Este guia cobre o capítulo Último Amanhecer do nosso Detonado de Split Fiction.
Split Fiction – Capítulo 4: Último Amanhecer
Após a vitória contra o Rei do Gelo em Esperanças da Primavera e o fim de seu plano de mergulhar as Terras Inferiores em uma era glacial eterna, um novo glitch surge, permitindo que Mio e Zoe escapem de suas simulações.
Agora, os personagens entram no capítulo Último Amanhecer, uma história de ficção científica de Mio sobre a última resistência da humanidade contra um exército de mechas que planeja exterminar a civilização com uma neurotoxina.
Habilidades do capítulo
Neste capítulo, Mio e Zoe possuem as mesmas habilidades. Como super-soldados lutando pela humanidade, elas utilizam pistolas de energia duplas e podem adquirir melhorias ao longo da história.
A mecânica central gira em torno dessas pistolas, que podem ser usadas para atacar inimigos, ativar botões e resolver quebra-cabeças.
As pistolas possuem munição ilimitada, mas têm um medidor de calor que precisa esfriar após o uso contínuo.
Mais adiante na história, as personagens também recebem melhorias para suas armas e armaduras, permitindo explorar novas áreas e resolver quebra-cabeças mais complexos.
Os personagens começam em uma nave de transporte, que explode logo após Mio e Zoe saltarem, iniciando um mergulho em queda livre na base inimiga.
Durante a queda, as personagens devem evitar destroços explosivos e naves inimigas, enquanto testemunham um cenário de guerra acompanhado por uma trilha sonora sintetizada intensa.
No final da descida, elas devem entrar em um tubo aberto, desviando de rodas giratórias e plataformas móveis para evitar um impacto fatal.
As personagens mergulham em uma piscina de água, deslizam por mais tubos e entram em um compartimento submerso. Juntas, elas precisam abrir uma porta metálica gigantesca para acessar o próximo subcapítulo.
Infiltração
Ao emergirem da água, encontram duas plataformas flutuantes que servem como ponto de orientação.
Após subirem uma escada, o jogo apresenta a mecânica das pistolas de energia. As personagens encontram painéis codificados por cor que correspondem à cor de sua armadura, indicando quem deve atirar para preencher os medidores.
- Zoe (armadura azul) deve atirar nos círculos azuis.
- Mio (armadura vermelha) deve atirar nos triângulos vermelhos.
Disparar em dois painéis azuis e dois vermelhos libera uma plataforma que permite continuar a subida.
Na porta seguinte, trancada por dois painéis codificados, ambas devem disparar simultaneamente para desbloqueá-la. Essa mecânica será recorrente ao longo do capítulo.
Após uma cena entre as personagens, ao caminharem pela plataforma, drones aparecem, cada um com um painel de ativação. Atirar neles faz com que caiam, criando um caminho sobre tanques de ácido.
Atravessando a área, é necessário correr sob uma prensa hidráulica no momento certo para evitar ser esmagado. Depois, as personagens devem escalar uma torre giratória de plataformas para alcançar uma plataforma suspensa.
Atirar nos dois painéis simultaneamente libera as tampas dos tubos, permitindo o acesso aos túneis.
No final do túnel, há torres sentinelas que devem ser destruídas antes de prosseguir.
As personagens encontram um terminal exibindo um holograma da instalação inimiga, revelando sua localização atual.
Na sequência, entram em um silo gigante e precisam atirar em dois painéis para ativar plataformas giratórias, criando um caminho para os ganchos de escalada.
Após saltar para a plataforma seguinte, encontram um elevador e inimigos que devem ser eliminados.
No andar superior, um novo elevador requer ativação alternada de painéis para descer.
Chefe: Máquina de Morte
Após ativar os terminais, um minichefe surge: uma máquina mecanizada com lâminas circulares nos braços, semelhante à Death Machine de Final Fantasy 7.
O chefe ataca com investidas rápidas e golpes com suas lâminas. As personagens podem evitar seus ataques esquivando-se ou utilizando os pontos de gancho para escapar.
Ao receber dano, o chefe ativa um escudo colorido, que só pode ser desativado ao explodir o núcleo correspondente.
- Se o escudo for azul, Mio deve atirar nos bloqueios para abrir o núcleo azul, permitindo que Zoe o destrua e derrube a proteção do chefe.
