Este guia cobre o capítulo Editora Raider do nosso Detonado de Split Fiction.
Split Fiction – Capítulo 2: Vingança Neon
Subcapítulo: Lutadores da liberdade
As protagonistas Mio e Zoe continuam presas em uma simulação corrompida da Editora Raider e precisam atravessar múltiplos mundos gerados por suas próprias mentes criativas. O primeiro mundo completo que enfrentarão é Neon Revenge.
Habilidades do capítulo
Neste capítulo, as personagens são transportadas para o mundo cyberpunk de Mio, onde elas são Ciber-Ninjas com a habilidade de controlar a gravidade através de suas armas.
Usando o botão de gatilho direito do controle, os jogadores podem ativar habilidades exclusivas para resolver os desafios e enigmas deste capítulo.
Habilidades de Mio
Mio empunha uma espada gravitacional que pode ser usada para atacar inimigos, destruir objetos destacados em rosa e alterar a gravidade.
Existem painéis de neon rosa espalhados pelo cenário. Quando solicitado, Mio pode lançar sua espada nesses painéis, teleportando-se para eles e modificando a gravidade da superfície para caminhar em tetos e paredes.
Habilidades de Zoe
Zoe utiliza um chicote gravitacional, permitindo agarrar e movimentar objetos conforme necessário.
Enquanto o botão designado estiver pressionado, Zoe continuará segurando o objeto até soltá-lo, lançando-o na direção desejada.
Durante o combate, o chicote gravitacional possui assistência de mira, permitindo que Zoe arremesse projéteis na direção geral dos inimigos.
Hora do Rush
O jogo rapidamente introduz as novas habilidades do capítulo. O primeiro desafio consiste em abrir uma porta. Zoe deve usar o chicote gravitacional para remover o painel e, em seguida, Mio deve cortar os fios com sua espada para abrir a passagem.
Na sala seguinte, Mio pode alterar a gravidade e pousar na parede à direita. Ela precisa cortar um cabo com sua espada para liberar um gancho que Zoe pode usar.
Assim que Zoe alcançar o outro lado, ela deve agarrar um contêiner com o chicote gravitacional e arrastá-lo até Mio, que precisa subir nele. Durante o trajeto, evite as grades de laser em movimento.
Ainda com a gravidade alterada, Mio pode pular sobre algumas caixas e entrar em um contêiner aberto. Dentro, ela deve cortar uma rede para liberar caixas que Zoe poderá movimentar.
Após atravessar o contêiner, os personagens chegam a uma sala com um derramamento de ácido. Mio pode evitar o perigo ao correr pelas paredes ou mudando a gravidade.
Na sala seguinte, um robô de limpeza circula pelo chão, e uma porta bloqueia o caminho. Zoe deve remover o painel e Mio cortar os fios para abrir a porta.
Adiante, uma sala cheia de trituradores de detritos apresenta um novo desafio. Zoe deve agarrar os detritos expelidos pelas máquinas e lançá-los no gerador para desativar os trituradores. Enquanto isso, Mio pode mudar a gravidade para abrir a escotilha de descarte.
Após desativar os trituradores, avance pelo corredor e quebre as janelas para seguir em frente.
Caminho pelos caminhões
Os personagens entram em uma sala cheia de contêineres pendurados por guindastes. Mio, ainda de cabeça para baixo, precisa cortar os cabos de sustentação para que Zoe possa atravessar pulando sobre os contêineres. Como eles são recolocados no lugar após alguns segundos, o processo deve ser feito rapidamente.
No final do trajeto, Zoe deve remover uma grade com o chicote gravitacional para abrir um duto de ar.
Há um painel gravitacional para Mio retornar à gravidade normal. Depois que ambos estiverem no chão, Zoe deve girar uma alavanca para revelar dois interruptores ocultos. Mio precisa destruí-los para abrir uma porta de carga, revelando que eles estavam dentro de um dos vários caminhões que compõem uma rodovia suspensa.
