precisaremos encontrar uma antes de prosseguir.
Use o elevador para alcançar a área inferior. Aqui há três Ácaros (Mites). Os inimigos do tipo Ácaro utilizam ataques rápidos de investida e golpes com a cauda para causar dano. Eles não são particularmente resistentes, mas costumam atacar em grupo para obter vantagem numérica. Tome cuidado para não perdê-los de vista ou acabará sendo atacado fora da tela!
Após limpar a área, inspecione o cadáver próximo ao elevador para encontrar o Pen Drive (Memory Stick) – Determinação do Funcionário 33 (Employee 33’s Determination). Use o painel para abrir a porta grande nesta área. Há mais duas Caixas de Suprimentos (Supply Boxes) dentro – uma ao longo de algumas saliências na parede esquerda e outra protegida por inimigos abaixo.
Na parte inferior desta área, haverá inicialmente um Grilo Bomba (Cricket Boomer), um Atirador Caveira (Skull Gunner) e um Tropa Caveira (Skull Trooper). No entanto, há diversos cadáveres nesta área inferior para os Caveirinhas (Skullings) possuírem após você derrotar seus corpos hospedeiros. Além disso, enquanto você enfrenta esses inimigos, mais dois Caveirinhas aparecerão, então prepare-se para uma batalha prolongada! Depois de derrotá-los, use o código de acesso (Passcode) que conseguimos no corredor anterior para abrir a Caixa de Suprimentos inferior. Ela contém uma Célula de Fusão (Fusion Cell).
Com a Célula de Fusão em mãos, retorne ao elevador e use-a para abrir a porta.
Ao alcançar o próximo túnel de trem, procure por um cadáver na parede direita. Podemos interagir com ele para obter o Pen Drive – Arrependimento do Legionário 507 (Legionnaire 507’s Regret).
Mais à frente, você verá um Berserker Caveira (Skull Berserker). Note que também há dois Caveirinhas próximos que se transformarão em Atiradores Caveira ao se aproximar, caso não consiga eliminá-los a tempo. Derrote o grupo.
Com a área limpa, procure por um segundo túnel que corre paralelo ao que acabamos de explorar. Há uma Colmeia (Hive) bloqueando o caminho. Derrote a Colmeia e procure atrás dela por um cadáver segurando um Núcleo Corporal (Body Core).
Antes de alcançar a área externa, há um Acampamento (Camp) à esquerda. Ative-o. Continue após o Acampamento para alcançar a próxima área principal – Ponte Ferroviária Colapsada (Collapsed Rail Bridge).
Ponte Ferroviária Colapsada (Collapsed Rail Bridge)
Ao chegar à Ponte Ferroviária Colapsada (Collapsed Rail Bridge), você verá um grande vão à frente. Antes de se aproximar dele, olhe para o lado direito da área e localize um lance de escadas. Desça até o final para encontrar uma Caixa de Suprimentos (Supply Box).
No final deste trecho da ponte, use as vigas metálicas para atravessar até o outro lado do vão.
Depois de cruzar, passe pela barricada e derrote os dois Artilheiros Crânio (Skull Gunners) (e os Crânio (Skullings) que os controlam). Após limpar a área, destrua o pequeno robô para obter um Módulo de Aprimoramento de Drone (Drone Upgrade Module). Suba as escadas aqui para encontrar outra Caixa de Suprimentos (Supply Box).
Para prosseguir, volte à beira da ponte e pegue a viga que desce à esquerda. Há uma corda aqui. Suba até o topo. Lá em cima, localize outra corda pendurada em um vagão inclinado. Suba mais uma vez até o topo.
Ao chegar, pule para dentro do vagão à frente. Continue se movendo por ele. Em certos momentos, cenas curtas serão ativadas – fique atento aos comandos na tela e pressione o botão indicado quando aparecerem. Quando estiver sobre o trem, corra até o fim e pressione o botão ✕ assim que o comando surgir para alcançar a parte superior da ponte. Suba a próxima corda que encontrar e pegue a Caixa de Suprimentos (Supply Box) à esquerda.
Entre na porta grande ao final da ponte e ative o Acampamento de Suprimentos – Ponte de Ferro Retorcida (Supply Camp – Twisted Iron Bridge). Descanse aqui se necessário.
Siga pela porta e entre no trem no fim da primeira viga. Derrote a Colmeia (Hive) dentro. Saia para o próximo segmento da ponte.