- Se o escudo for vermelho, Zoe deve abrir o núcleo vermelho para Mio finalizá-lo.
Após derrotar o minichefe, as personagens acessam um elevador, que as leva para uma cena antes do próximo subcapítulo, onde recebem sua primeira melhoria.
Melhoria de Arma
As personagens agora possuem granadas adesivas, que podem perfurar escudos coloridos.
Usando o gatilho alternativo, elas podem disparar granadas que aderem a escudos da mesma cor. Pressionando novamente, a granada detona, criando uma abertura temporária no escudo.
Testando a nova habilidade, as personagens devem destruir um escudo que protege um painel para abrir uma porta.
Na sala seguinte, um mecha inimigo aparece com seu próprio escudo. As personagens devem usar as granadas para enfraquecer sua defesa antes de eliminá-lo.
Seguindo em frente, chegam a uma arena onde um esquadrão de mechas ataca. Para evitar serem cercadas, o ideal é focar em um inimigo por vez.
No final da batalha, elas avançam para uma nova área protegida por campos de força, onde encontram um mecha que lança bombas de boliche que perseguem as personagens.
A única forma de se livrar das bombas é derrubar os campos de força no chão, deixando-as cair no abismo.
Alternando os disparos, Zoe pode eliminar as bombas enquanto Mio ativa os painéis, e depois trocam de papel para completar a sequência.
Após destruir o mecha, continuam avançando, atravessando paredes suspensas e desviando de mais prensas hidráulicas.
Na próxima seção, encontram discos levitantes que servem como plataformas móveis para atravessar barreiras a laser.
Depois, deslizam pelos trilhos e enfrentam mais inimigos antes de prosseguir.
Tambores Tóxicos
Após uma sequência de plataformas móveis, o caminho se divide:
- À esquerda está a história paralela “Kites”, necessária para a conquista Bookworms.
- À direita está o caminho principal.
Atravessando o próximo quebra-cabeça, enfrentam mais Máquinas de Morte, que podem ser derrotadas ao abrir buracos no chão de campo de força, fazendo-as cair.
Após um trecho de corrida na parede, é necessário destruir campos de força com granadas para criar passagens.
Na próxima área, as personagens devem correr e se proteger dentro de bolhas de campo de força para evitar a chuva ácida.
Como a chuva altera a cor das bolhas, os jogadores devem alternar quem ativa as granadas para abrir caminho.
No final, um elevador as leva para o próximo subcapítulo.
Entrada da Fábrica
No interior da fábrica, encontram ganchos bloqueados por campos de força, exigindo disparos coordenados das granadas para liberar o caminho.
Adiante, encontram uma porta trancada por seis escudos, divididos em grupos de três. Para abrir a porta, é necessário acertar um núcleo amarelo, que desativa três escudos ao mesmo tempo.
Após passar pela porta, enfrentam mais inimigos e evitam lasers antes de serem emboscadas por duas aeronaves inimigas, que devem ser derrotadas para continuar.
Exterior da Fábrica
A escalada na fábrica exige passar por serras deslizantes, ganchos e tubos tóxicos.
No final, encontram uma esteira transportando caixas através de dois campos de força de cores diferentes.
Para resolver esse quebra-cabeça, Zoe deve plantar uma granada na caixa antes que ela passe pelo campo vermelho. Mio precisa abrir uma passagem nesse campo, permitindo que a caixa continue até o campo azul, onde Zoe detona sua granada para abrir caminho.
Após passar, as personagens ativam um mecanismo de lançamento, disparando-se para a próxima seção.
Câmara de Testes
Ao chegar na câmara de testes, há duas plataformas de lançamento e vários pontos de gancho para ajudar na movimentação.
Primeiro, é necessário abrir um buraco em uma caixa na lateral oposta da sala com a granada, permitindo que o parceiro seja lançado para dentro e atire nos painéis internos.
Ao completar esse quebra-cabeça, inicia-se uma luta contra o Guardião da Fábrica, um tanque-aranha com diversos ataques que podem ser evitados utilizando os ganchos espalhados pela arena.
O chefe inicia o combate colocando a cabeça dentro de uma caixa e incinerando qualquer personagem que estiver dentro. É necessário abrir o campo de força para libertar o parceiro antes que isso aconteça.