Agora, os personagens devem se mover entre os caminhões. O percurso envolve pular sobre veículos em movimento, balançar com o gancho e correr por paredes.
No topo de um caminhão, Mio deve atacar um botão com sua espada para ativar uma plataforma de lançamento, que a impulsiona para um caminhão de lixo.
Em seguida, Zoe deve pegar uma das caixas ao redor e lançá-la na janela de um caminhão DLIVRY, revelando um painel gravitacional para Mio pular.
Usando o chicote gravitacional, Zoe deve agarrar um guindaste próximo e movê-lo para perto de Mio, permitindo que ela se agarre a ele e chegue a um caminhão de aluguel.
Ao ativar o comando, Mio quebra a janela do caminhão e joga o motorista para fora, assumindo o controle do veículo. Mio então deve posicionar o caminhão para servir como ponte, permitindo que Zoe suba pela escada traseira.
Enquanto Zoe se posiciona atrás de um caminhão-tanque e remove sua tampa, Mio deve sair do veículo e pular para outro caminhão, onde um novo painel gravitacional permite que ela retorne à gravidade normal.
Dentro do caminhão-tanque, os personagens precisam atravessar um poço de ácido pulando sobre tambores giratórios. No final, Mio deve destruir uma porta para sair do veículo.
Ao lado do caminhão-tanque, há um novo painel gravitacional. Mio deve usá-lo para alcançar um caminhão de bombeiros.
Enquanto Mio sobe pela escada do caminhão, Zoe precisa usar o chicote gravitacional para soltar os travamentos da escada um por um.
No topo do caminhão, Mio deve atacar um nó de energia para liberar ambas as travas ao mesmo tempo, permitindo que Zoe balance a escada para frente e se agarre a ela, possibilitando que ambas atravessem a lacuna juntas.
Continuando pela sequência de plataformas, os personagens encontram uma escotilha que precisam abrir simultaneamente, ativando uma cutscene.
Combate contra os agentes SRI
Após a cutscene, agentes SRI aparecem para atacar. Esses inimigos disparam rifles a laser e arremessam granadas.
Atacar os inimigos enquanto estão prestes a lançar granadas faz com que as soltem, causando dano em uma pequena área.
Mio pode saltar até os inimigos e realizar combos de espada. Zoe pode usar o chicote gravitacional para ataques corpo a corpo ou agarrar inimigos e arremessá-los uns contra os outros.
Novas ondas de reforços SRI chegam. Continue lutando enquanto avança pelo cenário.
Em seguida, um veículo blindado entra no combate, disparando artilharia. Os ataques são indicados por áreas vermelhas no chão.
Mio deve atacar um compartimento no veículo, liberando três barris explosivos. Zoe deve agarrá-los com o chicote e lançá-los contra o veículo.
Com a destruição do blindado, uma nova cutscene se inicia, e os personagens aterrissam em um beco aparentemente abandonado, iniciando o próximo subcapítulo.
Play Me Techno
Ao avançar, os jogadores podem iniciar a primeira história paralela, A Lenda do Peixe-Areia. Independentemente de completá-la ou ignorá-la, o caminho leva a uma sacada com uma janela à esquerda e um painel gravitacional à direita.
Mio pode usar o painel gravitacional para atravessar. Lá, ela encontra uma esfera rosa que pode ser lançada. Mio deve mirar e arremessá-la para Zoe, que a utilizará para quebrar a janela e revelar um ponto de gancho para entrar no prédio.
Seguindo em frente, os jogadores encontrarão um campo de força que precisa ser desativado removendo um painel e cortando os fios.
Dentro da estação de metrô, os trens ainda estão operando. Para atravessar os túneis, os jogadores devem correr e evitar serem atropelados.
No primeiro túnel, o trem vem por trás. No segundo, o trem vem pela frente e exige saltos e corridas na parede para evitar ser atingido.
Após passar pela estação seguinte e quebrar um cadeado, os personagens chegam ao telhado de uma boate, onde devem desativar um ventilador para entrar.