À frente, haverá vários Crânio (Skullings), um Soldado Crânio (Skull Trooper) e um trem descarrilado à direita. À direita do trem, procure uma passagem estreita com uma caixa preta contendo a Roupa do Adam – Camaleão (Adam Outfit – Chameleon).
Após eliminar os inimigos, use as vigas para pular até a próxima seção da ponte.
Aqui, enfrente outro Soldado Crânio (Skull Trooper) e dois Artilheiros Crânio (Skull Gunners). Há vários corpos na área, então, se você não eliminar os Crânio (Skullings) rapidamente, eles poderão possuir outro cadáver.
Depois de derrotar todos, abra a Caixa de Suprimentos (Supply Box). Esta apresenta um novo tipo de quebra-cabeça: células serão destacadas uma a uma, e você precisará pressionar ✕ quando ouvir um som específico. Acerte os quatro sons para destravar a caixa.
Use o trem no lado direito da ponte e saia pela esquerda. Suba as escadas até o topo do trem e siga até o próximo segmento da ponte. Você poderá espiar o Grande Deserto (Great Desert) a pedido de Adam.
Na próxima parte da ponte, você enfrentará um Artilheiro Crânio (Skull Gunner), um Soldado Crânio (Skull Trooper) e um Lutador Crânio (Skull Fighter). Os Lutadores Crânio usam espadas laranja grandes e executam combos curtos de até três golpes. Eles também têm um ataque com brilho azul. Após derrotá-los, procure no outro vagão aqui um Núcleo Beta (Beta Core).
Use a viga para cruzar o próximo vão e pule para o teto do vagão pendurado. Suba até o topo. Entre na abertura atrás do trem. Você verá uma escada à direita, mas antes de descer, vá até a grande placa de néon ao fundo da área para encontrar uma Caixa de Suprimentos (Supply Box) (cuidado com o Berserker Crânio (Skull Berserker) que cai ao se aproximar).
Desça pela escada e derrote o Soldado Crânio (Skull Trooper) e dois Crânio (Skullings) (ambos tentarão possuir corpos de Artilheiros Crânio se você deixá-los). Depois, siga por baixo da passarela à esquerda das escadas e vire à direita para encontrar outra Caixa de Suprimentos (Supply Box).
Siga pelo túnel oposto à caixa até o fim para encontrar um corpo com o Cartão de Memória – Memória de Alex (Memory Stick – Alex’s Memory). Derrote o Lutador Crânio (Skull Fighter) e o Crânio (Skulling) na sala principal antes de saquear a Caixa de Suprimentos (Supply Box). Suba as escadas para encontrar um Núcleo Corporal (Body Core) no topo.
Continue pelo caminho e, ao ver a rampa à direita, olhe para o lado oposto da base da rampa e localize uma Colmeia (Hive). Destrua-a e procure atrás para encontrar uma Caixa de Suprimentos (Supply Box). Use as escadas para alcançar o nível acima da Colmeia e ache um corpo com o Cartão de Memória – Última Despedida de Robert (Memory Stick – Robert’s Last Farewell).
Agora, em vez de subir pela rampa, continue reto. Derrote o Explosor Grilo (Cricket Boomer) e ative o Acampamento (Camp). Você vai querer descansar aqui, pois há um chefe em breve.
Quando estiver pronto para continuar, suba pela rampa ignorada anteriormente para alcançar o Pátio Ferroviário (Rail Yard).
Pátio Ferroviário
Após subir a rampa (e atravessar o trem) a partir do Acampamento no final da Ponte Ferroviária Colapsada, olhe atrás do trem para encontrar uma Caixa de Suprimentos.
Siga pela porta oposta à rampa/trem para iniciar uma cena e, em seguida, uma batalha contra chefe.
Chefe: Perseguidor (Stalker)
O Perseguidor é uma besta rápida de quatro patas com uma serra no lugar da cabeça e duas enormes garras. Ele se move com extrema velocidade, alcançando rapidamente sua posição com investidas ou pulos, e utiliza ataques à distância e combos velozes corpo a corpo, sendo um inimigo perigoso em qualquer ponto da arena.
De perto, ele usa combos curtos compostos por cortes horizontais e golpes descendentes. Ele pode realizar um ataque azul brilhante em varredura para tentar agarrá-la — se for bem-sucedido, causará muito dano. Afaste-se ou use o Piscar (Blink) para evitar isso.
Infelizmente, o Perseguidor entra em estado de fúria com frequência (brilho vermelho), executando combos longos e rápidos. O mais comum é uma sequência de quatro ataques — três cortes horizontais rápidos alternando os braços e, em seguida, uma investida com a cabeça ou um golpe descendente com o braço direito. Às vezes, ele pode substituir o último ataque por um ataque roxo de varredura.