Durante a batalha, para enfraquecer o tanque, é preciso atirar nos painéis das pernas, detonando as granadas para desativar os campos de força antes de atingir os painéis internos.
O chefe também cospe fogo de sua “cabeça”, causando grande dano, e lança bombas giratórias pela arena.
Cada vez que uma perna é destruída, o chefe fica atordoado e libera drones que atacam os jogadores.
Após derrubar todas as pernas, o tanque é levantado por guindastes magnéticos sobre um tanque de ácido.
Os personagens devem se lançar nas plataformas de lançamento e destruir os campos de força dos guindastes, depois atirar nos painéis enquanto o tempo desacelera.
Destruir os guindastes faz com que o chefe caia no ácido, derretendo-se até restar apenas sua cabeça, o que o deixa ainda mais agressivo.
Ele começa a disparar rajadas de ácido flamejante, e os jogadores devem continuar atirando até que ele colida com o chão.
A próxima fase acontece sobre plataformas flutuantes, enquanto o chefe persegue os personagens por baixo do ácido.
O chefe exibe brevemente a cor do seu escudo antes de atacar. Os jogadores devem destruir o escudo correto antes de ele emergir.
Quando a vida do chefe está no limite, ele é levado por uma esteira transportadora em direção a uma prensa hidráulica.
Os personagens devem atirar para ativar a prensa e esmagar completamente o Guardião da Fábrica.
Após a luta, o caminho se abre, e os personagens avançam pelos dutos de ventilação para uma nova seção de plataformas.
Campos de Energia
Os jogadores encontram um novo obstáculo: campos de energia, que permitem a passagem do personagem correspondente à cor e eliminam o outro caso toque neles.
Há um conjunto de peixes de pelúcia à esquerda, que leva à história paralela “Mercado Lunar”.
Seguindo pelo caminho principal, os jogadores chegam a um ponto onde devem atirar em dois painéis. No entanto, eles estão protegidos por uma janela, exigindo que um dos jogadores pule para uma plataforma abaixo para atingir os alvos.
Isso ativa uma armadilha, prendendo os personagens e iniciando uma sequência de fuga, onde é necessário liberar os portões atirando nos painéis superiores antes de serem esmagados.
O caminho termina em um escorregador inclinado, repleto de armadilhas e desafios coordenados:
- Grades codificadas por cor que precisam ser ativadas corretamente.
- Campos de força que devem ser destruídos alternadamente pelos jogadores.
- Painéis que precisam ser ativados rapidamente para abrir portas e desativar armadilhas.
A velocidade e a coordenação entre os jogadores são essenciais para completar essa sequência sem que nenhum deles fique para trás.
No final do percurso, o subcapítulo é encerrado e inicia-se a próxima fase.
Fogo Cruzado
Esse subcapítulo acontece em side-scrolling, no estilo Metroid, enquanto os personagens avançam mais profundamente na instalação.
Os quebra-cabeças são relativamente simples e baseiam-se em elementos já introduzidos no jogo.
Há uma lâmina laser giratória que se move no sentido horário. Os jogadores precisam pular sobre ela e, em seguida, passar por baixo antes de atirar nos botões giratórios para descer.
Como em qualquer side-scroller, os personagens agora podem pular para baixo de plataformas mais finas.
Chegando a um portão bloqueado por um pêndulo mecânico, atirar nos dois botões faz com que o pêndulo se mova para o lado oposto.
Os jogadores precisam grudar granadas no pêndulo e detoná-las quando ele estiver perto dos três núcleos, ativando o mecanismo.
Após desbloquear o portão, os jogadores encontram novamente as bolhas protetoras, usadas anteriormente na fase dos Tambores Tóxicos.
Na sequência, há uma torre de defesa automática protegida por um escudo, que deve ser desativado antes de destruí-la.
Os jogadores entram em uma área com portais roxos que podem ser atravessados e também permitem disparos através deles para eliminar torres antes que detectem os personagens.
Após desbloquear um portão atirando em botões conectados por um portal, os jogadores ficam presos em uma arena e enfrentam inimigos tipo cortador de grama.
Versões protegidas por escudos aparecem e precisam ser derrotadas em plataformas amarelas que desaparecem alguns segundos após serem pisadas.