Dentro da boate, os personagens precisam atravessar plataformas suspensas no teto, ativando pesos para ajustá-las.
Ao final, um elevador leva ao próximo subcapítulo, onde ocorre uma batalha contra um chefe.
Chefe: Sr. Martelo
O chefe do crime do Sindicato aparece para enfrentar os personagens, enviando seu subordinado para o combate. Assim começa a primeira batalha contra chefe do jogo: Sr. Martelo.
O padrão de ataque do chefe é direto. Ele começa a luta lançando trocadilhos relacionados a martelos e jogando quatro pares de esferas elétricas giratórias contra os jogadores.
Em seguida, ele arremessa seu martelo, que emite uma onda de energia em movimento lento. Pule sobre a onda para evitar o dano.
Enquanto o chefe lança projéteis lentos, Mio pode atacar o martelo, tornando-o vulnerável para que Zoe o agarre com seu chicote gravitacional. Zoe pode então usá-lo para desferir um combo de quatro golpes no chefe, retirando um quarto de sua vida.
Enquanto Zoe ataca com o martelo, Mio pode usar ataques básicos para causar dano adicional.
Na segunda fase, Sr. Martelo recupera sua arma e começa a balançá-la descontroladamente. Continue correndo, pois os golpes cobrem uma grande área e ele manterá o ataque por alguns segundos.
Assim que terminar, ele golpeia o chão três vezes, emitindo ondas de energia. No terceiro golpe, ele lança o martelo novamente. Danifique o martelo e use-o para atacar o chefe, reduzindo sua vida pela metade.
Ele então invoca uma horda de cães-robôs, que perseguem os jogadores antes de explodir quando suas cabeças brilham em vermelho.
Os cães também podem saltar sobre os personagens, forçando os jogadores a pressionar rapidamente um botão para se livrar deles.
Após derrotar os cães, Sr. Martelo enfrenta os jogadores novamente, desta vez voando com seu martelo.
Ele joga o martelo no chão mais uma vez, agora com mais vida. Além disso, o martelo pode carregar um ataque e balançar contra o personagem mais próximo. Esquive-se desses golpes enquanto o torna vulnerável para mais um ataque contra o chefe.
Depois de acertá-lo pela terceira vez, ele levita e conjura um campo de raios elétricos, que se espalham e perseguem os jogadores pela arena. Continue se movendo e fique próximo às bordas para ter uma melhor visão dos ataques.
Sr. Martelo então lança sua arma novamente. Dessa vez, ela carrega um ataque e se lança para frente, causando dano massivo.
Derrote o martelo, pegue-o e acerte o golpe final para eliminar Sr. Martelo.
Após a batalha, um veículo blindado da SRI dispara contra os jogadores, forçando-os a recuar.
Eles deslizam por uma rampa de vidro enquanto a superfície se quebra ao redor. Salte sobre os buracos e plataformas.
Ao tentar abrir uma porta, os personagens são atingidos por mísseis, dando início ao próximo subcapítulo.
Ruas de Neon
Após derrotar Sr. Martelo, os jogadores escapam da SRI e chegam à entrada de um beco escuro.
Saindo do beco, um portal para Farmlife, a segunda história paralela do jogo, pode ser encontrado, além de elevadores que levam à próxima área. Zoe pode usar o gancho para atravessar uma cerca metálica.
Independentemente de jogar ou ignorar a história paralela, avance até o elevador, que levará os jogadores a um contêiner de transporte oco. Atravesse-o para cair em uma plataforma onde uma luta contra inimigos acontece.
Após derrotar os inimigos, um painel antigravidade aparece na parede à esquerda. Zoe pode pegar vigas e jogá-las contra a parede eletrificada ao lado, criando um caminho para Mio atravessar.
Ao chegar do outro lado, Zoe pode usar uma viga para quebrar uma janela. Mio deve usar sua espada gravitacional para ativar um nó de energia, que envia um sinal elétrico para uma catapulta, lançando Zoe sobre a parede.