Outro combo, menos comum, envolve o Perseguidor cair ao chão e realizar 4 a 5 ataques a partir dessa posição, seguido de uma investida amarela em salto.
À distância, o chefe possui diversas habilidades perigosas. Em uma delas, ele brilha em amarelo, encosta a cabeça no chão e a ergue lançando uma chuva de rochas. Também pode brilhar em amarelo e realizar uma investida em alta velocidade. Após sofrer algum dano, pode pular bem alto e tentar um ataque de queda na posição da personagem — difícil de prever, exija o tempo certo para desviar.
Essa luta representa um salto de dificuldade comparado às anteriores. Seja paciente, observe seus movimentos e aproveite a pequena janela após cada ataque para contra-atacar com um ou dois golpes. Use as habilidades Beta quando estiverem carregadas para causar bom dano. Esquive dos ataques amarelos, pisque pelos azuis e, se estiver confiante, comece a aparar. Ao esgotar a vida dele, siga os comandos de botão para finalizar a luta.
- Troféu: Perseguidor – Derrote o Perseguidor
Após a luta, pegue os itens deixados pelo chefe. Um deles será um Núcleo de Arma (Weapon Core). Interaja com o orbe vermelho aqui para desbloquear as Habilidades de Explosão (Burst Skills).
Nota: Habilidades de Explosão são técnicas poderosas similares às Habilidades Beta. Elas possuem uma barra própria acima da barra Beta, carregada ao executar um Piscar, Repulsão ou desvio perfeito. A próxima vez que você visitar um Acampamento, verá uma nova árvore de habilidades para as Habilidades de Explosão.
Depois da luta, verá um trem sobre uma grande plataforma giratória amarela. Vá à esquerda dela e procure uma saliência que pode ser escalada. Haverá uma Lata – Cryo Café Baunilha (Can – Cryo Café Vanilla). A partir dessa plataforma, salte para uma saliência mais alta à direita para encontrar um pequeno robô que pode ser destruído por um Módulo de Expansão de Tambor (Tumbler Expansion Module).
Há um trilho levando a uma porta com painel numérico no canto direito da sala. Precisamos encontrar o código para abrir essa porta. Volte à frente da plataforma giratória e procure uma escada à esquerda. Suba até o Painel de Controle, que permite girar o trem e borrifar água com o botão X. Gire o trem até encontrar uma mancha de sangue e borrife água para revelar o código. Anote o código.
Após obter o código, vá até o painel e insira N-7-2-R-5. Atrás da porta haverá o Acampamento – Pátio Ferroviário (Supply Camp – Rail Yard). Uma cena será exibida ao se aproximar.
Após a cena, desça as escadas para chegar à próxima área – Esgoto Subterrâneo (Underground Sewer).
Esgoto Subterrâneo (Underground Sewer)
A partir do Acampamento de Suprimentos – Pátio Ferroviário (Supply Camp – Rail Yard), desça as escadas até o fundo. Ao chegar na base das escadas, procure um caminho que leva para trás delas até um beco sem saída, onde você encontrará um cadáver com o Dispositivo de Memória – Memória do Legionário 514 (Memory Stick – Legionnaire 514’s Memory).
Continue pelos túneis até alcançar uma sala coberta de vegetação onde uma cena será exibida. Após a cena, podemos descer a escada à direita ou entrar no túnel à esquerda.
Desça pela escada primeiro. Derrote os três Cortadores Grilo (Cricket Slashers) que estão aqui embaixo e então examine a área. Há um portão trancado que exige uma Célula de Fusão (Fusion Cell). Verifique os dois cadáveres mais próximos da escada para obter o Dispositivo de Memória – Apelo de Jamie (Memory Stick – Jamie’s Plea) e um Código de Acesso (Passcode). Os outros três cadáveres nesta área inferior podem ser examinados para obter EXP.
Suba novamente a escada e, desta vez, entre no túnel. Inicialmente haverá um Atirador Caveira (Skull Gunner) e um Lutador Caveira (Skull Fighter), que irão atacar assim que te virem. Mais à frente no corredor há também três Caveirinhas (Skullings) adicionais que irão possuir cadáveres antes que você tenha chance de lidar com elas.
Após limpar a área, saqueie a Caixa de Suprimentos. Ela exige o Código de Acesso que pegamos na base da escada. Abrir essa caixa nos dará a Célula de Fusão (Fusion Cell) que estamos procurando. Atrás dela, ajoelhado em frente a uma caixa, há um cadáver que podemos examinar para obter o Dispositivo de Memória – Memória de Paul (Memory Stick – Paul’s Memory).
