Encantamentos são uma habilidade essencial em The Elder Scrolls V: Skyrim, pertencente ao estilo de jogo do Mago.
Ela permite imbuir armas, armaduras, vestimentas e joias com propriedades mágicas, tornando-se uma das habilidades de manufaturamento mais versáteis do jogo.
Neste guia, você aprenderá sobre os diferentes tipos de encantamentos, onde aplicá-los e como maximizar sua eficácia.
Como funciona a Mecânica dos Encantamentos em Skyrim
Para encantar um item, você precisará de:
- Um item não encantado.
- Uma Gema da Alma cheia.
- O conhecimento do encantamento desejado.
- Acesso a um Encantador Arcano.
Encantadores Arcanos podem ser encontrados nas grandes cidades, nos palácios dos Jarls, e em locais controlados por inimigos mágicos, como necromantes e conjuradores. Também é possível adquirir Encantadores Arcanos para as casas que o jogador pode comprar, exceto em Whiterun.
Alguns itens, como o Amuleto do Gárgula, Wuuthrad e certas armas de prata, permitem encantamento adicional, mesmo que já possuam um encantamento inicial.
Tipos de Encantamentos
- Armas:
Encantamentos em armas possuem uma quantidade limitada de cargas, ativando feitiços ao contato com o inimigo. É necessário recarregá-las com Gemas da Alma ou habilidades como Sifão de Alma. Quando descarregadas, uma notificação será exibida, e você poderá recarregá-las acessando seu inventário. - Armaduras e Vestimentas:
Encantamentos aplicados a armaduras e vestimentas permanecem ativos enquanto o jogador estiver usando o item. Quanto maior a Gema da Alma utilizada, maior será a potência do efeito. Encantamentos como Respiração Aquática e Abafar não dependem do tamanho da gema usada e não necessitam de recarga.
Como Obter Encantamentos em Skyrim
O jogador inicia o jogo sem conhecimento de encantamentos. Para aprender um novo efeito, é necessário desencantar um item que já possua o encantamento desejado. Desencantar um item destrói-o, mas garante o aprendizado permanente do encantamento. Alguns itens, como Artefatos Daédricos e Cajados, não podem ser desencantados.
Com a expansão Dragonborn, o Encantador de Cajados permite criar cajados encantados, mas essa funcionalidade só está disponível em Solstheim.
Privilégios de Encantamento
Ao progredir na habilidade de Encantamento, você pode desbloquear os seguintes privilégios:
Encantador (5 Níveis):
- Requer Nível: 0/20/40/60/80
- Aumenta a potência dos encantamentos em 20% por nível adicional (até 100%).
Espremedor de Alma:
- Requer Nível: 20
- As Gemas da Alma fornecem Magicka adicional para recarregar armas.
Encantador de Fogo:
- Requer Nível: 30
- Encantamentos de fogo em armas e armaduras são 25% mais fortes.
Sifão de Alma:
- Requer Nível: 40
- Golpes fatais contra criaturas capturam 5% da alma da vítima, recarregando a arma.
Encantador de Gelo:
- Requer Nível: 40
- Encantamentos de gelo em armas e armaduras são 25% mais fortes.
Encantador Perspicaz:
- Requer Nível: 50
- Encantamentos de habilidades aplicados a armaduras são 25% mais fortes.
Encantador de Tempestade:
- Requer Nível: 50
- Encantamentos de choque são 25% mais poderosos.
Encantador Corporal:
- Requer Nível: 70
- Encantamentos que aumentam vida, magicka ou stamina são 25% mais potentes.
Efeito Extra:
- Requer Nível: 100
- Permite aplicar dois encantamentos no mesmo item.