A próxima seção segue o mesmo princípio, mas com painéis móveis. Zoe deve jogar vigas para formar um caminho para Mio.
Adiante, dois guindastes podem ser cortados por Mio, estendendo plataformas para Zoe usar o gancho. Zoe pode remover grades com o chicote gravitacional para revelar um painel gravitacional para Mio.
Os personagens encontram carros voadores circulando pela cidade. Agarre-se a um deles para chegar a uma pista de estacionamento suspensa.
Após enfrentar alguns agentes da SRI, destrave o elevador, ativando uma cena onde o chefe do Sindicato do Crime surge e ordena que seu segurança de estacionamento ataque.
Estacionamento
O novo chefe, Atendente de Estacionamento, é uma enorme esfera metálica que dispara lasers e persegue os personagens pela garagem.
O objetivo inicial é simples: continue correndo sem parar até alcançar um elevador e enfrentar o chefe diretamente.
Na primeira fase da batalha, o chefe usa os seguintes ataques:
- Lança carros contra os jogadores, podendo jogá-los para fora da arena. Caso isso aconteça, há pontos de gancho nas bordas para se recuperar.
- Agarra dois carros e tenta esmagar os jogadores.
- Envia uma horda de motos pela plataforma.
- Usa um laser ocular para desenhar padrões no chão antes de disparar na direção contrária. Se os jogadores forem pegos, sofrerão explosões de dano.
Após repetir esse ciclo, o chefe gira e expõe suas costas, revelando um painel gravitacional que Mio pode usar para se prender.
Enquanto Mio pula sobre lasers defensivos, Zoe deve pegar baterias de veículos destruídos e lançá-las contra o olho do chefe. Isso permite que Mio ataque e cause dano significativo.
Após perder um quarto da vida, a segunda fase começa. Os ataques seguem o mesmo padrão, mas de maneira mais intensa:
- O chefe joga um ônibus pela arena.
- Invoca um círculo de motos que explodem ao colidir com os jogadores, deixando áreas de fogo no chão.
- Arremessa seis carros giratórios.
- Os padrões do laser ocular ficam mais complexos.
O chefe expõe as costas novamente, repetindo a fase de dano anterior.
Agora, o chefe adiciona esferas de energia que se movem pela superfície de seu corpo. Zoe precisa continuar arremessando baterias no chefe para abrir o olho novamente.
Dentro do chefe, há três baterias que Mio precisa expor para que Zoe as remova. Esse processo deve ser repetido duas vezes enquanto o chefe ataca com lasers e carros.
Após remover todas as baterias, a bateria principal será revelada. Mio deve destruí-la, causando a explosão da esfera metálica.
O núcleo do chefe sobrevive e se reconstrói utilizando detritos. Agora, ele rola pelo cenário e gera ondas de choque ao pular.
Zoe precisa usar o chicote gravitacional para remover camadas do núcleo enquanto evita os ataques.
Quando todas as camadas forem retiradas, Zoe pode agarrar o Atendente de Estacionamento Pequeno, permitindo que Mio o fatie com sua espada.
O núcleo continuará diminuindo de tamanho até ser reduzido a níveis microscópicos, até que Mio finalmente o esmague com o pé, encerrando a batalha.
O carro de fuga
Com o Atendente de Estacionamento reduzido a poeira, o próximo objetivo é escapar da SRI. Zoe assume o volante enquanto Mio fornece cobertura de fogo. Os jogadores devem atravessar ruas densamente povoadas e becos, evitando a polícia e outros veículos na estrada.
Diferente das seções anteriores de tiroteio em torre, agora é possível girar 360 graus para atirar em alvos tanto na frente quanto atrás do carro.
Além disso, será necessário destruir campos minados ao longo do percurso, pois atravessar essas áreas causará grande dano ao veículo.
Ao final do primeiro trecho, o carro será lançado de uma rampa e pousará em uma rodovia com feixes trator. O jogo ensina que os jogadores podem saltar dessas rodovias para evitar obstáculos ou trocar de pista.