Também vamos querer examinar o buraco na parede do túnel aqui. Dentro dele você encontrará o Traje Nano – Mascote Diário (Nano Suit – Daily Mascot).
Saia do túnel, volte pela escada e use a Célula de Fusão (Fusion Cell) para abrir o portão. Use o elevador ali. No topo haverá um par de Caveirinhas (Skullings); mate-as rapidamente ou elas possuirão os cadáveres de Atiradores Caveira (Skull Gunners) no próximo corredor.
Chegaremos a uma interseção em quatro direções. Verifique o caminho sem saída bem à frente para encontrar um cadáver com o Dispositivo de Memória – Conselho de Norman (Memory Stick – Norman’s Advice).
Retorne à interseção e, com as costas voltadas para a sala principal, siga o caminho à direita. Derrote o Carniceiro Grilo (Cricket Butcher) que você encontrar. Quebre as caixas que bloqueiam a porta, derrote o Caveirinha/Lutador Caveira (Skulling/Skull Fighter) lá dentro e saqueie a caixa vermelha para obter o Exoespinha Transcendente de Explosão (Burst Trance-Type Exospine).
Voltando à interseção mais uma vez, siga para a esquerda (o único caminho ainda não explorado). Enquanto avança, duas Caveirinhas (Skullings) cairão do teto e rapidamente se moverão para possuir cadáveres próximos. Na sala ao final, suba as escadas à direita para encontrar um pequeno robô que pode ser destruído para obter o Documento – Para o Pequeno Drone (Document – To the Little Drone). Interaja com o console no nível do chão.
Ao usar o console, entraremos em um mini-jogo. Essencialmente, temos uma série de 16 blocos rotativos na tela, cada um representando diferentes configurações de encanamento. A água começa a fluir do canto superior esquerdo. Precisamos girar os vários trechos de cano na tela para criar um caminho contínuo para a água até alcançar o objetivo no quadrado inferior direito.
- Solução: veja a imagem da solução no material de referência.
Agora podemos voltar à sala alagada onde o nível da água estará alto o suficiente para alcançar a porta de segurança à esquerda, que é por onde devemos seguir. No entanto, antes disso, há alguns itens extras para pegar.
Primeiro, mergulhe na água e vá até o túnel onde desbloqueamos a Caixa de Suprimentos com Código de Acesso. No teto do túnel há uma abertura pela qual podemos nadar até alcançar uma pequena sala secreta acima. Há uma Caixa de Suprimentos aqui. Você precisará completar outro quebra-cabeça de reconhecimento de som para abri-la.
De volta à sala principal, enquanto estiver de frente para a porta de segurança, mergulhe novamente e nade até o canto direito. Atrás do grande cano marrom há um poço vertical por onde podemos subir nadando. Suba na pequena plataforma no topo para encontrar um Núcleo Beta (Beta Core).
Agora volte nadando até a porta de segurança por onde devemos seguir. Use o painel à direita para abri-la e continue pelo interior. Assim que entrar, verá uma Caixa de Suprimentos à frente.
Siga o corredor até o final e desça as escadas. No fundo você encontrará um Acampamento. Vá em frente, ative-o e descanse se necessário.
Siga pela próxima porta para alcançar a próxima área – Labirinto Apodrecido (Rotten Labyrinth).
Labirinto Apodrecido
Assim que chegar ao Labirinto Apodrecido, você encontrará um novo inimigo, o ácaro mutante (Mutated Mite). Eles são semelhantes aos ácaros normais encontrados anteriormente, mas brilham em verde. Seus ataques são os mesmos dos ácaros comuns, porém possuem mais vida e explodem ao morrer – afaste-se deles após derrotá-los.
No final do túnel inicial, há uma Colmeia (Hive) no portão que leva adiante. Destrua-a. À direita, há um pequeno túnel sem saída onde está um cadáver com o Memory Stick – Pascal’s Warning.
Suba pelas saliências na parede à esquerda de onde estava a Colmeia. Ao alcançar a passarela superior, você encontrará uma Caixa de Suprimentos (Supply Box).
Continue pela porta que a Colmeia bloqueava. No chão, antes do próximo portão, há outro cadáver com o Memory Stick – Daisy’s Memory.
Passe pelo portão e suba a primeira escada à direita. No topo, salte e balance até a saliência oposta. Aqui, há um pequeno robô que pode ser destruído para obter um código de acesso (Passcode).