No topo da arena, um novo quebra-cabeça é introduzido: blocos móveis que se retraem ou se expandem quando atingidos por disparos.
No modo side-scrolling, as armas dos personagens não têm tempo de recarga, permitindo disparos contínuos.
O caminho segue por mecanismos de gangorra com lasers deslizantes, onde os jogadores devem cronometrar os pulos corretamente.
Atravessando os portais, é preciso desviar de drones minúsculos e ativar painéis na ordem correta para desbloquear o próximo caminho.
O segmento termina com uma sequência de escalada, onde os jogadores devem subir escadas rapidamente antes que lasers cortem seu caminho.
Chefe: Supervisor
Esse chefe é um mecha gigantesco, com ataques devastadores que exigem reflexos rápidos.
Como as armas possuem munição infinita, os jogadores devem atirar constantemente enquanto evitam os ataques.
O chefe inicia o combate disparando esferas de ácido e, em seguida, lança uma bola com espinhos, que quica de um lado para outro até ser destruída.
Depois, ele libera mísseis guiados, protegidos por escudos coloridos, que devem ser desativados antes que possam ser destruídos.
O ponto fraco do chefe é sua face, que deve ser constantemente atingida enquanto os jogadores evitam seus ataques.
Ao perder um terço da vida, o Supervisor vomita ácido, inundando a arena. Os jogadores devem subir plataformas móveis, utilizando portais e disparando em blocos coloridos para auxiliar na escalada.
O combate muda para uma nova fase onde os jogadores veem a batalha através dos olhos do chefe, mas ainda mantêm o controle sobre seus personagens.
O chefe lança barris rotativos que soltam fogo, e os jogadores devem atirar nos barris para desativá-los antes de arremessá-los contra sua cabeça.
À medida que o combate avança, o Supervisor começa a perseguir os jogadores, disparando mísseis que criam paredes flamejantes mortais.
Os jogadores devem destruir os mísseis corretos para abrir caminho enquanto correm, em uma sequência inspirada nos jogos de Crash Bandicoot.
O combate termina em um beco sem saída, onde o chefe tenta esmagar os jogadores com ondas de impacto e chamas.
Os jogadores devem atirar repetidamente nos mecanismos de engrenagem para fechar uma porta sobre ele.
Na primeira tentativa, o chefe resiste e continua atacando, mas, após uma segunda tentativa, as engrenagens finalmente decapitam o Supervisor, encerrando a batalha.
Com a derrota do Supervisor, uma nova cena é ativada, onde Mio e Zoe recebem uma melhoria inédita: jetpacks, permitindo que avancem para o próximo desafio.
Foras-da-Lei no Ar
Os novos jetpacks substituem o pulo duplo, permitindo planar por um tempo limitado antes de precisar aterrissar para recarregar.
Os personagens podem impulsionar-se no ar, mas isso consome muito mais combustível. Ao passar por campos de energia da cor correspondente, os jetpacks são recarregados instantaneamente e recebem um impulso adicional.
O uso das armas permanece disponível enquanto os personagens estão no ar, o que será essencial para os desafios a seguir.
Seguindo pela fábrica, os jogadores retornam ao gameplay 3D.
Abrindo as portas e saindo do túnel, a equipe volta para o exterior da fábrica, onde agora podem evitar a serra deslizante com mais facilidade.
Subindo pelos canos, encontra-se a história paralela “Caderno” à esquerda, enquanto o caminho principal está à direita.
Continuando pelo percurso, os jogadores encontram plataformas que servem para descansar e recarregar o jetpack.
Após atravessar os grades de energia, os personagens devem usar pontos de gancho e desbloquear duas portas detonando granadas simultaneamente em três núcleos.
Depois de atravessar os túneis, um novo grupo de mechas inimigos aparece para combate. Com a mobilidade aérea aumentada, os jogadores podem enfrentar os inimigos no ar.
Após um breve percurso, mantendo-se à esquerda da parede, encontra-se outro mecanismo trancado.
Para desbloqueá-lo, um jogador deve colocar uma granada no núcleo amarelo, enquanto o outro atira na barra exposta. O momento do disparo precisa ser sincronizado entre as caixas móveis, pois qualquer colisão reiniciará o mecanismo.
Quando a barra estiver dentro da caixa grande, ambos devem detonar suas granadas ao mesmo tempo, abrindo as portas e permitindo o avanço.