Agora equipada com um lançador de foguetes, Mio pode atacar inimigos vindos do céu.
Continue saltando de rodovia em rodovia até alcançar um túnel. No interior, será preciso eliminar mais minas e inimigos antes de avançar.
Ao sair do túnel, salte sobre outro obstáculo e atravesse um edifício, deslizando por vários andares de escritórios até parar na beira de um abismo. Uma cena se inicia com um pássaro pousando no capô e fazendo o carro despencar.
Vida na cidade grande
Após escapar por pouco de um carro submerso, os personagens emergem em uma área de piscina. Aqui, os jogadores podem explorar e interagir com alguns elementos antes de seguir adiante.
Quando estiverem prontos, subam as escadas até o último andar da piscina e usem o ponto de gancho para alcançar a próxima área.
Na primeira sacada, há um banco onde Mio e Zoe podem descansar por um momento. Este é o primeiro de seis bancos necessários para desbloquear a conquista Sisters: A Tale of Two Besties.
Quando terminarem, use os carros voadores para atravessar a cidade e alcançar um telhado próximo ao hotel de destino.
Para resolver o próximo quebra-cabeça, Mio deve entrar em um banheiro químico, e Zoe deve arremessá-la para a posição correta.
O portal para a história paralela Mountain Hike está próximo, identificado pela vegetação densa em um telhado. Arremesse Mio até esse telhado para que ela possa derrubar uma escada para Zoe subir.
Para seguir até o hotel, Mio deve ser jogada através da rodovia até uma sacada. O tempo deve ser preciso, pois um erro pode fazer com que ela caia no tráfego em movimento.
Do outro lado, há uma lixeira que pode arremessar um pedaço de destroço para um ponto de gancho. Assim como antes, a precisão no tempo é crucial para evitar acidentes com os carros.
Agora é possível entrar no hotel pelas portas giratórias. Os jogadores podem atacar a recepcionista robô, forçando um reinício que a fará eliminar automaticamente quem a atacou, desbloqueando a conquista Robot Revolution.
Atravesse o saguão e entre no elevador para avançar.
Paisagens urbanas invertidas
Esta seção é visualmente impressionante e tranquila, permitindo que os jogadores corram pelos telhados como verdadeiros Ciber-Ninjas, com a cidade neon ao fundo. No entanto, a perspectiva pode ser um pouco desorientadora.
Mio passará grande parte deste segmento de lado ou de cabeça para baixo. Portanto, preste atenção em caminhos que normalmente não pareceriam acessíveis, pois a disposição dos cenários pode ser enganosa.
No início, agarre-se ao painel gravitacional e suba pelos canos até a lateral do prédio. Ative um nó de energia para estender uma ponte que permitirá que ambos avancem.
No próximo prédio, desça de onde pousou e ative outro nó, que lançará Zoe para o andar superior. Continue subindo, utilizando cabos, enquanto alguns civis observam os personagens.
Após ativar um novo nó, Zoe será impulsionada mais uma vez, e a câmera mudará, criando uma nova perspectiva.
Ao entrar no elevador, a visão mudará novamente, desta vez para um ângulo de cima para baixo.
Continue explorando e ajustando a gravidade até chegar a uma passarela elevada, que oferece vistas impressionantes e oportunidades para capturar capturas de tela. No final da seção, um novo segmento se inicia.
Moto gravitacional
Nesta seção intensa, os personagens pilotam uma moto enquanto são perseguidos por agentes da SRI. Mio assume o controle da moto, enquanto Zoe usa o chicote gravitacional para arremessar inimigos e objetos, eliminando veículos adversários.
Enquanto pilota, Mio pode saltar, derrapar/frear para curvas fechadas e acelerar usando os botões indicados.
Durante a perseguição, será necessário usar painéis gravitacionais para andar pelas paredes e tetos de prédios.
Alguns veículos da SRI lançarão mísseis, que podem ser devolvidos contra eles para causar dano massivo. Posteriormente, motociclistas inimigos se juntam à perseguição, mas podem ser facilmente derrubados com o chicote gravitacional.