Desça e derrote o espadachim grilo (Cricket Slasher) e o açougueiro grilo (Cricket Butcher). No fim do túnel, você verá outra escada. Ignore-a por agora e entre no túnel lateral à direita.
Siga o percurso até alcançar um poço vertical. Suba pelas saliências até o topo. Desça as escadas seguintes até chegar a um túnel. À esquerda, há um cadáver com o Memory Stick – Jesse’s Memory.
Siga pelo caminho oposto e desça a escada. Você sairá em outro túnel. Vá à esquerda e destrua o pequeno robô para obter um Módulo de Expansão do Tumbler (Tumbler Expansion Module). Continue até ver uma porta aberta à direita. Dentro há uma Caixa de Suprimentos que requer o mini-jogo do direcional para ser aberta. Ela contém a Célula de Fusão (Fusion Cell) necessária para prosseguir, entre outros itens.
Ao pegar os itens, um Skulling entrará na sala e possuirá um Skull Gunner próximo à porta. Derrote-o. Saia para o corredor e siga à direita. Vá pela porta ao final e você retornará ao túnel principal.
De volta ao túnel principal, suba a segunda escada ignorada anteriormente. No topo, insira a Célula de Fusão no pedestal para abrir o portão abaixo.
Antes de seguir, salte até a barra de balanço e chegue à saliência oposta. Lá há um cadáver com o Memory Stick – Harry’s Memory.
Volte pela barra e entre na porta à esquerda. Derrote o espadachim grilo (Cricket Slasher) e o lutador esquelético (Skull Fighter) (use um ataque aéreo para facilitar). Após derrotá-los, saqueie o cadáver protegido por eles para obter um Núcleo Beta (Beta Core). Saia pela porta próxima ao cadáver para retornar ao túnel principal.
Siga pela porta agora aberta no final do túnel para chegar a um pequeno assentamento abandonado.
Logo à frente do portão, há um cadáver com o Memory Stick – Leona’s Advice. Siga o caminho à direita e entre pelo portão. Derrote o ácaro (Mite) e destrua as madeiras bloqueando a próxima porta. No cômodo seguinte, derrote os açougueiros grilo (Cricket Butchers) e o lutador esquelético (Skull Fighter). Em seguida, abra o baú vermelho para obter o Exoespinho do Tipo Transe Beta (Beta Trance-Type Exospine).
Volte ao portão da Célula de Fusão e agora siga para a esquerda. No caminho, verá uma porta com pedestal de Célula de Fusão à direita e, em frente a ela, uma mesa com o Documento – Crevice.
Entre na porta ao final do túnel para acessar os restos de outro assentamento.
Nota: Você poderá completar os pedidos do quadro de avisos “Wife’s Medicine” e a missão secundária “Memories in the Doll” neste local. Caso ainda não os tenha, lembre-se de retornar depois.
Ao entrar, verá uma escada à frente. À esquerda, há uma pequena sala de estar. Na estante está o Documento – Z’s Diary. Caso tenha o pedido “Wife’s Medicine”, a Sand Medicine está sobre o armário ao lado. No túnel oposto há um robô que pode ser destruído para um Módulo de Atualização do Drone (Drone Upgrade Module).
Atrás da escada há uma Caixa de Suprimentos que requer o código de acesso obtido anteriormente. Próximo a ela, no mural à esquerda, há o Documento – J’s Memo, outra Caixa de Suprimentos, e um cadáver com o Memory Stick – Susan’s Warning.
Volte para a escada e suba. No topo há um Acampamento. Ative-o. Note o balanço de pneu com um ursinho – este item será necessário para a missão “Memories in the Doll”.
Pegue a Caixa de Suprimentos próxima e entre na sala seguinte. Você chegará a uma área de memorial. Após a cena, abra a caixa ornamentada no altar para obter o Documento – Chapter of Trial 1-β. Pegue o Memory Stick – Jake’s Speech no cadáver à direita e a Célula de Fusão sobre a mesa no canto esquerdo ao fundo. Os dois cadáveres à esquerda podem ser examinados para ganhar EXP.
Atrás da escada no topo, há uma saliência que pode ser alcançada com pulo duplo e dash. Lá está uma caixa preta com o Nano Traje – Daily Force.
Saia do assentamento abandonado e use a Célula de Fusão para abrir a porta à esquerda.
