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STALKER 2 – Como reduzir o tempo da Compilação de Shaders

Descubra neste guia de STALKER 2 como reduzir o tempo da Compilação de Shaders.

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A compilação de shaders em Stalker 2: Heart of Chornobyl garante uma jogabilidade mais fluida ao eliminar travamentos causados pela geração de shaders em tempo real. No entanto, esse processo pode gerar telas de carregamento demoradas, especialmente no primeiro lançamento do jogo ou após atualizações.

Se você está enfrentando longos tempos de espera durante a compilação de shaders, confira as dicas a seguir para reduzir esses tempos e otimizar a experiência.

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Por que a compilação de shaders em STALKER 2 é demorada?

No primeiro lançamento do jogo, ocorre uma compilação completa dos shaders para preparar o sistema. PCs com configurações mínimas tendem a demorar mais, enquanto máquinas mais potentes enfrentam menos problemas.

Além disso, pequenas compilações podem ocorrer a cada inicialização se o cache de shaders for insuficiente ou após atualizações de drivers ou do próprio jogo.

Como reduzir os tempos de compilação de shaders em STALKER 2

1. Instale o jogo em um SSD

Instalar Stalker 2 em um SSD em vez de um HDD é uma das formas mais eficazes de melhorar os tempos de carregamento. A alta velocidade de leitura e gravação dos SSDs permite que o processo seja concluído mais rapidamente.

2. Ajuste as configurações gráficas

  • Desative o VSync: Essa configuração pode liberar recursos da GPU no primeiro lançamento.
  • Reduza a qualidade gráfica: Diminuir as configurações gráficas, como texturas e sombras, pode agilizar o processo inicial.

3. Otimize o cache de shaders

  • Usuários Nvidia:
    1. Abra o Painel de Controle da Nvidia.
    2. Acesse “Gerenciar Configurações 3D”.
    3. Ajuste o tamanho do cache de shaders para “Padrão do Driver”, ou aumente para 5GB, 10GB ou até 100GB, dependendo do espaço disponível.
  • Usuários AMD:
    1. Abra o software da AMD.
    2. Navegue até a aba “Gaming” e selecione “Global Graphics”.
    3. Certifique-se de que a configuração de cache de shaders está habilitada e definida como “AMD Optimized”.
Como reduzir os tempos de compilação de shaders em STALKER 2
Imagem: Reprodução
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Como desativar a compilação de shaders no lançamento

Se a compilação de shaders ocorre a cada inicialização, você pode desativá-la temporariamente. Siga os passos abaixo:

  1. Pressione WIN + R e digite AppData, depois pressione Enter.
  2. Navegue até Local > Stalker2 > Saved > Config.
  3. Para usuários Steam, abra a pasta Windows; para usuários do Xbox Game Pass, abra WinGDK.
  4. Crie um arquivo chamado Engine.ini e insira as seguintes linhas:
  • [SystemSettings]
  • r.PSOWarmup.WarmupMaterials=0
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Após isso, salve o arquivo e feche. Essa configuração pula a compilação inicial, acelerando o acesso ao menu principal.

Porém, após atualizações de drivers ou do jogo, é recomendável reativar a compilação removendo essas linhas ou ajustando r.MaterialWarmupMode para 1.

Com essas otimizações, você pode reduzir significativamente os tempos de compilação de shaders em Stalker 2, garantindo uma experiência mais fluida. Certifique-se de aplicar as alterações com cautela para evitar danos aos arquivos do jogo.

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Stalker 2 está disponível para PC e Xbox Series X/S, marcando o retorno da franquia para o console da Microsoft.

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Em síntese, você gostou deste texto de dicas para Stalker 2? Então não deixe de compartilhar com seus amigos. Além disso, conheça os perfis do Critical Hits no Bluesky e Threads.

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Marcos Schulle
Marcos Schulle
Fundador do Save State / Redator do Critical Hits. Adoro jogos de mundo aberto com elementos de RPG. Meu Bluesky: @otaldomarcosh.savestate.com.br