Árvore de Habilidades de Encantamento em Skyrim
A árvore de habilidades de Encantamento permite criar combinações poderosas de magias aplicadas a armas, armaduras e acessórios. A seguir estão todos os privilégios disponíveis na árvore de Encantamento:
Privilégios da Árvore de Encantamento
- A – Encantador:
Aumenta a potência dos encantamentos em até 100%, melhorando 20% a cada nível adquirido. - B – Encantador de Fogo:
Encantamentos de fogo se tornam 25% mais potentes. - C – Encantador de Gelo:
Aumenta em 25% o poder dos encantamentos de gelo aplicados a armas e armaduras. - D – Encantador de Tempestade:
Encantamentos de choque são 25% mais eficazes. - E – Efeito Extra:
Permite aplicar dois encantamentos no mesmo item, maximizando sua utilidade. - F – Encantador Sagaz:
Fortalece em 25% os encantamentos que aumentam habilidades. - G – Encantador de Corpus:
Encantamentos que aumentam saúde, magicka ou resistência são 25% mais potentes. - H – Espremedor de Alma:
Aumenta a eficiência das Gemas da Alma ao recarregar armas encantadas. - I – Sifão de Alma:
Permite capturar 5% da alma de criaturas derrotadas, recarregando armas automaticamente.
Encantamentos para Armas
Armas encantadas perdem suas cargas com o uso, e é necessário recarregá-las usando Gemas da Alma. Quanto maior a alma, mais tempo o efeito dura. Abaixo estão todos os encantamentos disponíveis para armas:
- Absolver Magicka: Reduz a Magicka do inimigo.
- Absolver Resistência: Drena a resistência do alvo.
- Absolver Saúde: Reduz a saúde do inimigo.
- Converter Morto-Vivo: Faz mortos-vivos fugirem por um curto período.
- Armadilha de Alma: Captura a alma do inimigo se ele morrer em um tempo determinado.
- Armadilha de Alma Ardente: Combina a captura de alma com dano de fogo.
- Banir: Expulsa daedras de volta para Oblivion.
- Danificar Magicka: Reduz permanentemente a Magicka do alvo.
- Danificar Resistência: Enfraquece a resistência do inimigo.
- Dano de Caos: Causa dano combinado de fogo, gelo e choque.
- Dano de Choque: Drena a Magicka e causa dano elétrico.
- Dano de Fogo: Incendeia inimigos, causando dano ao longo do tempo.
- Dano de Gelo: Ralenta inimigos e drena resistência.
- Encantamento das Luas Silenciosas: Causa dano adicional à noite.
- Medo: Faz inimigos fugirem temporariamente.
- Paralisia: Imobiliza inimigos por alguns segundos.
- Picareta Entalhada: Permite minerar mais eficientemente.
- Proeza do Caçador: Aumenta o dano contra animais.
Encantamentos para Armaduras e Vestimentas em Skyrim
Os encantamentos aplicados a armaduras e vestimentas permanecem ativos enquanto o item estiver em uso. Abaixo estão os encantamentos disponíveis e as partes do corpo nas quais podem ser aplicados:
Abafar: Diminui o som dos passos.
- Pés
Fortificar Abrir-Fechaduras: Melhora a habilidade de abrir fechaduras.
- Cabeça, Mãos, Colar, Anel
Fortificar Alquimia: Aumenta a eficácia das poções criadas.
- Cabeça, Mãos, Colar, Anel
Fortificar Alteração: Reduz o custo de magias de Alteração.
- Cabeça, Tronco, Colar, Anel
Fortificar Armadura Leve/Pesada: Melhora a eficácia das armaduras leves ou pesadas.
- Tronco, Mãos, Colar, Anel
Fortificar Arqueria: Aumenta o dano causado por arcos.
- Cabeça, Mãos, Colar, Anel
Fortificar Barganha: Reduz os preços nas lojas.
- Colar
Fortificar Conjuração: Reduz o custo de magias de Conjuração.
- Cabeça, Tronco, Colar, Anel
Fortificar Desarmado: Aumenta o dano de ataques sem armas.
- Mãos, Anel
Fortificar Destruição: Reduz o custo de magias de Destruição.
- Cabeça, Tronco, Colar, Anel
Fortificar Furtividade/Furto: Melhora furtividade e furtos.
- Mãos, Pés, Colar, Anel
Fortificar Peso Carregado: Aumenta a capacidade de carga.
- Mãos, Pés, Colar, Anel
Fortificar Resistências (Fogo, Gelo, Choque, Doença, Veneno, Magia): Aumenta a resistência ao elemento ou condição especificada.
- Tronco, Escudo, Colar, Anel
Respiração Aquática: Permite respirar debaixo d’água.
- Cabeça, Colar, Anel
Com esses encantamentos, você poderá personalizar seu estilo de jogo e enfrentar os desafios de Skyrim com maior facilidade e eficiência.