Derrote o açougueiro grilo (Cricket Butcher) à frente e use as caixas para alcançar as passarelas acima. Continue além do portão abaixo. Haverá mais dois açougueiros grilo e uma Colmeia ao final. Se agir rapidamente, use ataque aéreo em um dos inimigos e suba pela rampa para eliminar o segundo da mesma forma.
Nas passarelas superiores, acima e à esquerda da Colmeia, há uma Caixa de Suprimentos.
Desça e derrote a Colmeia. Siga pela porta que ela protegia. No próximo túnel do esgoto, destrua a Colmeia na parede direita. No pequeno túnel atrás dela há um Núcleo Beta e um cadáver com o Memory Stick – Katherine’s Testament.
Volte ao túnel principal e suba a escada. Desça do outro lado da cerca e destrua a próxima Colmeia. Continue seguindo o túnel e deslize pela rampa. No final, suba pela escada e siga até o fim do túnel.
Ao chegar à próxima sala, Adam apontará para um gerador. No chão, ao lado dele, está um cadáver com o Memory Stick – Sam’s Resignation. Atrás do elevador, há uma Caixa de Suprimentos que exige a habilidade de hackeamento do drone para ser aberta.
Use o gerador para energizar o elevador. Suba nele e puxe a alavanca para iniciar a descida. Durante o trajeto, haverá uma Colmeia bloqueando o caminho. Destrua-a rapidamente ou os cadáveres no elevador serão possuídos por Skullings.
Com a Colmeia eliminada, ative a alavanca novamente para continuar a descida. Ao chegar, ative o Acampamento – Entrada do Arsenal Temporário (Supply Camp – Temporary Armoury Entrance). Descanse, pois há uma batalha contra chefe adiante.
Este acampamento também marca o início da próxima área – Arsenal Temporário (Temporary Armoury).
Arsenal Temporário (Temporary Armoury)
A partir do Acampamento – Entrada do Arsenal Temporário (Supply Camp – Temporary Armoury Entrance), ative o painel piscante na parede próxima para abrir a grande porta. Continue pelo corredor até que uma cena seja acionada, seguida por uma batalha contra chefe.
Chefe: Juggernaut
O Juggernaut é uma versão muito maior e mais poderosa dos inimigos do tipo Skull enfrentados anteriormente em Matrix 11. Trata-se de um inimigo bípedo, musculoso e armado com um enorme martelo que pode incendiar, causando ainda mais dano tanto com seus golpes quanto com interações com o ambiente. Muitos de seus ataques são impossíveis de bloquear, exigindo esquivas com o tempo correto (amarelo), repulsões (roxo) ou deslocamentos instantâneos (azul).
O chefe é eficiente com seu martelo em combates próximos, realizando ataques únicos ou combos curtos. Com frequência, ele carrega um ataque amarelo com uma pancada giratória, seguido de um segundo golpe na direção oposta. Também possui um ataque azul em que avança para agarrar Eve, golpeando-a várias vezes contra o chão caso tenha sucesso. Ele ainda pode piscar azul e amarelo antes de executar um golpe vertical com o martelo seguido por um corte rápido para cima.
Durante o combate, o Juggernaut entra em estado de fúria (brilhando em vermelho), o que o permite usar ataques mais rápidos e devastadores. O combo mais comum nessa fase envolve cinco ataques: duas varridas horizontais, uma pausa curta, mais duas varridas e, por fim, outra pausa antes de um último golpe.
Quando Eve está distante, o chefe realiza ataques à distância. O mais comum é um ataque amarelo em que ele bate no chão três vezes, enviando ondas de choque em linha reta. A terceira é mais lenta, projetada para atrapalhar seu tempo de reação. Todos exigem esquiva para evitar danos.
Ele também consegue fechar a distância rapidamente com um golpe vertical de corrida, seguido ocasionalmente por um corte roxo para cima. Também pode saltar, após brilhar em amarelo, e realizar um golpe de impacto que gera uma área de dano (AOE) ao redor.
Ao reduzir a vida do chefe para cerca de 75%, ele incendeia sua arma. A partir desse ponto, a maioria de seus ataques causará dano adicional, e poças de óleo espalhadas pelo cenário podem se incendiar quando atingidas, exigindo cuidado ao se movimentar.
Como de costume, observe os padrões de ataque do inimigo com calma, esquivando-se e bloqueando até memorizar os movimentos. Após cada investida, aproveite a brecha para atacar uma ou duas vezes antes de recuar. Use esquiva para os ataques amarelos, Blink nos azuis e Repulse nos roxos. Use também as habilidades Beta e Burst de Eve para causar grande dano.