Siga pilotando até chegar a um trecho onde será necessário saltar entre vãos em um padrão em zigue-zague para evitar um bloqueio. Após o salto, mude a gravidade para continuar.
Os personagens aterrissam no telhado de uma piscina coberta. Embora seja possível pegar os brinquedos infláveis da piscina, eles não causam dano aos veículos inimigos.
Continue saltando de plataforma em plataforma. Pouco antes de cair, o jogo entrará em câmera lenta, permitindo tempo suficiente para reverter a gravidade e pousar na parte inferior da plataforma.
Lute contra mais agentes da SRI enquanto a moto começa a ativar um protocolo de autodestruição.
Enquanto Mio pilota, Zoe deve passar por uma série de testes CAPTCHA tediosos para cancelar a autodestruição.
Completar esse desafio desbloqueia a conquista You Are Not A Robot.
Escalada do arranha-céu
Independentemente de completar o CAPTCHA corretamente, os personagens perderão a moto gravitacional e cairão em queda livre.
Felizmente, conseguem pegar novas motos de dois agentes da SRI, iniciando a subida até a torre da organização.
Para Mio, as novas motos funcionam da mesma maneira que a moto gravitacional, mas Zoe pode precisar de um tempo para se adaptar aos controles.
A escalada exige desviar de inimigos que disparam contra os personagens enquanto seguem o caminho pré-definido.
Eventualmente, a função de armamento das motos será desbloqueada, permitindo que os jogadores ataquem inimigos diretamente.
Um indicador de munição aparece ao lado da mira e pode ser reabastecido ao coletar orbes azuis espalhados pelo trajeto e futuramente na arena do chefe.
Como esses orbes são abundantes, não há necessidade de economizar munição. Apenas mire e dispare.
Chefe: Líder do Sindicato do Crime
Na batalha final deste capítulo, os jogadores enfrentam a Líder do Sindicato do Crime e seu tanque, que dispara mísseis incendiários e tenta atropelar os personagens.
Na primeira fase do combate, a chefe utiliza os seguintes ataques:
- Ela tentará atropelar os jogadores, o que resulta em morte instantânea caso seja bem-sucedida.
- Dispara metralhadoras e lança mísseis que deixam rastros de fogo, causando dano contínuo.
- Dispara uma onda de energia à sua frente, atingindo qualquer um em seu caminho.
- Eventualmente, invoca reforços, com dois VTOLs da SRI atacando os jogadores.
Para evitar danos, posicione-se atrás do tanque e continue disparando. Não é necessário dirigir diretamente contra o chefe para acertá-lo; foque em mirar enquanto se move ao redor dele.
Após esgotar a primeira barra de vida, o tanque se transforma em uma estrutura tripodal, semelhante aos Watchers da Illuminate em Helldivers 2 ou aos alienígenas de Guerra dos Mundos.
Agora, além dos mísseis e ataques a laser, os jogadores devem ter cuidado com os pés do chefe, pois cada pisada gera um anel de energia pulsante que causa dano em área. Além disso, as pegadas permanecem em chamas, tornando certas áreas do campo de batalha perigosas.
Para causar dano, mire nos pés do chefe, que possuem barras de vida individuais. Quando os pés forem destruídos, o chefe cairá, expondo seu núcleo e disparando múltiplas ondas de choque que precisam ser evitadas com saltos no momento certo.
Para atingir o núcleo, acelere sobre as rampas localizadas nas laterais do tanque. Enquanto estiver no ar, o tempo será desacelerado, permitindo que os jogadores descarreguem seus ataques contra o núcleo. No início de cada rampa, há orbes azuis que recarregam as armas.
Quando o chefe for derrotado, Mio e Zoe tocam o glitch e são transportadas para o próximo capítulo: Esperanças da Primavera.
- Próxima parte: Esperanças da Primavera
Com isso, completamos o capítulo 2, Vingança Neon, do nosso Detonado de Split Fiction.