Os jogadores precisam evitar grades e paredes de laser, desbloqueando a porta ao final ao atingir os painéis.
Na sequência, há uma coluna vertical com uma parede de laser giratória e campos de força coloridos. Para descer, é necessário desativar esses escudos com as granadas.
Ao chegarem no próximo cômodo, os jogadores perdem os jetpacks, ficando impossibilitados de planar.
Antes de prosseguir, há um banco próximo à janela onde podem descansar, sendo este o terceiro banco necessário para desbloquear o troféu/conquista “Uma História de Duas Melhores Amigas”.
Quando prontos, os jogadores devem seguir pelos corredores e ativar os terminais juntos, avançando para a próxima seção.
A Fuga
Durante uma cena emocionante, Mio e Zoe conversam sobre os eventos da história e descobrem que a fonte do arma final dos mechas vem do sangue de uma criatura gigante parecida com um polvo. Esse elemento é uma metáfora para a luta de Mio contra o câncer de seu pai.
Logo após a cena, inicia-se uma sequência de fuga frenética, onde os jogadores escapam da fábrica em colapso usando jet skis.
Os personagens podem mergulhar sob escombros e precisam desviar de obstáculos enquanto seguem o rastro da criatura pela instalação destruída.
Os jogadores podem permanecer submersos pelo tempo que segurarem o botão de mergulho.
A sequência é essencialmente linear, exigindo desvios precisos dos destroços.
Após uma perseguição intensa, os personagens escapam da fábrica e iniciam uma cena emocional, fortalecendo o laço entre Mio e Zoe.
Modo de Segurança do Sistema
Antes de conseguirem acessar o próximo capítulo, Rader bloqueia Mio e Zoe, forçando-as a navegar por um mundo digital onde precisam de trabalho em equipe e coordenação para avançar.
Agora, as personagens estão conectadas por um fio de energia, e se um dos jogadores morrer ou ficar longe demais do outro, ambos falham.
Todos os quebra-cabeças exigem gerenciamento da tensão do fio, garantindo que ele não quebre durante os desafios de plataforma.
No primeiro segmento, os jogadores devem subir uma escada que sobe e desce em intervalos regulares. O momento do salto precisa ser calculado com precisão.
Em seguida, um jogador deve pisar em uma plataforma, ativando um elevador para o outro jogador, que então pisa em outra plataforma para elevar o primeiro personagem.
A fim de manter a estabilidade da conexão, os personagens devem ficar o mais próximos possível, exceto quando o desafio exigir distância temporária.
Na fase seguinte, os jogadores passam por plataformas básicas até chegarem a um novo quebra-cabeça com placas de pressão.
Ao pisar na primeira placa, uma plataforma abaixo sobe, criando um caminho. No entanto, quando o segundo jogador pisa na próxima placa, a anterior desce, exigindo que o primeiro jogador salte para um bloco próximo antes que caia.
Ao alcançar a próxima seção de plataformas, o desafio exige posicionamento e tempo precisos, pois há raios de energia oscilantes, cubos giratórios e penhascos móveis.
Os jogadores devem então ativar um propulsor, iniciando uma queda livre. Durante a descida, é preciso desviar de espinhos giratórios, garantindo que ambos os jogadores alcancem a próxima fase vivos.
No segmento side-scrolling, um dos jogadores precisa ativar uma placa de pressão para erguer um pilar, enquanto o outro atravessa para pisar na próxima, rebaixando o pilar anterior.
Esse processo precisa ser repetido com cuidado para garantir que nenhum dos jogadores fique preso.
Na última parte da sequência, os jogadores correm por blocos suspensos, completando a travessia ao alcançar o glitch, transportando-os para o Capítulo 5: Ascensão do Reino do Dragão.
Conclusão
Com isso, Último Amanhecer chega ao fim. O capítulo trouxe desafios de plataforma intensos, combates frenéticos e momentos emocionais para Mio e Zoe.
Agora, as personagens deixam o mundo futurista de Mio para entrar no fantástico reino de dragões de Zoe, onde novos desafios e inimigos aguardam.
- Próximo Capítulo: Último Amanhecer
Com isso, concluímos nosso guia do Capítulo 4: Último Amanhecer de Split Fiction.