Quando a barra de vida do Juggernaut se esgotar, pressione os botões indicados durante a cena final para concluir a luta.
- Troféu: Juggernaut – Juggernaut derrotado.
Após a luta, colete os itens deixados pelo chefe. Um deles será um Núcleo de Arma (Weapon Core).
Depois da cena, olhe para trás em direção à entrada e então à esquerda. Suba até o contêiner vermelho aberto e procure por uma Caixa de Suprimentos (Supply Box). Salte sobre os contêineres ao lado da escada, à direita da entrada, para encontrar outra Caixa de Suprimentos.
Atrás de onde o chefe apareceu inicialmente, há uma pilha de contêineres. Suba pela estrutura à direita e siga até uma sala inferior, onde você encontrará uma Lata – Newfoundland Dry (Can – Newfoundland Dry) e uma Caixa de Suprimentos.
De volta à arena do chefe, vá até o canto posterior direito da sala (considerando a entrada como ponto inicial) e suba a escada. Siga pela passarela à esquerda para encontrar uma Caixa de Suprimentos que exige um mini-jogo com o direcional digital para ser aberta.
Ative o Acampamento localizado em frente a essa caixa.
Siga pela próxima porta até encontrar um poço de elevador… mas sem elevador. Como o percurso do elevador é inclinado, é possível deslizar por ele até a área alagada abaixo. Ao chegar, nade ao redor e suba nos restos da plataforma do elevador para encontrar uma Caixa de Suprimentos. Sob a água, no canto atrás do elevador, estão Vitcoin x3 e um pouco de Ouro (Gold).
Nade pela porta aberta à esquerda do elevador para alcançar o Cemitério de Trens (Train Graveyard).
Cemitério de Trens
Ao entrar nesta área, todo o ambiente estará alagado. A saída oposta ao ponto de entrada está com defeito e não abrirá, então será necessário encontrar outro caminho para sair.
Ao entrar, siga primeiro para a esquerda e suba nos contêineres vermelhos. Elimine o Barnacle que aparece aqui. Há dois contêineres vermelhos nesta parte: o da esquerda contém três Skullings, enquanto o da direita possui um pequeno robô que pode ser destruído para obter um Módulo de Expansão do Tumbler (Tumbler Expansion Module). Atrás dos contêineres, há um cadáver na água que pode ser examinado para ganhar EXP.
Nade ao longo da sala e procure uma saída do lado direito bloqueada por contêineres. Em frente, sobre um trem parcialmente submerso, haverá dois Skull Gunners. A porta oposta (à esquerda) será aberta apenas com o código correto — essa será a saída da área.
Por enquanto, a partir da porta bloqueada, mergulhe e siga pelo portão submerso. Do outro lado, suba à superfície para encontrar uma Caixa de Suprimentos (Supply Box).
Retorne ao corredor principal, vire à direita e mergulhe novamente para entrar no próximo vagão. Dentro, haverá um cadáver com o Código de Acesso (Passcode) necessário para seguir.
Continue pelo túnel. Haverá criaturas Hive tanto à esquerda quanto à direita — elas podem ser derrotadas, mas apenas protegem reagentes de criação.
Ao final da área, haverá uma plataforma metálica elevada à esquerda. Empurre uma das tábuas de madeira na água até ela e use-a como degrau para alcançar a plataforma. Aqui, haverá um cadáver com um Núcleo Corporal (Body Core).
Aproxime-se da grande cerca de arame ao final do túnel. Mergulhe para encontrar um buraco na cerca que permite passar. Nesta área pequena, é possível encontrar um Módulo de Atualização do Drone (Drone Upgrade Module) e uma Lata – Corsair Ale (Can – Corsair Ale).
Com tudo coletado, volte até a porta que pode ser aberta com o código e siga por ela. Mergulhe e suba as escadas no canto traseiro direito.
No topo das escadas, haverá um Acampamento (Camp). Ative-o. Continue descendo e, ao alcançar o nível inferior, examine a trilha estreita ao lado da escada para encontrar um cadáver com o Pen Drive – Memória do Legionário 516 (Memory Stick – Legionnaire 516’s Memory).
Continue pela próxima porta para uma cena. Pressione o botão exibido na tela quando solicitado. Após a cena, corra para frente e você deslizará por uma rampa. Durante a descida, desvie das serras movimentando Eve lateralmente. No final, siga para a esquerda e pule na barra de balanço para acionar uma nova cena.
Quando recuperar o controle, ignore o túnel à frente e vire-se. Haverá um robô sobre uma saliência estreita à esquerda. Pule até lá (ou siga pela trilha estreita à direita ao redor do buraco) e destrua o robô para obter um Módulo de Atualização do Drone (Drone Upgrade Module).
Volte ao túnel e avance. Derrote o Barnacle e, mais adiante, os dois Cricket Boomers e o Cricket Slasher.
Suba as escadas grandes ao final do túnel, enfrentando um ou dois Skullings no caminho. Quando vir a Hive bloqueando o caminho, examine um cadáver à esquerda para obter o Pen Drive – Oração do Legionário 511 (Memory Stick – Legionnaire 511’s Prayer). Destrua a Hive no topo das escadas e aproxime-se do Acampamento – Entrada da Estação de Purificação de Água Contaminada (Supply Camp – Contaminated Water Purification Plant Entrance) para assistir a uma cena.
Após a cena, você poderá prosseguir para a próxima área – Estação de Purificação de Água Contaminada.
Estação de Purificação de Água Contaminada
Ao chegar à Estação de Purificação de Água Contaminada, descanse no Acampamento – Entrada da Estação de Purificação de Água Contaminada, pois uma batalha contra chefe está prestes a começar. Suba as escadas à frente e, antes de subir o segundo lance, procure sob elas um corpo com um Núcleo Corporal (Body Core).
Suba o segundo lance de escadas até o topo e siga até a grande plataforma circular no centro da área para iniciar uma cena… seguida de uma luta.
Chefe: Tachy
Tachy tem o mesmo tamanho de Eve e habilidades similares, mas agora empunha uma espada mais longa do que no prólogo e desenvolve asas — uma ao atingir 75% de vida, e a segunda ao alcançar 40%. A maior parte do combate ocorre no solo, embora ela adquira a capacidade de voar.
No combate corpo a corpo, Tachy realiza cortes únicos ou combinações curtas. Seus dois combos principais incluem: uma sequência de três golpes (dois cortes rápidos, uma pausa e um terceiro golpe) e outro de quatro golpes. Ela se aproxima rapidamente com um golpe de investida em alta velocidade (geralmente seguido por um corte horizontal) ou com um ataque giratório carregado à distância, que pode acertar até três vezes e termina com outro golpe horizontal.
Tachy pode entrar em estado de fúria (brilho vermelho), aumentando o alcance e a velocidade de seus golpes. O combo de fúria consiste em um corte rápido, um salto para trás e uma investida com três cortes rápidos, finalizando com um corte ascendente desbloqueável (amarelo/azul).
À distância, a chefe lança projéteis em forma de corte com sua espada, podendo lançar até três de uma vez. Corra lateralmente ou desvie para evitar ser atingido.
Ela possui ataques desbloqueáveis incorporados aos combos. O mais comum inicia com um golpe e termina com um ataque giratório amarelo em 360 graus. Outro ataque inclui seu combo padrão de três golpes com uma tentativa de agarrão azul no fim — desvie ou use o Blink para escapar. Um terceiro ataque envolve o uso de uma asa para bloquear ataques, seguido de um golpe roxo assim que a asa abaixa.
Ao reduzir sua vida para cerca de 40%, uma cena será exibida. Tachy ganha asas e arremessa Eve para uma área inferior. A partir daí, ela se torna mais agressiva e adquire novos ataques.
O mais perigoso é um mergulho aéreo: Tachy brilha em amarelo, desaparece e reaparece acima de Eve para um golpe descendente com dano em área. Outro ataque envolve um agarrão azul após um teletransporte imediato. Se acertar, ela lançará Eve no ar e acertará mais golpes.
Ela também utiliza os projéteis cortantes enquanto voa, podendo lançar três de uma vez antes de realizar um ataque de investida rápida com uma estocada.
Como sempre, observe seus movimentos no início e aprenda os padrões. Ataque nas pequenas aberturas após suas ofensivas e recue. Use esquiva para ataques amarelos, Blink para os azuis e Repulse para os roxos. Quando se sentir seguro, comece a aparar os ataques físicos normais. Use também as habilidades Beta e Burst de Eve para facilitar a luta.
Ao esgotar sua barra de vida, uma cena será exibida. Pressione o botão na tela para finalizar o combate.
Após a luta e outra cena, você receberá Gears, dinheiro, reagentes e um Núcleo de Arma (Weapon Core).
Depois de uma longa cena adicional, a missão será concluída e a próxima — Verdade Oculta (Hidden Truth) — terá início.
- Próxima parte: Matriz 11
Com isso, completamos a missão Matriz 11 do nosso Detonado de Stellar Blade.